Teste

teste

sábado, 19 de janeiro de 2008

THE ABSOLUTELY FABULOUS, MISTER PAT CONDELL

Assim como todas as mulheres modernas que se prezam, têm um stalker à perna e um vibrador na malinha de mão, eu tenho um GURU. Trata-se do fabuloso Sr. Pat Condell. Que desta vez nos vai deliciar com uma curta conferência sobre o Natal. De acordo, vem um pouco fora de horas, mas na época natalícia o Fiel Inimigo ainda não estava operacional, e eu, nestes tempos em que espiritualidade parece estar na moda, senti uma incontida vontade de acompanhar a moda, e ao mesmo tempo dar a conhecer aos meus colegas e leitores o meu apoio espiritual. Por outras palavras, ou melhor, pelas palavras de Paulo Porto: ‘O assunto está exposto e com ele fica a contribuição para que os amigos saibam com o que contam e os inimigos saibam onde acertar em futuras escaramuças. Assim se evitam perdas de tempo em afinações de pontaria.’



Para os leitores menos familiarizados com a língua inglesa traduzi as legendas em português de Portugal. Para português do Brasil, o cara tem que clicar aqui mesmo. Mas quem preferir um ecrã maior e legendas em inglês clica aqui. E quem quiser sem legendas aqui.

31 comentários:

Anónimo disse...

As a result, our foreign policy is dictated by American Christian fundamentalist nutcases, who are often in a bad mood with the rest of the world because they find themselves in the awkward position of hating Jews, but loving Israel.

Ideally they’d like to see all the Jews in the world living in the Middle East. Then they wouldn’t have to focus so much on keeping them out of their golf clubs.


Isn't that so?
Este homem vale ouro. O muito politicamente correcto dos evangelistas do 'politicamente incorrecto' que se ufanam de serem mui ou muito originais.

Não tenho tempo de traduzir. Quem tiver dificuldades com o inglês, diga, que eu indico depois um bom dicionário.

sr. carmo, isto liga-se com a outra resposta mas agora não tenho tempo. Later.

Anónimo disse...

"Um vibrador na malinha de mão"? Então não é na mesinha de cabeceira? As coisas que se aprendem neste "blog"...explica lá isso, ó Carmo!

Carmo da Rosa disse...

@ML (Pat)
As a result, our foreign policy is dictated by American Christian fundamentalist nutcases

Como imagina, eu conheço muito bem esta faceta do meu Guru, nobody is perfect, e não penso de maneira nenhuma censurá-lo. Na altura devida os Newborn Christians também vão levar umas marretadas – não pode ser sempre muslim bashing, o que a casa gasta…

Eu tenho dificuldades com o inglês. É, das línguas que conheço, a mais fraca, e para mal dos meus pecados ainda não consegui arranjar um dicionário decente, vi-me à brocha para traduzir o Pat, sobretudo porque as frases traduzidas, têm que ter mais ou menos o mesmo tamanho do que as do original. Porque o ecrã que eu enfiei no blogue torna-se, por razões que eu desconheço, sensivelmente mais pequeno que no YouTube (ou no sítio do Pat), e corre-se o risco de se perderem palavras….

Por falar em dicionários, um amigo meu, procurando dicionários na net encontrou por acaso esta maravilha: um curto vídeo-reclame da Berlitz para aprender inglês – só uma palavra: GENIAL.
O link: http://www.youtube.com/watch?v=IT616jeih_8

Carmo da Rosa disse...

@ anónimo:
'explica lá isso, ó Carmo!'

Explico pois!

Ó anónimo, o da mesinha de cabeceira é sensivelmente maior, e não cabe na malinha de mão! Para usar na malinha a sua namorada tem um muito mais pequeno… Então ela nunca lhe disse?

R disse...

Só o fel que para aqui vai!!!!!!!!

Foda-se enerva-me SOLENEMENTE ver meia dúzia de borregos apontarem o dedo ao nosso benemérito CRISTIANISMO o CATOLICISMO apostólico que tanto fez pelo nosso mundo e História!!!


Só um "aparte", não acham que é tãããõooo demasiado óbvio invectivar o "Natal"?!
Nunca vos coube na cabeça "valores" mais altos? É que com esse tipo de argumento afinal sempre defendem o virtuosismo humano e não fora do ser humano...
Vá lá, há que compreender a religião, afinal, sempre preenche aquela nesga ou não?
Para além do blábla da penitência olha que quando se precisa de acreditar (e há quem precise..nem todos temos a mesma força) a religião ou Jesus ou ainda o César da TV Globo ajuda!

RioDoiro disse...

Vicissitude:
"Nunca vos coube na cabeça "valores" mais altos?"

"valores", não. Valores, sim.

.

R disse...

Não, não, não, não me diz entender.


Já vos falaram em "Wrestling"?!

E também decerto já vos disseram assim "ahh aquilo é FALSO, é tudo a FINGIR", e depois não vos parece que estão a passar um atestado?
Será que ninguém vê o que está para além daquilo? mmmm "patriotismo"? "pertença"?

Para além do fanatismo, nos tempos que correm, só escolhe quem quer, ninguém obriga! (falo presentemente!)

Anónimo disse...

Pois para mim o Pat is perfect enough, faz as delícias de qq um, benza-o deus. E as ligações ao Orwell dão nova vida ao homem e podemos imaginá-lo neste momento a discursar no Speaker’s Corner.

Toda a propaganda de guerra, toda a gritaria, e mentiras, e ódio vêm invariavelmente de gente que não combate.

Qualquer guerra quando chega, ou está para chegar, é apresentada não como uma guerra mas como um acto de auto-defesa contra um maníaco homicida.


E a cereja no bolo.
A guerra contra um país estrangeiro só acontece quando as classes endinheiradas pensam que vão lucrar com isso.

Bom, ele depois mudou um bocadinho de táctica, mas como diz o outro after changes upon changes, we are more or less the same.


vi-me à brocha para traduzir o Pat
Que não seja por isso, esteja à vontade. E esse é o busílis, não é muito fácil justapor uma língua analítica a outra fortemente sintéctica. O português ocupa um quinto/quarto a mais do que o inglês.


não pode ser sempre muslim bashing, o que a casa gasta...
Rage against the machine, mr. carmo?

Carmo da Rosa disse...

@ vicissitude:
Foda-se enerva-me SOLENEMENTE

É precisamente essa a ideia: enervar solenemente beatos como você, mas escrito em língua de gente.

E além disso, tenho cá uma fezada que na sua cabeça não cabe grande coisa: um pai-nosso, três avé-marias, dois actos de contrição e pronto, tá a caixa dos pirolitos a abarrotar, e depois é o que se vê (lê) nos comentários, uma algaraviada sem ponta por onde se lhe pegue…

Carmo da Rosa disse...

@ ML:
Pois para mim o Pat is perfect enough


Pois, pois! Mas o Pat não é um super-mercado, onde só compramos aquilo que queremos, é um pacote completo...
For me he is a little more than perfect enough, I told you, it’s my guru…

justapor uma língua analítica a outra fortemente sintéctica.

Muito bem visto, é precisamente este o desafio, tentar abreviar sem alterar o espírito.

Rage against the machine

Not at all. A tolerância, a liberdade de expressão e o respeito por opiniões divergentes é, e sempre foi, na direita (mesmo neo-con), de longe mais respeitada do que entre o esquerdalho politicamente correcto, mas jacobino.

RioDoiro disse...

Vicissitude:
"e depois não vos parece que estão a passar um atestado?"

Pois claro. O destinatário esperneia, mas, que esperneie. Activa a circulação sanguínea e oxigena melhor o cérebro.

Anónimo disse...

A tolerância, a liberdade de expressão e o respeito por opiniões divergentes é, e sempre foi, na direita (mesmo neo-con)

Talvez sim, talvez não. Mas esses não pontificam neste blog.

Carmo da Rosa disse...

ML disse:
Talvez sim, talvez não. Mas esses não pontificam neste blog.


Já alguma vez foi censurado?
Você ainda não respondeu ao meu convite!
E imagino que existam diferenças entre os redactores do blogue, aliás, nem sequer os conheço, não sei se são mais gordos ou mais magros.!
Eu, como esquerdista e refugiado político na Holanda, não tenho a mínima culpa que a esquerda actual (de que você pelos vistos faz parte) consiga ser ainda mais reaccionária que o Newborn-Christian George Walker Bush…
Só nisto é que estamos provavelmente todos de acordo. Mas não creio que isto seja suficiente para criar uma seita - penso eu de que…

Unknown disse...

"A tolerância, a liberdade de expressão e o respeito por opiniões divergentes é, e sempre foi, na direita (mesmo neo-con)

Talvez sim, talvez não. Mas esses não pontificam neste blog."

O ML, parece ter uma perspectiva exótica de tolerância.

Meu caro, só é tolerante quem está convicto de estar certo e se dispõe a ouvir ideias que pensa, sabe, crê, serem erradas.

Ser tolerante, implica juízos de valor.

Só sou tolerante se, mesmo sabendo que você está errado, o ouvir expressar as suas bostadas.

E se as discuto e contesto, é justamente porque sou tolerante.

Se, pelo contrário, não fizesse juizos de valor e achasse que as suas ideias estão tão certas como as minhas, a tolerância não faz sentido.
Nem sequer a discussão. Não há plataforma comum.

Não se é tolerante com algo que nos é indiferente.

Portanto, meu caro, antes de encher a boca com slogans patetas e chavões batidos, pense no seu real significado.

Para rematar, as pessoas deste blogue seriam intolerantes se o impedissem de expressar as suas ideias.
Não o fazem. Pelo contrário, discutem-nas, mesmo tendo a certeza que estão erradas.
Isto é tolerância, meu caro.
A sua ideia de tolerância (não criticar o que se pensa estar errado) usa-se mais nos cemitérios.
É um evidente disparate.

Anónimo disse...

sr. carmo, mais adivinhações a propósito de nada. E juízos de valor. Tolerantes, depreendo.

Porque é que 'pelos vistos' faço parte dessa tal esquerda reaccionária de que o senhor avisadamente se distancia? Afinal também nada sabe sobre a minha gordura ou magreza.

Porque discordo que a tolerância (palavra que particularmente detesto, mas isso podemos discutir depois) tenha a ver alguma coisa com a direita? Por alma de quem? Ou com a esquerda? Não há ideologia, nem a cristã, que consiga transformar em complacente quem tem má bílis. E gente dessa distribui-se with random precision por todas as ideologias.

Anónimo disse...

Prezado lidador
e achasse que as suas ideias estão tão certas como as minhas

E quais são essas suas ideias certas que deverei ter em conta? As mais recentes ou as mais antigas, diametralmente opostas e dependendo sempre da pessoa a quem são dirigidas e da pessoa sobre quem são proferidas?

Luís Oliveira disse...

[nada sabe sobre a minha gordura ou magreza.]

Sobre as suas "ideias" sabemos um bocado, há-de convir.

Se não quer ser rotulado de esquerdista pos-moderno tonto, não lhe vista a pele.

Anónimo disse...

Se não quer ser rotulado de esquerdista pos-moderno tonto, não lhe vista a pele.

oliveirinha, poupe-nos. Já nos bastam as repetições ad nauseam do papá, não se ponha agora em bicos de pés.

E direitista arqueo-pateta, serve-lhe?

Anónimo disse...

C.daR., (O nik que me aconselhou). Esquerda, direita, estamos a falar de quê?, mãos?! voleibol?!, pés? futebol?!, 22 de janeiro 2008, será que ainda não acordámos? estamos neste momento no debate entre o mal e o bem. é isso que está em causa. O deus e o diabo. Só sei que um não poderá existir sem o outro, não há escolha, a realidade é essa.

Carmo da Rosa disse...

@ Lidador:
Meu caro, só é tolerante quem está convicto de estar certo e se dispõe a ouvir ideias que pensa, sabe, crê, serem erradas.

Claro! Assim como o rico é normalmente mais liberal do que o pobre, porque pode…

Este Lidador é realmente o máximo. E depois escreve claro e límpido, o que para uma alma-crente-povo-rude como eu, é fundamental…

@ ML:
Porque é que 'pelos vistos' faço parte dessa tal esquerda reaccionária de que o senhor avisadamente se distancia? Afinal também nada sabe sobre a minha gordura ou magreza.

Tem razão, fui um pouco brusco! Não deveria ter feito uma ligação directa entre a sua pessoa e a tal esquerda (reacionária) de que me distancio. Realmente ainda não o conheço suficientemente para o considerar reacionário. Retiro o reacionário e fica ‘de esquerda’, serve-lhe? Ficamos a ser os dois de esquerda…

@ ML:
Não há ideologia, nem a cristã, que consiga transformar em complacente quem tem má bílis. E gente dessa distribui-se with random precision por todas as ideologias.

Dou-lhe a minha (razão) toda… mas sobre este blogue continuo a dizer-lhe:

Seremos tudo o que disserem
por inveja ou negação:
cabeçudos dromedários
fogueiras de exibição
teoremas corolário
poemas de mão em mão
lãzudos publicitários
malabaristas cabrões.
Seremos tudo o que disserem:
Bloguistas castrados, não!


(Poema gentilmente cedido pelo arquivo nacional do PCP)

@ A-deus:
C.daR., (O nik que me aconselhou). Esquerda, direita, estamos a falar de quê?, mãos?! voleibol?!, pés? futebol?!, 22 de janeiro 2008, será que ainda não acordámos? estamos neste momento no debate entre o mal e o bem. é isso que está em causa. O deus e o diabo. Só sei que um não poderá existir sem o outro, não há escolha, a realidade é essa.

Ó Miguel, se por acaso leres este comentário: Não te cheira a João Paulo?
Ó João Paulo pá, tás bom? Sempre no contra, sempre contra mim! Eh pá, já é cisma, se continuas assim não vou mais contigo à tertúlia da APA.

Anónimo disse...

Qual brusquidão, sr. carmo, adivinhação. Precipitação, catalogação, o que quiser. Eu diria maus hábitos. Atirar a tudo o que mexe antes que... No hard feelings, sr. carmo.

‘Reaccionário’ e ‘esquerda’ não casam, por muito que ultimamente haja uma tentativa de redesenhar algumas palavras que incomodam. Reaccionário é o que reage contra o progresso das populações, e não me parece que não continue a ser a direita, agora ainda menos ‘compassiva’ do que a da geração anterior, a área a quem o conceito assenta bem. É que agora ainda por cima é individualista e a-social. Ou muitos são, vá lá.

Claro que como em tudo há gente de direita muito mais interessante, ‘compassiva’ (como eu gosto destas bushadas), intelectualmente estimulante do que outros de esquerda. Pode ver como de hoje em dia quase todos as ideologias são uma espécie de albergue espanhol, encontra-se gente já nas franjas da doutrina e que acabam por ter mais afinidades com os vizinhos do lado, tanto à esquerda como à direita. Mas isso são as maravilhas do tempo, parece que o pensamento único só já anda aqui neste blogue na cabeça do triunvirato. Esses é que não despegam nem para cortar o cabelo.

Li esta semana que o Kissinger, o Schultz e mais umas eminências pardas lançaram um manifesto à escala mundial contra as armas nucleares. Não se ria, tenho a certeza de que também leu. Comece a contar e cronometre o tempo até que o assunto comece a surgir neste blogue. E lá sopra o vento noutra direcção mais uma vez. Vai ver como a ‘clareza’ e a ‘limpidez’ da forma mudam de conteúdo.


Assim como o rico é normalmente mais liberal do que o pobre, porque pode…
Que bom! Se for um liberalismo tão informado e inteligente como a 'tolerância'...


Bloguistas castrados, não!
Honni soit qui mal y pense, há excepções de peso por aqui. E castrado nem sequer é o termo correcto, eu diria mais 'pobrinhos d'esp'rito'.

RioDoiro disse...

ML:
"Reaccionário é o que reage contra o progresso das populações,"

Experimente antes "Fidel". Poupa a cabeça dos dedos.

.

Anónimo disse...

Experimente antes "Fidel". Poupa a cabeça dos dedos.

Oh dentinho, que desilusão.
Aqui esperava mesmo que me surpreendesse nem que fosse com os seus lugares-comuns. Às vezes usados com alguma personalidade dão peças engraçadas.

RioDoiro disse...

Experimente Mugabe. Pode até escrever o nome completo do escorpião, porque os respectivos súbditos já nem dedos têm para comer sem garfo. Os garfos já foram refundidos para fabricar armamento para combater o sulfuroso império.

Viva o progressismo -ml (com ou sem '-').

.

Anónimo disse...

dentinho, continue a tentar. Nem sempre ocorre à primeira, nem aos melhores.

ps: para si é apenas 'ml'.

Carmo da Rosa disse...

ML disse:
‘Reaccionário’ e ‘esquerda’ não casam, por muito que ultimamente haja uma tentativa de redesenhar algumas palavras que incomodam. Reaccionário é o que reage contra o progresso das populações, e não me parece que não continue a ser a direita,

Caro ML,

Se os meus colegas de redacção estiverem de acordo o meu próximo ‘post’ vai ser especialmente para si (discos pedidos). Trata-se de um artigo escrito por Ian Buruma (intelectual irlandês/holandês de esquerda, em todo o caso ninguém o pode acusar de neo-con), que foi publicado há uns tempos atrás no New York Times e eu traduzi para português e espetei no blogue CINCO DIAS (pérolas para porcos!). Creio que faz alguma falta porque explica muito bem, e com bastante humor, a passagem da Esquerda para a Direita e vice versa… Um ‘must’.

LIBERAL no sentido de magnánimo...

E castrado nem sequer é o termo correcto, eu diria mais 'pobrinhos d'esp'rito'

Castrado não é o termo correcto? Não me diga que não conhece o poema?
E os pobres de espírito terão sempre o Reino dos Céus, garantido.

RioDoiro disse...

Carmo da Rosa:
"E os pobres de espírito terão sempre o Reino dos Céus, garantido."

E as virgens, meu caro, têm-nas também garantidas ... 72, não é?

.

Anónimo disse...

Como discos pedidos, sr. carmo, se eu nem pedi nada?!

Passei por aqui apenas para fechar esta geringonça, vou zarpar imediatamente. Tenha a certeza de que amanhã darei toda a atenção ao sr. Ian (irlandês) Buruma (que não me parece holandês). Ser de esquerda parece-me um bom cartão de visita.

Não conhecia a lírica. Nunca ouvi falar. O que não é estranho.

Carmo da Rosa disse...

@ ML:
‘Ser de esquerda parece-me um bom cartão de visita.’

Já leu o meu último ‘post’?
A esquerda a islamizar-se a toda à pressa, as barbas de Marx a confundirem-se com as barbas dos salafistas. Metem os pés pelas mãos só para não dar um cisquinho de razão ao capitalismo…
Caro ML, estamos muito mal acompanhados. E depois como remediar que o Lidador nos caia em cima?

Ian (muito irlandês), Buruma (muito holandês). Não é já para amanhã, deixe-me descansar um pouco. Por falar em trabalho, então quando é que você arregaça às mangas?

Não conhecia a lírica. Nunca ouvi falar. O que não é estranho.

É estranho não conhecer poesia?
Trata-se dum poema do Ary dos Santos, ligeiramente adaptado às necessidades da blogosfera.

Anónimo disse...

Não se trata de dar ou não dar razão ao capitalismo, trata-se de bom senso independentemente das conjecturas de outros figurantes, porque suspeito que o tal de capitalismo não está nem de perto nem de longe animado do piedoso propósito de aplacar conflitos. Pelo contrário, é nas águas turvas que se mexe melhor.


sr. carmo, não vamos falar do lidador. Percebe alguma coisa de vesícula? De logorreia? Eu também não.

Sim, eu conheço quase tudo do Ary - de quem gosto bastante, até da poesia panfletária, que não é para todos - mas à 1ª não me soou. Distracção, distância no tempo, sei lá.

As mangas… Sempre a brincar, sr. carmo.

Carmo da Rosa disse...

Range-o-dente:
E as virgens, meu caro, têm-nas também garantidas ... 72, não é?

Uma merda, as virgens estão-se a acabar! Se a gente não morrer já não nos calha nada, e ainda temos que aprender a ‘chahada’: Alá é o único deus e Maomé é seu profeta (também único, claro).

Ah, já me esquecia! E temos que cortar o pau, como dizem os brasileiros. Nós, pedantes, dizemos isto de outra maneira: ‘circuncidar o prepúcio’ se não me engano. Que horror! A operação e a expressão…