Teste

teste

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Capitalismo à Portuguesa

Chega a notícia da aplicação de multas no âmbito do primeiro processo de contra ordenação que o BdeP moveu contra o BCP. São para ser pagas pelo Banco, para ser retiradas aos seus lucros após impostos. Não são para ser pagas pelos administradores, muito menos pelos responsáveis do BdeP, os ineptos que não viram nada do que se estava passando embora sejam pagos para isso.

Se aquilo que os administradores do BCP fizeram tivesse ocorrido nos EUA, já teríamos visto umas figuras conhecidas a sair algemadas do Banco.

Mas Portugal não é a América, e os administradores não saíram algemados mas antes com reformas milionárias e regalias indizíveis.

Como corolário do assunto, os principais acionistas do BCP decidiram colocar-se debaixo do guarda-chuva do Estado. O acordo incluiu atribuir cargos de administrador a militantes do PS, gente que em qualquer lado do mundo, exceto Rússia e África, teria apenas lugar como guarda noturno, daqueles que estão lá não para guardar mas apenas para dar conforto psicológico aos transeuntes que, ao vê-los assim fardados, pensam que aquilo está seguro. Sim, dos ladrões externos, está.

Isto é, no capitalismo à portuguesa quem paga as práticas que lesam os acionistas não são os administradores, nem os responsáveis pela verificação da atividade bancária; quem paga são os próprios acionistas. E ainda sobram uns lugares para os 'boys' do partido no Governo. 'Porreiro, pá, porreiro'.


Aqui ao lado está a triste figura da evolução das ações do BCP. Eu, como tantos outros pequenos e grandes acionistas do Banco, gostaria muito de saber a quem agradecer pela queda de mais de 60% na cotação das ações em apenas seis meses. A crise financeira do crédito hipotecário nos EUA não pode continuar a ser pau para toda a obra.

6 comentários:

RioDoiro disse...

Dizia alguém aqui há tempos: está quase maduro para ser comprado.

.

Luís Oliveira disse...

As acções estão a ficar maduras, pelo menos. Todos os dias as vou apalpando.

Diogo disse...

«Se aquilo que os administradores do BCP fizeram tivesse ocorrido nos EUA, já teríamos visto umas figuras conhecidas a sair algemadas do Banco»


Nos EUA os governantes lançam mísseis contra o Pentágono e não lhes acontece nada. Arranje outro exemple.

Paulo Porto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Porto disse...

ROD e LO

Eu estou a dizer que o almoço estava miserável mas os meus amigos estão a dizer que a mousse de chocolate estava boa.


Diogo

O Lewis Carroll que, não por acaso, não se chamava assim, estava a brincar quando escreveu aquelas coisas. Ele sabia disso, é altura de vc saber também.

Luís Oliveira disse...

[o almoço estava miserável mas os meus amigos estão a dizer que a mousse de chocolate estava boa]

Olhe que o PSI20 também não está para brincadeiras..