Teste

teste

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

A SEDES e as catástrofes

A previsão aponta hoje para duas catástrofes, vá lá, três.
A chuva que aí vem e que, segundo os especialistas, vai começar pelo Algarve, pondo em sério risco a safra de laranjas desta Primavera, e subindo depois por aí acima, até chegar a minha casa, ameaçando empapar-me a relva do jardim e fazer transbordar a piscina (confesso que só escrevi isto aqui, para, de forma aparentemente casual, dizer que tenho piscina).

A 2ª catástrofe, quiçá a mais importante, é a notícia do esgotamento dos bilhetes para os concertos do Bryan Adams. Trata-se de um problema gravíssimo e a verdade é que ainda não recuperei do choque. Estou completamente desfeito e nem o facto de o Benfica se ter safado ontem (embora só tenha sabido do facto hoje de manhã, já que a televisão sofreu um acidente inesperado por impacto súbito de um cinzeiro de bronze, por alturas do 2º golo do Nuremberga), me melhorou a disposição.
Sinceramente não sei como irei resolver este catastrófico problema e não vejo nenhum partido apresentar soluções válidas, para além do BE que costuma fazer uns interessantes números de show business na Assembleia, mas muito amadores e nada que se compare.

A terceira previsão negativa foi-me embarrilada à força logo pela madrugada, pela Antena 1, e ouvi-a durante toda a manhã, que tive a desdita de passar ao volante. Não percebi muito bem do que se tratava, mas parece que uma tal SEDES, instituição muito importante, que representa não sei quem, e constituída por senhores também muito importantes que de vez em quando se reúnem para umas comezainas, resolveu pôr em papel erudito aquelas conversas que se ouvem no talho, nas viagens de táxi e nas Antenas Abertas, ou seja, resumindo, que isto vai mal e pode ficar pior.

E depois seguiu-se a arrepiante descrição (ainda estou com pele de galinha) dos males da Pátria, que, devo dizer, não me surpreendeu por aí além, porque já os tinha ouvido das fontes insuspeitas que referi, embora em linguagem mais vernácula (tipo, estes gajos são uns gatunos, o que querem é poleiro, andam mas é ao tacho , etc).
Surpreendente, e reveladora de uma notável capacidade de antecipação, só igualada por uns tipos que há tempos vi na rua a anunciarem o fim do mundo para daí a uma semana, foi a profecia de que pode haver problemas sociais, mas também pode não haver.
Neste vasto leque de possibilidades, não tinha o leitor pensado, justamente porque lhe falta a craveira intelectual necessária para ser convidado para as sessões de má-língua, perdão, para as jantaradas da SEDES.
Eu também não fui convidado, mas no meu caso trata-se certamente de um mero lapso, porque também possuo as qualificações necessárias e suficientes para produzir tão importantes documentos estratégicos, isto é, gosto de comer bem e aprecio também a má língua, depois de ter a barriga cheia.

8 comentários:

Anónimo disse...

@ Lidador:
(confesso que só escrevi isto aqui, para, de forma aparentemente casual, dizer que tenho piscina).

Sim sim. Com a verdade me enganas! Vamos lá ver se a piscina é extensiva aos camaradas-fachos cá do blogue…

Sobretudo depois deste seu desatino acerca da SEDES, organização de que faço parte na função de adjunto do doutor Guilherme de Oliveira Martins, Presidente do Conselho Coordenador da SEDES. Como prova aqui têm o link da entrevista concedida à jornalista Judite de Sousa. http://www.sedes.pt/conteudo.aspx?args=1,2 , (sou o indivíduo de barba e óculos ao lado do doutor Guilherme Martins.)

‘Uma tal SEDES’, diz o meu amigo. Pois bem, vejamos se os seus argumentos resistem a uma ligeira abordagem crítica do seu texto.

‘Instituição muito importante’, sim, importante! Fundada em 1970 com a bênção do doutor Marcelo Caetano os seus fundadores eram oriundos de diferentes formações académicas, estratos sociais, actividades profissionais e opções políticas. De onde passaram homens como Francisco Sá Carneiro, Magalhães Mota e Victor Constâncio.

‘que representa não sei quem’, diz o meu amigo, pois bem ninguém! Precisamente porque a SEDES sempre recusou representar, sempre recusou ser uma formação partidária. Mas, talvez não tenha havido um único Governo, desde o 25 de Abril, que não contasse entre os seus membros com associados da SEDES. Nem a Opus-Dei, nem a maçonaria, obtiveram alguma vez mais representação em altos cargos governativos.

‘de vez em quando se reúnem para umas comezainas,’. De vez em quando, diz muito bem. No seu ‘de vez em quando’ está inconscientemente implícito que a SEDES usa mas não abusa desta grande tradição nacional que é ‘a comezaina’. Aliás, como toda a gente pode verificar no nosso site, ‘clicando’ em jantares-debate. Porque transparência é outra qualidade da SEDES. Tiveram lugar em 2002 apenas três, 2003 oito, 2004 dois, 2005 dois, 2006 cinco e em 2007 apenas dois jantares-debate. Como vê, muita moderação, longe da pantagruélica ‘comezaina’ que o meu amigo quer à viva força atribuir à nossa organização.

Tendo em conta a aversão do meu amigo à ‘comezaina’, creio que serei obrigado a levar um lanchinho preparado de casa para o planeado jantar entre os colaboradores deste blogue, temo que vai ser um ‘bacanal’ de frugalidade…

‘resolveu pôr em papel erudito aquelas conversas que se ouvem no talho, (…) embora em linguagem mais vernácula (tipo, estes gajos são uns gatunos, o que querem é poleiro, andam mas é ao tacho , etc).

Desconheço a sua formação, mas uma coisa é certa, o meu amigo não é um jurista nem um filólogo, senão compreenderia facilmente a dificuldade que existe em traduzir o vernáculo que sugere para uma linguagem mais formal, a fim de implementar uma estratégia política.

Para responder à suas últimas diatribes: Não, não penso convidá-lo, e não se trata de mero lapso, mas de sérias divergências culturais em relação à….. comezaina. Além disso, e como diria Gel (Carlinhos, o machista gay), o meu amigo é benfiquista e tem mau feitio…

Unknown disse...

Ó cdr, mas você está mesmo a falar a sério?

Olhe que eu acabo de fazer um doloroso acto de contrição, meti a mão na consciência ( gesto que dói um bocado, porque a minha consciência está ligeiramente acima do nariz e nem sequer lá chego com o dedo...a minha mulher pensou que eu estava a tirar coisas do nariz , veja lá) e afinal amo a SEDES.

Nem aliás concebo como é que vivi até hoje sem ter um conhecimento profundo dessa prestigiosa instituição.
Mea culpa, mea culpa.

Sinto-me deveras envergonhado e estou de corpo e alma com a SEDES.
Que seja bem vinda a crise social e o resto, que a gente cá está para a analisar, de preferência de garfo na mão.
Onde é que um tipo se faz sócio?
Os jantares pagam-se?

Anónimo disse...

@ Lidador:
mas você está mesmo a falar a sério?

Claro que estou a falar a sério, então não viu a minha pessoa no vídeo YouTube, a certa altura aparece o ‘meu’ nome: Humberto Delgado C. da Rosa. O Humberto Delgado é nick, é nome de guerra, o resto bate certo.

Onde é que um tipo se faz sócio?
Você agora, sócio, só do Benfica…

Os jantares pagam-se?

Era o que faltava! Matar a caixa dos pirolitos a tentar encontrar soluções para os problemas do país e ainda por cima ter que pagar!!! Você é mesmo má-língua, ó homem, acredite, a coisa é mais debate que jantar…

Paulo Porto disse...

Isto é só desgraças.

O Lidador partiu a televisão à pedrada, perdão, à cinzeirada, a SEDES não é aquele lugar de tostos daria pano para mangas para se poder dizer mal, a comezaina do blog foi transformada num concurso de marmitas, e para voltar ao atirador de cinzeiros com que tudo isto começou, o Lidador andou à procura da consciência com o dedo e não a conseguiu encontrar. Que mais nos irá acontecer...

RioDoiro disse...

"Que mais nos irá acontecer... "

Moita Carrasco.

.

Unknown disse...

Em atenção aqui ao cdr, cumpre-me dizer o seguinte:

1. Subscrevo muitas das coisas que a SEDES diz, nomeadamente aquilo de haver estado a mais a meter-se na vida das pessoas.

2. Um dos subscritores, o Dr Ferreira do Amaral, irmão do ex-Ministro das Obras Públicas de Cavaco, foi meu professor numa pós-graduação ( na altura ele era assessor do Dr Jorge Sampaio) , apesar de discordar da sua visão vagamente keynesiana, tenho de reconhecer que argumenta muito bem e sustenta de forma racional e cohecedora aquilo em que acredita.
Era um prazer ouvi-lo a falar durante 2 horas, sempre sentado, sem qualquer papel à frente.

Dito isto, o meu post é acima de tudo de humor.

Porque de facto o que a SEDES diz é exactamente aquilo que diz o Sr Moreira, do snack bar onde costumo tomar café, mas numa linguagem mais erudita.

Ah , e tal, é um alerta, dizem-nos.

Ora a verdade é que todos temos uma noção do que vai mal e bem nas nossas vidas e este "alerta" da SEDES, não me parece que ajude a resolver o que quer que seja.

É como um tipo estar numa reunião social, e saber que tem herpes labial, e tentar disfarçar e fazer com que ninguém repare e de repente, num momento de silêncio, sermos alvo da atenção de uma pessoa cheia de boas intenções que nos alerta em voz estentórea: olhe, desculpe, o sr está com herpes labial, tem de tratar isso.

Como se compreende, ajuda que se farta. É de prever uma reacção geral de solidariedade e é quase certo que vem tudo para nós aos beijos, abraços e palmadinhas nas costas.

E nós, alvo de tantas atenções, sentimo-nos felicíssimos por toda a gente da sala saber que temos herpes.

É basicamente este o resultado das boas intenções da SEDES.

Ora toda a gente tem algo a esconder. Aquele senhor, por exemplo, está-se a sacudir de forma estranha porque provavelmente tem uma comichão no escroto e não quer ir lá com a mão.
É necessária uma SEDES para dizer a toda a gente que o senhor tem comichão no escroto.

Anónimo disse...

De facto estes gajos da Sedes são uns chatos do caraças: porque é que não estão calados, toda a gente sabe que há problemas sociais graves, tipo cancros ou herpes sociais. Pois o desemprego , as falências e a bancarrota económica à vista são pormenores e quiçà alucinações dos adversários deste regime político.

Porra, já nos basta ter de ouvir militares reformados tipo Gen. Garcia L., quanto mais os outros, a ver se se lhes aumentam novamente os ordenados para ver se eles se calam e pensam novamente mas é em carrões e piscinas...

J.P.Pereira

Luís Oliveira disse...

["Que mais nos irá acontecer... "

Moita Carrasco]


Num dos próximos episódios, testes de DNA revelarão que eu e o ml somos irmãos gémeos separados à nascença.