Teste

teste

segunda-feira, 10 de março de 2008

EUSÉBIO …. É NOSSO!


O jovem e talentoso fotógrafo Pedro Cá, muito tuga, muito benfiquista, mas filho de pais africanos, sentiu a necessidade de escrever estas palavras:

Estes são os verdadeiros tugas da nação, estes são aqueles que têm as mãos calejadas dos tijolos e do cimento das nossas obras públicas, estes são aqueles que eram propriedade do Estado Novo, como Eusébio, ‘a pantera negra’, que defendeu as cores do Benfica até à última.

Não foi jogar para o Manchester porque o Salazar não deixou. Porque o seu estatuto no futebol era equiparado ao mosteiro dos Jerónimos, ‘made in tuga’, e o que é das colónias é bom, e é nosso: ‘Não se discuuuute a NÁAÇAAAÃO!’, dizia o ‘mister’ de Santa Comba, Dão…

Eusébio, pum-pum-pum, cá-tá-pum…. É NOSSO!
Eusébio, pum-pum-pum, cá-tá-pum…. É NOSSO!

Será que Portugal ainda é visto a preto e branco? Porque será que depois de tantos anos de colonialismo ainda não há um ministro de cor, um membro do parlamento, um presidente da câmara? Vá lá, um presidente de um clube de futebol da primeira-divisão?

E porque será que em nenhum dos 4 canais televisivos tugas não há um apresentador preto..... a desculpa é que têm de mudar as luzes do estúdio por causa da tonalidade da cor da pele.... por amorzinha de Deus.... em todos os canais do mundo há tanta gente de cores diferentes que apresentam o telejornal.....

Ou os tugas de cor estão limitados aos andaimes ou aos planteis das equipas de futebol… Ou na verdade, os futuros atletas da nossa selecção ainda andarão nas obras?

Estes sim são os verdadeiros tugas, os que andaram nas filas dos Serviços sem Fronteiras, os que comeram do lixo e viveram em barracas e agora andam na alta roda mundial do mundo do desporto.

Só se fala no Cristiano Ronaldo….nesta tugaria cheia de nevoeiro do D. Sebastião, quando a Naide Gomes acaba de ser neste fim-de-semana campeã Europeia no salto em comprimento em Valência…

19 comentários:

Renato Bento disse...

"‘Não se discuuuute a NÁAÇAAAÃO!’, dizia o ‘mister’ de Santa Comba, Dão…"

Esta deixa está absolutamente magnífica...

Anónimo disse...

obrigatório um apresentador(a) de telvisão preto. Mas esperem... Também não temos ruivos... nem loiros... será que temos indianos? e judeus? temos de ter um judeu nessa colecção! e um anão... senão é discriminação! Esperem falta o apresentador alentejano e o beirão!
Francamente esperava mais. O que propõe é racismo. Penso que em Portugal não há apartaid e por isso não faz sentido criar divisões artificiais politicamente correctas tendo por base a cor da pele, o sexo, ou o que quer que seja.

Unknown disse...

Bem, ó cdr, a verdade é que tb ninguém invoca a cor da pele do Cristiano Ronaldo.

As pessoas valem o que valem, não pela côr da pele, mas pelos talentos, capacidades, e sorte.

Não tem de haver apresentadores pretos, como não tem de haver educadores de infância halterofilistas. Pode haver, mas não tem de haver.

Tal como não tem de haver Naides Gomes brancas e Obikwelos amarelos.

Que raio, o Presidente da Câmara de Lisboa é indiano e nunca ninguém se lembrou de relevar esse facto.
Eu tive professores pretos e superiores hierarquicos pretos e não me recordo de que isso tivesse sido relevante.

Não há leis que estabeleçam diferenças com base na raça e os costumes são como os nós das gravatas: fazem-se e desafazem-se.
Sinceramente acho que não precisamos de medidas "justicialistas", enxertadas no socialismo que, de tanto se pretender "igualitário", acaba a fazer aquilo que pretende combater: a discriminar com base na raça.

Anónimo disse...

Aconselho a leitura dos seguinte artigos para perceber a tragédia que a imigração africana representa para Portugal:

J. Philippe Rushton, A. R. Jensen, "Thirty years of research on race differences in cognitive ability", Psychology, Public Policy, and Law Vol. 11, No. 2, (2005) 235–294.

http://www.psychology.uwo.ca/faculty/rushtonpdfs/PPPL1.pdf

R. E. Dickerson, "Exponential correlation of IQ and the wealth of nations", Intelligence 34 (2006) 291– 295.

D. L. Whetzel, M. A. McDaniel "Prediction of national wealth" Intelligence 34 (2006) 449–458.

EJSantos disse...

Na faculdade tenho colegas e amigos negros; alguns portugueses, outros dos PALOP'.
São gente boa e inteligente.
Também há negros maus.
Enfim, olho para as pessoas e vejo-as como aquilo que são: seres humanos.

NachtEldar disse...

Caro CdR:

"Discriminação positiva" (a medida que propôs) não deixa de ser discriminação e conduz a um desnecessário aumento da importância do conceito de raça.
Como escreveu o EJSantos, «...Enfim, olho para as pessoas e vejo-as como aquilo que são: seres humanos.»
Isso aí pela Holanda anda lindo...

Cumprimentos

NachtEldar disse...

E olhe que o CDS tem um deputado negro, já para não mencionar o célebre Narana Coissoró...

RioDoiro disse...

""Discriminação positiva" (a medida que propôs) não deixa de ser discriminação"

Só me parece discriminação se a reparação for superior ao prejuízo.

Quer dizer, só deverá que ter lugar face a prejuízos concretos, sobre pessoas identificadas.

Um gajo leva uma caqueirada de um carro e é indemnizado. Trata-se de uma compensação face a um prejuízo.

"Discriminação positiva" é apenas um termo pejado de politicamente correcto que encerra, frequentemente, discriminação pura e simples.

.

UIU disse...

go francis go!!!!

B:))·

UIU disse...

go francis go!!!!

B:))·

R disse...

O lidador falou e bem.
Gosto de ti lidador, apesar de tudo tens uma queda para o senso que carecemos.


Não tem de haver, porque ao FORÇAR, entramos na total discriminação, porque estamos a reconhecer em função da cor da pele.
Igualdade de oportunidades não é forçar é reconhecer quem o faz.
Os nossos atletas de "cor" são reconhecidos.
Daí a generalizar aos meios mediáticos...

E sim o António Costa é Indiano... ninguém refere isso.


Mas lidador, também sou da opinião que, parte de alguns Portugueses (não sei a quantidade) ficaria abismada se tivesse a partir de segunda-feira um pivôt de cor.

Anónimo disse...

foi pena o PAPA não ter vindo de um país latino,Hispânico ou Africano....

Anónimo disse...

‘obrigatório um apresentador(a) de telvisão preto. Mas esperem... Também não temos ruivos... nem loiros... será que temos indianos?’

E porque não um apresentador anónimo, e outro por trás a soprar-lhe na peida até ele se transformar num autocarro da carris, de dois andares…

E para a próxima, caro anónimo, se quer que eu leia algo, arranje um nome, traduza você os artigos escritos em estrangeiro e faça um resumo daquilo que acha muito importante e poste - conditio sine qua non …

Outra coisa, o artigo não é da minha autoria - está lá o nome da pessoa, e não é nick! - o que não quer dizer que não esteja de acordo, mas além disso não se trata de um panfleto político para mudar as leis amanhã, tão pouco é bula papal, é apenas um CRI de COEUR de um jovem português de origem africana que já passou as passas do Algarve neste jardim à beira-mar plantado.

E como o rapaz já deu umas voltas pela Europa, reparou que, ao contrário do país dele, aparecem pessoas de cor nas funções mais diversas. Não estão limitadas ao andaime ou aos planteis dos clubes de futebol. Ainda por cima foi escrito com um certo humor….

Mas é claro, nós portugueses brancos só achamos piada quando nos perguntam ‘qual é ÁRVORE que dá pretos?’ E todos nós sabemos que é o ANDAIME… Eh pá, quero eu apenas dizer com isto que o rapaz também tem direito a mandar umas bocas…

E não é assim tão claro que a DESCRIMINAÇÃO POSITIVA seja apenas descriminação. Não me parece que Portugal, apesar de 500 anos de colonialismo, tenha más ou boas experiências nesta questão – pura e simplesmente não tem nenhuma….

Na Holanda a coisa foi implementada em vários sectores e houve, em certos casos, resultados positivos. Mas quem tem uma grande experiência e tradição na matéria – é de lá que vem esta moda nos anos 60 - são os americanos, que não chamam à coisa descriminação positiva mas “affirmative action”.

Por exemplo o ‘Supreme Court’ acha que as empresas e as universidades devem descriminar positivamente membros de grupos étnicos, ‘desde que não seja esse o ÚNICO critério de avaliação.

O ‘Supreme Court’ acha também que a formação de ‘diversidade’ entre estudantes nas universidades é ESSENCIAL, para que a população se reconheça nos seus futuros líderes.

E a prova que a coisa funcionou é que nos anos 60 as universidades americanas eram ainda elitistas e reservadas a brancos e actualmente já formaram um chefe do estado maior do exército, uma ministra dos negócios estrangeiros e PROBABLY um presidente… – YES THEY CAN.

E no que diz respeito às universidades as coisas não ficaram piores depois de 40 anos de AFFIRMATIVE ACTION. Porque apesar do nosso mui respeitado postante ML ter afirmado há tempos que corrige os textos de americanos académicos, e que jovens portugueses filhos de emigrantes nos EUA preferem seguir os colégios das universidades americanas porque as universidades portuguesas, comparadas com as americanas, são muito mais exigentes e difíceis para eles, parece que – fiz um pequeno inquérito – das dez melhores universidades do mundo 8 são americanas. No ranking, Cambridge está em quarto, Oxford em décimo, o resto é tudo made in usa…

cabeça disse...

Boa meu. Carmo, está de volta e em forma. Já estava preocupado, pois bem vindo. "A ÁRVORE que dá pretos?", a Billie Holiday, canta (mesmo a rasgar) sobre um tema de uma ÁRVORE COM ESTRANHOS FRUTOS. É de ouvir, é de ouvir.

Anónimo disse...

Um ALENTEJANO a defender um GALEGO, onde alguma vez se viu isto, só no FIEL, o blogue mais ecuménico da blogosfera...

Anónimo disse...

carmo da rosa disse...
"E para a próxima, caro anónimo, se quer que eu leia algo, arranje um nome, traduza você os artigos escritos em estrangeiro e faça um resumo daquilo que acha muito importante e poste - conditio sine qua non"

Pronto, pronto, não é preciso amuar. Quase parece um esquerdista com essa susceptibilidade. Vá lá, leia os artigos... Eu prometo que o ajudo com a matemática, caso seja necessário...

Anónimo disse...

'Vá lá, leia os artigos...'

E que artigos é que você quer agora que eu leia?

Se for estrangeiro, desculpe mas não leio. Já lhe disse as minhas condições: traduza você, faça um resumo e depois a ver vamos...

Você é muito tuga, foi educado com a mamá a levar-lhe o café à cama, a levar o menino(a) de carro à escola e - ai filho leva uma camisolinha que te constipas!

E depois é isto, não são capazes de mexer uma palha, são uns ditadores...

Anónimo disse...

Caro Carmo da Rosa, eu compreendo o seu comportamento agressivo e sei o que estimula esse estado de espírito.

Também percebo a sua falta de vontade para ler artigos com índole técnica. Nem toda a gente tem disponibilidade ou desenvoltura mental para compreendê-los.

Anónimo disse...

'e sei o que estimula esse estado de espírito.'

Então diga lá! Ou quer ler a sina também?