Teste

teste

quinta-feira, 20 de março de 2008

John Howard

O leitor JT deu a conhecer um texto de John Howard, ex-primeiro ministro australiano, datado de ontem, dia 19 de Março de 2008, em que este invectiva a arrogância dos imigrantes islâmicos.
É um texto tão interessante que resolvi traduzi-lo.


“Estou cansado das preocupações sobre se o que esta nação faz ou deixa de fazer, ofende alguns indivíduos ou a sua cultura. Desde os atentados terroristas em Bali, o patriotismo está a crescer entre os australianos. Todavia, ainda não tinha assente o pó das explosões, e já a multidão do “politicamente correcto” se estava a queixar acerca da possibilidade de o nosso patriotismo poder ofender outros.
Eu não sou contra a imigração, nem sinto hostilidade para com aqueles que procuram na Australia uma vida melhor.
Mas há algumas coisas que aqueles que imigraram recentemente para o nosso país e outros que ja cá nasceram, precisam de compreender. A ideia da Austrália como "comunidade multicultural" tem servido essencialmente para diluir a nossa soberania e a nossa identidade nacional. Como australianos, temos a nossa própria cultura, a nossa própria sociedade, a nossa própria língua e o nosso próprio modo de vida.
Esta cultura foi decantada ao longo de 2 séculos de lutas, travadas e ganhas por milhões de homens e mulheres que queriam ser livres.
Nós falamos maioritariamente inglês, não espanhol, libanês, chinês, japonês, russo ou qualquer outra língua. Por isso, se querem fazer parte da nossa sociedade, comecem por aprender a nossa língua.
A maioria dos australianos acredita em Deus. Trata-se de um facto. Esta nação foi fundada por pessoas cristãs e que tinham princípios cristãos. É por isso natural que o facto esteja assinalado nas paredes das nossa escolas. Se Deus vos ofende, então sugiro que considereis ir viver para outra parte do mundo, porque Deus faz parte da nossa cultura.
Nós aceitamos as vossa crenças e não as questionamos. Exigimos apenas que não questioneis as nossas.
Se o Cruzeiro do Sul vos ofende ou “A Fair Go" vos incomoda, então deveis considerar seriamente partir para outra parte do planeta. Nós estamos contentes com a nossa cultura, não a queremos mudar e não nos interessa absolutamentte nada como fazeis as coisa nos sítios de onde vindes. Conservai a vossa cultura, se quiserdes. mas não a tenteis impor aos outros.
Este é o nosso país, a nossa terra, o nosso modo de vida, e estamos prontos a conceder-vos a oportunidade de também a desfrutar. Mas, uma vez que tendes queixas e reclamações, e vos indignais com a nossa bandeira, o nosso juramento, as nossas crenças e o modo como vivemos, encorajo-vos a exercer uma das grandes liberdades que temos aqui na Australia: o direito de ir embora.
Se não sois felizes aqui, ide-vos. Não vos forçámos a vir para cá. Fostes vós que pedistes para vir . Por isso aceitai como é, o país onde quisestes viver.

6 comentários:

Anónimo disse...

Se calhar foi por isso que é a primeira vez, desde a decada de 30 que um Primeiro-Ministro australiano não consegue sequer voltar a reeleger-se como representante de seu próprio circulo eleitoral.

Anónimo disse...

Anonimos

tem varios nomes, alcunhas, whatever à vossa escolha que tal escolherem um ou mesmo fazer combinaçoes

Anónimo disse...

o dlm é sempre o mesmo não ves anonimo

Anónimo disse...

Tá ver David como é que é esta história dos anónimos...

Neste caso, pode bem ser o tal meu amigo, típica resposta dele, ou seja, uma não-resposta. O John Howard faz muitas afirmações, a mim parecem-me tão óbvias que estou de acordo com todas elas!

Mas, tudo bem, consigo imaginar uma mente tortuosa que não esteja de acordo com alguma afirmação de JH, mas então que diga precisamente qual e que apresente alternativas…

Exijo um bocadinho de respeito pelo trabalho que temos, neste caso o Lidador, que teve a trabalheira de traduzir o texto para que toda a gente entenda, e vem um batata destes e a única coisa que consegue dizer é: ‘Se calhar foi por isso que é a primeira vez,….’

Cona da mãe, é assim tão difícil de entender isto? Trata-se aqui de um blogue de discussão para toda as confissões e mais alguma, mas não é um kindergarten….

Anónimo disse...

O carmo meu caro, não se enerve o anonimo é sempre o mesmo, ate ja lhe disse um nome. Mas continuo a ser como voce disse, carmo uma vez carmo sempre. No meu caso é anonimo.

Mas voce sabe. Quanto as batatinhas

‘Se calhar foi por isso que é a primeira vez,….’

É verdade, eu que tenho familia na australia, ate sei alguma coisa daquelas bandas, e se eu disse isso, é porque é a primeira vez que um ex-primeiro ministro fica de fora ate no seu circulo eleitoral.

Abriu a boca, piou de falcão e espantou toda a outra passarada, assim que soube desses pensamentos será? Ora pense. É por isso que é preciso falar a agir com moderação mas o lidador acha que não tal como ele. Continuam de fora os extremos sempre e ainda bem

Jorge Oliveira disse...

Este discurso, atribuído ao antigo Primeiro Ministro australiano, John Howard, é mais uma "urban legend", embora com fundamento verdadeiro. Pode ver-se aqui :

http://www.snopes.com/politics/religion/australia.asp