Teste

teste

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Eu cá tinha uma ideia melhor..


O Bispo de Leiria-Fátima apelou para que a Europa "reparta a abundância com África".

Eu cá tinha uma ideia melhor: em vez de andarem a fazer igrejas no valor de 80 milhões de euros (há quem diga que foi bem mais...), que tal dar esse dinheiro para ajudar África? Que tal utilizar as avultadas quantias de dinheiro que obviamente o Santuário de Fátima faz (será que chegam aos milhares de milhões de euros?), para ajudarem os Africanos? Que tal permitirem o uso do preservativo e da pílula para ajudarem os Africanos?

A Igreja Católica acha-se, de certa forma, a única e "verdadeira" ajudante dos Africanos. Pois claro, os estados estão movidos por interesses, a Igreja Católica não...

Não estou, com isto, a menosprezar o trabalho dos missionários, das irmãs e dos padres em África, nem a ajuda que a Igreja dá, mas é preciso ter lata para se dizer certas coisas.

46 comentários:

osátiro disse...

RB, até mete dó por andar intoxicado dessa maneira.
A ICAR é quem mais cuida dos pobres mais pobres não só em África como em todo o Mundo.
Para não estar aqui a fazer um Relatório infindável, lembro-lhe (por ter falado nisso) que a ICAR tem Instituições que tratam dos doentes da SIDA em todo o Mundo,sendo cerca de 27% do total, ou seja, quem está em primeiro.
E a culpa da SIDA é de quem defende comportamentos de risco, prometendo segurança total com o preservativo, que, como se sabe, é mentira.
Países que fizeram da luta contra esses comportamentos o meio mais seguro estão a obter resultados espantosos, caso do UGanda.
Os países que têm altas taxas de SIDA não são dominados pela ICAR!
Diga lá um:................

A sua conversa é de quem nunca fez nada pelos que sofrem e calunia que se dedica a essas tarefas.
Conhecemos muito bem essa hipocrisia abjecta.

osátiro disse...

O número 27% que referi é da ONU!

Renato Bento disse...

Pode já começar a entreter-se por aqui:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/7234291.stm

Renato Bento disse...

Sim, a ICAR tem, como disse, muitas e grandes ONG`s às quais está associada e que patrocina, com o óbvio apoio de PRIVADOS (muitos deles fiéis, outros nem por isso). Também ajuda a solo. Também ajuda mandando irmãs, missionários, etc. A Igreja ajuda e eu não desmenti isso.

Outro ponto e o principal ponto da questão: a Igreja "pensa" que é ela a única que ajuda. "Pensa" até que a sua ajuda é a mais justa. No fundo eles querem ajudar mas, ao mesmo tempo, acabam por evangelizar uns tantos tipos das tribos Africanas.

A Igreja era, já nos seus primórdios, uma máquina de fazer dinheiro (há até quem diga que foi uma inteligente criação de Roma...). Hoje em dia continuar a sê-lo. Utiliza algum para ajudar, algo que obviamente apoio. Mas podia usar mais.

"E a culpa da SIDA é de quem defende comportamentos de risco, prometendo segurança total com o preservativo, que, como se sabe, é mentira."

Total não direi. Mas na ordem dos 90% para cima talvez.

Cumprimentos

Renato Bento disse...

Confesso que não estou a par dos países "dominados" pela ICAR. Se é que existe algum.

Adultos dos 15 aos 49 anos infectados com HIV:

Suazilândia: 38,8%
Botswana: 37,3%
Lesoto: 28,9%
Zimbabué: 24,6%
África do Sul: 21,5%
Namíbia: 21,3%

Os sucessos do Uganda devem-se a políticas governativas, creio. É óbvio que existem muitas maneiras de combater a SIDA, mas não se pode descartar o preservativo como sendo uma delas, como o meu caro osátiro fez.

"Following the end to the civil war in 1986, the new government created and implemented comprehensive policies that dramatically slowed the rate of new infections" - wikipedia

Sérgio Pinto disse...

Muito rapidamente porque não tenho tempo para mais:

Uganda gained a reputation in the 1990s for its high-level leadership against HIV/AIDS and acceptance of sexually candid HIV-prevention messages. But public health experts and Ugandan AIDS organizations fear that the shift toward abstinence-only programs will reverse this success. Abstinence programs have been used since 1981 in the United States, where they have proven in numerous independent studies to be ineffective and potentially harmful.

Da Human Rights Watch, disponível em http://www.hrw.org/english/docs/2005/03/30/uganda10380.htm

Paulo Porto disse...

Caro Ricardo

Parece-me que não se consegue estabelecer uma correlação válida entre países católicos e difusão do HIV. Isto é, pouco importa que a Igreja promova ou proíba o uso de preservativos, o assunto parece ter a ver com outro tipo de motivação, de fundamento.

Quanto ao destino do dinheiro recolhido em Fátima, este ano as esmolas do 13 de Maio são destinadas aos refugiados do Darfur.

Renato Bento disse...

Caro Paulo,

quem estabeleceu essa relação foi o osatiro. Não eu. Essa correlação não existe, pese embora a ideia da igreja actuar como elemento dissuasor não seja falsa.

Eu tinha ouvido falar numa recolha de alimentos para as vitimas do Darfur... Não de esmolas.

RioDoiro disse...

África continua a viver o síndrome dos movimentos de libertação. Enquanto não se livrar dele, não conseguirá livrar-se na necessidade de tomar uma refeição diária.

.

R disse...

Enquanto houver testas de ferro como os senhores deste blogue, a denunciar as "maldades" do mundo, haverá fome de ideias....

Anónimo disse...

SANTUÁRIO AJUDA VÍTIMAS

O ofertório de hoje no Santuário de Fátima reverte para as vítimas do conflito no Darfur, que já fez 200 mil mortos e 2,5 milhões de deslocados, anunciou ontem o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. A acção surge na sequência de uma visita à Cova da Iria do bispo auxiliar de Cartum, no Sudão. Na ocasião, D. Daniel Marko Kur Adwok proferiu uma conferência sobre a situação dramática dos cristãos naquele país de África, em particular no Darfur, o que levou o Santuário a desencadear uma "iniciativa concreta" para ajudar aquele povo martirizado, que se concretiza agora com a oferta dos resultados do peditório da peregrinação. Ao dinheiro recolhido junto dos peregrinos, que será entregue à Cáritas, o próprio Santuário juntará uma verba proveniente das suas receitas próprias

Anónimo disse...

Portanto uma organização humanitária (a Igreja) tem p.e. uma escolha para fazer:

A - Ajudar um país cuja população está em total pobreza (ex: Zimbabwe);

B - Construir um complexo imobiliario mais agradável.

hummm, que dificil decisão...

(P.S. concordo com RB, nos dois pontos levantados, a Igreja revela muitas vezes hipocrisia no seu discurso, A Igreja tem bastante missões humanitárias no mundo)

osátiro disse...

O Sérgio passou à pressa como quem sabe demais.
Ora vamos lá ensinar a traduzir.
Uganda:
"But...fear...will reverse this SUCESS..."

USA: "abstinence" não é a mesma coisa que não promiscuidade, que é o que eu (e a ICAR) defendo.

A ICAR só pode ser acusada de "fomentar" a SIDA se os doentes a tiverem contraído devido aos conselhos da ICAR.
Ora não é isso q acontece.
A grande maioria dos infectados marimbam-se para os padres, a "padralhada", os "sotainas", as "beatas" e não ligam absolutamente nada aos seus conselhos.
Como pode a ICAR ser culpada por quem não liga ao q ela diz?
É como um peão ser atropelado numa passadeira, com sinal verde para os carros, e depois dizer q a culpa é do código da estrada.
Elementar, meu caro Watson/Sérgio.

osátiro disse...

RB há umas coisas a esclarecer.
Como é q sabe quais são os "pensamentos" da ICAR?
Quem é q lhos disse?
A ICAR não anda a fazer campeonatos, nem quer ser camisola amarela; quer é cuidar dos pobres e doentes porque é essa a mensagem do Cristianismo.
A percentagem q referi é da ONU e da OMS: e aí está em 1º.Ponto final.E não é a evangelizar( o crescimento do Islão, por exemplo, é muito maior, devido aos petrodólares):é a cuidar dos doentes.
Mas essa de ser uma máquina de fazer dinheiro nos primórdios é de cabo de esquadra( com todo o respeito por estes):
Nunca ouviu falar nos Cristãos comidos vivos no Coliseu de Roma a mando dos Imperadores?
Sabe quem foi Nero?( Q nem foi o pior, mas sim Diocleciano).
Como é q se faz dinheiro vivendo na clandestinidade das catacumbas, na iminência de ser assassinado por soldados romanos ou de entretenimento de romanos no Coliseu?
Não sabia q só em 313 é q teve liberdade de culto?
Tem a noção do q disse?

E claro q as ONGs da ICAR são contributo de privados, isto é, dos crentes católicos.
A ICAR não é uma empresa com fábricas para ter lucro.
Quanto aos países q referiu: nenhum é de maioria católica, os governantes não são católicos.
O problema são as tradições tribais q fomentam a promiscuidade(Jacob Nzuma, por ex., é um polígamo público e foi escolhido para chefe do ANC...).

e já agora adianto q, mesmo onde minoritária-abaixo de 5%- a ICAR está na 1ª linha da solidariedade, como no Bangla Desh, Sri Lanka,onde cuida das vítimas do tsunami e das inundações, ou na Darfur, onde trabalha no deserto.
Informe-se: se não acreditar no Vaticano, consulte a ONU(refugiados) ou as proprias embaixadas...

Stran disse...

"Como pode a ICAR ser culpada por quem não liga ao q ela diz?
É como um peão ser atropelado numa passadeira, com sinal verde para os carros, e depois dizer q a culpa é do código da estrada."

Pegando nesta analogia a mensagem que a Igreja transmite é a de:

"Atravessa a autoestrada a pé mas verifica se não vem nenhum carro antes"

Sérgio Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Pinto disse...

Sátiro,

Tentar armar-se em esperto e ser arrogante não melhora a sua argumentação (?) e será, quiçá, contrário aos princípios e virtudes que gosta de proclamar.

Num comentário anterior, você tinha dito que a culpa da SIDA é de quem defende comportamentos de risco, prometendo segurança total com o preservativo, que, como se sabe, é mentira.
Países que fizeram da luta contra esses comportamentos o meio mais seguro estão a obter resultados espantosos, caso do UGanda
, de onde se infere que considera o sucesso do Uganda uma consequência da adopção do que considera como "comportamentos seguros", sem dar grande importância a contraceptivos.
Acontece que o excerto que transcrevi da HRW (passo bem sem as suas traduções, obrigado) surge na sequência da alteração da posição do governo do Uganda face à forma de combater a SIDA, com o ênfase a ser colocado na abstinência e na "não promiscuidade" (suponho que seja o equivalente dos seus "comportamentos seguros"),ao mesmo tempo que a aquisição e distribuição de contraceptivos era dificultada. Percebe agora, ou nem por isso?


A ICAR só pode ser acusada de "fomentar" a SIDA se os doentes a tiverem contraído devido aos conselhos da ICAR

Eu achava que a ICAR rejeitava os contraceptivos por serem "barreiras à vida" ou outras parvoíces do género. Devo andar distraído...

Anónimo disse...

Atravessa a autoestrada a pé mas verifica se não vem nenhum carro antes?

Mas é que não atravessam mesmo a pé e esse deve ser um dos maiores movimentos de 'desobediência civil' da história de qualquer igreja.
A Irlanda, cuja existência e independência estão tão ligadas à ICAR, é hoje um dos países desenvolvidos com mais altas taxas de desobediência.

O papa João Paulo II chegou a considerá-la, juntamente com a Polónia, o último reduto do catolicismo na Europa, mas neste campo está a perder a batalha aos poucos.

A Irlanda radicalizou-se muito rapidamente, o anticlericalismo continua a crescer e a taxa de atendimento da missa já está pouco acima dos 60%. Isto num país onde não há muitos anos irlandês era sinónimo de católico.

Há pouco tempo uma baixa do imposto sobre os preservativos levou a mais um confronto igreja/poder civil.

O costume.

Anónimo disse...

Acho que os 80milhões podiam ir para África. Atendendo ao número de habitantes com necessidade, a falta de estradas, polícia e magalas corruptos até ao tutano que ficam com parte dos bens que são doados, proponho:
- Trocar os 80milhões em moedas de 1 cêntimo
-Largar as ditas de paraquedas embrulhadas em preservativos
- Celebrar a saída de África da pobreza.

Renato Bento disse...

"quer é cuidar dos pobres e doentes porque é essa a mensagem do Cristianismo."

E ao mesmo tempo evangelizar uns tipos... E dizer : "Nós ajudamos, vêm?"

"Mas essa de ser uma máquina de fazer dinheiro nos primórdios é de cabo de esquadra"

Os primórdios de que fala são diferentes daqueles a que eu me estava a referir. A partir do momento em que o Catolicismo foi adoptado de factu pelo Império Romano, aquilo foi uma autêntica máquina de fazer dinheiro.

Já que fala de perseguições a católicos, porque não fala também de perseguições da Igreja Católica?

"dos crentes católicos."

Defina-me crente católico.

"Quanto aos países q referiu: nenhum é de maioria católica, os governantes não são católicos."

Então quer dizer que, para si, ser-se católico dá imunidade contra a doença? (eu já percebi o seu ponto: mas não é por se ser católico que se evita a poligamia...)

Quantos são os "supostos" católicos poligâmicos?

Carmo da Rosa disse...

Eu estive vai não vai para meter a colher nesta interessantíssima discussão, mas acho que não vale a pena, o RB é uma máquina, não de fazer dinheiro mas de argumentação clara e límpida...

osátiro disse...

RB: se, por acaso, a ICAR evangelizar ao cuidar dos doentes, isso é crime?
Ou é melhor fazer como os críticos que ficam de longe a ver, comodamente, a usufruir dos luxos do capitalismo, enquanto os doentes morrem?
Deviam estar calados e ter vergonha na cara.

Pelos vistos, já aprendeu o q significa "primórdios".
Mas continua calunioso e ignorante: foram os Cristãos quem mais ajudou o povo "romano" depois das invasões bárbaras, e depois destas, das dos mouros.
Sabia destas invasões e perseguições?
Lá vai ter que alterar a palavra "primórdios" outra vez.
E para não ter q estar constantemente a remandar o q vc escreve, leia as biografias dos Papas Leão Magno e Gregório Magno de AUTORES INDEPENDENTES( não dos católicos); todos lhe mostrarão isso.
Ou então consulte o blog: "ossama bin laden Islaoacca".
"Defina crentes católicos": esta é boa; como não sabe, aqui vai: são os católicos que seguem a mensagem de Cristo e dos seus Apóstolos.
Não cobro nada por isto.
Países com altas taxas de SIDA não são de maioria católica e os governantes não são católicos: eu expliquei bem, mas lá vai outra vez:como não são católicos, e não seguem os conselhos da ICAR, mas as tradições tribais, isto é que é a causa do HIV!!!
Parece que estou a explicar ao BE!
Quais são os supostos católicos poligâmicos???
A q propósito vem isto?
Um católico não é polígamo: ponto final.Se for polígamo não é católico.
O católico não é imune à doença; pela enésima vez: os conselhos da ICAR sobre a promiscuidade é q são o melhor meio de não apanhar a doença!!!!!

osátiro disse...

Oops errata: ossama bin laden islaoaccao.

osátiro disse...

stranger: armado em engraçadinho; leia bem para ver se percebe.
A ICAR não recomenda brincar com a vida, seja em q circunstância for.

osátiro disse...

a.r, bem apanhada essa.
A paranóia do preservativo é + importante q combater a pobreza ONDE ELA EXISTE.

Stran disse...

"armado em engraçadinho" LoL

A ICAR advoga ou não que não se utilize o preservativo?

osátiro disse...

Sérgio, mantenho o q disse; veremos se a mudança de política do Uganda dá resultados, e não fica ao lado da Suazilândia.

osátiro disse...

ml, por outro lado, a Eslováquia e a Eslovénia libertaram-se do comunismo, têm altas taxas de crescimento económico ( a Eslováquia, parente pobre da Checoslováquia, vai entrar no € e os checos não), de instrução, e de aumento de católicos.
Até em Cuba há cada vez mais, q o castrismo não tem coragem de para.
Idem para o Vietname.
A Coreia do Sul não tinha quase nada no fim da guerra; com o acesso a outrs formas de cultura, converteram-se milhões ( mais até de protestantes, como o actual presidente), e é um país rico e desenvolvido e com pouquíssimo HIV.
Idem para Taiwan: o actual Presidente teve formação católica.
And so on.
Como vê, só a Europa é q caminha para a decad~encia cultural q está a ser aproveitada pelo Islão, como mostra o post de hoje do CR

osátiro disse...

CR, o RB pode ser uma máquina; mas as máquinas são robôts, não raciocinam...

Sérgio Pinto disse...

Exacto, Sátiro. Quando encontra algo que vai de encontro às suas crenças, pode ser optar por continuar a marrar com a parede à sua frente.

Ficou claro que o sucesso do Uganda não tem nada que ver com a mensagem da ICAR; ficou também claro que a alteração de sentido, para algo mais próximo do que a ICAR defende tende a levar a maus resultados, como refem os estudos mencionados.

Mas adiante, se você acha que é a "orientação religiosa católica" de um país que determina a taxa de infecção com HIV, pouco mais há a dizer, de facto. É uma questão de fé. A chatice é que a fé não prova nada.

Carmo da Rosa disse...

CR, o RB pode ser uma máquina; mas as máquinas são robôts, não raciocinam...

Caro osátiro,
Isso é o que você pensa, que as máquinas não raciocinam! Lembre-se só desta:

“10 years ago, the human race got an inferiority complex. A computer, Deep Blue, beat Russian Garry Kasparov, the greatest chess player on the planet, and mankind’s place in the order of things was reshuffled.”

E esta malta nova é cada vez mais informatizada, mais máquina, e cada vez acreditam menos num hippy em cuecas espetado numa cruz, é verdade, mas isso não quer dizer automaticamente que não raciocinam…

osátiro disse...

Os estudos q cita tb não provam nada em termos de ciência.
As premissas q indiquei são válidas para quem as segue e que , em regra, não tem q sofrer a SIDA.
Caso contrário, perguntem aos doentes e logo verão a resposta.

Ah!, claro, vc não sabem, borrifam-se para eles, é só blá, blá blá sentados diante da net, a ICAR, na sua ignorãncia, q cuide deles, vc são miseravelmente superiores...

Quanto às marradas, meu caro, desiluda-se: eu não entro em debates porcos!!!

osátiro disse...

CR então as máquinas raciocinam?!?!
Logo por aí se vê como a vossa "ciência" combate a Fé...

O RB, com tanta ignorância crassa, deve andar a estudar um bocadinho-pouco, q já vimos q não dá para muito--de história básica do nser humano.

Stran disse...

Satiro ainda não respondeste:
"A ICAR advoga ou não que não se utilize o preservativo?"

"CR então as máquinas raciocinam?!?!"

CR e Satiro, desculpem-me ambos por me meter na discussão. Julgo que para discussão ser produtiva têm antes de definirem o que é raciocinio.

Se for uma simples execuções de operações logico-matemáticas então o CR está mais do certo. Se o racicionio implicar compreensão então diria que ainda não raciocinam (embora já tenham atingido uma complexidade tão elevada que pareça que o fazem).

É sem duvida uma tematica muito interessante...

Renato Bento disse...

"se, por acaso, a ICAR evangelizar ao cuidar dos doentes, isso é crime?"

(...) Parece-me que não. Afinal as religiões são todas idênticas não são? Em vez de apenas darem apoio aos doentes, ainda os têm que massar com o best-seller nº1 mundial que é a Bíblia.

"Ou é melhor fazer como os críticos que ficam de longe a ver, comodamente, a usufruir dos luxos do capitalismo, enquanto os doentes morrem?"

Não me diga que no Vaticano não usufrui dos luxos do capitalismo! Não me diga que o Bento XVI não utiliza, no seu modesto palacete no Vaticano, de aquecimento central, TV por cabo, etc, etc.. E que na missa de domingo não se usufrui dos luxos que são os equipamentos de som, dos microfones, etc, etc..

"Mas continua calunioso e ignorante: foram os Cristãos quem mais ajudou o povo "romano" depois das invasões bárbaras, e depois destas, das dos mouros."

Refere-se a que povo Romano?

"Sabia destas invasões e perseguições?"

Depende daquilo que considerar povo "romano".

"são os católicos que seguem a mensagem de Cristo e dos seus Apóstolos."

Como a Igreja Católica registou a patente daquilo que Cristo e os Apóstolos disseram, devemos seguir aquilo que ela diz.

Na Europa, onde todos somos católicos, a grande maioria usa preservativo, ao contrário daquilo que a Santa Sé diz.

"Um católico não é polígamo: ponto final. Se for polígamo não é católico."

Os padres que violam miúdos nos EUA não eram católicos. Estavam mascarados de católicos.

Quem lhe garante que um tipo que vai à missa todos os dias não é polígamo?

Você acha que os católicos de hoje em dia se preocupam com aquilo que diz a ICAR?

Por amor de Deus!

Por isso é que lhe pedi que me definisse crente católico.. Os verdadeiros católicos de hoje em dia são meia dúzia de individuos.

Carmo da Rosa disse...

CR e Satiro, desculpem-me ambos por me meter na discussão. Julgo que para discussão ser produtiva têm antes de definirem o que é raciocinio.

Caro Stran_ger,

Raciocínio é precisamente o contrário de fé (em Deus, na Virgem, em Alá, no comunismo, na vaca sagrada etc). É também o contrário de: ‘é assim porque já no tempo da minha avó também era assim’ - uma variante light da fé…

Não quero de maneira nenhuma dizer que quem acredita automaticamente não raciocina… Só que os crentes que raciocinam, e eles existem, limitam o seu raciocínio (e é pena) até aos limites que a fé lhes permite.

osátiro disse...

RB precisa de aprender muito:
não sabe o q quer dizer primórdios;
agora quer saber o q é "povo romano";
não sabe o q foram as invasões bárbaras e as islâmicas;
Pelo desdém pelo Vaticano( já lhe fez algum mal?), nunca mexeu um dedo por doentes da sida, pobres, vítimas de intempéries, etc.
E com mais uma calúnia, ainda acusa a ICAR de dar com a Bíblia aos doentes: como é q sabe se nunca esteve num local de pobres, doentes e desabrigados?
E é melhor não lhes "dar" com a Bíblia e deixá-los morrer?
E continua sem capacidade para saber o q é um católico;
Se acha q são assim tão poucos, porque se dá ao trabalho de escrever um post com mentiras, calúnias e insultos?
Vc mete dó: nunca fez nada por quem precisa, armado em intelectual, de ignorância crassa, e anda por aqui a caluniar que segue o Cristianismo e se dedica aos escorraçados da sociedade.
E olhe que só em Portugal são muitos milhares.
Mas para quem só vomita frustrações osbre a forma de "crítica" não sabe o q isso é!

osátiro disse...

CR: o raciocínio é o contrário de fé???
Então porque o Descartes era cristão; o Einstein Judeu; o Newton cristão'
Pelo contrário, Lenine,Stalin, MAO, foram "intelectuais" ateus...
E fazia-lhe bem ler algum dos muitos livros de Ratzinger e JPII sobre Fé e Razão.
Aprendia o q era a Fé e a Razão.

osátiro disse...

Além disso, meu caro RB, vc é um cobarde.
Critica a ICAR porque sabe que não lhe faz mal nenhuma.
Porque não fala dos podres de ricos q há por esse mundo, q vivem no luxo capitalista, e desprezam os pobres?
Entre muita gente, só alguns exemplos:
Os Ayatollahs, "emires", "sheiks" e quejandos que nem sabem os petrodólares q têm.
Um "emir" dos EAU vai fazer uma casa de 27 andares para ele, mulheres, filhos ,enteados, primos-irmãos, criados-escravos, etc...
O dono da Arábia tem cavalariças com ar condicionado para centenas de cavalos.
A cleptocracia de Angola.
Mugabe e sua "senhora".
Fidel.
Chávez.
Os novos ricos do Kremlin(fantasma do Litvinenko...).



Tinha logo q se meter com quem efectivamente se preocupa com os q sofrem.
Hipocrisia abjecta!

osátiro disse...

RB,para arejar essas ideias arcaicas, vá ao meu blog ler o post " Recusa" e leia alguém mais do que insuspeito:
Fernando Nobre da AMI!

Carmo da Rosa disse...

Caro osátiro,

O Descartes, o Einstein e o Newton são os tais (poucos) crentes que raciocinam, atenção, mas sem se servirem muito da Fé, senão nunca mais era sábado…

Lenine, Stalin e Mao não eram assim tão ateus como isso, tinham uma fé inquebrantável no marxismo e na luta de classes. Aliás o Staline passou longa parte da sua vida num seminário. E talvez por isso, e sem querer ser má-língua, talvez fosse no fundo da sua alma mais crente que o Descartes, o Einstein e o Newton todos juntos.

O Galileu era outro crente que raciocinava, por isso chegou à conclusão que a Terra gira à volta do Sol e, como você sabe, por essa razão, raciocinar, quase lhe cortaram a cabeça!!! Mas felizmente que a ICAR, passados 500 anos, chegou finalmente - mais vale tarde que nunca – à conclusão que o Galileu tinha razão: Eppur si muove…

Acerca do aborto, da homossexualidade, das camisas de vénus e da Santíssima Trindade você vai ver que a ICAR ainda vai às boas, vamos é ter que esperar mais 500 anitos…

Acredito que me faça bem ler ‘Ratzinger e JPII, iria certamente aprender alguma coisa, mas certamente menos do que já foi dito num curto vídeo sobre este assunto por Pat Condell (outro crente que raciocina). Vídeo que lhe aconselho vivamente.
Aqui tem o link: http://www.youtube.com/watch?v=Ly62n36nn0k

Só dura 6 minutos e 22 segundos. Dá muito menos trabalho do que ler o Raztzinger e o JPII, nisto estamos de acordo - creio!

Ou você acredita que serei ajudado pelo anjo Gabriel na leitura destes dois tratados sobre a Fé e a Razão?

Renato Bento disse...

Sei o quem foram os romanos e por isso achei piada quando disse que a igreja ajudou os romanos..

"E com mais uma calúnia, ainda acusa a ICAR de dar com a Bíblia aos doentes: como é q sabe se nunca esteve num local de pobres, doentes e desabrigados?"

Não me diga que esteve a ver os meus registos de entrada e saída do país...

Aliás, nem é preciso sair do país para ver as "ajudas" que a ICAR dá. Claro que são de livre e espontânea vontade, sem nada por detrás.

Pela definição de católico que aqui frisou, creio que os católicos são muito poucos.

"nunca fez nada por quem precisa, armado em intelectual, de ignorância crassa, e anda por aqui a caluniar que segue o Cristianismo e se dedica aos escorraçados da sociedade."

Eu acho que você com esse dedinho que adivinha anda a fazer inveja à Maya.

Já pensou em fazer parte da Tertúlia cor de Rosa?

"Critica a ICAR porque sabe que não lhe faz mal nenhuma."

A mim não, fez a alguns dos meus antepassados. E provavelmente a alguns dos seus. Aliás, a ICAR fez mal a toda a gente..

Mas isso são pormenores. Sou baptizado, já de longa tradição de família (embora essa tradição nos tenha sido IMPOSTA).

Paulo Porto disse...

Creio sinceramente que os meus caros amigos RB e CdR exageram na tónica.

É bem certo que se podem apontar erros à Igreja. Claro que sim, a própria Igreja os tem reconhecido.

Entretanto, tomar os erros pelo todo parece desajustado. O benefício que a humanidade, em especial o ocidente, obteve do cristianismo, catolicismo incluído, ultrapassa de longe os prejuízos que o cristianismo pode ter causado.

Por fim, podemos não ser do Benfica ou até anti-benfiquistas(como eu), mas não vale a pena entrar pelo caminho de dizer que o Benfica não presta, nem nunca prestou, nem nunca mais vai prestar.

osátiro disse...

RB, apesar de ter sido "imposta", teve muita sorte: foram os Cristãos que correram com os mouros deste País. Caso contrário, seria um sarraceno sem direito a crítica alguma; ou candidato a "mártir".
Na Europa não são todos católicos; nem metade, com tanto ateu q se vê por aí.
Vc só saberá o q é ser católico quando for uns dias à noite, ao frio e chuva, distribuir alimentos pelos sem abrigo.
É o q fazem organizações católicas TODOS OS DIAS!.

osátiro disse...

CR: o geocentrismo vem de Ptolomeu e foi seguido por grandes cientistas da antiguidade, antes e depois dele.
Galileu nunca estev em risco de perder o pescoço.
Antes pelo contrário, era amigo do Papa Urbano VII, q sempre o defendeu.
Só teve problemas com uma intriga em q o colocaram contra o Papa por causa do heliocentrismo.
Foi um fervoroso católico até morrer.
Este é mais um caso de paranóia anti ICAR.
Só tem razão numa coisa: a ICAR só ´muito mais tarde aceitou o heliocentrismo como ciência.

Anónimo disse...

Amigos(as)a ICAR não tira um vintém de sua contabilidade para ajudar ninguém, ela se faz com as ajudas dadas pelos fieis diante das entidades filantrópicas que eles mesmo criam em nome da igreja. Falo isso porque ninguém nunca viu nenhuma oferta divulgada em nome da ICAR para entidades carentes, e nem mesmo ela tem nenhuma entidade registrada em nome do Vaticano. É pena que o nosso Brasil seja um país idólatra onde a maioria das religiões quando não idólatra é fonte de grande comércio. Lamento ser Católico à 55 anos. JR