Teste

teste

terça-feira, 13 de maio de 2008

SOCIALISMO VERSUS CAPITALISMO


Uma homenagem à excelente analogia de Luis Oliveira, publicado no dia 11 de Maio, com a sua escolha do genial diálogo do filme Life of Brian, onde se demonstra o que realmente é feito para melhorar a nossa ‘bidinha’ e que as pessoas (sobretudo à esquerda) têm tendência para esquecer…

Isto lembra-me automaticamente uma definição muito gira de Capitalismo que li há tempos num blogue holandês da autoria de Daniel T. Boom:

Graças ao Capitalismo têm hoje milhares de pessoas um nível de vida que há cem anos atrás era privilégio de alguns ricos.

E do mesmo autor traduzi uma curta análise sobre a superioridade moral do Capitalismo!!! Eu, que sempre pensei que neste capítulo o Socialismo era imbatível, que tinha o monopólio da superioridade moral, começo a duvidar…

A superioridade moral do Capitalismo provém do simples princípio que toda a gente é igual à sua conta bancária. Quer isto dizer que toda a gente tem (um determinado) valor, mesmo aqueles que têm a conta abaixo de zero: porque pagam juros. Não se pode exterminar pessoas em larga escala, porque isso corresponde ao maior pecado que se possa imaginar num sistema capitalista: desperdício de capitais.

Além disso, devido às desigualdades inerentes ao sistema, as pessoas tentam criar bem-estar e enriquecer. Um idiota com uma boa ideia, e milhões de pessoas vão ter o proveito. Vão ser criados postos de trabalho, e o capital adquirido com a boa ideia vai ser por sua vez gasto. Com isso cria-se mais postos de trabalho e mais bem-estar.

Há quem diga que o Socialismo é melhor porque todas as pessoas são iguais. Mas esqueceram-se de lhes perguntar: iguais a quê?
Num sistema socialista o individuo não é nada, e é a isso que todas as pessoas são iguais: A NADA…

A consequência disto é que o sistema socialista pode sacrificar nas calmas um enorme número de pessoas numa guerra ou para defender um ideal. As pessoas não contam, as massas não são nada, é tudo subordinado ao magnífico e sublime ideal. Não é por acaso que o único produto em que a União Soviética podia competir (mal) com o Ocidente era o armamento.

Outro efeito secundário do sistema capitalista: hoje em dia já não se morre necessariamente de HIV. E porquê?
Porque a indústria farmacêutica, em grande parte americana, pode ganhar rios de dinheiro com o desenvolvimento de medicamentos.

No século 19 já o Eça, que era visionário, tinha, nas Cartas de Inglaterra, um pensamento muito parecido sobre o colonialismo inglês:

(…) o seu esforço consiste em reduzir as civilizações estranhas ao tipo da sua civilização anglo-saxónica. O mal não é grande quando eles operam sobre a Zululândia e sobre a Cafraria, nessas vastidões da Terra Negra, onde o selvagem e a sua cubata mal se distinguem das ervas e das rochas, e são meros acessórios da paisagem: aí encontram apenas uma matéria bruta, onde nenhuma anterior forma de beleza original se estraga quando eles [ingleses] a refundem para a fazer à sua imagem. Vestir o desventurado rei negro Cetewayo como eles agora fizeram de coronel de infantaria; obrigar os chefes dos Basutos a saber de cor os nomes da família real inglesa, são talvez actos de despotismo, mas não deterioraram nenhuma primitiva originalidade de linha ou de ideia. Para Cetewayo, que andava nu, uma fardeta, mesmo de infantaria, não faz senão vesti-lo; e é indiferente que dentro do crânio dos Basutos haja só fórmulas de invocação ao manipanso, ou também nomes de príncipes da Casa de Hanover.



8 comentários:

ml disse...

No século 19 já o Eça, que era visionário

Visionário não diria, mas de um apurado 'feeling' sobre as fraquezas humanas e que século após século 'we are more or less the same'.



(Eça de Queirós)

“A história é uma velhota que se repete sem cessar.”

O fado ou a Providência, ou a entidade qualquer que lá de cima dirige os episódios da campanha do Afeganistão, em 1847, está fazendo simplesmente uma cópia servil, revelando assim uma imaginação exausta.
Em 1847, os Ingleses – "por uma razão de estado, uma necessidade de fronteiras científicas, a segurança do império, uma barreira ao domínio russo da Ásia..." e outras coisas vagas... vão aniquilando tribos seculares, desmantelando vilas, assolando searas e vinhas: apossam-se, por fim, da santa cidade de Cabul; sacodem do serralho um velho emir apavorado; colocam lá outro de raça mais submissa, que já trazem preparado nas bagagens, com escravas e tapetes; e logo que os correspondentes dos jornais têm telegrafado a vitória, o exército, acampado à beira dos arroios e nos vergéis de Cabul, desaperta o correame e fuma o cachimbo da paz...

Assim é exactamente em 1880.
... E quando por ali aparecer, enfim, o grosso do exército inglês, à volta de Cabul, atravancado de artilharia, escoando-se espessamente por entre as gargantas das serras ... aquela massa bárbara rola-lhe em cima e aniquila-o. Foi assim em 1847, é assim em 1880. Então os restos debandados do exército refugiam-se em alguma das cidades da fronteira, que ora é Gasnat ora Candaar...

No entanto a Inglaterra goza por algum tempo a “grande vitória do Afeganistão” com a certeza de ter de recomeçar daqui a dez anos ou quinze anos; porque nem pode conquistar e anexar um vasto reino... nem pode consentir, colados à sua ilharga, uns poucos de milhões de homens fanáticos, batalhadores e hostis. A “política”, portanto, é debilitá-los periodicamente, com uma invasão arruinadora. São as fortes necessidades de um grande império. Antes possuir apenas um quintalejo, com uma vaca para o leite e dois pés de alface para as merendas de Verão...

(Cartas de inglaterra)


Na natureza, nada se perde, nada se cria e muitas vezes nada se transforma.

Luís Oliveira disse...

[Num sistema socialista o individuo não é nada, e é a isso que todas as pessoas são iguais: A NADA…

A consequência disto é que o sistema socialista pode sacrificar nas calmas um enorme número de pessoas numa guerra ou para defender um ideal. As pessoas não contam, as massas não são nada, é tudo subordinado ao magnífico e sublime ideal.]

O livro que ando a ler, Gulag, de Anne Aplebaum, é uma ilustração arrepiante desse NADA que as pessoas são num sistema socialista.

Renato Bento disse...

Já lá dizia o tipo das citações:

"A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias." - Winston Churchill

Carmo da Rosa disse...

Na natureza, nada se perde, nada se cria e muitas vezes nada se transforma. (ML)

E também nada se aprende…

É realmente tentador comparar a situação colonial do século 19 com a actualidade, mas a verdade é que a situação é completamente diferente. No dia em que Hamid Karzai, o presidente eleito do Afeganistão, tiver um governo que funcione minimamente as tropas estrangeiras fazem as malas.

A Holanda já ‘ameaçou’ que retira os seus militares em 2009, por isso é que Hamid Karzai vem cá fazer uma visita, para ver se consegue prolongar o período de permanência das tropas holandesas, que pelos vistos fazem um bom trabalho a nível de infra-estruturas…

Como se vê, não há aqui interesses coloniais nem imperiais…

RioDoiro disse...

CR:
"pelos vistos fazem um bom trabalho a nível de infra-estruturas…"

Não se preocupe. Um dia destes o Hezbollah 'calibra' essas infraestruturas. Ou instala armas e arsenais nelas à espera que os israelitas as calibrem. Neste caso, dirá depois: malandros dos israelitas. Os idiotas locais dirão: Israel usou novamente força escessiva.

.

Carmo da Rosa disse...

Eu referia-me aos Talibões!

Mas os Hezbollahs já começaram a longa marcha de domínio total do Líbano (com o apoio do Irão e da Síria), depois vão outra vez provocar Israel e Israel vai invadir novamente o sul do Líbano. Desta vez os israelitas deviam ocupar para sempre não só o Golan mas também o sul do Líbano, que é para eles aprenderem…

ml disse...

Como se vê, não há aqui interesses coloniais nem imperiais...

Talvez visse, se o Eça não fosse um homem tão perspicaz e muito calhado nestas coisas.

sacodem do serralho um velho emir apavorado; colocam lá outro de raça mais submissa, que já trazem preparado nas bagagens, com escravas e tapetes;

Carmo da Rosa disse...

sacodem do serralho um velho emir apavorado; colocam lá outro de raça mais submissa, que já trazem preparado nas bagagens, com escravas e tapetes;

Não quero acreditar que você vê no Mullah Omar um emir apavorado e em Hamid Karzai o outro, de raça mais submissa!!!