Teste

teste

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Equívocos do 'Dia da Raça'

A esquerda em geral manifestou-se indignada pela referência do PR ao dia de Portugal como o ‘Dia da Raça’. Tratou-se obviamente de um lapso de Cavaco, mas para a nossa esquerda essa coisa de achar que os PRs devem ser poupados à crítica partidária acabou a partir do momento em que o PR eleito não é de esquerda. Já se tinha visto isso aquando do discurso no Parlamento em 25 de Abril.

Há em tudo isto dois equívocos, um da esquerda, outro da direita.

O equívoco da esquerda é ter a certeza absoluta que o ‘Dia da Raça’ é uma instituição da II República, mais conhecida por Estado Novo. Enganam-se. A instituição do termo ‘Raça’ para designar as comemorações de Portugal foi estabelecida no tempo da I República. A designação original foi ‘Festa da Raça’. A ‘festa’ durava uma semana terminando em 10 de Junho. No tempo da República ‘avançada’ os termos ‘raça’ e ‘preto’ tinham verdadeiro significado racista e eram comummente usados pelos que se auto intitulavam ‘progressistas’. Depois, só a partir de 1977, já nesta III República, é que se passou a usar a designação atual. Lá se vai mais uma bandeira.

Quanto ao equívoco da direita; durante anos os políticos da direita andaram com panos quentes e mesuras sempre que um PR de esquerda dizia ou tomava posições que eram tudo menos pacíficas. Fizeram mal, e agora têm a paga merecida. Os PR são uma peça do jogo político; a conversa generalizada de que são supra-partidários foi sempre a veste que serviu para esconder a farda. À direita sempre se aceitou este jogo de perca certa. É bom que agora aprendam com a esquerda como se fazem as coisas.

4 comentários:

RioDoiro disse...

"‘Festa da Raça’"

Não é o que se está a passar com a história do futebol?

Sou suspeito, não gosto de futebol. Mas a história das bandeiras parece-me um 'toca-a-reunir - contra os canhões marchar marchar'.

Ainda há pouco me perguntaram se não me queria juntar a um grupo para ... ouvir a bola.

De fonte segura, num tribunal, já juízes 'despacharam' julgamentos para irem ver a bola.

.

Luís Oliveira disse...

[já juízes 'despacharam' julgamentos para irem ver a bola]

Eu já me despachei! Até logo!

Anónimo disse...

K.O. Bom post. Logo a I República e as suas chekas que eram um exemplo.

Freire de Andrade disse...

É pena o facto da origem da dita festa da raça vir da idolatrada I República não ser mais divulgado, pois nem toda a gente lê O Fiel Inimigo (mas devia ler). Portanto a designação Dia da Raça, que tantos engulhos provocou, está de certeza de acordo com a ética republicana, seja lá isso o que for.