Teste

teste

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Existem problemas que não são precisos criar


A minha antipatia para com malta do Kremlin já vem desde há muito e tem razões bastante profundas, sendo por isso eu suspeito para falar daquilo que se passa no Cáucaso. Mas, mesmo assim, irei pronunciar-me sobre o assunto.

A invasão da Rússia não me surpreendeu. Era algo que já era esperado desde o fim da União Soviética e do consequente surgir (novamente) da Geórgia como país independente. O que já era esperado veio a ser confirmado quando tanto a Ossétia do Sul como a Abkházia (1991 e 1992, respectivamente) declararam a sua independência à revelia da Geórgia e de toda a Comunidade Internacional.

Muitos países do Globo, com particular relevo para os de formação definitiva mais recente, nasceram por força da ocorrência de diversos acidentes (políticos, históricos, ideológicos, económicos, culturais, linguísticos, étnicos, entre outros). A existência de países como o Quirguistão, a Suazilândia, a Eritreia, a Somália, o Burundi, o Butão, o Nepal e a Finlândia são apenas uns meros indicativos no meio de tantos outros países. Aquilo que se passa na zona do Cáucaso e a sempre acesa discussão que ocorre em África por causa das questões fronteiriças, são casos flagrantes destes tais "acidentes diversos" que as populações locais, na maioria, não ditaram ou escolheram, mas que tiveram que aceitar.

A sorte sorriu a uns e não a outros. Os pobres dos Georgianos tiveram o azar de declararem a independência de um país que, na altura moribundo, descrente e exausto, se tornaria, mais tarde ou mais cedo, uma séria ameaça à sua independência. Não se pode interpretar, de uma maneira literal como muito adepto da politiquice faz, a invasão da Geórgia por parte da Rússia como um simples "restabelecer da ordem anteriormente estabelecida" porque não é só isto que está em jogo. A Rússia quer muito mais com toda esta grande jogada.

Quer, em primeiro lugar, mostrar ao Mundo que a boa e velha Rússia, poderosa a nível regional e até a nível internacional, está de volta. Militares bem apetrechados, helicópteros pelos ares, submarinos pelos mares. Pessoas a viverem na miséria em Moscovo, mas isso são apenas pormenores que não passam nas televisões internacionais (e, sobretudo, nacionais).

Quer, em segundo lugar, assustar todos os países nascidos do desmembramento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Quer tentar estabelecer, de novo, a sua área de influência que deteve durante grande parte do século XX. E não é preciso vir a público dizer, como Brejnev fez uma vez, que os países de Leste têm uma "soberania limitada", subjugada aos interesses de Moscovo. Isto porque toda a gente sabe que, na prática, é aquilo que acontece.

Estes países, obviamente amedrontados, especialmente os países do báltico (os primeiros a requerer uma reacção enérgica da UE) veêm este acto como uma verdadeira ameaça que pode ocorrer ao virar da esquina. Estes países possuem, no entanto, um trunfo na mão: a NATO. A organização é o seu mais importante meio de defesa.

Os países do Báltico quiseram a todo o custo entrar para a Organização do Tratado do Atlântico Norte por causa disto. Porque esta lhes dá defesa contra a Rússia. E a Rússia sabe que não pode permitir a entrada dos seus "bens preciosos" para a NATO, porque caso contrário nunca mais lhes deita a mão. A Ucrânia tenta fugir e não consegue. A Geórgia também.

A manobra actual da Rússia pode partir dos pressupostos invocados por Moscovo, em defesa da causa dos Osseto-Sulistas e dos Abkhazes, mas pouco tem a ver com isso. A justificação de Medvedev, enfatizando a obrigação da Rússia em defender os seus cidadãos que habitam nas duas zonas, poderia ser levada em conta. Afinal, ainda são muitos os Russos a viverem nestas paragens

Mas será assim tão má a vida dos Russos [distinguir Russos de Russófonos. Os primeiros são cidadãos da Federação Russa, sem obrigatoriedade de serem Russófonos (podem ser, por exemplo, Ossetas); os Russófonos falam Russo e são Russos "verdadeiros" e têm, na generalidade, passaporte Russo] nos territórios da Geórgia? O que os difere dos Russos Finlandeses ou Lituanos?

Podemos até ir mais longe: quantos são os países no Mundo com populações fora da sua pátria e que nunca recorreram a tais actos na suposta defesa dos seus cidadãos (para além de Israel, com as devidas diferenças)?

Mas quem acaba por ter menos culpa, no meio disto tudo, é a própria Rússia. Não sei o que terá passado pela cabeça de Saakashvili, para ordenar uma intervenção na Ossétia. Terá dado aviso aos Estados Unidos para estes aguentarem as pontas com a Rússia? Terá respeitado a opinião dos teóricos Israelitas a trabalharem na Geórgia, para que tivesse mais cuidado naquilo que iria fazer? Terá ele pensado que a Rússia reagiria desta forma? Terá tido pés e cabeça aquilo que fez?

Claro que não. Colheu tudo aquilo que semeou e viu-se, de um momento para o outro, sem ajudas, de mãos completamente atadas. Sarkozy correu a Moscovo, Bush gritou do outro lado e a situação compôs-se. Agora os Estados Unidos da América já endurecem o discurso para com a Rússia, mas, não esquecer, futuramente virá Obama (ou não), para praticar um diálogo frutuoso com todas as nações do Mundo.

Convém frisar que toda esta situação poderia ser evitada se o Pai dos Povos, de nome José Estaline, não tivesse integrado a Ossétia do Sul na Geórgia, dividindo os Ossetas, integrando uns na Geórgia (Sul) e outros na Rússia (Norte). A maioria das pessoas com cidadania Russa na Ossétia do Sul são, na verdade, Ossetas e não Russófonos.

Os Georgianos eram maioria na Abkházia em 1989. Agora são minoria.

Toda uma miscelânea de circunstâncias leva à instabilidade desta zona do Globo. Neste conflito ninguém está isento de culpas, é certo, mas existem problemas que nem são precisos criar: nascem sozinhos ou sem nenhuma das partes ter culpa disso.

15 comentários:

Anónimo disse...

"A minha antipatia para com malta do Kremlin"

Deixe estar. Ninguém simpatiza com o Kremlin..

De resto, acho que sim. A Rússia quer voltar a mandar na zona, e tem que começar por algum lado.

Carmo da Rosa disse...

Toda uma miscelânea de circunstâncias leva à instabilidade desta zona do Globo.

Caro Ricardo,

Tenho cá uma fezada que a ÚNICA circunstância que provoca instabilidade naquela zona do globo é o Kremlin que, como de costume, não é um estado de direito e, como de costume, continua a ter reflexos imperialistas - apesar de possuir um território de dimensões imperiais – e, como não era costume, mas não afecta em nada o comportamento anterior e actual, está agora em grande parte ocupado pela máfia russa.

Nomear outras circunstâncias é cair PRECISAMENTE na mesma situação de meter os pés pelas mãos para desculpar o indesculpável, o assaltante com filho, que o nosso colega Range-o-Dente tanto se esforça por denunciar no seu fait-divers Um recluso evade-se da cadeia

R disse...

«não é um estado de direito e, como de costume, continua a ter reflexos imperialistas»


Exacto....!!!!!

A Geórgia provocou e a Rússia aproveitou para sublinhar que defende a região onde os piplines financiados pela UE passam. Ainda assim assumir a integração da Ucrânia e desta região instável no seio da NATO é instabilidade e a UE não quer guerra e não tem mobilidade para tal.

O Bush coitado nem uma nem duas, precisa tanto do URSO como a UE precisa daquela torneira.

Abriguem-se, a Rússia está de volta ao palco e eu já durmo pronto para a guerra desde 1968 na Checoslováquia!

Renato Bento disse...

"Tenho cá uma fezada que a ÚNICA circunstância que provoca instabilidade naquela zona do globo é o Kremlin"

Muitas das circunstâncias dizem respeito à Rússia, aos seus governantes e à URSS e aos governantes desta, sem sombra para dúvidas. Mas, o Cáucaso, embora particularmente sensível por ser a pátria de diversos países, é já instável por si mesmo.

Existem influências turcófonas, russófonas, persas, entre outras. Existem ortodoxos, católicos, muçulmanos. Aquela malta nunca se deu bem, e sempre houveram disputas.

RioDoiro disse...

"Vicissitudes"

"a Rússia aproveitou para sublinhar que defende a região onde os piplines financiados pela UE passam."

Pois. Os Pipelines tendem a reproduzir-se, a ganhar asas e a comer ex-comunistas ao pequeno almoço.

.

Carmo da Rosa disse...

Vicissitude(s) disse...

’A Geórgia provocou e a Rússia ….’

(Não é) exacto…….!!!!!!!

A Geórgia o que quer é sossego e ver a bola. Não querem nada com os russos, aliás como a grande maioria dos ex-membros do pacto de Varsóvia, e muito menos provocá-los..

’Ainda assim assumir a integração da Ucrânia e desta região instável no seio da NATO é instabilidade e a UE não quer guerra e não tem mobilidade para tal.

Caro Vicissitude(s),

Você por favor não se importa de voltar a redigir a frase anterior para eu poder perceber o que você quer dizer?

’O Bush coitado nem uma nem duas, precisa tanto do URSO como a UE precisa daquela torneira.

O Bush precisa do Urso, mas não sei se precisa assim tanto! Você refere-se a algo em particular?
A UE precisa realmente daquela torneira (petróleo/gás) mas não se esqueça que eles, russos, também precisam de escoar o produto da torneira, senão vão ter que o beber puro, ou misturado com Vodka, como é costume desta gente.

A analogia com a Checoslováquia de 68 é muito:

Exacta…..!!!!!!

Ricardo,

’o Cáucaso, embora particularmente sensível….’

O Cáucaso, é um sistema montanhoso e só é sensível a terramotos. Os russos é que são muito sensíveis, às manias imperialistas do tempo de Catarina A Grande, e aproveitam todo e qualquer motivo para não se darem bem com os minúsculos vizinhos para lhes pôr a pata encima e alargar o império – a única coisa que os russos querem fazer, quando não estão c’os copos…

Renato Bento disse...

Carmo,

A Rússia é, sem sombra para dúvidas, a principal culpada do que se passa um pouco por todo o Cáucaso. Da Arménia ao Azerbeijão, passando pela Geórgia. Mas o que causou verdadeiramente o conflito (este) foi a actuação da Geórgia na Ossétia, pouco inteligente por sinal.

Saakashvili deveria ter o discernimento necessário para perceber que a Rússia responderia prontamente em caso de "agressão" à Ossétia.

Até porque a Rússia espera por isto há anos!

Mas decidiu-se armar em cowboy, julgando que o imperialismo Russo adormeceu completamente desde 1991. Putin não está para brincadeiras.

RioDoiro disse...

A longo prazo, o facto da Rússia ter tido oportunidade para mostrar (a quem não queria ver) o que pensa dos vizinhos, talvez seja mais vantajoso que o contrário.

Para a Europa, depois da bronca do referendo que rejeitou o Tratado de Lisboa, caiu na altura apropriada para dissipar dúvidas sobre o seu (da Europa) valor real:

http://abrupto.blogspot.com/2008/08/emergncia-de-novas-potncias-no-meio-da.html

A União Europeia não conta para nada, nem sequer para a retórica, apenas os EUA e os antigos países do Pacto de Varsóvia esboçam uma tímida resistência, mais simbólica do que efectiva, mas mesmo assim resistência.

Mas é giro ver Merkel, em bicos de pés, a tentar apanhar beatas (que estão no chão mas ela não sabe).

.

R disse...

«A Geórgia o que quer é sossego e ver a bola. Não querem nada com os russos»


Foi um "exacto" descabido e repleto de sarcasmo.


Olhe quanto à frase em cima, veja o que os "camaradas" georgianos dizem do amigalhaço saakashvilli.

A negrinha desgraçada nem sabe onde se meter, quanto à França e restantes, bem podem ladrar e assinar acordos. Até agora GORI ainda continua ocupada pelos Russos, acha que alguém lá mete o bedelho?

A América está fraca e não quer outra frente, precisa tanto da Rússia como a UE.

E a Rússia não quer "voltar" a mandar na zona, a Rússia simplesmente distribui as cartas, e é detentora da mesa.

Anónimo disse...

sabem o que vos digo?

quem vai ganhar com a instabilidade a ocidente será a China...nem nos jogos olimpicos passou ao lado as suas pretensões espaciais...é claro que aquele regime comunista não é imperialista mas ainda não tenham duvidas meus caros de que o império se vai expandir na lingua...até agora j+á se expandiu no comercio...qualquer dia vêm arroz carrolino XAUXAU nas bancas....os stocks serão renovados e terão numa pastelaria crepes..chinesas...

e fiquem sabendo que os chineses compraram mais um "oack" de fogo de artificio para festejar tb a instabilidade a ocidente...mas os EUA não se mexeram muito..no entanto foi o desejo do puDin(putin)de se voltar a guerra fria que contribuiu para que a empresa piroctécnica "Fogo de aLtifício beijing" enriquecesse com a compra do tal pack a mais....

já agora....a china está tb a criar um missil....o missil EUA e RUSSIA XAU XAU..é uma espécie de bomba nuclear...que só não vai afectar portugal...propositadamente...pois consta que nós lusitanos somos o melhor mercado chines....olhem o meu filho vai nascer com os olhos em bico, com caracois....e cor negra...pois é....

VIVA os comunistas chineses bairristas que estão a ajudar nos jogos olimpicos na parte da organização....os estudantes(não comunistas) dizem ser voluntários...os comunistas dizem que este é um dever para com a pátria...ehehe..fantástico...


ah...queiram saber tb uma coisa....em portugal inventou se a via verde e foi o primeiro país da europa com auto estradas....mas...infelizmente isso vai acabar..os chineses precisam de estradas mais desimpedidas para passarem os seus produtos..então....vão construir com o apoio de "gasolineiras Chavez" e "pensamentos Socrates e luis amado+ferreira (sem leite..já viram a idade?)enterprise" auto muralhas com via vermelha(e estrelas amarelas...)....

Carmo da Rosa disse...

Caro anónimo,

Sabe o que lhe digo?

Quando escrever não beba, chá chinês...

Anónimo disse...

caro carmo da rosa...(ou deverei dizel calmo da losa)

adoro este blog...é um sitio perfeito para se perceber de tudo....voces são bastante criticos e dão as vossas opiniões sinceras..o que me agrada....muito...

parabens pelo blog...

as minhas pretensões ao escrever esta mensagem foram simplesmente a de deixar aqui algum humor neste blog fantástico(adoro a critica humoristica)...mas se não tiver grande piada...olhe...eu calo me...beijinhos...e abraços

RioDoiro disse...

Anónimo:

"beijinhos...e abraços "

Espero que o anónimo seja uma anónima.

:-)

.

Carmo da Rosa disse...

caro anónimo,

A minha pretensão ao escrever esta mensagem Quando escrever não beba, chá chinês... era também simplesmente a de deixar aqui algum humor num coração anónimo...

Anónimo disse...

eu percebi carmo da rosa...espero é que não levem a mal o humor neste blog...obrigado..