Teste

teste

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A "sofisticação"!

"é onde são mais sofisticados e mais se orgulham da herança europeia. "

Esta frase é da comentarista ml, e o mínimo que se pode dizer é que para quem passa a vida a acusar os outros de reducionismo e maniqueísmo, esta associação, um dos mantras mais conhecidos do antiamericanismo europeu, é um notável exercício.

Nesta mente cândida, não há qualquer dúvida que a Europa é "sofisticada" e a América "estúpida".
E que tudo aquilo que a América tem de bom se deve, não aos americanos, esses pobres estúpidos, mas aos sofisticados europeus que fazem o favor de emprestar/vender a sua sofisticação aos pobres idiotas da outra margem do Atlântico.

O que é que isto tem a ver com a realidade?
Pouco, mas não interessa. O que interessa é afirmar o preconceito.

O facto de ter sido na Europa que se verificaram os maiores massacres do séc XX, não desmente a "sofisticação" europeia e a "estupidez" americana.
Porque, como é sabido, os americanos são particularmente estúpidos, e a quantidade de Prémios Nobel que ganham não chega para o disfarçar, e muito menos a quantidade e qualidade da investigação produzida em todos os domínios, nas universidades e nas empresas. Literatura, orquestras, pintura, cinema, nada disso pode pôr em causa a idiotice dos americanos porque ela é, por assim dizer, ontológica.
E está no vademecum, por isso há apenas que repeti-la, como faz a ml, com toda a candura do mundo.

E, claro, o Bush é idiota. Porquê?
Porque sim e porque muitos repetem o estribilho. E isso basta como argumento.
Não é só o Bush, claro!
De um modo geral todos os presidentes dos EUA são casus orgasmicus de uma certa faixa de "sofisticados" (atributo que se outorgam uns aos outros com alguma prodigalidade) “intelectuais” de esquerda que, por razões misteriosas, se consideram intelectualmente muito superiores aos "americanos" e , claro, aos detentores daquele insignificante cargo.
Na verdade nem surpreende que os presidentes americanos sejam "estúpidos" e pouco "sofisticados". São americanos e por isso congregam em si,muito democraticamente, os elementares defeitos dos seus ignorantes cidadãos que, justamente por serem idiotas, se esforçam ao máximo por eleger atrasados mentais, brutos e deficientes profundos.
É por isso que Truman era um mero vendedor de gravatas, Reagan não passava de um mau actor de filmes série B, Bush I basicamente era um cretino texano, Carter vendia ginguba, Clinton um sátiro que tocava saxofone e adorava blowjobs, Bush II é evidentemente um idiota satânico que se mete nos copos (apesar de ter uma sólida formação universitária em Yale e Harvard) e por aí.
Escapa o Kennedy se calhar porque era casado com uma mulher de origem francesa, o que o guindava a um nível intelectual médio, por osmose com a "sofisticação", mas não mais que isso, porque era americano e isso marca.
O McCain já é estúpido mesmo sendo apenas candidato, da Palin nem se fala, e o Obama, embora de momento seja sofisticadíssimo, até porque tem todos os atributos da "sofisticação" (só lhe falta mesmo pegar de empurrão), se for eleito deslizará inevitavelmente para o caldeirão da estupidez americana.

O que vale é que cá pela Europa nós somos sofisticados como o caraças.
E aqui mesmo no rectângulo, habitat de especímenes altamente sofisticados, o Visconde da Apúlia sucedeu ao Capitão Moura, derrotando o Joaquim de Cavez.

12 comentários:

Anónimo disse...

Ia para comentar o seu artigo, mas já vi que você fê-lo melhor que eu:

"O que é que isto [o artigo do Lidador] tem a ver com a realidade?
Pouco, mas não interessa. O que interessa é afirmar o preconceito"

LOL

Anónimo disse...

http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/2008/09/curiosidades-obmicas.html


http://www.obamacrimes.com/

Paulo Porto disse...

o'o'o'o'o'o' Lidador, calma aí!

Este Visconde só ganhou o prémio porque alguns dos 'sofisticados' que nos passam na caixa não tiveram a oportunidade de concorrer!

O que é que este Visconde da Apúlia tem que o nosso... sim, esse mesmo, não tenha mais,(ok, excluindo o QI)?
E aquela moça que também nos debita sofisticações high-level por aqui? Em que é que o Capitão Moura é mais 'justo', 'honesto', 'coerente' 'imparcial' para ter sido ele o detentor do título até agora e não ela?

Esta votação foi uma roubalheira. Acho mal.

Carmo da Rosa disse...

São uns filhos da puta.

O prémio debia ser dado à Zazie.

Anónimo disse...

caro prezado

vou fazer-lhe o favor de não ler mais do que a primeira frase, que calculo ter-lhe rebentado com os fusíveis.
Agora, se não quer continuar a fazer figuras de urso a discorrer sobre o nada, vá lá perguntar-lhes porque é que se consideram os mais sofisticados e mais próximos da herança europeia. Vai ver que lhe falam dos Founding Fathers, do berço e mais não sei o quê. São uns raios de uns antiamericanos do mais primário que há a debitar os mantras e as mantas que assombram o prezado.

Mas isto é demasiado para a sua capacidade de armazenamento. Precisa de uns upgrades valentes.

O resto, calculo que seja tão brilhante como esse bocadinho de nada e portanto considere-se respondido.


Este Visconde só ganhou o prémio porque alguns dos 'sofisticados' que nos passam na caixa não tiveram a oportunidade de concorrer!

caro Porto, eu já vos aconselhei várias vezes a não serem masoquistas. Fecham as portas aqui do sítio e transformam-no num jardim-infantil de elogios mútuos, já que os forasteiros só trazem contrariedades. Mas também vos fornecem temas para conversinhas de roda, confesse lá.
O que seria de vós se tivessem que se limitar à chapelada uns aos outros? Agora o que não podem é ter isto em sinal aberto e impedir os comentadores de vir até aqui para um bocadinho bem passado. Faz falta, a vida não é só trabalho.

Paulo Porto disse...

o'o'o'o'o'o' ml, calma aí!

Eu sou a favor a acumulação. Os comentadores podem perfeitamente acumular a participação aqui (onde são sempre bem-vindos) e a participação em concursos - roda da sorte, Confissões (aquele da Tereza), euromilhões, Capitão Moura.

Até lhe digo mais, isso é uma mais valia aqui para o FI.

E digo mais ainda, se este comentário a fizer ir a correr jogar no euromilhões e ganhar, não se esqueça da minha comissãozita, sff.

Anónimo disse...

Claro que valoriza o cantinho, caro Porto. A imaginação abandona os melhores, quanto mais...
Dá sempre jeito que alguém forneça o mote, ainda que a contrapartida seja por vezes penosa. Mas a solidão é muito pior, não é verdade?

OK, estamos combinados. Se esses concursos forem a parcerias pode sempre contar comigo para não o deixar ficar mal. Nunca ouvi falar da maioria deles, mas se não é complicado para si também não será para mim e logo me faz um rascunho com meia dúzia de tópicos.

Luís Oliveira disse...

[o Visconde da Apúlia sucedeu ao Capitão Moura, derrotando o Joaquim de Cavez.]

Já experimentaram ler os comentários da ml e do stran a trautear a música do Império Contraataca?

Anónimo disse...

É assim mesmo, oliveirinha.
Curto mas inteligente e original.

Anónimo disse...

Muito bem dito !

Congrats,

Cumps
ezequiel

Anónimo disse...

Esta gente toda debita demasiado preconceito sobre tudo e sobre todos.
Não sei onde foram buscar essa vocaçao de "julgadores" disfarçados de opinadores.
Mais parecem os novos cruzados ou os actuais talibans.

Unknown disse...

Cara ML, uam vez bem vinda, sempre bem vinda.
Algumas correcções no blogue levaram a alterar a mensagem, que ficou temporaraimente indisponivel.
Bj