Teste

teste

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Futurologia: Obama

Segue-se um exercício de futurologia para mais tarde recordar.


Obama vai ser eleito presidente dos EUA.

No plano interno, vai penalizar as empresas americanas que “deslocalizam” e penalizar importações, pelo que, pelo menos a curto prazo, o emprego crescerá e a atividade industrial também.

Em contrapartida, vai gastar mais dinheiro em ação social sobretudo no financiamento dos seguros de saúde para os mais pobres. Pela ordem natural das coisas, o preço dos cuidados de saúde vai aumentar para todos.

Vai permitir a perfuração de jazidas petrolíferas por explorar nos EUA. Tem a margem ideológica que não foi dada a Bush para o poder fazer. Com isto o preço do petróleo baixará significativamente.

Vai virar uma página no racismo nos EUA, sobretudo no racismo dos negros que deixarão de ter desculpas para auto piedades e reivindicações de cidadania de menoridade.

No plano externo, o Irão será bombardeado, inevitavelmente. E a isto não se seguirá nada de especial excepto o Irão ficar a precisar de outras duas décadas para repor as suas capacidades nucleares.

Vai impor obrigações e responsabilidade aos iraquianos ameaçando com a retirada de tropas. Mais cedo ou mais tarde acabará por poupar alguns milhões de dólares por dia.

A presença no Afeganistão vai ser reforçada e Obama vai exigir que esse esforço seja partilhado pelos que se dizem aliados da América.

Não resolverá a questão palestiniana nem a favor dos árabes nem de Israel. Para vermos esse dia chegar temos de continuar à espera que os anti-europeus da União Europeia se cansem de financiar a Autoridade Palestiniana.

O protecionismo da economia doméstica reduzirá a dívida externa americana ao mesmo tempo que provocará dissabores aos países que exportam para os EUA. Veremos os ideólogos da anti-globalização a chorar por ela. E os economistas que agora dizem que os EUA vivem à custa das importações, passarão a dizer que os EUA vivem à custa de restringir importações.

Obama e os líderes anti-americanos do mundo decepcionar-se-ão mutuamente.


Quando Obama deixar a presidência americana voltará aos tiques de esquerda com que se iniciou na vida política, à imagem de outros presidentes americanos.

Se morrer antes disso será um novo mito porque de algum modo ele inspira o sonho americano, à imagem de Kennedy.


Se a minha bola de cristal não me engana, este é o futuro.
Mas isto de bolas de cristal já não é o que era, pelo que também estou interessado em saber o que as vossas dizem.

25 comentários:

ml disse...

Se a minha bola de cristal não me engana, havemos de ir a Viana.... não...
este é o futuro.

Se a sua bola não melhorou substancialmente, bem a pode dispensar de lhe dar palpites.

Quanto ao mais, os países europeus que não fazem parte da UE - Islàndia, Noruega e Suíça - estão no grupo dos mais devenvolvidos económica e socialmente. A união política faz-lhes falta para alguma coisa? Para nada, antes pelo contrário.

Público, 27/10/2008:
Islandeses querem adesão à União Europeia e ao euro.
Cerca de 70 por cento apoia a realização de um referendo para aderir à UE.

Entre os inquiridos 72,5 por cento mostraram-se ainda favoráveis à adesão à moeda única.



Hoje uma boa bola é preciosa, é muito difícil que apareça por aqui, basta ver o optimismo radiante dos eus prognósticos.
Será desta, após a eleição do Obama, que se encontra finalmente a little flaw no até agora flawless country?

Gostei especialmente do "morrer antes". O idio... não é mais velho? Ah, sim, tem uma saúde de ferro, o que falta ao Obama, sei lá. Um bom seguro de saúde faz toda a diferença.

Unknown disse...

"Islandeses querem adesão à União Europeia e ao euro.
Cerca de 70 por cento apoia a realização de um referendo para aderir à UE.

Entre os inquiridos 72,5 por cento mostraram-se ainda favoráveis à adesão à moeda única. "

Há tempos vi um filme em que o protagonista, prestes a morrer, chamava pela mãe. POr instinto, uma vez que já não a tinha.

Ou talvez variações setentrionais da esperança num D.Sebastião que nos salve nas horas más.

Há uns anos, um estudo sobre estilos de liderança, cuja fonte não retive, concluia que em situações percebida como perigosas ou dramáticas, a esnagadora maioria das pessoas volta-se para figuras paternais e/ou autoritárias que lhe apontem a salvação.

Poderia estar a falar de Obama, claro. Ou dos islandeses..mas de facto estava a pensar na ascenção de Hitler.

Paulo Porto disse...

ML

Foi buscar esta frase muito boa:
"Quanto ao mais, os países europeus que não fazem parte da UE - Islàndia, Noruega e Suíça - estão no grupo dos mais devenvolvidos económica e socialmente. A união política faz-lhes falta para alguma coisa? Para nada, antes pelo contrário."

Quem escreveu isto acertou, e continua a acertar, em cheio. Na verdade, não precisam da UE para nada, bem pelo contrário.

Quanto aos islandeses, eles enredaram-se por conta própria no crédito mal parado e têm agora realmente duas saídas claras.

Uma é voltarem a fazer algo que sempre fizeram bem, isto é, a depender e viver à custa da economia real, voltar a ser ricos por conta da pesca. Há políticos na Islândia que apelam para isto.

Outra é meterem-se debaixo dos burocratas de bruxelas, apesar de se irem juntar a um clube que está ele próprio cheio de bancos aflitos com o crédito malparado.

É claro que se fizerem esta opção o mais certo é que lhes aconteça como aconteceu aos portugueses: tínhamos a maior ZEE da Europa e hoje, com os subsídios da eurocracia, abatemos barcos importamos peixe que os espanhóis e outros pescam nas nossas águas.

Portanto, uma opção islandesa é mesmo pôr-se debaixo do Bismark destes dias. E pode até ser que os islandeses se descubram agora com vocação de puta. Não seriam os únicos, não é, ML?

Anónimo disse...

ML,

Que blasfémia você colocou aqui. Cruzes canhoto a população de um país quer entrar para a união europeia. Certamente são estupidos.

Se ao menos ainda fosse para os USA ainda fazia sentido, mas a união europeia? Devem ser... prostitutas

RioDoiro disse...

Stran:

"Cruzes canhoto a população de um país quer entrar para a união europeia. Certamente são estupidos."

Já reparou que, regra geral, todos os países mais ricos que a EU não querem entrar e todos os mais pobres querem entrar? O Zimbabwe entrava já amanha.

Face a isto, veja lá se o que escreveu faz sentido.

.

ml disse...

Há tempos vi um filme em que o protagonista, prestes a morrer, chamava pela mãe.

Mas não é disso mesmo que estamos a falar, caro prezado? Que a UE é vista de fora como um lugar apetecível, apesar da propaganda eurófoba? E de bolas de cristal que acertam sempre ao lado?

E o que acha que devam fazer? Continuar a afundar-se ou tentar agarrar um mãozinha que os puxe para cima?


___________________________



Já reparou que, regra geral, todos os países mais ricos que a EU não querem entrar e todos os mais pobres querem entrar?

dentinho, a questão é a grande margem de erro das bolas de cristal maradas. Afinal a Islândia precisa mesmo da UE. Seja como último recurso, seja porque percebeu que um país com trezentos e tal mil cidadãos provavelmente não consegue desenvolver-se sustentadamente só com engenharia financeira que não controla, e um chapeuzito seguro dá o seu jeito para os momentos difíceis.

Está enganado, Israel também já passou uma fase em que queria aderir, não sei como vão as pretensões. Certamente trocou com o Zimbawe.

_______________________________


Caro PP

Creio ter lido por aí que é católico. Estarei enganada ou os católicos são mesmo assim?

ml disse...

Se ao menos ainda fosse para os USA ainda fazia sentido, mas a união europeia? Devem ser... prostitutas

stran, o sentimento de cerco é tramado, tudo descamba, das ideias à linguagem.

Unknown disse...

"E o que acha que devam fazer? Continuar a afundar-se ou tentar agarrar um mãozinha que os puxe para cima? "

MInha cara, a sondagem que você usou não prova que a UE está bem e é salvífica. Prova que os islandeses acreditam nisso, numa hora difícil em que necessitam de acreditar em alguma coisa.

É humano...no Animal Farm, havia uma "Montanha de Açúcar" para lá do arco-iris, que dava esperança aos que a não viam na realidade.

Não estamos a discutir se a ideia de céu é boa ou má, mas sim se o céu o é de facto.

As pessoas vão a Fátima aos milhares.
Acha que isso prova a verdade do mito?

Paulo Porto disse...

Cara ml

"Creio ter lido por aí que é católico. Estarei enganada ou os católicos são mesmo assim?"

Uns melhores, outros piores, há de tudo.

ml disse...

Estimado prezado

Não se trata apenas de caminhantes em peregrinação a Fátima, metade da coligação governamental vai à frente do rebanho.
E além disso, prezado, também não se descoseu sobre a imagem que afinal a UE tem em outros países e que os eurófobos tentam destruir. Se fosse assim tão má, nem os governantes nem as esmagadora maioria da população a via como salvífica. Mas vê.

Bendito seja o 'Animal Farm' que já justificou bem o dinheiro que deu por ele.

_________________________


Caro PP

Não vou dizer que este blogue tem azar, digo é que a ICAR não tem muita sorte.

ml disse...

estimado estimado

Já traduzidinho e tudo, não vá ter que dar o dito por não dito.

Antes (2006):

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Geir Haarde, disse na última 2ª feira que num futuro previsível o seu país não integrará a União Europeia, mostrando com isto uma divisão no governo de Reiquejavique.
O primeiro ministro Halldor Asgrimsson tinha comentado anteriormente que pensava que a Islândia viria a integrar a EU por volta de 2015, mas Haarde desmentiu.



Depois (2008):

O ministro das Pescas Einar Gudfinnsson afirmou na semana passada que os tempos estão maduros para o repensar das relações do seu país com a EU, vista como um porto relativamente seguro nesta tempestade financeira.
"Toda a gente sabe que sou contra a adesão à UE, disse, mas hoje temos que pensar esta questão a uma nova luz."


Mais alguns a quem a bola de cristal atropelou.

Uns que jamé, outros que talvez lá para 2015, um outro contra mas afinal o bom porto está ali.
Já não é mau, a assumpção dos erros. E das ilusões, sei lá.

EJSantos disse...

Aqui a malta é animada :-)

Mas já agora, gostei do texto.

Unknown disse...

Cara ml, atribuo à mera teimosia a sua contumácia na asneira.

Ou então ainda não percebeu a diferença entre o impulso de "chamar pela mãe" e a utilidade desse impulso.

Uma vez que parece ter inesperadas dificuldades no raciocínio abstracto, vou tentar um desenho.

Na cobertura televisiva dos atentados do 9/11, há uma imagem impressionante de um tipo a saltar de um andar a arder.
Perante a perspectiva de morrer queimado, o homem salta para a provável morte.
Mas só salta, porque a alternativa é a morte por incineração.
Se o andar não estivesse a arder, ele nunca saltaria.

Exactamente o que disse o tal Haarde que você cita. Porque razão alguém saltaria para o vazio, estando num confortável andar?
Contrariamente ao que afirma, não é erro não saltar, naquelas circunstancias.
Com a casa a arder, então o salto é uma esperança, ainda que mínima, de salvação.

Tal omo você não irá hoje à sopa dos pobres. Não está a cometer um erro, simplesmente não é uma boa opção nas suas circunstâncias.
Mas se as coisas lhe correrem mal, pode vir a considerar seriamente a hipotese.

O facto de o homem saltar para o vazio, não torna o salto uma coisa boa..é simplesmente a menos má que ele pode escolher naquele momento.
E o facto de você escolher a sopa dos pobres, não a torna numa coisa boa de per si..é apenas a melhor hipotese que se lhe oferece nua dada circunstância.

Espero ter sido claro.

Anónimo disse...

Mas foi muitíssimo o claro, prezado estimado, a sua lógica é imbatível. Consigo ver na perfeição o Haarde a discutir com o Asgrimsson a melhor oportunidade para um saltinho do alto do edifício.

- Ah, eu acho que nunca me atirarei, a bola desaconselha.
- Ora, prezado colega, pense lá melhor. Lá para 2015 ou assim vamos tentar o pulinho, como aqueles mongos da EU. Puxar pela adrenalina, sei lá, deixar a segurança das nossas vidinhas e viver o frisson da esperança mínima.

Enfim, prezado, tem que os compreender, os doidos do costume. Os nórdicos são assim, quanto melhor estão mais se lhes puxa o pé para o abismo.


Claro é quase sempre, escusa de ficar descansado, é um autêntico livro aberto. Já quanto ao acerto, a esperança de que possa acontecer é que é diminuta.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

"Os nórdicos são assim, quanto melhor estão mais se lhes puxa o pé para o abismo. "

Ou seja, a ml acha que neste momento se aplica à Islândia o conceito de "quanto melhores estão".

E, presume-se, é exactamente por causa do momento de extrema felicidade que atravessam, que mudaram de ideias e querem baixar à Mitra.

Há qualquer coisa no seu raciocínio que me escapa....provavelmente escapa-lhe tb a si.

Anónimo disse...

Ora, ora, prezado, deixe-se de contorcionismos, que lhe afectam as volutas cerebrais e o levam aos costumados tiros de pólvora seca.
Se ler de parágrafo a parágrafo e depois de oração a oração, torna-se mais fácil de interpretar.

Vamos lá, então.

- Ora, prezado colega, pense lá melhor. Lá para 2015 ou assim vamos tentar o pulinho, como aqueles mongos da EU. Puxar pela adrenalina, sei lá, deixar a segurança das nossas vidinhas e viver o frisson da esperança mínima.
(2006, um momento de momento de extrema felicidade, apud el lidador):

Os nórdicos são assim, quanto melhor estão mais se lhes puxa o pé para o abismo.

Conseguiu?
Em caso de necessidade, apite sempre.

Unknown disse...

"Em caso de necessidade, apite sempre."

Peço desculpa por apitar, mas, se bem entendi da sua ranchada de citações, em 2006, os islandeses não queriam nada com a UE. Só lá para 2015, assobiava o tal Haarde com quem a ml parece ser unha com carne.
Na altura parece que iam bem...corrija-me se estou enganado.

Em 2008, a braços com uma crise financeira de fazer bater as nalgas, querem já entrar na Mitra...perdão...na UE.

Percebi bem?

Ok, acompanhe-me no meu raciocícinio,porventura não tão sofisticado como o seu, mas pronto, este seu amigo é mais de copos e futebol do que de larachas pós-modernas.

Na minha lógica, os islandeses querem entrar para a UE porque a casa está a arder.
E só porque a casa está a arder é que querem entrar para a UE.

Exactamente como o gajo que salta do prédio. Ok, concedo que há uma diferença...mas é possível que o gajo que se viu obrigado a saltar do prédio tivesse como imaginário aventureiro, saltar um dia do prédio com um paraquedas ou preso a um elástico.
Uma coisa organizada, que até lhe poderia dar prazer.
Enfim, um daqueles projectos pessoais que todos temos.

Mas este salto que a Islância quer dar agora, não me parece que seja um evento lúdico.

Enfim, você já percebeu a coisa, já viu que asneirou e está apenas irritada. Só a tiro.
Paciência de chinês!

Paulo Porto disse...

"Enfim, você já percebeu a coisa, já viu que asneirou e está apenas irritada."

Não é bem assim.
É verdade que já percebeu há alguns comentários atrás.
Também é verdade que está irritada.
Mas acha que não asneirou.

É uma questão de (falta de) honestidade intelectual.
O costume com a nossa ml.

Sérgio Pinto disse...

É uma questão de (falta de) honestidade intelectual.
O costume com a nossa ml.


Uma coisa destas, vinda do senhor que andou por aí a pretender saber os pensamentos do Krugman, apesar de serem opostos aos artigos que o próprio escrevia, torna-se bastante cómica. E, se você já não tivesse sido diagnosticado há bastante tempo, seria igualmente revelador.

Paulo Porto disse...

SP, parece-me que vc está com inveja do destaque que foi dado à desonestidade da ml.

É bem verdade que a respeito de desonestidade vc está no bom caminho, mas ainda lhe faltam uns furos para chegar àquele calibre. Só não tem a inteligência dela, o que lhe dificulta um bocadito o desempenho.

Sérgio Pinto disse...

Caro PP,

Já é do conhecimento comum que interiorizou rapidamente a 'escola' do lidador, portanto não fico nada espantado quando, ao ver que se encontra encurralado, se limita a prosseguir a fuga em frente e a disparar aleatoriamente. Portanto, o seu palavreado todo sobre "desonestidades" é bom sinal.

Entretanto, pode entreter-se a ler umas coisinhas do Krugman, a procurar os sinais 'evidentes' de neoliberalismo na ascensão da China, ou ainda a ler mais umas 20 vezes o que a ml escreveu nesta caixa de comentários (quem sabe, pode ser que finalmente consiga perceber o que ela diz, supondo que em vez de desonesto está apenas a ser lerdo).

ml disse...

caro prezado

O meu único estado de alma dependente aqui dos fiéis é a alegria. Se não é um ou outro, há sempre bons números para distrair o visitante. Ou pensa que é pelo brilhantismo dos blogueiros? (cof... cof... cof...)

Ora vamos lá.

Uma pessoa está muito bem na vida, numa torre seguríssima, chão e paredes de alacatifa, a última coisa de que precisa é de se atirar do alto e estatelar-se no chão. No entanto, não só considera essa hipótese como até estabelece um prazo curto.

Ora faça lá uns raciocínios, digamos, adequados à simplicidade da questão e bote a cruzinha no item que lhe parece (não se precipite, take your time) correcto.

a) Essa pessoa é suicidária
b) Essa pessoa fartou-se do bem-bom e o bungee-jumping é uma opção de vida (pareceu-me notar em si uma simpatia por esta alínea)
c) Essa pessoa é tão idiota como o Bus...é tão idiota que dispensa os avisos da fiel bola
d) Essa pessoa sabe que vai encontrar uma alternativa interessante
e) A eurofobia corrói os lobos frontais

Não esqueça! Cruz para cima deles!

ml disse...

É uma questão de (falta de) honestidade intelectual.

Vingança pobrezinha, prezado PP?
Cof... cof... cof...

Também faz parte do catecismo reformado ou é inovação sua?

ml disse...

Já é do conhecimento comum que interiorizou rapidamente a 'escola' do lidador

E achas mal? Bate na madeira, não dês nada como garantido. Chegar ao fim do dia e relaxar com uma bela gargalhada nem nos melhores spas. Um ginzinho à mão, e voila um programa de qualidade.
Não, gin não, um eggnog.

Alguma vez esperaste encontrar os replicantes perfeitos? LOL!!!