Teste

teste

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Agenda esquerdista

Muita gente teme (e outra tanta anseia) a agenda esquerdista nos EUA, agora que a Casa Branca, o Senado e o Congresso estão em mãos democratas.
É preciso acalmar. Em 1994 aconteceu exactamente o mesmo com Clinton, mas a agressiva tentativa de avançar por esse caminho revelou-se dolorosa.
É que nos EUA, os congressistas e senadores não sofrem disciplinas partidárias, respondem perante os eleitores e muitos dos "deputados" democratas não partilham das ideias "avançadas e progressistas", pelo que algumas das "changes" radicais, morrerão certamente no Capitólio, como aconteceu nos dois primeiros anos da Administração Clinton. E o pior foi que os americanos não gostaram nada da agenda esquerdista quando ela ameaçou passar à prática, acabado por correr com as maiorias democráticas no Capitólio.
Uma coisa é a adoração por um mito, outra é a realidadezinha.

21 comentários:

Luís Oliveira disse...

Têm passado pelo 5 dias nos últimos tempos? Está uma autêntica cage aux folles!

Anónimo disse...

É claro que a agenda será a mesma, não tenho duvidas algumas.

Mas o que gostaria de destacar nestas eleições americanas é a "espontaneidade" da sua cobertura mediatica a nivel global, muito interessante.

Se eu fosse um viajane espacial, de regresso a terra, depois de algum tempo fora do planeta, diria que estavamos a eleger o presidente do planeta terra.

Mas ai alguem me explicaria o que estava a passar.

O que se está a passar?

RioDoiro disse...

Ontem, no café da esquina, 4 velhotas comentavam: "ainda bem que ganhou o Obama. A ver se agora isto melhora tudo".

.

Paulo Porto disse...

Zei:

"Se eu fosse um viajante espacial, de regresso a terra, depois de algum tempo fora do planeta, diria que estavamos a eleger o presidente do planeta terra.

Mas ai alguem me explicaria o que estava a passar."

A importância dada a esta eleição no resto do mundo é o resultado da relevância da América em relação a todos os outros países. Nada de misterioso.

E a sua opinião, qual é?


RoD

"Ontem, no café da esquina, 4 velhotas comentavam: "ainda bem que ganhou o Obama. A ver se agora isto melhora tudo"."

Isso. Hoje num dos gratuitos, o título principal é "O Mundo Mudou". Alguém com dez anos perguntou-me o que é que tinha mudado no mundo, já que não ela não se tinha apercebido de nada. Como sempre que possível não se deve mentir aas crianças, tive de responder que os jornalistas são dados a escrever coisas um bocadinho parvas, a que não se deve dar muita importância.

Anónimo disse...

"Como sempre que possível não se deve mentir aas crianças, tive de responder que os jornalistas são dados a escrever coisas um bocadinho parvas, a que não se deve dar muita importância."

Embora seja um exagero esse título, a verdade é que não deixou de ser uma data muito importante. Julgo que é a primeira vez que num país desenvolvido alguém de uma minoria conseguiu chegar ao cargo máximo desse país. E fê-lo motivando sectores da sociedade que normalmente não se mobilizam politicamente. Além disso representou o fim do mandato do idio... Bush.

Tudo coisas que se deve dar atenção.

Carmo da Rosa disse...

"Além disso representou o fim do mandato do idio... Bush."

Stran, tudo muito certo, mas a eleição de Obama não representou o fim do mandato de Bush – com ou sem Obama o mandato de Bush terminou.

RioDoiro disse...

Stran:

"Julgo que é a primeira vez que num país desenvolvido alguém de uma minoria conseguiu chegar ao cargo máximo desse país."

Atenção que a afirmação encerra algo de contraditório (escrevi 'algo', não disse que era contraditório - não vá o Stran não saber ler).

Ou estamos perante a aceitação de conflito entre etnias ou não faz sentido falar em minorias.

A frase: "E fê-lo motivando sectores da sociedade que normalmente não se mobilizam politicamente. " ajuda a sedimentar o que afirmo acima.

Para se perceber melhor, outro exemplo: "a primeira vez que um pequeno partido conquista o poder". Ou conquista apesar de premissas suspeitas ou não é pequeno.

.

Unknown disse...

"é a primeira vez que num país desenvolvido alguém de uma minoria conseguiu chegar ao cargo máximo desse país"

É o resultado de pensar que o mundo tem apenas o tamanho daquilo que o meu caro sabe.

Léon Blum (judeu) , Bruno Kreisky (judeu) , Kennedy (católico), Sócrates ( os gajos com este nome são uma minoria no país), etc,etc.

O que se devia questionar é qual a razão pela qual Angola, Africa do Sul, Zimbabwe, Moçambiquem, etc, nunca elegeram um branco e provavelmente nunca elegerão.
A Africa do Sul é (ainda) razoavelmente desennvolvida, e a sua percentagem de brancos é bastante superior à dos negros na América.
Ora explique lá.

Ah, já agora, há uma séria de "minorias" que nunca elegeram ninguém: os Antunes, os bulimicos, os gajos que gostam de cebola assada, os habitantes da minha aldeia, minoria ferozmente arredada do poder, etc,etc

Ou, já agora, porque razão 97% dos negros americanos votaram Obama.

Unknown disse...

Isto para não falar dos bolcheviques, claro, no país que parece ser o modelo de virtude aqui do cromo residente.
Creio mesmo que bolcheviques significa minoria...

Carmo da Rosa disse...

"Julgo que é a primeira vez que num país desenvolvido alguém de uma minoria conseguiu chegar ao cargo máximo desse país."

O contraditório reside no facto dos EUA serem um país formado de minorias, penso eu de que?

Mas o Stran afirmar que os EU é um país desenvolvido já não é nada mau, creio que é o máximo que o Fiel Inimigo pode conseguir em termos didácticos… Vou beber um caneco à saúde do Stran, do Obama, dos EU, do FCP e do………..FI.

RioDoiro disse...

CR:

"Mas o Stran afirmar que os EU é um país desenvolvido já não é nada mau,"

Tem toda a razão. Nem tinha dado por essa.

Imaginava eu que o Stran "sabia" que os americanos só não emigravam para o Zimbabwe porque Mugabe não deixava. Mas, a verdade é que isso já seria uma lança em África porque pressuporia que os americanos teriam conhecimento que há mundo para além do mundo que conhecem o que, pela enciclopédia strânica, é uma impossibilidade matemática. Algo que, para o comum dos mortais, é mais fatal do que a lei da gravidade.

.

Paulo Porto disse...

CdR

"Vou beber um caneco à saúde do Stran, do Obama, dos EU, do FCP e do………..FI. "

o'o'o'o'o', espere aí um bocadinho por mim que eu tb vou.

Carmo da Rosa disse...

” Luís Oliveira disse...
Têm passado pelo 5 dias nos últimos tempos? Está uma autêntica cage aux folles!”


Realment (isto deve ser pronunciado à francesa),

já lá fui lá deixar uns comentários em o saber não ocupa lugar e o triunfo da vontade. Vão lá ver que tem uma certa piada… Penso eu de que?

Anónimo disse...

"Mas o Stran afirmar que os EU é um país desenvolvido já não é nada mau..."

Também digo que é a potência mundial por enquanto (e julgo que com o Obama irá reforçar essa posição), e que existem bastantes coisas que gosto nos EU.

Anónimo disse...

"André Léon Blum (9 April 1872 – 30 March 1950), was a French politician, usually identified with the moderate left, and three times the Prime Minister of France."

"Bruno Kreisky (January 22, 1911 – July 29, 1990) served as Chancellor of Austria from 1970 to 1983. Aged 72 at the end of his chancellorship, he was the oldest acting Chancellor after the Second World War."

"Barack Hussein Obama II (pronounced /bəˈrɑːk hʊˈseɪn oʊˈbɑːmə/; born August 4, 1961) is the President-elect[1][2][3] of the United States of America and the junior United States Senator from Illinois. Obama is the first African American to be elected President of the United States."

Deve ser lixado para si quando o "Hope" e "Change" deixaram de ser retórica...

Carmo da Rosa disse...

"Também digo que é a potência mundial por enquanto (e julgo que com o Obama irá reforçar essa posição), e que existem bastantes coisas que gosto nos EU."

Stran,

Você ainda vai cumprir o seu ideal,
e vai-se transformar num redactor excepcional.
A ML certamente não vai gostar,
Ao contrário, o RoD e o Ricardo vão apoiar
O Diogo dirá; mas que grande estupor?
Mas tudo acabará em bem, com o lidador…

Anónimo disse...

senhor carmo

Sabe, sem dúvida, o que é um erro de paralaxe. Ler ao lado. Isso é muito comum nos fazedores de normas.

Anónimo disse...

Caro CdR,

Já comento aqui à bastante tempo já me devia conhecer melhor...

Só uma duvida: qual o meu ideal?

RioDoiro disse...

Stran:

"Só uma duvida: qual o meu ideal? "

Carmo da Rosa disse...

Dona ML,

O erro de paralaxe conheço muito bem, porque sou fotógrafo e ainda por cima usei durante anos uma Leica M3 (se isto lhe diz alguma coisa). Acerca dos ‘fazedores de normas’, não sei a que se refere!

Caro Stran,

Qual é a relação entre conhecê-lo melhor e o poema ligeiramente irónico que lhe dedico?

O seu ideal é tornar-se - tal qual está no poema. E coisas escritas em verso são sempre verdade, por isso o Alcorão é como é – um redactor excepcional

Anónimo disse...

"Qual é a relação entre conhecê-lo melhor e o poema ligeiramente irónico que lhe dedico?"

Foi uma resposta levemente sarcástica...