Teste

teste

domingo, 2 de novembro de 2008

BPN - A fossa

O estado nacionalizou o BPN, a Caixa Geral de Depósitos vai digerir o buraco.

Chamei aqui a atenção, que na Europa, o buraco parecia ter suplantado em muito o americano. O mais provável é que os americanos tenham conseguido vender aos (novamente) pacóvios dos europeus os créditos mal-cheirosos.

Esperemos que não se venha a descobrir que o estado e a banca tenham estado, desde que a bolha rebentou, a negociar a transferência do gás mostarda para o BPN para poderem resolver a bronca de uma só penada e sem que se tornasse demasiado notório que havia candonga generalizada.

... pode ser que me engane.

.

4 comentários:

Paulo Porto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Porto disse...

Boa questão, caro RoD. Vamos esperar para ver.

Já agora, mais duas ou três sobre o mesmo tema:

-Não foi o PM que disse que a banca nacional estava de boa saúde e que o aval aos Bancos era apenas uma formalidade para dar confiança aos próprios Bancos e aos outros agentes económicos?

-Porque é que Vitor Constâncio é outra vez o último a saber? É uma questão de distração, de incompetência, ou estilo de vida?(Uma das principais competências do BP é precisamente aferir os rácios dos Bancos)

-É verdade que o BPN gere importantes fundos da Segurança Social e que se pretende agora escamotear algum rombo mais volumoso?

RioDoiro disse...

PP:

"É uma questão de distração, de incompetência, ou estilo de vida?"

Estilo de vida. E as instituições controleiras servem, em boa medida, para proporcionar excelentes estilos de vida.

.

Anónimo disse...

Ao Lidador

Você quando quer diz umas coisas com sentido.

Compro.

Companheiro em minha opinião a tempestade está longe de amainar, os bancos europeus estão mais alavancados do que os americanos, ainda estamos longe do olho do furacão, mas ele vai chegar, vamos dar-lhe tempo e esperar, pode ser que entretanto se transforme em tempestade... cenário pouco provavel.

Ah, lembra-se de lhe ter falado da criação de um banco central mundial?

O senhor achou a idéia um disparate, mas...

Existe uma proposta curiosa dos europeus.

Bem, a proposta tem a ver com a criação de um ORGANISMO DE SUPERVISÃO BANCÁRIA INTERNACIONAL leia-se banco central mundial, que teria como objectivo a criação de uma moeda que serviria apenas para transacções comerciais entre estados, não lhe sei dar muitos detalhes porque apanhei a noticia no bloomberg já a meio.

A minha duvida não tem a ver com o facto de haver ou não um BCM,tenho a certeza de que ele será uma realidade, a minha duvida está em saber onde ficará a sede desse banco, na Reserva Federal, ou no BCE, para já penso que os amerianos levam vantagem.

Repare no que a reserva federal está a fazer, emprestou 30 bilioes de dolares ao Brasil, 30 bilioes a Coreia e outros 30 bilioes ao Mexico...

E vão emprestar a mais gente.

Companheiro, isto de juntar uma carrada de paises e faze-los falar a uma só voz não é facil, e nisto a união europeia está em desvantagem clara em relação a Fed.

Existe hoje uma guerra surda entre a união europeia e os estados unidos nesta e noutras áreas.

Mas como dizia, estou convencido que o BCM vai ser uma realidade.