Teste

teste

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Camile Paglia e Obama

Camile Paglia quase dispensa apresentações. Formada em Yale, autora de uma vasta obra, é um espírito inquieto que escreveu muito sobre o feminismo. Detesta Bush, é militante do Partido Democrata e apoiou Kennedy, Ralph Nader, Clinton e Obama, etc.
O que ela diz de Obama neste artigo é relevante. E não posso deixar de salientar que coincide, quase ipsis verbis, com as análises que eu próprio tinha aqui e aqui postado antes das eleições americanas.
Ainda bem que não fui só eu a reparar no estranho enviesamento com que a imprensa cobriu a canpanha de Obama.

2 comentários:

Anónimo disse...

Conheço algum do trabalho da Camilia Paglia há alguns anos.

Além de professora e estudiosa inovadora, atravessou os finais dos anos 60 e os anos 70 pela esquerda mas sempre do lado contra ao da nomenklatura: humana, destemida e interessante, soube dizer não às modas intelectuais nova-yorkinas.

Tendo como modelo a intelectual, escritora e confrencista Susan Sontag - que foi a percursora da "esquerda fashion" ou "esquerda caviar", ao ir para os comícios contra a guerra do Viet-Nam do seu apartamento luxuoso na 5ª Avenida/Central Park, pedindo para os pobres em festas regadas a Dom Perignon, e caminhandom para o socialismo mas apenas se o Cadillac tiver o ar condicionado ligado -, C Paglia soube trilhar o seu caminho de forma inovadora e sem o apoio dos intelectuais instalados e gordos (Gore Vidal,Truman Capote, Mary MacCarthy, e a turma francesa com BH Levy, Derrida, Foucoult, etc.).

Preferindo alinhar com os desalinhados, era apreciada por Hunter Tompson e por Tom Wolff, criticada pelas feministas e amiga dos gays com sida.

Das suas obras ressalto "Vampes e Vadias" e "Personas Sexuais", em que faz uma análise certeira e profunda da sociedade moderna, e das relações da mulher com o sexo, o poder e as artes.

Interessantissimos para quem gosta de perceber a relação do sexo com os média, sendo as suas análise sobre Madona, a cantora, e Diana de Gales, a princesa, de um arrojo ímpar, curioso e agradável.

Quanto ao que ela afirma sobre o presidente Obama, e sendo ela da esquerda moderada, apesar de não ser inédito, é preocupante.


Digo eu...

Saloio

Carmo da Rosa disse...

"Camile Paglia quase dispensa apresentações."

Quase, eu precisei da apresentação e mal possa vou 'falar' com a senhora que, não desfazendo na ML, me parece bem interessante...