Teste

teste

domingo, 28 de dezembro de 2008

Alguém Avise o Sócrates, PF

O keynesianismo é uma teoria segundo a qual o Estado pode ou deve estimular a economia através do investimento público.

Em tempos de rebentamentos de bolhas financeiras (potenciadas por políticas socializantes), os mesmo políticos socialistas reerguem velhas bandeiras de intervencionismo. Portugal vai destacar-se porque vai acumular erros antigos a erros recentes, isto é, vai ligar aumento de despesa pública ao estímulo forçado ao crédito, logo, ao mau crédito.

Abaixo está um vídeo que explica de forma simples a teoria keynesiana e porque motivo ele não funciona. Sugiro a visualização completa do vídeo, é francamente esclarecedor.






Por quase toda a OCDE, os políticos preparam-se para voltar ao tempo das sangrias e zaragatoas apesar de se saber que estes são tratamentos mais prejudiciais que benéfícos. Porquê, então, voltar aos modelos estafados? No final do vídeo está uma explicação judiciosa para o caso: "Politicians just love to spend other's people money, and keynesianism is a convenient rationale."

6 comentários:

RioDoiro disse...

Excelente.

Anónimo disse...

Ao Paulo Porto

Companheiro parece que o senhor começa a entender como funciona o sistema financeiro e tambem como ocorre a criação de moeda.
Tal como eu lhe dizia á uns tempos atrás, todo o dinheiro é criado com base numa divida, agora, como é que alguma vez poderemos resolver o problema de uma divida criando mais divida?

A resposta é simples:
Não podemos!

Agora a pergunta do apresentador no final:

"Se o keynesianismo duma prespectiva teorica não faz sentido, e tambem falha cada vez que se tenta implementar no terreno, porque é que os politicos teimam em aceita-lo?

Excelente pergunta, simples mas suficiente.

Porquê?

Responda lá.

Paulo Porto disse...

Caro Zei

"odo o dinheiro é criado com base numa divida,"

Não é assim, mas essa discordância já ficou lá atrás.


"agora, como é que alguma vez poderemos resolver o problema de uma divida criando mais divida?"

A resposta é simples:
Não podemos!"

É um pouco redutor, mas é verdade, sobretudo quando se entrou numa lógica de sustentar a economia exclusivamente no crédito


Quanto aa pergunta final do seu comenrário, parece-me que a resposta está no vídeo: "Os políticos adoram gastar o dinheiro dos outros, e o keynesianismo é uma justificação conveniente." Podemos ir de explicação em explicação, mas no final talvez tudo se resuma naquela frase.

Sérgio Pinto disse...

Parece que agora (na verdade, já desde há algum tempo) até o Martin Wolf, que o seu caro colega luisinho elege como guru, apoia intervenções estatais.
Tal como um tal de Krugman, um parvo desconhecido que se tem entretido a desmontar as parvoíces que os 'portos' deste mundo debitam. O curioso é que nenhum deles (tal como a generalidade dos académicos) não ocupam posições governamentais, pelo que não podem gastar dinheiro de ninguém. Mas enfim, a sua 'teoria' também não podia ser perfeita.

Paulo Porto disse...

SP

Tá bom, vc não consegue pensar por si. Quando conseguir, ou se alguma vez conseguir (para ser mais realista), é bem possível que dê razão ao 'deconhecido' do vídeo.

Sérgio Pinto disse...

Se você chegar, um dia, a perceber alguma coisa dos assuntos acerca dos quais debita parvoíces talvez deixe de engolir e reproduzir todas as alarvidades com que se cruza.