Teste

teste

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Salvem o planeta


George Carlin - Save the planet

Via EcoTretas.


Leitura compementar: "controlar" o clima em favor a alguns.

.

12 comentários:

Anónimo disse...

Sobre as inundações no Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina/Brasil:

"...Relatos históricos registram 9 metros de elevação do rio Itajaí-Açu na enchente de 1862, tornando terras agrícolas e cidades alagadas um cenário comum até os dias de hoje. Isto levou a população local, principalmente de Blumenau, a criar uma cultura de coexistência com as enchentes de pequena magnitude e também a conviver com o uso político das mesmas.

"Promessas de que se vai acabar com as cheias, são parte de velhos chavões políticos como prometer mais investimentos na educação, na segurança e na saúde. Também medidas governamentais de atendimento as populações atingidas e as inúmeras soluções de engenharia para o problema são discutidas desde a enchente de 1880 - a maior que se tinha registro até então, chegando o nível a 17 metros e 10 centímetros!..."

Para aplacar qualquer sentimento de compaixão com a pobre gente dessa região - além de diversão garantida pelo cenário pitoresco da política brasileira, sugiro ler o texto oferecido por Joelmir Beting, em

http://www.joelmirbeting.com.br/noticias.aspx?IDgNews=11&IdNews=31326

RioDoiro disse...

Caro Leitor,

Pois é. O bicho homem é apenas uma das variáveis na dinâmica da natureza.

Tendo cérebro, era suposto que não se pusesse a jeito, ficando no caminho da fúria dela.

As cheias, dificilmente se controlam, quanto muito atenuam-se. Mais tarde ou mais cedo, voltarão.

Quanto mais se anunciar que se controlam, mais as pessoas, acreditando em garantismos levianos, se colocam onde não devem.

.

Paulo Porto disse...

Caro RoD

Penso que acabei de assistir à mais monumental lufada de anti estupuidez de sempre.

Reconhecendo desde já a minha ignorância sobre o tema, quem é este tipo?

Anónimo disse...

Caro RoD,

Sugeri a leitura do texto acima para constatar a má aplicação dos aprendizados da História, por exemplo, o uso das cheias do rio Nilo para a prosperidade do povo egípicio, ou o uso da madeira das florestas espanholas para construção de navios.

Hoje, que prosperidade pode-se gerar usando essas áreas de cheias para morar? Ou derrubando florestas para fazer carvão?! Ou para promover políticos e/ou ganhar óscares promovendo manchetes de que, por exemplo, a calamidade de Santa Catarina deve-se ao "aquecimento global"?

Minha única certeza é a confusão mental generalizada, além da perpetuação da ignorância.

No mais, a lucidez bem-humorada de George Carlin, divulgada aqui é um alento.

Anónimo disse...

Sim, é verdade que o sector pascácio politicamente correcto contamina o discurso de salvemos a natureza com ideias que lhes são típicas. E manipuladoras.
Mas não é menos verdade que as pessoas de bem e de raciocínio lúcido podem evitar certas práticas imbecis. Ou prejudiciais.
Era o que faziam as civilizações tradicionais, as mais evoluídas verdadeiramente, como o constatou o grande J.B.Priestley (que deveria ser de novo lido por cá, como o é de novo entre os britânicos desempoeirados, não liberalóides).
Querem um exemplo de atitude inteligente e que não depende dum naturalismo primarizante? Vou dar dois, pequeninos mas muito efectivos: os antibióticos (para contrariar epidemias ou mesmo uma nefrite...) e os...guarda-chuvas (para um gajo não ficar molhado até aos ossos...). Infira-se a sequencia.
Há coisas que nós, como habitantes pensantes do planeta (nós não somos árvores ou lagos ou montanhas, como o Carlin deixa supor no seu discurso engraçado mas dependente do seu "terrorismo gascão"- falo simbolicamente), somos fautores de ajustamento ou desajustamento.
A Terra é natural, como o simpático careca de rabo de cavalo deixa entender, mas nós somos filhos da Terra - dispondo de cérebro e logo de razão (ou desrazão).
Possuímos a capacidade de não ser sacudidos como se de parasitas se tratasse - como o enterteiner expressa.
E o resto é conversa.

ARREBIMBA

Carmo da Rosa disse...

Muito bom este Carlin, e só para chatear a ML, tem mais profundidade a brincar que muitos intelectuais portugueses a sério.

Range, para a próxima não se esqueça de colocar o nome de homem a título de homenagem.

RioDoiro disse...

George Carlin - Save the planet
http://www.youtube.com/watch?v=X_Di4Hh7rK0
Mais logo responderei aos leitores.

.

ml disse...

e só para chatear a ML

Ora essa, sr. carmo, não se canse muito, sou muito selectiva nas minhas chatices. Nem tudo me serve.

Gosto muito do humor, por vezes é mesmo mais eloquente do que a Sala do Capelos, mas se me der licença agora vou ouvir este senhor. Steve Chu, sei lá.

RioDoiro disse...

Caro leitor de S. Paulo.

Desculpe, mas não consegui perceber se Nausácaa é seu nome ou um nome de local.

"Ou derrubando florestas para fazer carvão?"

Sugiro que leia estes dois artigos:

http://range-o-dente.blogspot.com/2007/08/arvorezinhas-as-coitadinhas.html

http://range-o-dente.blogspot.com/2007/09/co2-pum-pum-pum-co2-pum-pum-pum.html

A generalidade das calamidades naturais que atingem a espécie humana são da responsabilidade da dita.

O problema é que é mais fácil culpar as multinacionais, as corporações do petróleo, etc, que culpar o autarca estúpido que permite e/ou dinamiza a fixação de pessoas em locais perigosos.

Aliás, o autarca corrupto (sentido lato) é o primeiro a culpar o aquecimento global para desviar atenções.

Já agora, repare que as cúpulas bem pensantes já não copulam com o aquecimento global. Agora são "alterações climáticas". Dá para tudo.

.

ml disse...

E não é que me esqueci de colocar aqui o link do estúpido do Chu?

Cá vai.

http://www.guardian.co.uk/world/2008/dec/16/obama-oil-bush-environment-climate

Anónimo disse...

Caro RoD,

Nausícaa, filha do rei Alcínoo dos feácios, é personagem na "Odisséia" de Homero. Escolhi esse nome para ocupar a atenção de blogueiros que tanto gosto de ler, e, às vezes, ver e ouvir nos recortes do YouTube.

Aprendo muito, e sou grata a vós por isso.

Quanto às catástrofes "naturais" ocorridos nesses últimos dias, já muitas regiões de meu país, a última, largamente noticiada, no estado de Minas Gerais, deve-se à abertura de comportas de represas desaguando e afundando - com mais água - cidades inteiras! Erro, portanto, de planejamento ambiental e de engenharia, ambas de responsabilidade do poder público. Corrupto? Provavelmente. Incompetente? Com certeza.

Anónimo disse...

http://uk.youtube.com/watch?v=ztYJXnT_spM

Vejam este vídeo e... tomem, embrulhem, e levem para casa!