Teste

teste

sexta-feira, 3 de abril de 2009

A sério que a paciência se está a esgotar


Acabei de saber que João Miguel Tavares foi alvo de uma queixa-crime por parte de José Sócrates. O texto começa assim:

«Ver José Sócrates apelar à moral na política é tão convincente quanto a defesa da monogamia por parte de Cicciolina. A intervenção do secretário-geral do PS na abertura do congresso do passado fim-de-semana, onde se auto-investiu de grande paladino da "decência na nossa vida democrática", ultrapassa todos os limites da cara de pau. A sua licenciatura manhosa, os projectos duvidosos de engenharia na Guarda, o caso Freeport, o apartamento de luxo comprado a metade do preço e o também cada vez mais estranho caso Cova da Beira não fazem necessariamente do primeiro-ministro um homem culpado aos olhos da justiça. Mas convidam a um mínimo de decoro e recato em matérias de moral.»

O que me consola é que tenho quase a certeza que o João Miguel Tavares vai aproveitar muito bem este caso, dado o seu peso mediático. Uma pessoa é processada por emitir a sua opinião nestes termos, como quem dá "uma bofetada na altura certa" e ninguém se indigna? A Fernanda Câncio não rompe o namoro? A liberdade de expressão já não vale nada?

Esta complacência face às figuras de esquerda já passou todos os limites da sanidade mental. Se ninguém mandar o Sócrates para o car@£§0 nas próximas 24 horas, eu avanço.

23 comentários:

Infidel disse...

A um 'camarada' russo, a paciência já esgotou:

http://www.themoscowtimes.com/article/1010/42/375879.htm

"A towering bronze statue of Vladimir Lenin was badly damaged Wednesday when a bomb exploded near the St. Petersburg train station where he gave a speech upon returning from exile in April 1917, months before the Bolshevik Revolution.
...
"

Notar bem onde a dinamite foi colocada...

o holandês voador disse...

Comentário:
O Sócrates de esquerda? O Sócrates não é de esquerda nem de direita: é um aldrabão. Ponto. Isto não tem nada a ver com ideologia, mas com carácter. Há bons e maus políticos em todas as formações partidárias e este é, simplesmente, mau. Diria mesmo mais: é péssimo.

NC disse...

Caro holandês voador,

agora imagine que outro "mau político", tipo Santana Lopes, fazia o mesmo. Acredita que a apatia mediática ocorreria?

A única coisa que distingue politicamente Sócrates de Santana é a barricada em que situam. Ao menos nisso tem de concordar comigo.

Anónimo disse...

Isto é que é uma mania hein?
O gajo é aldrabão logo não é de esquerda (acrescente-se o de direitta para fazer o jeitinho).
Claro que o Socrates não é de esquerda homem. Nem Marx quanto mais Lenine , Stalin e caseiramente Alvaro Cunhal o foram, quanto mais o Sócrates.
De esquerda é aquele gajo que não existe.Impoluto.

o holandês voador disse...

Ao anónimo das 21.10h:
Não fui eu que classifiquei o Sócrates de esquerda. Foi o Tarzan no seu "post". O que eu escrevi é que antes de ser de "esquerda" ou de "direita", um político já tem (ou não) um determinado carácter. É a formação pessoal que determina a escolha política e não o contrário. Está tudo no Wilhem Reich e já foi escrito em 1933 (a estrutura caracterial do fascismo). Leia, que só faz bem...

RioDoiro disse...

olandês Voador:

"O que eu escrevi é que antes de ser de "esquerda" ou de "direita", um político já tem (ou não) um determinado carácter."

Isso é apenas uma técnica de fuga.

De outra forma poderia ter escrito:

Paralelamente a ser ser de "esquerda" ou de "direita", um político é (ou não) um aldrabão.

.

RioDoiro disse...

Queria ter escrito Holandês.

o holandês voador disse...

Range o Dente:

Eu não tenho de fugir de nada. O histórico dos últimos trinta anos dá-me razão. Independentemente das formações partidárias que governaram Portugal, duas há que governaram mais tempo: o PS e o PSD. Para lhe facilitar a vida podemos definir que uma é de esquerda e outra é de direita. Nota alguma diferença estrutural?
Ora isso não se deve apenas à (suposta) ideologia por detrás dos modelos, mas pelos políticos que ocuparam os sucessivos governos e nos conduziram ao pântano em que nos encontramos.
Temos os piores índices de desenvolvimento europeus em áreas como a saúde, a educação ou a justiça, um analfabetismo funcional assustador (1 em cada 2 portugueses não entendem o que lêem), 9% de analfabetos estruturais (1 milhão de pessoas!), o maior abandono escolar da Europa (40%), 75% dos nossos empresários não tem mais do que o 9º ano de escolaridade, dois milhões de portugueses a viver abaixo dos níveis de pobreza, 350.000 a viver do Banco Alimentar e, agora, meio-milhão de desempregados (ainda que aqui haja uma componente internacional não negligenciável). Acha pouco? Eu acho dramático. Agora faça as contas: dos últimos 35 anos (a fase da democracia) 33 anos (desde que há governos eleitos) foram governados em alternância ou em coligação pelo PS, o PSD e o CDS.
Nunca a corrupção foi tão grande e o clientelismo tão larvar. Estão aí os casos nos tribunais e na imprensa para o provar. Bom, se isto se deve à esquerda ou à direita, eu vou ali já venho.
Não, isto deve-se ao "chico-espertismo" nacional e à falta de ética grassante na sociedade, que penaliza os menos informados (a ignorância é, juntamente com a pobreza, uma das razões do nosso atraso) a a ver com as clientelas inerentes ao catolicismo e à hipocrisia que são maiores no Sul da Europa.
O Sócrates, para voltar ao alvo do "post", é apenas mais um elo nesta cadeia predadora e decadente das elites políticas que nos governam. Ora, antes da ideologia há a formação da personalidade e do carácter e só depois vem a ideologia...Ou não será assim?
Não é pois de admirar que um fulano como o Sócrates seja a personificação desta geração de políticos de plástico sem qualquer ideologia ou formação, para além do "marketing" e do "powerpoint". O pior é que nas sondagens os portugueses continuam a dar-lhe a vitória nas eleições. E, se os portugueses votam neles, depois não se queixem...

RioDoiro disse...

Holandês Voador:

"Para lhe facilitar a vida podemos definir que uma é de esquerda e outra é de direita. Nota alguma diferença estrutural?"

Não meu caro. O discurso do PSD é ligeiramente mais à direita, o conteúdo é, como no caso do PS, substancialmente de esquerda.

A esquerda caracteriza-se globalmente pela falta de ética, o que explica o seu restante discurso.

.

RioDoiro disse...

Caro Holandês,

Esta, aplica-se na perfeição.

http://blasfemias.net/2009/04/03/nunca-se-deve-dar-poder-a-um-tipo-porreiro/

Suponho que considere Sócrates de direita. Mas está a par da corrupção que vai pelas autarquaias do PC?

Claro que a do PC é porreira, As outras, não.

.

o holandês voador disse...

Range o Dente

Também li esta crónica da Helena Matos que acho óptima (a crónica, não a HM...).
Sobre as autarquias do PC, não sei se são mais ou menos corruptas do que as outras. Penso, aliás, que se o PC (ou o BE) um dia chegassem ao poder reproduziriam os mesmos vícios dos actuais governantes. Mas isso é o que eu estou a dizer desde o princípio. Não tem (só) a ver com a ideologia, tem a ver com o "substracto". E o substracto é mau.
Sei do que falo, pois vivi trinta anos na Holanda, onde, independentemente, das coligações serem de esquerda ou de direita (ou mistas, como é o caso actual) o nível de corrupção é muito menor do que em Portugal. Ética, meu caro, ética. É isso que falta aos portugueses.

adolfo disse...

O Socras é marrano.
O homem é das Beiras...

o holandês voador disse...

Correcção ao Adolfo:
O Sócrates, que não consta ser marrano, é de Trás-os-Montes e não das Beiras...

Anónimo disse...

Afinal o holandes nao estava a falar de caracter mas tão só de esquerdismos ou direitismos.
Já agora que aconselha ler atrevo-me a pedir-lhe que interprete correctamente e aplique o mesmo á estrutura do comunismo e verá como a sua fuga termilogica se afunda.

o holandês voador disse...

Se o anónimo das 21.57 tivesse lido o Wilhem Reich, teria percebido que o meu exemplo se aplicava ao comunismo. Aliás, a crítica do psicanalista de Viena surge nos anos trinta quando os totalitarismos de esquerda e de direita surgem na Europa. Reich usa, e.o., os exemplos de Estaline e de Hitler para exemplificar a sua teoria. São pessoas com determinada estrutura caracterial (autoritárias, etc.) que escolhem as ideologias autoritárias e não o contrário. Por alguma razão, o Reich seria expulso do Partido Comunista austriaco e da Associação de psicanalistas de Viena. Mas, isto está tudo traduzido em francês, língua que presumo consegue ler bem...

Anónimo disse...

Como se pode ler na Constituição da República Portuguesa no «Artigo 47.º Liberdade de escolha de profissão e acesso à função pública) (…/…) 2. Todos os cidadãos têm o direito de acesso à função pública, em condições de igualdade e liberdade, em regra por via de concurso.»
Mostrem-me uma Câmara comunista que tenha respeitado este Direito constitucional dos Cidadãos, para eu confirmar que o PCP não defende a cunha e o compadrio.
É curioso assinalar que o PCP - nem nenhum outro partido que me conste - tomou a iniciativa de exigir que a redacção do artigo passasse a ser: «2. Todos os cidadãos têm o direito de acesso à função pública, em condições de igualdade e liberdade, a qual se fará exclusivamente por concurso público.»
Andam todos ao mesmo. Ideologias? Isso é para os gajos dos blogs… o que eles querem mesmo é viver bem, nem que seja a gamar, sem fazer ponta de um corno…

RioDoiro disse...

"Mostrem-me uma Câmara comunista que tenha respeitado este Direito constitucional dos Cidadãos"

Eu duvido que os kamaradas não se tenham lembrado, aqui e ali, esporadicamente, de abrir um concursozito para lhes permitir projectar "casos exemplares" em superior ética universal. O resto é conhecido. Bem torturada, a "estatística" diz o que se quiser.

Conheço alguns canais por onde se movimentam artistas em "arte". Circuitos bem murados.

.

o holandês voador disse...

O "compadrio" - uma forma larvar de clientelismo - é transversal a todos os partidos (da esquerda à direita) e endémico na sociedade portuguesa.
Se bem que exista em todas as sociedades, é mais acentuado naquelas onde os laços familiares são mais tradicionais e onde a religião tem um maior poder na sociedade.
O mesmo, relativamente à corrupção que, apesar de existir em todos os países, é maior em países menos desenvolvidos (ex: Sul da Europa), onde a responsabilidade individual e o mérito não são tão considerados como nas sociedades (protestantes) do Norte da Europa. Está provado e existem índices publicados que o confirmam.
Daí a falta de transparência nos concursos públicos, onde as nomeações políticas substituem as competências profissionais. A competência é menos valorizada do que a fidelidade (ao partido). Se for canina, tanto melhor.
Era preferível criar um sistema (como nos EUA), onde determinadas funções do estado são inerentes ao período da legislatura. No fim desta, os nomeados sabem que terão de sair. Uma questão de transparência, afinal.

RioDoiro disse...

Holandês Voador:

"é mais acentuado naquelas onde os laços familiares são mais tradicionais e onde a religião tem um maior poder na sociedade."

E nos grupos políticos onde a "consciência de classe" justifica o injustificável. Uma forma "alternativa" de laços, ou a religião de um mundo que pertence aos perfeitos, aqueles que só têm ideias acima de qualquer suspeita.

"O mesmo, relativamente à corrupção que, apesar de existir em todos os países, é maior em países menos desenvolvidos (ex: Sul da Europa), onde a responsabilidade individual e o mérito não são tão considerados como nas sociedades (protestantes) do Norte da Europa."

Não esquecer as forças políticas onde a responsabilidade individual só pode ser resultante de atentado ao bem comum.

.

Carmo da Rosa disse...

@ holandês voador: O "compadrio" - uma forma larvar de clientelismo - é transversal a todos os partidos (da esquerda à direita) e endémico na sociedade portuguesa.Só realcei esta passagem para não ocupar muito espaço, mas estou absolutamente de acordo com a totalidade do comentário – e dos anteriores também...

E também é verdade que em relação à corrupção ”Está provado e existem índices publicados que o confirmam.”Como diz o holandês voador, e muito bem, é ”Uma questão de transparência, afinal.”. Eu diria que é uma questão de Transparency (International)...

Sobre este assunto, afirmou outro socialista (António Barreto) a 6 de Janeiro de 2008 no diário O Público o seguinte:

Não sei se Sócrates é fascista. Não me parece, mas, sinceramente, não sei.

Anónimo disse...

Em termos puramente intelectuais atribuir uma característica política ao Sócrates - mesmo que seja considerá-lo fascista - é um elogio. O homem é pura e simplesmente um pilha-galinhas rasca, vigarista, e com um QI, que sem ser de galináceo, já é insuficiente para assimilar porque razão a raiz quadrada de 2 é um número irracional. É pouco, muito poucochinho, para se ser Primeiro-Ministro; mas, em abono da verdade, isso é uma consequência de quem tem menos qualidades do que ele e contribuiu, com o seu voto, para o por onde está…

Carmo da Rosa disse...

Caro anónimo das 11:05 de ontem,

Em termos puramente intelectuais tudo é possível, mesmo considerar fascismo um elogio, mas a afirmação dita publicamente por um intelectual socialista, membro (ou ex!) proeminente do mesmo partido do primeiro-ministro, tem outro sabor...

De qualquer maneira, a culpa, como você diz e muito bem, é de quem votou: temos aquilo que merecemos! Mas eu pergunto, será que há neste momento uma alternativa aceitável a este primeiro-ministro?

Anónimo disse...

Caro Carmo da Rosa,
Na acepção em que uma ideologia é um sistema de ideias. O que é diferente da apreciação de um sistema de ideias. Posto de outra forma: uma coisa é apreciação da obra filosófica de Heidegger enquanto construção intelectual, outra coisa é a nossa concordância com o que dela possa decorrer - em última análise a filiação num partido nazi.
Seja como for, uma coisa é certa: do putativo engenheiro a única tirada intelectual que gostava que lhe fosse atribuída (mesmo sendo parcialmente uma citação) era « «drop your cocks and grab your socks» boys!» no dia das próximas eleições legislativas. Lamentavelmente a única que, garantidamente, já lhe saiu da boca muitas vezes é: «Mas onde é que está o papel para limpar esta merda toda?!?...».
;-)