Teste

teste

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Diamantes de sangue

Ouvi hoje na TSF que o governo de Angola, em luta contra os “diamantes de sangue”, tinha “libertado” vastas áreas de Angola do garimpo de diamantes.

“Diamantes de sangue” é o nome dado ao conjunto de operações que resulta da compra de armamento com verbas provenientes da venda de diamantes.

As grandes organizações que se dedicam à lapidação e venda de diamantes vêm-se recorrentemente acusadas de comprarem diamantes, para lapidação e comercialização, a organizações que usam os proventos do garimpo e venda para financiar guerras ou guerrilha.

Em Angola, ninguém tem hipótese de garimpar sem estar de alguma forma ‘enquadrado’ em organizações-gang habitualmente controladas pelos comandos militares ou policiais das respectivas zonas. Quando alguém o faz, em dupla clandestinidade, será muito rápida e sumariamente abatido pelas autoridades-capanga de controlam o processo de garimpo.

… de maneira que este tipo de notícia que segundo a TSF abrangia 30.000 garimpeiros, a ser verdade, esconderá, muito provavelmente, uma outra qualquer dura realidade. Execuções massivas de garimpeiros que escapavam aos gangs ‘oficiais’? Reorganização do garimpo resultante de lutas inter-gang?

Tudo pode ter acontecido. O que é difícil de engolir é que haja alguma espécie de preocupação das autoridades angolanas com coisas floribélicas como “diamantes de sangue”.

Sem comentários: