Teste

teste

terça-feira, 17 de novembro de 2009

OS BEATLES DEITARAM O MURO ABAIXO!


How The Beatles Rocked
the Kremlin é um fantástico documentário (em 6 partes no YouTube) da BBC de Leslie Woodhead, em que os ‘jovens’ russos da minha geração demonstram que não foi Gorbachov nem Reagan quem deitou a cortina de ferro abaixo, foram os Beatles….


Um russo: “o primeiro buraco na cortina de ferro - as canções dos Beatles”.

Outro russo: “as canções dos Beatles foram sempre vistas pelas autoridades soviéticas como muito perigosas (very dangerous, bourgeois!), algo que pode minar o sistema”.

Liliana Pelyushonok, mãe de um fanático dos Beatles que mais tarde se tornou na estrela do rock russo Yury Pelyushonok lembra-se como era em casa dela nos anos sessenta:

Sempre BEATLES, BEATLES, BEATLES, ARRE…






Artemy Troitsky (Russian rock commentator) na parte 2:

“Being a radical young man I just hated al this (Russian music) because is totally square. Totally uncool. All the singers had wrong haircuts, they were dressed like office clerks and they sing like Brejnev at the Communist Party Congress.
Soviet culture has been totally unsexy, very rigid, to limited, there was nothing bright and free and fun…”

Como os Beatles eram terrivelmente proibídos nas União Soviética, as canções dos Beatles eram gravadas ilegalmente (através da Rádio Luxemburgo) em radiografias (!) aproveitadas na lixeira dos hospitais… Desta forma os jovens russos podiam ouvir (por 3 rublos) “I feel fine” gravado numa radiografia dos pulmões do tio Sergei…

Outro comentário:

In the Soviet Union not only the boys imitate Beatle haircut, also girls…

Em Portugal os Beatles não eram proibidos mas tão pouco muito encorajados pelo regime de Salazar. Tínhamos que ouvir a terrivelmente ‘uncool’ música portuguesa da altura: António Calvário, João Maria Tudela, Segundo Galarza. Bem, a Madalena Inglésias não se pode dizer que fosse ‘unsexy’, porque não era… Depois ouvia-se às escondidas o Zeca Afonso, o Godinho e o Luís Cília – que desgraça, mas estes, além de moralistas também não eram lá muito sexy e cool… E o pior é que, tal como eu, nem se apercebiam que os Beatles eram proibidos na USSR.

P.S. Peço imensa desculpa por não ter legendado o documentário, mas de vez em quando tenho realmente que fazer alguma coisa para comprar sapatos. Quem não perceber inglês - aliás os russos falam um inglês bastante acessível - pode sempre ouvir The Fab Four (os Beatles).

8 comentários:

Jose Simoes disse...

“as canções dos Beatles foram sempre vistas pelas autoridades soviéticas como muito perigosas"

SOVIÉTICAS? Se bem me lembro não havia autoridade que não dissesse isso.

Mas claro quem derrubou o muro foram os pink floyd ou o Walters se quiserem. Ao vivo. Em Berlim.

José Simões

Carmo da Rosa disse...

@ Jose Simoes: «…Se bem me lembro não havia autoridade que não dissesse isso..»

Pois é, mas umas diziam e outras faziam mais alguma coisa, como aliás é explicado e demonstrado no excelente documentário, e entre o dizer e o fazer cabe todo um universo meu caro Jose Simoes…

@ Jose Simoes: «…quem derrubou o muro foram os pink floyd ou o Walters se quiserem. Ao vivo. Em Berlim.»

Who the fuck is Walters?

O muro dos Pink Floyd que eu saiba é um muro Freudiano. E como eu disse há pouco, o Freud era um médico-psiquiátra com consultório aberto em Viena e que tinha por hábito dizer aos seus pacientes que não se preocupassem muito com as taras sexuais que os afligiam, porque afinal a culpa era do Édipo. Um Grego qualquer que já morreu há um quilhão de anos. Se não me engano os seus seguidores deturparam esta ideia inicial de Freud (culpar o Grego) e começaram a dar as culpas à sociedade, e mais tarde mesmo ao capitalismo, aos judeus e aos americanos! E os Pink Floyd sofrem do mesmo mal… de onanismo.

EJSantos disse...

Is Freud a fraud?

Carmo da Rosa disse...

@ ejsantos: «Is Freud a fraud?»

Não faço a mínima ideia, mas também não isso o tema do post...

Carmo da Rosa disse...

correcção:

"mas também não é isso o tema do post"

Eurico Moura disse...

Dentro do tópico?
http://www.youtube.com/watch?v=7032cVvCkug&feature=player_embedded

Carmo da Rosa disse...

Eurico Moura, perfeitamente "dentro do tópico", mas olhe que esta canção, como não podia deixar de ser, aparece amiúde no documentário...

Eurico Moura disse...

Isso mesmo. Por isso achei por bem apontá-la na íntegra. Bela paródia!