Teste

teste

sábado, 20 de março de 2010

Marx e a Vanessa


Como é sabido, o marxismo conjura um enredo linear em que, no fim da história, a classe operária derrota a burguesia e instala a sociedade sem classes. O argumento não é original. Noutras escatologias do mesmo tipo, S. Jorge mata o Dragão, o Messias julgará os vivos e os mortos, o Mhadi aterrará em Teerão, etc, etc.

Tudo se joga num final cataclísmico que acabará com o mal e trará a felicidade eterna.

No capítulo 32 de Das Kapital, Marx prevê também um gigantesco ajuste de contas com o capitalismo, muito parecido com o juizo final do cristianismo e, no Anel dos Nibelungos, de Wagner, com a morte de Brunilde e Siegfried, e o cataclismo da Valhalla.

Acontecimentos redentores que libertarão por fim os bons de mefistofélicos pactos faustianos com o dinheiro, em Marx e Jesus (“a busca do dinheiro é a raiz de todo os males” -Timóteo, 6:10 ) e o ouro, no Anel dos Nibelungos.

Mesmo aqueles que não leram Marx, por vezes imaginam também um mundo onde omniscientes e angélicos planeadores abolem a miséria, deixando intactas a liberdade e o individualismo.

Esta necessidade de acreditar, parece pois ser universal. Se não é na Virgem, é no Professor Chibanga, no Engenheiro Sócrates, no Santo Obama, no Dr Salazar, no Tio Adolfo, no Karl Marx, etc, etc.

Quanto a este último, o busílis da questão é que a classe operária nunca esteve à altura da sua missão histórica, os "operários avançados" de que falava Trostky, baldaram-se à chamada, e o bom do Lenine, coçando a cabeça e perguntando "Que Fazer?", chegou à conclusão de que havia que organizar uma vanguarda activa que representasse e espicaçasse estes malandros.

Devo dizer-vos que compreendo perfeitamente o Senhor Vladimir.

Ainda ontem estive a beber uma imperial e a comer uns tremoços ali no bar com um amigo da classe operária e o tipo, além de nunca ter ouvido falar na ditadura do proletariado, nem na sua missão histórica apresentou-me os seguintes projectos revolucionários:

-Arranjar bilhetes para o Benfica-Liverpool
-Conseguir endrominar a Vanessa que, por acaso, é bem jeitosa.
-Trocar os pneus ao carro. ( os da frente estão completamente carecas)
-Beber mais uma imperial. ( e já íamos na 3ª)
-Apanhar uma carraspana das antigas na despedida de solteiro do Quim.

Ora com gente desta, gente com uma desavergonhada tendência para a burguesice e para a rebaixolice, gente que prefere aconchegar o fofo à Vanessa em vez de lutar firmemente contra as mais valias e o Grande Capital, não há Revolução que avance.


5 comentários:

Anónimo disse...

Ao menos na lista não estava combater o aquecimento global e os USA/Israel, ao contrário da lista da pequena burguesia.

Bob

Diogo disse...

Talvez a coisa esteja mais próxima do que parece, sem necessidade de Marxs, Lenines ou Trotskys...

Nausícaa, São Paulo, Brasil disse...

Pois, sim, o-Lidador, para vós: "Never more, Miranda, never more."

http://www.youtube.com/watch?v=OqDrsFsxbXY&NR=1

VFS disse...

Eu diria que o marxismo é a história do fim ... e apoio que se estabeleça uma estratégia para endróminar a Vanessa. Isto apenas se a mesma for mesmo boa!

Carmo da Rosa disse...

Concluindo, a Vanessa e cerveja é a tão cantada mais-valia que segundo os marxistas a burguesia se apodera...