Teste

teste

sábado, 13 de março de 2010

UM FASCISTA NO PARLAMENTO EUROPEU....



Daniel van der Stoep, membro do Parlamento Europeu pelo PVV (partido de Wilders), foi finalmente acusado de ‘fascista’ no Parlamento Europeu. (Artigo traduzido do blogue holandês Dagelijkse Standaard.)

Fez alguma declaração absurda sobre imigração? Disse alguma coisa tosca sobre mesquitas? Apresentou alguma lei que limite drasticamente os direitos civis dos muçulmanos? Tinha alguma solução original para resolver o problema dos ayatollahs iranianos?

Nada disso: apenas colocou o dedo na mais dolorosa ferida do Parlamento Europeu. Não, não é a falta de democracia. A mais dolorosa ferida são os rendimentos deste clube, in casu os de José Manuel Durão Barroso, o Presidente da Comissão Europeia.

Soube-se há umas semanas atrás que a Comissão Europeia declarou no ano passado 4 milhões de euros em viagens, jantares e outros custos. Durão Barroso estava no topo da fasquia com 730 mil euros de despesas declaradas. A holandesa Neelie Kroes declarou uns modestos 55 mil euros.

Parece-nos tratar-se de um ponto de vista perfeitamente legítimo! Na Inglaterra e na Holanda é mais do que evidente que é possível exigir que os recibos de declarações de despesas de membros do governo sejam tornados públicos. Mas não é assim no Parlamento Europeu. Se Durão Barroso realmente gastou 2000 euros por dia em viagens, ou se constituiu uma enorme colecção de óculos de sol Ray-Ban nunca saberemos…

O parlamentário do SPD e presidente da facção socialista no parlamento, Martin Schulz, acha que transparência neste domínio é indesejável e no meio do discurso de Durão Barroso desatou aos berros na direcção do parlamentário do PVV, acusando-o de ‘fascista’! Mais tarde, numa entrevista para a TV-holandesa, nega que o insulto foi dirigido ao parlamentário holandês mas sim ao inglês Nigel Farage (UKIP). Quando o jornalista o confrontou com o facto de Nigel Farage recentemente ter sido multado por ter comparado Van Rompuy com um esfregão, Schulz nega agora ter utilizado a palavra fascista e, furioso, vira as costas e vai-se embora.

(Tradução da intervenção do parlamentário Daniel van der Stoep que podem ver aqui em video do YouTube.)

Daniel van der Stoep: Obrigado Sr. Presidente.

Sr. Barroso, abertura e transparência são a condição básica de toda e qualquer democracia que se auto-estima. Se as despesas de dirigentes não podem ser controladas pelos cidadãos cria-se uma situação de ganância e enriquecimento próprio, como vimos o ano passado em Inglaterra.

Sr. Presidente, foi dado a conhecer na imprensa holandesa que no ano de 2009 o Sr. Barroso declarou despesas no valor de 730 mil euros. Isto não é apenas uma quantia ridícula, de tão exagerada, mas é também uma realização notável: quem é que consegue declarar 2 mil euros por dia, uma prestação de se lhe tirar o chapéu Sr. Barroso.

Sr. Presidente, agora a sério, o controlo democrático destas declarações de despesas é lamentável: o carimbo de aprovação é dado por peritos de contas internos e pessoas escolhidas previamente. Sr. Presidente, insisto que esta comissão, e o Sr. Barroso em particular, abandonem esta prática de encobrimento e que estas declarações sejam tornadas públicas e colocadas na Internet de forma que qualquer cidadão europeu esteja ao corrente destas despesas.

Fico à espera de uma reacção.


Reacção de Durão Barroso: (Em inglês perfeitamente compreensível para quem não andou a agredir os professores com cadeiras e mochilas durante as aulas)

Daniel van der Stoep: Obrigado, segundo o Sr. Barroso o Parlamento pode verificar as declarações de despesas, mas isto é naturalmente um disparate, aqui tudo se passa atrás de portas fechadas e é tudo encoberto. Se o Sr. Barroso realmente quer justificar as suas despesas pode torná-las públicas, se não quer, pode simplesmente admitir este facto. Sr. Barroso, se o senhor cumpre todas as regras não vejo razão nenhuma para não colocar os recibos na Internet ou então o senhor tem medo da reacção dos cidadãos – mostre os recibos publicamente.

Neste momento o parlamentário alemão do SPD, Martin Schulz, interrompe o discurso de Durão Barroso para acusar Daniel van der Stoep de ‘fascista’!!!

Sem comentários: