Teste

teste

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Discernimento de orangotango

Reza um anónimo em comentário a este post:
As agencias de rating são o futuro da governação do planeta.

As agências de rating a quem prestam contas? fazem girar os mercados a seu prazer, ameaçam os governos valendo-se de um sistema financeiro obscuro e internacionalmente desregulado que no passado bem mais remoto foi negro e no mais recente foi salvo pelos governos , mais do que isso o que espanta é que um pais auditado e com contas e contabilidade apresentadas publicamente se tornem reféns de conjuntos de agências de rating, com agendas pouco claras e mais, directamente ligadas à crise actual que nunca previram, só quando estourou. Isto sim é que é astrologia. Não previram o queda do lehman brothers, aig, dubai, etc. Este capitalismo financeiro que ganha com isto da especulaçao e pouco produz focando-se aqui ou ali como abutres ( e alertando alarmando os investidores isto sim deve dar que pensar ) é que dita, estamos no bom caminho qualquer que seja o governo. Os que se rebolam com o rating e com a subida dos juros da dívida portuguesa, são uns imbecis. Muitos dos défices públicos não causaram a crise, os problemas agravaram-se substancialmente e resultam dos estados terem pago o descalabro financeiro tapando buracos e ajudando, assumindo o desastre provocado por outros. Mas ja ”juntou” ps e psd para pensar no assunto , Mas de resto não se aprendeu nada. A imagem dessas agências ficou seriamente comprometida por não terem percebido a crise iminente, por terem incentivado os seus cliente a investirem de forma arriscada e terem subestimado o potencial de países em desenvolvimento.

O director-geral do fundo Monetário Internacional (FMI), afirmou que "não se devia acreditar demais" no que dizem as agências de notação financeira 'rating'.
As declarações ocorrem quando Grécia, Portugal e Espanha acabaram de ver revistas em baixa as notas atribuídas às suas dívidas públicas. Interrogado sobre o papel das agências de notação e o crédito que merecem as suas opiniões, respondeu que "reflectem o que recolhem [como informações] sobre o mercado (...) Não se deve acreditar demasiado no que dizem, apesar de terem alguma utilidade". E que utilidade, os especuladores estão de ouvido coladinho nelas. O bce ou a fed não pdoeriam assumir as suas funções? é necessário controlo, regulação. Ou este é um novo modelo de fazer dinheiro.

Mas o verdadeiro problema e drama de portugal agora e no passado é mesmo a incapacidade de gerar riqueza para pagar as despesas, e isto qualquer que seja o governo. Não é sustentável uma situação em que se tem uma dívida que não se consegue pagar, mas o criar alarmismo e lucrar com isso ajuda alguns. Todos os paises tem divida publica já que esta permite investir no país para que este gere mais riqueza futura, o que tem que acontecer é esta divida estar sob controlo.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Foi com perplexidade que assistimos aos recentes cortes no rating da República Portuguesa por duas agências de notação financeira, a Fitch (há poucas semanas) e, agora, a Standard&Poor`s, alimentando a especulação e sem que nada se tenha alterado nos últimos tempos que justifique tal decisão, uma situação que vai afectar gravemente o custo da remuneração da dívida soberana portuguesa nos mercados internacionais"
", lê-se no documento. Advinha.

Ó macaco olha que estas a pisar a cauda, advinha.