Teste

teste

sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago

José de Sousa Saramago (1922-2010)

27 comentários:

Anónimo disse...

hein. não era o tal que não sabia escrever nem pontuar? muito me surpreendes, ou é so fita.

Anónimo disse...

Que ousadia, oh sr. rio douro. Anunciar aqui a morte de um ilustre representante da esquerda. Sinceramente, fica-lhe mal.
Oh sr. lidadorzito veja la bem, o homem era quase analfabeto. Sintaxe zero e para os erros ortográficos tinha um revisor tipográfico. Espanta-me como é que o homem foi Prémio Nobel da Literatura. Se todos fossem como o sr. e um tal de Lara, nunca o seria.
Oh lidador desculpa a sintaxe, é que estou a tentar imitar o Senhor José Saramago.

Unknown disse...

Que a terra lhe seja pesada.
Um estalinista convicto, um pequeno ditador que despediu vários jornalistas quando esteve à frente de um diário, só porque não tinham opiniões iguais às dele, um sofrível escritor, que apenas ganhou fama por ter ganho o Nobel, e apenas ganhou o Nobel por ser um cromo comunista.

Alvíssaras a quem conseguir acabar um livro dele sem bocejar e sem fazer das tripas coração.

Mais uma besta que nos deixa...

RioD'oiro disse...

"Anunciar aqui a morte de um ilustre representante da esquerda."

Fica mal anunciar? Por alma de quem?

Já agora, sabe se para o Barreiro alguém festejou a morte dele?

Anónimo disse...

Mais uma vez as bestas deste blogue atestam a nojeira do mesmo.

Adolfo disse...

Ele foi um estalinista empedernido.
Mas não se esqueçam que foi José Estaline que arranjou um lar para os judeus e foi o bloco de Leste que armou inicialmente esse estado.
Muita ingratidão e oportunistas há nestas gentes de «direita»!

Anónimo disse...

Evidente. Aliás próprio Rabin só ganhou o Nobel por ser um cromo comunista. Por isso morreu e bem. E o Obama? Vermelho do Pior.
Ó Lidador, eu percebo que você tenha dificuldade em ler livros que façam pensar. Daí a sua leitura afincada das Stars and Stripes. E do Zionism for dummies.
A única mentalidade estalinista que vejo por aqui é a sua, que é incapaz de ler e apreciar o que quer que seja, mesmo que seja bom, por ter um rótulo avermelhado. É por isso que para si, o mundo há-de parecer sempre uma coisa muito simples, muito simples… O seu nome do meio por acaso não será Sousa-Lara?

Anónimo disse...

"(...) Nunca me teria passado pela cabeça a ideia que a ti te ocorreu, negar um facto histórico absolutamente incontroverso, Nem eu próprio saberia dizer hoje por que o fiz, Em verdade, penso que a grande divisão das pessoas está entre as que dizem sim e as que dizem não, tenho bem presente, antes que mo faças notar, que há pobres e ricos, que há fortes e fracos, mas o meu ponto não é esse, abençoados os que dizem não, porque deles deveria ser o reino da terra, Deveria, disseste, O condicional foi deliberado, o reino da terra é dos que têm o talento de pôr o não ao serviço do sim, ou que, tendo sido autores de um não, rapidamente o liquidam para instaurarem um sim (...)"

JOSÉ SARAMAGO (Azinhaga, Golegã, 16/11/1922 - Lanzarote, 18/06/2010, 12:30 h)
História do Cerco de Lisboa, Lisboa: Caminho, 1989, p. 330.

Adolfo disse...

Não se esqueçam que o S. Lara é judeu.

Brasileiro disse...

Já vai tarde. Uma vida infame. Um fingido como todo comunista. Foi de um cinismo grotesco o seu "rompimento" com Fidel, quando se fez de "chocado" com a violência do regime cubano.

Nenhum deles presta nem nunca prestará. Que seu maucaratismo seja cada vez mais evidente a toda a gente.

Anónimo disse...

Jeisuis é o senhô!

Anónimo disse...

Este lidador é a coisa mais burra que eu ja vi, alvissaras a quem ja tenha acabado um livro dele diz ele, olhe pergunte aos milhões de americanos onde ele vendeu mais de um milhão, pergunte aos paises que traduziram os seus livros mais de 60 linguas, pergunte a quem adaptou, algumas das sua obras ao cinema. A sua opinião não conta para nada. Deixe de ser burro. Assim como repete ate a nausea, que o regime saido da revolução russa matou mais de 100 milhoes de pessoas em repressão interna, mostre isto com dados historicos para a gente acreditar, não uma tirada da sua autoria, é que os numeros das perseguições politicas na russia não chegam metade deste valor. Mostre esse numero de 100 milhoes.

RioD'oiro disse...

Caro anónimo,

"é que os numeros das perseguições politicas na russia não chegam metade deste valor"

Pela sua cartilha falta ai a palavra felizmente.

Anónimo disse...

deixe-se de tretas ponha la os numeros para ver a diferença. é capaz ?

como dizia estaline uma morte é uma tragédia um milhão é uma estatistica. A gente habitua-se queria ele dizer, eu peço-lhe a estatistica, fiquei curioso.

RioD'oiro disse...

"que o regime saido da revolução russa matou mais de 100 milhoes de pessoas"

Matou, e continua a matar. E há uma segunda modalidade. Os idiotas amantes da revolução russa apoiam todo e qualquer regime que faça o mesmo ou sequer se proponha fazer o mesmo.

São as carraças da liberdade.

Anónimo disse...

o homem diga la, os 100 milhoes foi um numero mirabolante inventado por nós, apesar dos milhoes de mortos andarem muito abaixo, uma mentira grandiosa sempre é uma mentira grandiosa

RioD'oiro disse...

"A gente habitua-se queria ele dizer,"

Exacto. E nessa "habituação" tem seguidores, manadas deles na esquerdalha.

Anónimo disse...

o homem tem ai as estatisticas ou não, o resto que o senhor pensa não me interessa

Anónimo disse...

então essas estatisticas historicas

Anónimo disse...

bla bla bla bla,

é isso?

RioD'oiro disse...

"uma mentira grandiosa sempre é uma mentira grandiosa"

Quão "grandioso" foi o assassinato dos 100 milhões.

... mas vou deixar essa deixa ao Lidador, homem que bem conhece os pântanos por onde rastejam as sanguessugas e bem sabe como as erradicar.

Anónimo disse...

ok aguardo os 100 milhoes estatisticos da historia, eu dou-lhe um numero saido da revolução sem contar a epoca estalinista e vai ver que esta muito abixo dos 100 milhoes

Comunismo de Guerra e NEP: a propriedade privada foi extinta, os russos proprietários se negam a vender a propriedade, então começa uma guerra civil. Na guerra civil, França, Inglaterra e Estados Unidos tentam invadir a Rússia porque tinham investimentos (empréstimos) que não poderiam ser perdidos, então eles vão tentar apoiar os russos brancos (capitalistas); nesse conflito morrem 22 milhões de pessoas. Ocorre uma grande desorganização, aí Lênin pára tudo, impede a invasão e cria a fase da NEP (Nova Política Econômica) que visa reconstruir a União Soviética, reconstituindo as pequenas propriedades (vão produzir em ritmo capitalista, suprindo a necessidade da população) e organizando as grandes. Quando as grandes já estiverem organizadas pelo Estado, extingue-se as pequenas e tudo passa a ser do governo: ocorre a planificação total. A NEP foi um passo atrás (recriação das pequenas propriedades privadas) para dar dois passos à frente (houve a organização, planificação e posterior desenvolvimento).

Unknown disse...

Os 100 milhões não foram só na URSS. É a soma estimada dos mortos causados pela repressão em países comunistas, desde a China a Cuba ( só em Cuba foram cerca de 30 000).

O Livro Negro do Comunismo, está em qualquer biblioteca de média importância.

É só ler e verificar o exaustivo trabalho que os seus autores franceses levaram a cabo.

100 MILHÕES!

Anónimo disse...

Ah bem o senhor não escreve correctamente, diz: “e um regime que matou 100 milhões de pessoas em repressão interna”
Afinal não foi interna foi externa também. Mesmo assim mostre as estatísticas,
A população russa na época andava a volta de 170 milhoes

Em 1991, com o colapso da União Soviética, os arquivos do governo soviético finalmente foram revelados. Os relatórios do governo continham os seguintes registros:

Número de mortos
Executados: 800 mil
Fome e privações (gulags): 1,7 milhões
Reassentamentos forçados: 389 mil
Total: aproximadamente três milhões

Alguns historiadores acreditam que o número de vítimas da repressão estalinista não ultrapasse os quatro milhões; outros, porém, acreditam que esse número seja consideravelmente maior. O escritor russo Vadim Erlikman, por exemplo, fez as seguintes estimativas:

Número de mortos
Executados: 1,5 milhão
Fome e privações (gulags): cinco milhões
Deportados: 1,7 milhão
Prisioneiros civis: um milhão
Total: aproximadamente nove milhões

Os estudos continuam e alguns pesquisadores, como Robert Conquest acreditam em cerca de vinte milhões de vítimas.

RioD'oiro disse...

"Afinal não foi interna foi externa também."

E o internacionalismo proletário?

Já sei que também em relação a internacionalismos proletários se aplica "four legs good, two legs bad".

O ódio dos esquerdalhos é um ódio tribal. Por vezes parecem ter mais ódio ao esquerdalho de outra tribo que ao grande burguês e capitalista Satã.

Anónimo disse...

Já não sei se me divirto com os "posteiros" PARVALHÕES deste blogue se me enojo.

Anónimo disse...

O lidador então os seus números de 100 milhões não decompõe isso, é que eu gostava de saber como chegou ai, ou basta o que esta no livro negro.isso já eu sei, não me diga que só vai nessa, atira-se com números e pronto, então temos, e não chega aos 100.

20 milhões na União Soviética
65 milhões na República Popular da China
1 milhão no Vietname
2 milhões na Coreia do norte
2 milhões no Camboja
1 milhão nos Estados Comunistas do Leste Europeu
150 mil na América Latina
1,7 milhões na África
1,5 milhões no Afeganistão
10.000 mortes "resultantes das acções do movimento internacional comunista e de partidos comunistas

Acontece que você pode comer tudo e não criticar nada, vai de encontro ao que lhe serve, mas acontece que autores como nicholas werth e jean-louis margolin, autores do livro negro no qual participaram, por exemplo desencadearam debates em frança quando publicamente se distanciaram de curtois na introdução acerca da escala do terror comunista. Afirmando que este estava obcecado em chegar a um total de 100 milhões de vítimas. Em vez disso estimavam que o comunismo fizera 65 milhões mais coisa menos coisa

Porque este estudo do livro negro tem a validade que tem, para apaniguados que querem comparar o nazismo ao comunismo, servindo historiadores e filósofos de extrema direita como robert conquest e hanna harendt. Porque este estudo não tem validade cientifica. Vejamos Usou estimativas não oficiais, não valoriza os decréscimos de população decorrentes das quebras das taxas de natalidade. Faz a estatística desagregada do número de mortes. Usaram fontes que não estavam disponíveis a investigadores anteriores, os arquivos que mencionei num comentário anterior. Ao mesmo tempo, os autores reconhecem que as estimativas para a china e outros países ainda governadas por partidos comunistas são incertas, uma vez que os seus arquivos ainda estão fechados. O número de 60 milhões de mortes na China é criticada por incluir as mortes por fome que serão talvez cerca de metade do total e da guerra civil.
Arbitrariamente consideram fenómenos históricos completamente diferentes como a querra civil de 1918-21, na rússia e na china, que fez mais ou menos 22 milhões de mortos na Rússia que considera como mortes causadas pelo regime comunista quando ainda se estava numa fase de luta entre comunistas e anticomunistas para implantação do regime, logo mais ou menos metade dessas mortes seriam dos dois lados, derivadas dessa luta, só se podendo falar em vitimas do comunismo nos casos em que o regime se implantou e se pode ver o seu respeito ou não pelos adversários políticos e pelos direitos humanos, como nas estimativas que eu apresentei descriminadas em que o regime soviético já estava implantado e que são referentes ao regime já estabelecido a as perseguições que realizou, por aqui sim se pode avaliar da crueldade de um regime.

Sabe, o valor do livro negro do comunismo é semelhante ao livro negro do capitalismo, cientificidade nula. Come quem quer e gosta.

Os capitalistas acusam
os comunistas:

Massacre na União Soviética
Massacre na China
Guerra do Vietnã
Guerra na Coréia do Norte
Guerra no Camboja
Ocupações no Leste Europeu
Conflitos na América Latina
Conflitos na África
Guerra do Afeganistão
Matanças promovidas por partidos comunistas fora do poder

Total de mortes debitadas ao comunismo: 100 milhões

Os comunistas acusam
os capitalistas:

Genocídio dos índios americanos
I Guerra Mundial
Fome na União Soviética
Fome e epidemias na Índia, China e Indochina
II Guerra Mundial
Guerra do Vietnã
Guerras árabe-israelenses
Guerras Irã-Iraque e do Golfo
Guerra em Timor Leste
Repressão no Chile, Argentina, Brasil, Peru, Bolívia e Colômbia

Total de mortes debitadas ao capitalismo: 106 milhões

É facil atirar com numeros fundamenta-los é mais dificil.