Teste

teste

sábado, 19 de junho de 2010

Para terminar, por hoje e pela minha parte, o assunto...

René Magritte, O Duplo Segredo


... transcrevo ainda este outro comentário, colocado há pouco por Nicolau Saião:

Eu, nisto tudo, importo pouco. O que importa é esclarecer isto e peço um pouco de atenção aos leitores: foi para que os ratões amáveis como o Anónimo anónimo pudessem invocar o argumento de autoridade, que os apaniguados, com influência em Estocolmo, deram o prémio a Saramago. Ou seja: Saramago tem servido, fundamentalmente, para que certo tipo de gente possa dizer imperativamente: tu, que contestas o "comunismo" (na verdade capitalismo de Estado) cala-te e curva a espinha - pois temos aqui ao lado um estadulho, o prémio nobel Saramago. Tu não existes, pois a existência de Saramago é a prova disso.
Para que nós possamos ser remetidos, como se fazia aos judeus, para o nada, é preciso que Saramago seja o tudo. Por isso é que eu disse que a existência de Saramago nobel explica o lacaio mental Anónimo.
Era asim que na URSS e em todos os paraísos criminais de Leste se podia prender e sufocar Isaac Babel ou Bulgakov - porque havia um Cholokov nobelizado (que, como hoje se sabe, roubou a um preso no gulag o "seu" livro galardoado).
Saramago serviu, e serve, para que um desqualificado cinzento como Harold Bloom possa dizer do alto da sua cátedra meio-imposta: "Saramago é o maior escritor do mundo". Ele, que disse outra inanidade semelhante: "Yates é o maior poeta dos tempos modernos". Yates (!!!).
E é gente desta que Saramago consola literariamente...
Ou seja: Saramago como exemplar adequado para o extermínio moral/artístico/cultural/societário.
E depois vem um Anónimo desta qualidade chamar nomes a O-Lidador?
Proh pudor!
E não é desesperante, em tempos de contemporaneidade, termos de nos ocupar de coisas assim sórdidas?

ns

44 comentários:

Anónimo disse...

Oh querido gonçalito, confesso a minha ignorância. Onde é que descobriste esse nicolau? Foi nalgum manicómio, foi?
Beijinhos, admiro o estilo da tua escrita.

anonymoose disse...

esta é mais elucidativa...

http://www.metaforas.com.br/infantis/osapoeoboi.jpg

Anónimo disse...

Exactamente - foi num manicómio, sim. Estive lá, em espírito - com os muitos milhares que os seus capangas, por discordarem, metiam nesses lugares de concentração.
Pelo seu comentário, de um pequeno fascista que se desconhece e de um canalha provável, se vê que os vossos hábitos continuam.
Anda bem, pois tal como os outros ireis pelo cano abaixo.
E se julga ofender-me, minha menina - ou menino que dá beijinhos... - está enganada: preferiria mil vezes estar num manicómio, como centenas de autores decentes na vossa pátria mental da Sibéria, do que no Panteão dos seus heróis...sanguinários.
Passe muito bem...menino ou menina.
PS - Emendo, você não é menino ou menina. Será antes um safardana...comunistóide. E, ao menos, aprenda a ofender pois até para isso é preciso classe e você não a possui claramente, é provavelmente só um comovente reco.

ns

José Gonsalo disse...

Oh anonimozito(a), homezito! (mulherzinha ou homezinha), quando saíres do teu centro de trabalho, no Bairro Alto, onde, como dizia o José Afonso, para teu grande escândalo e dos teus amigos canhotos (não de esquerda), descobriste "a via alcoólica para o socialismo" (chique), talvez descubras que nem o mundo se reduz a Lisboa nem o pensamento ao folheto de propaganda do Partido. E que não há coisa mais triste do ter vistas curtas a estreitar a alma.
Quanto ao resto, neste fim-de-semana curte, talvez te faça bem, ajuda-te a desintoxicar.

Unknown disse...

Ou seja, não se pode criticar Saramago. É Deus!

Mas o Saramago e os recos que o veneram acham-se no direito de fazer aquilo que os indigna nos outros: criticar!

Saramago criticou até Deus e ninguém o prendeu e todos acharam muito pós-moderno e essas coisas.
Mas qdo se critica este novo Santo Saramago, uma besta de pessoa, não desfazendo, e um escritor sofrível, na minha modestíssima opinião, parece que se comete blasfémia.

Não que S. Saramago não tenha feito milagres.. fez. Por exemplo, conseguiu ter legiões de tontos a acender-lhe velas, mesmo não tendo lido ( se calhar por isso mesmo) nem sequer uma frase do que ele escrevinhou, entre arrotos de azia.

Mas porra se para criticar S. Saramago fosse preciso ter um Nobel da Literatura, ou da Crítica, estávamos lixados.

Então não somos livres de criticar uma besta que defendeu o extermínio dos seres humanos?

Quem sou eu para o criticar?
Nada.
Mas sou mais perante ele, que ele perante Deus. E se ele critica um gajo com o tamanho de Deus, e é livre de o fazer, eu, que nem sequer sei se Deus existe, sou libérrimo de lhe chamar uma grandessíssima BESTA.

Anónimo disse...

E eu libérrima sou de vos chamar a todos, blogueiros insanos, grandessíssimas BESTAS que não valéis nem um das caldas.
Beijinho desta vossa esmerada perseguição.

Anónimo disse...

Que animação que aqui vai!
Pelo que percebo devo apresentar-me como o Anónimo anónimo cobarde.
Estive fora neste belo dia de sábado e qual não é espanto meu quando vejo que a textos meus foram dados laivos de protagonismo neste glorioso blog.
O meu espanto só se mede com o meu orgulho. Tenho de vos agradecer. Neste caso, ao Gonsalo.

Saiao, deixe-me dizer-lhe uma coisa. Merece-me respeito. A sua obra e o seu percurso merecem-me respeito. Aquele texto que escreveu a propósito do Saramago merece-me desprezo porque é mesquinho e limitado. E dê as voltas que quiser. Considera que a obra dele é limitada como considera limitada toda e qualquer produção literária de um "estalinista". E isso é do pior estalinismo que pode haver. Por isso, meu caro, achei que aquele texto não era digno de si. E o que escreveu de seguida só confirma o seu sectarismo, do meu ponto de vista.
O Neruda roubou a obra dele ao Pinochet? Mas esteja descansado que não vou julgar toda a sua obra pelo seu comentário estalinista sobre o Saramago.

Quanto à vergonha de ver que a morte de Saramago serve de trampolim a que muitos venham explorar a polémica para ganhar protagonismo, parece-me normal neste País. Não merecem este País, merecem o Sousa Lara.

Quanto ao Lidador, Lê-lo é uma benção da natureza. O mundo tem novas cores, consigo. Tentar criticar o Saramago pela qualidade da sua literatura faz-me lembrar um episódio que tive com um rapaz que andou nas captações do Pasteleira que dizia que o Maradona era limitado. Se você não nascesse tinha de ser inventado.

Aqui vos deixo com um texto do Zapatero, que é mais "português" do que vocês que brindam com palavras de rancor e de inveja vingativa alguém que fez brilhar, pela sua escrita, por todo mundo, Portugal, as suas viagens, as suas gentes, as suas estórias e a sua História.
Mas lá está, a polémica vem do génio e estas cenaças a que vamos assistindo só provam a grandeza da personagem. Era comunista? Azar do car$%&". Ele e alguma da mais brilhante inteligência artistica, cultural e científica do século XX. Gostaste da pérola, Gonsalo? Mais uma vez, obrigado pelo destaque.

"
Tu abuelo, nos contaste, intuyendo el final de su existencia en la Tierra, fue diciendo adiós a los amigos, a su familia, a la naturaleza, porque quería estar lúcido y presente cuando la muerte llegara. Por eso, se abrazaba a los árboles que guardaban las páginas escritas de su vida.

Me llega la triste noticia de tu muerte y te evoco, el verano pasado, en la biblioteca de tu casa de Lanzarote. Vuelves a ser el perfecto anfitrión, el hombre cortés, inteligente, generoso, al que le gusta compartir la amistad. Me honra ser tu invitado. Pilar, tu compañera, tu cómplice, parece señalar en silencio a todos y cada uno de tus personajes en ti: al Ricardo Reis que se compadece de la soledad de los poetas y ayuda a no temer la memoria, a los inventores de artefactos angélicos que quieren enseñar a los seres humanos a volar "aunque les cueste la vida", a aquel alfarero que libra a los esclavos de una nueva caverna porque se niega a aceptar ciertas cegueras que imponen desigualdad y dolor.

Tú, que has sido también todos los nombres, no terminas aquí. 2010 es ya, para siempre, el año de la muerte de José Saramago, pero tus libros forman un maravilloso bosque de dignidad. Y yo me abrazo al árbol para mantener tu memoria.
"

Anónimo disse...

"Revelações recentes a propósito da morte de Saramago foram trazidas a público. Especialistas concluem que todas as obras apresentadas ao mundo por perigosos comunistas foram, na realidade, produzidas por outras personalidades. Entre estas revelações, conta-se que Neruda roubou a poesia dele ao Pinochet e será por isso que a sua obra mais significativa tenha o título de Canto general. Outra das revelações é que Cholokov roubou o Don Tranquilo a um escritor num gulag, já que os especialistas admitem que uma obra tão longa só poderia ter sido escrita num sítio calmo e sem grandes interrupções.
Mais surpreendente foi a revelação de que não foi António Lobo Antunes que escreveu o Eu quero amar uma pedra, mas sim Ágata, a famosa cantora que já sofreu vários desgostos amorosos.
Também Picasso não escapa às revelações, tendo sido provado que Guernica foi na realidade um trabalho de grupo da turma da 4ª classe de Málaga, intitulado Um dia na tourada.
O cineasta Eisenstein, que até há pouco figurava como um dos mais brilhantes de todos os tempos, tendo o seu Couraçado Potemkine reconhecido pela Academia Americana como um dos três melhores filmes de sempre, viu o seu título manchado quando os especialistas, com recurso à mais moderna tecnologia, revelaram que as suas películas eram na realidade geradas por computadores soviéticos que foram depois aproveitados para forjar as imagens de Gagarin no espaço. Esta tecnologia foi também aproveitada por Shostakovich e Prokofiev, que assim produziram algumas das obras até agora consideradas como das melhores composições clássicas do século XX. Alguns especialistas consideram que estas composições clássicas têm também a mão do bisavô do pequeno Saul que, como sabemos, também se deitava com os vermelhos e por isso usava aqueles coletes estranhos, à campino.
Ficou também provado que o próprio Saramago recorreu a magia negra para escrever algumas das suas mais emblemáticas obras, tendo os especialistas inclusive concluído, recorrendo a complexos algorítmos, que o título O Evangelho Segundo Jesus Cristo contém, na verdade, uma mensagem subliminar: Vamos todos fornicar umas galinhas: eu, o Beria e o grande Estaline"

Deus tenha piedade de vós, blogueiros. Se o grande Guerra Junqueiro fosse vivo, corria-vos à paulada, à boa maneira de Aljubarrota.

in importante e credível diário holandês

Anónimo disse...

Um conselho do Anónimo anónimo cobarde para o Lidador, com carinho, porque já se viu o seu little stars and stripes ass (como diz a música, daqui à Lua, da Lua até aqui):

Multis dum precibus Iovem salutat
stans summos resupinus usque in ungues
Aethon in Capitolio, pepedit.
Riserunt homines, sed ipse divom
offensus genitor trinoctiali
adfecit domicenio clientem.
Post hoc flagitium misellus Aethon,
cum vult in Capitolim venire,
sellas ante petit Paterclianas
et pedit deciesque viciesque.
Sed quamvis sibi caverit crepando,
compressis natibus Iovem salutat.
Marcial, Ep., Lib. XII, LXXVII

Enquanto saudava Júpiter com múltiplas preces, a cabeça inclinada para trás, levantado até à ponta dos pés, Etão, no Capitólio, soltou um peido. Os homens riram-se, mas o próprio pai dos deuses, ofendido, condenou o adorador a jantar em casa três noites. Depois deste escândalo, o pobre Etão, quando quer ir ao Capitólio, dirige-se antes às latrinas de Patérclio e peida-se dez e vinte vezes. Contudo, embora tenha tomado cautela com os seus estrépitos, saúda Júpiter com as nádegas contraídas.

Adolfo disse...

Este blogue nem sequer respeita os mortos.
Só se professam algum satanista!

Anónimo disse...

Deixando o aspecto literário de parte, a referência algures aqui de que os textos críticos de Saramago enfermam apenas de um "anti-comunismo primário" é ou devia ser um elogio.
Ser anti-comunista primário é um acto de lucidez assim como o de ser um anti-nazi primário.
Só não percebe isso que é primário no nazismo ou no comunismo.

Anónimo disse...

O goncalito esta com o osso atravessado na garganta e descobriu agora outro anonimo, que lhe deu que fazer.
Que peqeunez cultural a deste gonçalito e respectivo sião que tem que se por em bicos de pés, e que não distinguem a vastidão cultural da pequenez politiqueira em que sempre chafurdaram.

Anónimo disse...

Mas o que é que o Nobel da Literatura tem a ver com Literatura?
Exactamente o mesmo que a escrita do Saramago tem a ver com Literatura, que é menos do que a linguagem dum apresentador de concursos televisivos tem a ver com a Língua Portuguesa...
Qualquer página dos Esteiros vale mais do que a obra completa do Saramago (mais a do outro candidato a nobel que sistematicamente é referido pelos intelectuais cá da urbe)...

Anónimo disse...

Pois qualquer pagina de esteiros vale mais que saramago. Acontece que quer voces queiram ou não queiram, Saramago é ao lado de Pessoa o unico escritor portugues de estatuto universal e o resto vale o que vale.

Anónimo disse...

Creio que tenho, (ainda tenho pois não estou num blog onde os que discordam dos apreciadores de Saramago, e é direito deles, seriam no mínimo enxovalhados e remetidos ao manicómio) dizer ao anónimo que, numa pirueta, diz agora que tem respeito pelos meus escritos (pirueta e nada mais, repito): Você, a quem respondo porque tem um mínimo de educação, essa "pecha burguesa"..., diz isso para se afirmar melhor nas outras ofensas.
Depois, refrescar umas memórias: um dos comentadores acha que devo ter frequentado manicómios (ao bom estilo do que faziam no Leste, onde os oposicionistas eram malucos a encarcerar); outro, que sou invejoso, apesar de não me conhecer nem nunca me ter lido (e depois, numa pirueta, passou a conhecer-me bem e a ter-me lido exaustivamente(!).
Indo em frente, a minha resposta final é: ainda bem que não vivemos no vosso paraíso de liberdade, doutra forma sei o que me esperaria...
No que respeita às graçolas de dizerem que tudo o que os comunistas criaram foi afinal roubado, só respondo: respondeis com palhaçadas porque não sois intelectualmente sérios. E ainda: estais-vos claramente urinando para a Literatura e a escrita, o que vos interessa é carrear, pelos escritos doutrém, que calha de ser Saramago neste caso, um "agit-prop" evidente. Só isso vos move!
Se não fosse assim, não teriam ocultado, entre resmas e quilos de palavras, esta coisa simples: que tenho intensamente, ao contrário de vocês, elogiado muitos escritores comunistas, como Aragon, Pavese, Joana Ruas, Neruda e muitos mais.
O que escrevi fala por mim. E não serão as vossas calúnias que me impedirão de o continuar a fazer. Porque não sou uma mula com antolhos, como querem insinuar, mas alguém que nem vos teme nem se curva perante vós, como não me curvei ante os que me detiveram no Salazarismo.
A vossa honestidade intelectual está, pois, ao nível dos gulags.
E que a História, grande ou pequena, nos julgue a todos - se para ela tivermos estatura.
E creio que basta.
ns

Anónimo disse...

Citar-se Zapatero, essa pérola de gente, é de facto demasiado baixo.
Mas cita-se o que se pode, neste caso um homem que toda a Espanha adora. Basta ir-se a Vilar Formoso...

Artur

Unknown disse...

"um texto do Zapatero"

Excelente piada.
E a prova provada que um tonto encontra sempre outros ainda mais tontos, que o aplaudem, não desfazendo.

Anónimo disse...

Oh lidador sai da merda deste blogue. Mostra-te ao mundo, faz obra publica-a que quando morreres hávera muitos cabeças rapadas a homenagear-te e a venerar-te.
Até lá não passas de um cagalhãozeco mal cheiroso.

Anónimo disse...

Uma coisa curiosa, todos os que aqui defendem a bondade cívica de Saramago e agora também o grande prosador Zapatero, são anónimos.
Será que só saem da clandestinidade quando recebem o Nobél? Carago!

Artur de Vieira do Minho

Anónimo disse...

Lidador, não gostasteis dos peidinhos?
Fico triste…

Ó Saiao, tem juízo, pá.
Deixa-te dessa de virgem ofendida.
Fica mal num gajo da tua idade.

Anónimo anónimo cobarde.

Anónimo disse...

A Vilar Formoso ou a Viana do Castelo.
Não foi lá que hastearam as bandeiras, ó Artur?

Anónimo disse...

Não és um mula, Saiao, mas és invejoso como o caraças…

AC disse...

E o engraçado é que para o posto de maior poeta do século, os portugueses têm Pessoa. E, sinto muito, a "metrica" dessa medição um tanto tola é pessoa. E aí, meu chapa, resta muito pouca gente em todas as línguas.De Saramago se pode gostar ou não, a depeito dessa máquina de produzir idiotas tão bem representada pelo comentário do Anônimo - o velho e bom "argumento de autoridade" q Descartes pensava ter banido - veja só que antigo. Não se deve ignorar, enfim, que a despeito de suas qualidades, serviu e serviu-se da mesma máquina que tem Garcia Marquez, por ex, entre os seus.

José Gonsalo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Gonsalo disse...

Meu caro anónimo primeiro, o que foi de fim-de-semana:
Não quis dar-lhe qualquer visibilidade, quis somente pôr em destaque que você era o modelo de como se ignora o que está em questão e (pela minha parte) se discute, dando uma resposta que, sistematicamente, se centra em algo que nada tem a ver com assunto, servindo apenas para procurar diminuir quem tem um ponto de vista diferente do seu ou o contesta.
E continua.
Tenha um bom dia.

Anónimo disse...

O "anónimo" dos peidinhos revelou-se.
O que todos invejamos é a tua farta cabeleira e essa maneira que tens de dar à anca. Já te topámos. Queres ser outra vez condenado por difamação, como foste há dois anos?
Parece que não aprendes, teremos de te ensinar outra vez?
Luís

Anónimo disse...

Nao me lembro de alguma vez ter sido condenado seja pelo que for. Tive durante a minha vida algumas multas de estacionamento, mas nada mais.
Farta cabeleira? Está a confundir-me com o Serafim Saudade, certamente.
Está a tentar amedrontar-me? Meu caro, esteja tranquilo que nao torno a por os pes nesta bodega. Cheira a PIDE que tresanda.

Gonsalo, ha-de convir que so lhe respondo no mesmo tom. Cumprimentos.

Anonimo anonimo cobarde.

Anónimo disse...

Oh Luis, tu nao ves um palmo à frente dos olhos.

Anónimo disse...

E por falar em "difamação", que aqui parece aplicar-se aos mortos como um exercício morbido de ajuste de contas, so queria relembrar a quem procura que a mentira se perpetue, que em 1991 foi desmascarada a infamia de quem dizia que o Cholokov nao era o autor do Don Tranquilo, com a autenticaçao dos respectivos manuscritos. Pelos vistos ha quem ache que vale tudo para passar uma mentira. Eu acho que nao vale tudo sequer para fazer passar uma verdade. Os manuscritos do Don Tranquilo estao leiloados em meio milhao de dolares.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12:24
Se muita gente disser um disparate isso não deixa de ser um disparate.
Estou-me a cagar para a universalidade do Saramago. Só uma besta pode querer diminuir o Camões pela falta de universalidade. Se o Saramago e os outros «escritores» que considera competentes, por uma vez - e uma só vez - escreverem um soneto que rime, metricamente certo, e com conteúdo, isso seria uma epopeia!...
Mas o Saramago tinha uma qualidade: sabia reconhecer as pessoas educadas. Por isso é que nunca piou contra o Maomé, era velho mas tinha medo de morrer.

Anónimo disse...

O Cholokov era um grande escritor, viu-se pela qualidade do que escreveu depois e a importancia que lhe dão na Rússia e até no mundo dos patrões Chavez e Fidel.
Tinha era aquele pequeno hábito de denunciar os colegas, como fez a Oleg Simankov, que passou oito anos numa prisão por ter deixado umas folhas na sala do colectivo que Cholokov dirigia.
E os milhares de presos de Alma-Aata também foram uma abstracção do grande escritor que era secretário cultural na época.
Acho que teve um perfil para ganhar tb em Portugal.
Luis Videira

Anónimo disse...

Meio milhão...de dólares? Carago, acho que um imundo capitalista está a tentar fazer fortuna à custa de um honesto e talentoso filho da...classe operária.

Cardozo

Anónimo disse...

Mais ideologia dominante para a cabeça. Maravilhosa nova ordem mundial... Saramago nao é cultura, cultura é guerra, dolares e petroleo. É a America na Sic de domingo à tarde. Por estes lados, fala-se de cultura e alguns puxam logo da pistola. Goebbels, fazias melhor?

Anónimo disse...

Mais ideologia dominante para a cabeça. Maravilhosa nova ordem mundial... Saramago nao é cultura, cultura é guerra, dolares e petroleo. É a America na Sic de domingo à tarde. Por estes lados, fala-se de cultura e alguns puxam logo da pistola. Goebbels, fazias melhor?

Anónimo disse...

Numa coisa tem o anónimo, que não é cobarde porque já nos disse que não tem cabeleira farta, de certeza parece-se com o heróico e rapado Lee do kung-fu: aqui cheira a Pide que tresanda. Pois deve ser dos que estiveram presos na Pide, ainda se notará o pivete. Mas se cheirasse a KGB também não seria melhor. Isto digo eu, pois o anónimo valentino, sorry, valentão terá decerto outra opinião.
Rima e será verdade.

Anónimo disse...

Goebbels, farias melhor? diz um caramelo em tom pessoal.
Pergunta tão íntima e denotando tanta familiaridade que uma pessoa fica assim meio temerosa. Os gajos conhecer-se-iam mesmo ou será apenas hábito progressista de falar com esbirros?
É que ele há perguntas do carago.
E Goebbels era um profissional respeitado, daí decerto a pergunta do admirador dele. Até se fica a tremer!

Cardozo

Anónimo disse...

Olha olha, chegou o Rosa Casaco, era o que faltava... que tristes.. O odio é tanto que ate espumam. Vao ter de aguentar mais uns tempos ate nos sentarem outra vez numa salinha. Mas desta vez arranjem gente à altura...

Cardozo, um dia destes, quando nao houver futsal na tv, explico-lhe o significado da ironia. Se ja tiver idade para compreender estas coisas.

Anónimo disse...

Mim não saber que ser futsal, preto Cardozo não conhecer fala di branco asnónimo, Cardozo ser tanso como cubano qui esteve en Angóla roubando pobri Cardozos todos.Pobri di mim só saber qui asnónimo dava jêto pra boneco di feira para preto Cardozo e oitros botar bola di caca para fazer ironia em fuça di branco inteligente como caraças qui até lê sarumago di cabêça pra baicho, puta di vida de preto Cardozo,ó branco asnónimo.
E vai pela sombra qui ti pode queimá, pedação di sensualidaide isperta saramaguejante.

Anónimo disse...

Epa, estou descansado. Estava com receio que estivesse a polemizar com o grande Oscar, famoso avançado benfiquista. Que merece todo o respeito. Agora, se é primo direito do Savimbi, a sua conversa estragada ja faz todo o sentido.

Aac.

Anónimo disse...

Anonimo das 16 45

("Ao anónimo das 12:24
Se muita gente disser um disparate isso não deixa de ser um disparate.")



O homem não durma. Ninguém esta a comparar camões com saramago nem pessoa com saramago homem. Mas você criatura denigre portugal, e os seus embaixadores reconhecidos no estrangeiro universalmente, ao não conseguir passar de uma mentalidade politica de pequinois para uma vastidão cultura universal, o senhor denigre portugal, ao não reconhecer os seus embaixadores culturais no estrangeiro, ja passou o tempo em que só eramos conhecidos pelas “sardines”, mas com pessoas como voces acredito que nunca sairiamos de tal. Se não é dos nossos não pode brilhar, acontece que brilhou ganhou a imortalidade fora de portas, e olhe já agora mostre ai um nobel da literatura nosso daarea politica oposta,. Pois é tivemos um egas moniz que ja foi posto em causa a atribuição do prémio pela crueldade que representava a pratica médica por ele proposta, mas olhe é mais um a juntar ao saramago, quando tiver outro que lhe agrade a si apite.

Depois diz qe ele não escreveu livros sobre o islão, mais uma vez ve-se que anda distraido ele foi questionado em vida sobre o assunto e deu a interpretação autentica, se não sabe o que singifica isto, pois quer dizer que é a interpretação do autor, e que se sobrepõe a todas as outras. Ele disse que escreveu sobre a realidade que viveu e em que foi criado, nunca escreveu sobre o islão porque desconhece o islão, não é como aqui que se escreve barbaridades e falsidade sobre tudo e mais alguma coisa com fins estranhos ao aprender, por isso ele escreveu sobre a realidade que viveu no seu meio cultural, é so isso.

Camoes e pessoa, são conhecidos para nós e para a lusofonia e pouco mais, mas não tiveram a projecção internacional de saramago, muito por virtude do nobel, mas também pelas suas obras que se impuseram por si a partir dai, é atraves dele que muitos leitores estrangeiros podem chegar a outros autores portugueses, como foi através de alguns nobeis que eu tomei conhecimento de outros autores estrangeiros de qualidade e desconhecidos para mim. Se fizer um inquérito todos sabem quem é cristiano ronaldo, menos sabem que é saramago, mas muito, mesmo, muito poucos sabem quem é o nosso presidente da republica, assim como você provavelmente não saberá o nome do presidente da república de muitos paises, mas saberá um nome famoso: um futebolista, um escritor, um premio nobel um actor, enfim, o senhor não sabe o que é é ser embaixador cultural seja do que for.

Mais uma vez desafio-o deixe-se de mesquinhices tire os calções e deixe de jogar ao berlinde, e à troca de cromos, se não gosta do homem e da sua ideologia é uma coisa outra é a sua obra, e a sua projecção internacional quer goste ou não repito, alcançou projecção internacional universal, não é pela sua ideologia que os seus livros venderam mais de um milhão nos EUA e estão traduzidos em mais de 60 paises e alguns adaptados ao cinema, não denigra portugal e os seus embaixadores culturais porque voce não tem nada para a troca, deixe a mentalidade de pequinois, quando tiver cromos pata tal então jogue. E agora vai-me desculpar mas não tenho tempo para si.

Anónimo disse...

Aqui, vira-se o bico ao prego.
Dizem os comunas que os que o não são não reconhecem grandeza aos que não sejam como eles, quando eram esses mesmos comunas que faziam isso, quem não concordava com eles ia para a prisão.
A cena deles é virar tudo ao contrário. Pensam que assim mudam a realidade.
Fanatismo puro e do mais rasca.

Cardozo, Porto 5 vezes

Anónimo disse...

cardoso, tens para a troca? quantos nobeis tens?

Anónimo disse...

Tenho todos os que não sejam dos vossos.
Mas esta pergunta mostra tudo: o Nobel serve-lhes para tentarem fazer esquecer os milhões de mortos do comunismo.

Cardozo, benfiquista

Anónimo disse...

o cardoso ao menos não sejas burro eu falei para a troca premios nobeis portugueses seu burro. não quero cromos do benfica