Teste

teste

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Paradoxo verde

Nem vale a pena abordar pormenorizadamente que a calote polar Sul tem muito mais gelo relativamente há algumas dezenas de anos e que a temperatura dessa camada tem descido, porque tal já foi largamente escalpelizado neste blog. Não vale a pena porque o alarmismo repete sempre, como se fosse algo extraordinário, que se está a desprender muito gelo da Antárctida.

Pois o gráfico acima anuncia que o alarmismo vai continuar porque mais gelo se vai provavelmente separar da calote. Vai separar ainda mais porque, desta vez, até a superfície total de gelo aumenta. Aumentando, torna extremamente provável que mais gelo se desprenda.

Tem aumentado a espessura do gelo, tem baixado a temperatura desse gelo e agora aumenta também a sua superfície.

Já agora, para quando uma discussão sobre a quantidade de calor retida nos pólos em substituição da temperatura observada? Relativamente ao balanço energético, falar de temperatura tem significado quase nulo.

8 comentários:

Canal Daniel Simões disse...

Confesso que ainda não compreendi muito bem o que se está a passar. O que é certo é que vejo nítidas alterações de comportamento, por exemplo, no ciclo de viagens das andorinhas, sendo que as mesmas estão sendo substituidas pelos sinistros andorinhões, ou guinchos.
Por outro lado, nunca fui muito com a história do Al Gore e acho que esta história toda de aquecimento global tem a haver com a imposição do imposto de emissão de carbono que vai fazer muita gente ganhar dinheiro.
Por outro lado, muita gente está tb ganhando rios de dinheiro com a defesa do ambiente... mas o que é certo é que, paradoxalmente, a amazónia está sendo destruida, a emissão de gases mortiferos para atmosfera está aumentando drasticamente, a poluição dos rios e mares ( e agora ainda com aquela história do golfo do méxico)... e algum resultado negativo há-de ter.

Ainda assim, os gráficos das variações de temperatura ao longo dos séculos não deixam dúvidas que muitos resultados têm estado a ser adulterados.

RioD'oiro disse...

"alterações de comportamento, por exemplo, no ciclo de viagens das andorinhas, sendo que as mesmas estão sendo substituidas pelos sinistros andorinhões, ou guinchos."

Óptimo. É a natureza a funcionar. Há gatos a mais desaparecem os ratos, morrem os gatos à fome, reaparecem os ratos.

O grau de variabilidade é muito superior às pequenas alterações de temperatura. Os animais reagem às alterações de curto prazo, aquilo a que se chama variações meteorológicas.

A terra tem tido nas últimas centenas de milhares de anos dois regimes: glaciar e inter-glaciar. Nós estamos num regime inter-glaciar e, dentro dele, estamos saindo de uma pequena idade do gelo que durtou à volta de 500 anos. Há 1000 anos, a temperatura média era superior, num par de graus pelo menos, à de hoje. Para voltar à temperatura normal inter-glaciar ainda teremos que aquecer.

Al Gore é um trafulha como são trafulhas a generalidade dos verdes. Inventam uma crise, criam o alarme e tiram partido dele em proveito próprio. É a tomada do poder pelos sinistros andorinhões.

A Amazónia estará (provavelmente) sendo destruída pelas pessoas, em resultado de desequilíbrios de ordem social num estado que não consegue estabelecer a lei nessas áreas.

A história dos gases mortíferos é outra treta. Há problemas pontuais mas nada de global. Há problemas pontuais e haverá sempre. Se forem poucos, nada de especial acontecerá.

Há problemas de poluição global, maioritariamente por não gases, na Rússia, na China, na Índia e pouco mais. Nesses três países a coisa é séria.

"e algum resultado negativo há-de ter."

Pode ser negativo, pode ser positivo. "Deve" dá para tudo.

"Ainda assim, os gráficos das variações de temperatura ao longo dos séculos não deixam dúvidas que muitos resultados têm estado a ser adulterados."

A adulteração tem sido aplicada aos dados. A verdelhada tem-se entretido a adulterar os dados das medições para os massajar aos seus desígnios. Este: http://wattsupwiththat.com/2010/08/17/breaking-new-paper-makes-a-hockey-sticky-wicket-of-mann-et-al-99/ é um dos casos mais recentes.

Aqui, outro:
http://joannenova.com.au/2010/07/australian-warming-trend-adjusted-up-by-40/

Anónimo disse...

Como gosta de analisar este assunto de uma forma rigorosa, julgo que irá apreciar estes artigos. Quanto à credibilidade da arxiv, é suficiente referir que foi aqui que o Grisha Perelman publicou os artigos que demonstram a conjectura de Poincaré.

THE “SUN - CLIMATE” RELATIONSHIP : III. THE SOLAR ERRUPTIONS,
NORTH-SOUTH SUNSPOT ARREA ASSYMETRY AND CLIMATE
Boris Komitov
http://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/1007/1007.2099.pdf

Empirical evidence for a celestial origin of the climate oscillations and its implications
Nicola Scafetta
http://arxiv.org/PS_cache/arxiv/pdf/1005/1005.4639v1.pdf

e o contundente:

Falsification Of The Atmospheric CO2 Greenhouse Effects Within The Frame Of Physics
http://arxiv.org/PS_cache/arxiv/pdf/0707/0707.1161v4.pdf

com direito a resposta:

Proof of the Atmospheric Greenhouse Effect
http://arxiv.org/PS_cache/arxiv/pdf/0802/0802.4324v1.pdf

e a resposta à resposta:

Comments on the “Proof of the atmospheric greenhouse effect” by Arthur P. Smith
http://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/0904/0904.2767.pdf

Anónimo disse...

Ah! e a mensagem anterior também vale para o ECOTRETAS!

RioD'oiro disse...

"julgo que irá apreciar estes artigos"

Infelizmente não tenho tempo para tanta literatura (há outra mais-que-tanta que tenho que ler e à qual não posso fugir).

Mas o blog é, essencialmente, para os leitores.

RioD'oiro disse...

Passei os seus links ao EcoTretas.

EcoTretas disse...

Obrigado pelos links. Os PDFs são um pouco densos, e porventura problemáticos. A ocorrência de correlações é sempre engraçada (eg. 2º link citado em http://ecotretas.blogspot.com/2009/10/malhar-no-aquecimento-global.html), mas deve ser vista sempre com cuidado, pois pode-se dizer que a evolução das temperaturas correlacciona com a subida das bolsas, conforme se pode ver pelos seguintes links:

http://finance.yahoo.com/q/bc?s=^DJI&t=my&l=on&z=l&q=l&c=
http://data.giss.nasa.gov/gistemp/graphs/Fig.A2.lrg.gif

Mas, como é óbvio, não há relação conhecida (bem, poderia-se argumentar que o Aquecimento Global é bom para a Economia...).

Ecotretas

Anónimo disse...

poder-se-ia