Teste

teste

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Europeístas há muitos, sr. Presidente! Socialistas, então, nem se fala!


Aqui transcrevo, sem qualquer comentário prévio, o artigo publicado anteontem por Mário Soares no Diário de Notícias:


A Europa condiciona o resto


1. A União Europeia começa a dar ténues sinais de mudança. Na semana em curso, os líderes europeus vão reunir-se no Conselho Europeu, para debater os problemas da energia e da inovação. Mas, informalmente, irão também abordar o problema do reforço do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), para defesa do euro e para conter o apetite devorador dos mercados especulativos. É um começo.

Realmente, tanto o Presidente Sarkozy como a Chanceler Merkel apressaram-se a dizer, contra a política até agora seguida, peremptoriamente (cito): "que não deixariam cair o euro". Ainda bem. Mas houve uma nuance importante relativamente à Chanceler alemã. Acrescentou: "o problema não é do euro mas, sim, das dívidas soberanas". O que - note-se - não é exacto, porque é através das dívidas soberanas que os especuladores querem destruir o euro, objectivo final dos mercados. Como o primeiro-ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, compreendeu desde o início, quando propôs, com perfeito conhecimento de causa, que era preciso criar obrigações europeias para defender os Estados em dificuldades e, assim, conter os ataques especulativos ao euro e, em consequência, assegurar a continuidade do projecto europeu. Ou seja: a unidade e a solidariedade entre os Estados-membros da Zona Euro, tendo uma visão concertada quanto ao seu progresso futuro. Evitando as recessões - e o desemprego - que ameaçam vários Estados da União. Ainda ontem o banqueiro Ricardo Salgado voltou a apelar nesse sentido.

Na verdade, há aqui um problema, que a crise global tornou claríssimo, e que é preciso resolver, quanto antes, para que a União Europeia saia da paralisia e da crise em que tem vivido. É que a União Europeia está dividida: entre os Estados da Zona Euro e os Estados que não pertencem ao euro e vêem a União como um simples mercado de livre-câmbio. Ora, os dirigentes europeus, maioritariamente conservadores, têm-se recusado a ver esta realidade e procedem como se não existisse.

Como sair dela? Como tenho escrito, só vejo uma maneira: estabelecer que os Estados que não pertencem ao euro não têm de ter voto nas questões que se referem à moeda única, nem podem travar o avanço do projecto da União, em domínios como: a construção europeia do futuro; uma Europa cidadã e política, com uma identidade social própria (que, reconheça-se, faz a inveja do mundo); regras claras e obrigatórias para todos os Estados-membros da Zona Euro, no plano não só financeiro mas também económico, fiscal, social e ambiental; com regimes eleitorais e datas comuns quanto às eleições, não só para o Parlamento Europeu mas também para os respectivos parlamentos nacionais.

Reparem os meus leitores apegados a velhos preconceitos: os melindres e as preocupações quanto às soberanias nacionais pertencem ao passado. Num mundo globalizado, em que a América do Norte, os colossos emergentes e os que estão para o ser são cada vez mais fortes, a União Europeia, para sobreviver, como grande potência multi-estadual na cena internacional tem de estar unida e ter mecanismos de decisão rápidos. Assim, as soberanias, no quadro da União, são - e devem ser - partilhadas, tendo princípios comuns e obrigatórios para todos: a igualdade dos Estados-membros e a unidade e a solidariedade entre todos. É o que nos exige o século xxi, e temos de o perceber. Porque o dilema é fácil: ou a União toma medidas urgentes neste sentido, ou entrará numa irremediável decadência. É por isso necessário que a Alemanha compreenda rapidamente que, por mais rica que seja, isolada não representa nada em relação aos colossos emergentes. E ainda que com uma Europa desintegrada, a Alemanha será vista como um factor de desconfiança pelos Estados europeus e perderá muito do potencial de produção de riqueza que hoje tem. Visto que as suas exportações para os outros países europeus cairão a pique...

É tempo, pois, que todos os Estados da União compreendam o que a crise global nos está a sugerir e procedam em conformidade. Não esqueçamos os ensinamentos da História e como a Alemanha nazi nos conduziu à Segunda Guerra Mundial.

2. A Europa, dos anos da Revolução dos Cravos, era governada pela família do socialismo democrático, ou, como dizíamos, do socialismo em liberdade (socialistas, social-democratas e trabalhistas) e pela família democrata cristã, que era essencialmente europeísta e partidária da doutrina social da Igreja. Contudo, estas duas famílias político-ideológicas, depois do colapso do comunismo e do advento do neoliberalismo americano, deixaram-se converter pela "terceira via" e pelo domínio dos mercados, tendo por único valor o dinheiro, em vez das pessoas, de acordo com os sinais do tempo. Resultado: a maior parte dos partidos socialistas, sociais-democratas e trabalhistas perderam o poder - para governar à direita são melhores e os conservadores - e os partidos democratas-cristãos, com raras excepções, esqueceram a doutrina social da Igreja e transformaram-se em partidos populares, situando-se na extrema-direita do espectro político. Ambas as famílias perderam a influência que tinham e, em certos países europeus, pura e simplesmente desapareceram. Foram os anos em que os politólogos americanos proclamaram o "fim da História" e o "desaparecimento das ideologias" (à excepção, claro, da neoliberal).

Mas o mundo é feito de mudança, como escreveu Camões, num soneto célebre, e as circunstâncias, por mais contraditórias que pareçam, impõem-nos transformações inesperadas. É o que penso estar a acontecer com a crise global que nos afecta. Está a obrigar, pela força das coisas, a União Europeia, sem o desejar, a mudar de paradigma de desenvolvimento, para usar a expressão do Presidente Obama.

Não falarei, naturalmente, da família democrata-cristã, a que não pertenço. Mas tão-só da família socialista, a que me sinto, apesar de tudo, ligado. E a situação é simples: ou muda de comportamento - e compreende as inquietações do tempo presente e dá respostas às necessidades dos trabalhadores, dos desempregados e dos desfavorecidos - ou perde a sua razão de ser. Não para dar lugar ao radicalismo de esquerda, como alguns pensam, que está duas ou três décadas mais atrasado do que o socialismo democrático (sejam comunistas, trotskistas ou anacrónicos maoistas), mas antes para beneficiar uma espécie nova de populismo de direita, que é muito perigoso, justamente pela sua ausência de ideologia e de valores éticos...

Julgo, assim, que socialismo democrático vai ter uma nova oportunidade, se souber renovar-se e adaptar-se às mudanças de hoje: nos domínios da ciência, das tecnologias, da informação, do trabalho, da educação para todos, dos direitos individuais e colectivos e dos próprios Estados, nas suas relações com a sociedade e as pessoas.

O mundo está em rapidíssima transformação, como todos os dias verificamos pelas notícias que nos chegam em catadupa. A União Europeia, das democracias e dos Estados de direito, tem vindo a perder o norte, nos últimos anos, sem compreender as mudanças, uma vez que os seus dirigentes, por falta de coragem, não as querem ver, instalados como estão no conservadorismo dominante. Mas a crise global está aí, a corroer o prestígio europeu, o que representa, para todos nós, europeus, um enorme e terrível desafio.

Chegou, pois, a hora do socialismo democrático se repensar, reflectindo colectivamente sobre o que representa ser hoje socialista, não só em palavras, mas, sobretudo, no domínio das realizações e dos comportamentos. Despir-se, definitivamente, da ganga do conservadorismo neoliberal, descobrir novos horizontes sociais que dêem esperança às pessoas, retomando os valores éticos, dignificando o trabalho e valorizando as transformações sociais necessárias e possíveis, num mundo em mudança acelerada, repito. Nas sociedades europeias, é indispensável e urgente lutar para a erradicação da pobreza, nomeadamente dos emigrantes, que são quem mais a sente, mas também para reduzir fortemente as inaceitáveis desigualdades sociais que existem, principalmente nos Estados periféricos, como Portugal, bem como a precariedade do trabalho.

É certo que os partidos socialistas, sociais-democratas e trabalhistas têm vindo a ficar anquilosados, como as próprias organizações internacionais a que pertencem: a Internacional Socialista - quem a viu e quem a vê! - e o Partido Socialista Europeu. É preciso reagir e insuflar-lhes uma rajada de ar fresco que os obrigue a empunhar a bandeira dos valores éticos e ideológicos, que são os seus, com aquela ponta de utopia necessária para que as sociedades avancem. A família socialista é, hoje, indispensável para o avanço institucional da União Europeia, de modo que esta possa ocupar o papel que merece na cena internacional.

Para o PS português, é o momento, também, de fazer uma reflexão aprofundada. Para dar um novo impulso à sua participação na vida política (independentemente do Governo), com mais idealismo socialista e menos apparatchik, mais debate político e menos marketing, mais culto pelos valores éticos e menos boys que só pensam em ganhar dinheiro e promover-se, enfim, mais voltado para o futuro e menos para o passado. É que um PS dinâmico, pluralista e voltado para o futuro - que a sociedade civil respeite e admire - faz falta a Portugal e ao Governo.

25 comentários:

RioD'oiro disse...

"O que - note-se - não é exacto, porque é através das dívidas soberanas que os especuladores querem destruir o euro, objectivo final dos mercados."

O problema é que os malandros dos especuladores aproveitam as dívidas soberanas para especular que os caloteiros poderão não conseguir pagar.

Ainda hoje alguém dizia que a dívida "vendida" ontem irá ser revendida dentro de 6 meses, incluindo o juro.

Depois de ler esta torna-se penoso ler o resto.

Carmo da Rosa disse...

Mário Soares disse: ”Não falarei, naturalmente, da família democrata-cristã, a que não pertenço. Mas tão-só da família socialista, a que me sinto, apesar de tudo, ligado. E a situação é simples: ou muda de comportamento - e compreende as inquietações do tempo presente e dá respostas às necessidades dos trabalhadores, dos desempregados e dos desfavorecidos - ou perde a sua razão de ser.”

O doutor Mário Soares tem toda razão, não dão respostas a tempo aos trabalhadores. É realmente uma pena que a Internacional Socialista só há poucos dias – muito hipocritamente - é que resolveu expulsar o partido socialista do presidente da Tunísia (Zine al-Abidine ben Ali), e logo a seguir, muito convenientemente, quando as coisas começaram a dar pró torto, o do presidente do Egipto (Hosni Mubarak)…

Mário Soares disse: ”Mas a crise global está aí, a corroer o prestígio europeu, o que representa, para todos nós, europeus, um enorme e terrível desafio.”

….a corroer o prestígio europeu? O doutor Mário Soares não estará a extrapolar a partir da realidade que conhece?

Mário Soares disse: ” Nas sociedades europeias, é indispensável e urgente lutar para a erradicação da pobreza,…..”

Outra vez a extrapolar! Mas qual pobreza? Porque razão o doutor Mário Soares não se limita a falar do país que conhece tão bem? Porque razão a necessidade de dar ao seu discurso uma dimensão europeia?

Mário Soares disse: ” Para o PS português, é o momento, também, de fazer uma reflexão aprofundada. Para dar um novo impulso à sua participação na vida política (independentemente do Governo), com mais idealismo socialista e menos apparatchik, mais debate político e menos marketing, mais culto pelos valores éticos e menos boys que só pensam em ganhar dinheiro e promover-se, enfim, mais voltado para o futuro e menos para o passado.”

Tem muita razão, mas uma pessoa que nunca precisou de dinheiro na vida não vai facilmente convencer os boys socialistas a serem de repente mais sóbrios. Sobretudo num país em que modéstia é sinónimo de fraqueza.

Unknown disse...

"os especuladores querem destruir o euro"

???? Os especuladores não querem destruir o Euro!
Primeiro não devemos diabolizar os especuladores pois estes têm uma função muito importante, dar liquidez aos mercados. Sem especuladores os mercados teriam pouca liquidez e rapidamente definariam.

Os especuladores estão a aproveitar as debilidades do Euro para ganhar dinheiro como sempre fizeram, com o Euro ou com outras moedas. Quando há uns anos houve um ataque especulativo contra a Libra britânica, comandado segundo parece pelo Soros, ninguém veio dizer que queriam acabar com a Libra.

O que a situação actual mostra é que o Euro foi mal concebido e está demasiado exposto a ataques especulativos, nada mais. Se queremos acusar alguém devemos acusar os crânios que conceberam o Euro!

Depois este cavalheiro ex-comunista, ex-socialista e, pelos vistos, ex-democrata, parece não perceber nada de nada.

"estabelecer que os Estados que não pertencem ao Euro não têm de ter voto nas questões que se referem à moeda única, nem podem travar o avanço do projecto da União,"

??? Isto é inadmissível, o Euro é a moeda da UE e tentar retirar aos Estados que não têm o Euro quaisquer direitos no tocante ao Euro ultrapassa tudo

O problema é que o ECU era a moeda da UE, era uma moeda escritural cujo valor era dado por um cabaz de moedas. Quando se criou o Euro devia-se ter mantido o ECU como moeda da UE enquanto houvesse países da UE fora do Euro. Isso não foi feito e agora estes pseudo democratas têm de assumir as consequências das decisões que tomaram.

De qualquer forma este escrito é um escrito de outra época. É pouco provável que o Euro sobreviva à crise actual...

Carmo da Rosa disse...

O Raio disse: ”Depois este cavalheiro ex-comunista, ex-socialista e, pelos vistos, ex-democrata, parece não perceber nada de nada.”

Ai Raio Raio, é uma pena, mas lá vamos ter nós que discordar outra vez! Mas desta vez é apenas sobre esta pequena frase, nada de alarmante....

Eu acho que todos nós, apesar de eu também ultimamente e frequentemente discordar das opiniões do ex-presidente da republica, temos o dever de o tratar com um pouco mais de respeito pelo que fez por este país.

Ele nunca foi comunista, nem coisa parecida, e sempre deu provas de ser um democrata, sobretudo nos momentos mais difíceis do país, quando os comunistas se preparavam para tomar o poder. Que eu saiba nunca processou ou fez apelo a tribunais, nem nunca usou do seu poder para calar críticas ou escárnio em relação à sua pessoa...

Unknown disse...

Carmo da Rosa escreveu:

"Ele nunca foi comunista"

Foi sim senhor, começou a sua carreira política como membro do Partido Comunista.
Note-se que, para mim, isto não é ofensivo. Preferia, por exemplo, ver alguns comunistas conhecidos no Governo do que um ZAE (Zero Á Esquerda) como o Passos Coelho no Governo (apesar de estarmos no ano do Coelho)...

"sempre deu provas de ser um democrata, "

Duvido... como é que se pode ser democrata e simultâneamente advogar a dissolução do país numa entidade não democrática como a União Europeia?

"quando os comunistas se preparavam para tomar o poder."

???? Os comunistas nunca quiseram tomar o poder em Portugal. Isso foi um fantasma usado por alguma direita.

A URSS gastava milhões a aguentar Cuba, a última coisa que queriam era outra Cuba,. agora na Europa. Teriam falido ainda mais rapidamente do que faliram.

O único interesse que Portugal poderia ter para a então URSS era a de se poder retirar a base dos Açores aos americanos. Mas isso nunca aconteceria porque, logo que os comunistas tomassem o poder vem Lisboa, os Açores declarariam a independência com o apoio dos States.

"Que eu saiba nunca processou ou fez apelo a tribunais, nem nunca usou do seu poder para calar críticas ou escárnio em relação à sua pessoa..."

Isto é verdade.

Mas não é por isso que eu o considero um democrata...

Carmo da Rosa disse...

O Raio disse: ”…começou a sua carreira [Mário Soares] política como membro do Partido Comunista.”

Raio, está a fazer confusão com o Manuel Alegre…

O Raio disse: ”… Duvido.. que ["sempre deu provas de ser um democrata”].”

Vá à Wikipédia e veja a carreira dele: esteve sempre do lado correcto da história. É uma desgraça, não há mesmo nada a apontar ao homem. Podemos dizer que a independência das colónias podia ter sido melhor, mas depois de burro morto cevada ao rabo…

O Raio disse: ”… como é que se pode ser democrata e simultâneamente advogar a dissolução do país numa entidade não democrática como a União Europeia?.”

Dissolução do país? Que exagero vai por aí! Ninguém é obrigado manu militari a ingressar na UE… Há quem diga que se Portugal na altura não tivesse entrado na UE estaria hoje em piores condições. A possibilidade de desvalorização da moeda não é remédio para todos os males.

O Raio disse: ” Os comunistas nunca quiseram tomar o poder em Portugal.”

Já se esqueceu do antigo primeiro-ministro: o camarada Vasco!!!

O Raio disse: ”Os comunistas nunca quiseram tomar o poder em Portugal A URSS gastava milhões a aguentar Cuba, a última coisa que queriam era outra Cuba,. agora na Europa. Teriam falido ainda mais rapidamente do que faliram.”

Estou de acordo consigo, tomar o poder não se inseria na estratégia da URSS (Portugal não fazia parte da zona de influência acordada entre a URSS e os EUA). Mas exercer uma enorme influência através de outras figuras ou partidos políticos faz bastante jeito e não lhes era de maneira nenhuma estranha – até ao cúmulo de criar um partido supostamente não comunista, o MDP-CDE…

E o primeiro a bater o pé a tudo isto foi, queiramos ou não, o sempre democrata Mário Soares….

Unknown disse...

Carmo da Rosa escreveu:

"Raio, está a fazer confusão com o Manuel Alegre…"

Não faço a mínima ideia se Manuel Alegre foi ou não do PCP.
Mas Mário Soares sei que foi. Curiosamente parece ter vergonha desse pecadilho de juventude e as biografias que pululam pela Internet não o referem.
A única referência que vi, embora mitigada, foi no site da Presidência da República (http://www.presidencia.pt/?id_categoria=13&id_item=23) onde se diz que foi dirigente das juventudes comunistas.

" esteve sempre do lado correcto da história."

Meu caro, a História não tem lados correctos e lados incorrectos. Tivesse Hitler aguentado a II Grande Guerra e o lado correcto da História era o nazismo... brrr...

"Podemos dizer que a independência das colónias podia ter sido melhor, mas depois de burro morto cevada ao rabo…"

Eu até acuso o Mário Soares de muita coisa e acho-o um dos principais culpados da situação em que nos encontramos. Mas, se há acusação em que acho que está inocente é na da descolonização.

Primeiro porque, dadas as circunstâncias, a descolonização dificilmente poderia correr melhor do que correu (ou menos mal)
Depois porque Mário Soares tinha pouco poder para fazer o que quer que fosse.
Acho mesmo que políticos como o Durão Barroso e os seus camaradas do MRPP tiveram um papel muito mais negativo do que Mário Soares com aquela de "nem mais um soldado para as colónias".
É que no fim de uma guerra é preciso ter poder militar. Negociar com as tropas que estão no terreno cansadas e sem poderem ser substituídas é meio caminho para o desastre. Sei do que falo pois, na altura, estava no terreno...

"Dissolução do país? Que exagero vai por aí! "

??? Exagero? Acho que não. A soberania foi transferida do povo para órgãos não eleitos. Ainda por cima altamente corruptos!
E isto no meio de uma imensa campanha de propaganda, sem se consultar o povo, falhando todas as previsões e apresentando-se todas as cedências de soberania como inevitáveis.

(continua)

Unknown disse...

(continuação)

Carmo da Rosa escreveu:

"Ninguém é obrigado manu militari a ingressar na UE… "

Antes tivesse sido pois se o fosse talvez tivessemos compreendido logo onde nos estávamos a meter.

" Há quem diga que se Portugal na altura não tivesse entrado na UE estaria hoje em piores condições."

Pois, o Mário Soares teve a lata de dizer que se não fosse a UE estávamos pior do que a Albânia! (durante a sua falhada campanha para a Presidência). É espantoso! Será que ele pensa que somos atrasados mentais? Fale por ele!
Primeiro em História não existe o "se". Depois isto não passa de um grito de desespero.
No início a CEE/UE era o paraíso... como o falhanço é óbvio, agora é o se não fosse ainda teria sido pior.

" A possibilidade de desvalorização da moeda não é remédio para todos os males. "

Não, claro que não. A perca total de autonomia e a sujeição a políticas estrangeiras fora de qualquer controlo democrático é que é a desgraça completa. Isto e o termos perdido o controle sobre alguns dos nossos recursos naturais, agricultura, pescas, etc.

"Já se esqueceu do antigo primeiro-ministro: o camarada Vasco!!!"

??? Sim? E depois? Teria perdido o poder logo que houvesse eleições...

"Mas exercer uma enorme influência através de outras figuras ou partidos políticos faz bastante jeito e não lhes era de maneira nenhuma estranha"

Sim? E depois? Provavelmente, mantendo-nos relativamente neutrais até teríamos qualquer coisa a ganhar.
Mais certamente do que abaixar as calças perante Bruxelas...

"E o primeiro a bater o pé a tudo isto foi, queiramos ou não, o sempre democrata Mário Soares…."

Com os resultados funestos que se conhecem.

O problema é que Mário Soares nunca esteve muito interessado no nosso futuro. Tinha uma agenda a cumprir, enterrar-nos na então CEE custasse o que custasse. O que, infelizmente, conseguiu.

Sinceramente, olhando para trás é possível dizer que a estratégia de desenvolvimento seguida que consistiu no enfeudamento total e completo a Bruxelas, teve sucesso?

Li uma vez que há cinco fases em cada projecto:

-Entusiasmo inicial;
-confusão;
-desastre;
-procura dos culpados;
-castigo dos inocentes.

No projecto europeu estamos nitidamente na terceira frase. A seguinte será provavelmente atribuir as culpas ao PCP...

Carmo da Rosa disse...

O Raio disse: ”Não faço a mínima ideia se Manuel Alegre foi ou não do PCP.”

É muito fácil de saber. Na Wikipédia tem o curriculum completo – e bate tudo certinho e posso confirmar, porque, veja lá, eu fazia parte da célula holandesa da FPLN, da qual Manuel Alegre e Fernando Piteira Santos eram os dirigentes radicados em Argel…

O Raio disse: ” Mas Mário Soares sei que foi [comunista]. Curiosamente parece ter vergonha desse pecadilho de juventude.”

Se tem vergonha não é caso para menos. Mas mesmo que seja verdade ele ter feito parte da Direcção Académica das Juventudes Comunistas de Lisboa (1944-45), com todo o respeito, estas acusações não são sérias! São PECADILHOS DE JUVENTUDE (muito obrigado pela sua ajuda). Não pudemos duvidar de uma pessoa a vida inteira porque na sua infância roubou chocolates na mercearia!!! O mesmo em relação a Durão Barroso e o MRPP.

O facto incontestável e o único que me interessa discutir é que ambos nas suas respectivas carreiras políticas (como adultos) nunca preconizaram ou implementaram ideias comunistas para o país.

O Raio disse: ” Meu caro, a História não tem lados correctos e lados incorrectos. Tivesse Hitler aguentado a II Grande Guerra e o lado correcto da História era o nazismo... brrr....”

‘Lado correcto’ não é bem o termo - deveria ter utilizado lado certo. Mas claro que a história tem um lado certo, e a prova é o seu brrr…, quem não tem lado certo é o presente, porque nos falta a perspectiva histórica, para poder julgar convenientemente. Penso eu de que.

O Raio disse: ”Mas, se há acusação em que acho que está inocente é na da descolonização..”

Deu-me tanto trabalho encontrar uma mácula na carreira política do Soares e você zás catrapus: - não, isso foi excelente, o restante é que foi um desastre!

O Raio disse: ”A soberania foi transferida do povo para órgãos não eleitos. Ainda por cima altamente corruptos!..”

Altamente corruptos? Outro exagero! Há organizações por esse mundo fora bem mais corruptas que a UE.. E se a soberania do povo (seja lá quem for) foi transferida, o tal povo só tinha uma coisa a fazer: dizer que não queria a soberania transferida. E a tecnologia para dizer Não à UE já era conhecida do povo na altura e hoje ainda funciona: formar um partido contra o ingresso e ganhar as eleições. O tal povo de que você fala não é apenas formado de criancinhas, a maior parte são maiores e ‘vacinados’ e até já ejaculam…

E continua……

Carmo da Rosa disse...

O Raio disse: ”o Mário Soares teve a lata de dizer que se não fosse a UE estávamos pior do que a Albânia!”

Não percebo nada de economia mas estou inclinado a acreditar que Mário Soares neste caso tinha razão.. Talvez não a Albânia, mas para aí a Roménia...

O Raio disse: ” No início a CEE/UE era o paraíso... como o falhanço é óbvio, agora é o se não fosse ainda teria sido pior.”

E realmente no início era quase o paraíso, só faltavam as 72 virgens p/m. O falhanço deu-se depois, quando os nossos governantes e o nosso povo não souberam aproveitar convenientemente as oportunidades oferecidas pela UE (vide Prof. Henrique Medina Carreira)

O Raio disse: ” A perca total de autonomia e a sujeição a políticas estrangeiras fora de qualquer controlo democrático é que é a desgraça completa. Isto e o termos perdido o controle sobre alguns dos nossos recursos naturais, agricultura, pescas, etc.”

Desgraças completas só existem no fado. Na vida real os povos normalmente é que decidem o caminho que querem seguir, e de preferência sem lamentações e arregaçando as mangas.

O Raio disse: ” Provavelmente, mantendo-nos relativamente neutrais até teríamos qualquer coisa a ganhar. Mais certamente do que abaixar as calças perante Bruxelas...”

Pois, mas não foi isso que decidimos, pois não? A sua preferência pessoal é apenas a sua preferência pessoal. Talvez haja outros que preferem de longe baixar as calças a Bruxelas do que aos americanos, russos ou chineses. E no início o baixar as calças perante Bruxelas não foi assim tão mau: fartaram-se de nos meter notas de euros pela peida acima e na altura ninguém se queixava…

O Raio disse: ” Com os resultados funestos que se conhecem.”

Sem um Mário Soares do período do PREC a coisa teria sido bem pior, teria havido mais tentativas de implementação da ditadura do proletariado – que evidentemente não chegariam a via de factos, mas que iriam causar mais prejuízos e perda de tempo para o país…

O Raio disse: ” Sinceramente, olhando para trás é possível dizer que a estratégia de desenvolvimento seguida que consistiu no enfeudamento total e completo a Bruxelas, teve sucesso?”

Teve sucesso porque provavelmente não existia uma alternativa…

O Raio disse: ” No projecto europeu estamos nitidamente na terceira frase. A seguinte será provavelmente atribuir as culpas ao PCP....”

O PCP não tem culpa nem nada a dizer sobre este assunto, apenas diz não a tudo, como uma criança que faz birra, e continua a repetir à 50 anos o mesmo discurso monótono e triste do século XIX…

Tudo isto é triste, tudo isto é fado...

Unknown disse...

Interessante troca de opiniões.

Mas eu, contrariamente ao CdR, não tenho tão elevada opinião do Soares e do Alegre.

Alegre é um tolo naive. Andou pela estrema esquerda e continua a papaguear os slogans, razão suficiente para duvidar do conteúdo da sua cabeça.
De resto, um gajo que aos microfones da Radio em Argel, se congratula pela morte de dois compatriotas seus, aviadores que se despenharam por acidente em Angola, merece-me apenas desdém e um bom par de estalos, se a oportunidade surgisse.

Mário Soares é um bluff. O seu "pensamento" é característico de um puto de 17 anos, basta ler as redações que escreve nos jornais, até faz pena, é shallow.
Discordo do CdR quanto ao seu papel na contenção do comunismo. Na verdade nada fez. Foram os militares, principalmente aqueles a que eu pertenci ( Comandos), quem travou a extrema esquerda, e não as patacoadas do Soares. Que cavalgou bem os acontecimentos, não há dúvida.
Mas não os determinou nem influenciou.
Que um atrasado como ele seja considerado um político de qualidade, e tenha sido eleito pelos portugueses, apenas diz algo de nós e nada de que nos possamos gabar.

Carmo da Rosa disse...

O-Lidador disse: ”Mas eu, contrariamente ao CdR, não tenho tão elevada opinião do Soares e do Alegre.”

Lidador, atenção, por enquanto só fiz a apologia do Soares, do Alegre apenas perguntei ao Raio se ele estava a confundir as duas personalidades!!!

O-Lidador disse: ” Mário Soares é um bluff. O seu "pensamento" é característico de um puto de 17 anos, basta ler as redações que escreve nos jornais, até faz pena, é shallow..”

Esta caracterização parece-me exagerada, mas de qualquer forma, mesmo que se aproxime da verdade (não posso avaliar porque não li as suas últimas ‘redacções’), deve incidir sobre os últimos anos.

Digo isto porque me lembro perfeitamente de ter visto há uns anitos um documentário francês de 24 horas sobre Portugal e no qual, entre muitas outras coisas, Mário Soares foi longamente entrevistado por um jornalista do Le Monde. Fiquei com muita boa impressão das faculdades intelectuais do nosso ex-presidente. E o que mais me impressionou foi a maneira isenta e distante como abordou o período Salazar. Isto feito por um Socialista, em Portugal, é preciso tomates…

Quer dizer, tudo é relativo, mas entre o Cavaco e o Soares, preferia de longe ir de férias com o Soares, que é uma personalidade bem mais fascinante. Devido à sua avançada idade teria evidentemente que lhe dar um desconto para as suas esquerdices… Nobody is perfect.

O-Lidador disse: ”Discordo do CdR quanto ao seu papel na contenção do comunismo. Na verdade nada fez. Foram os militares, principalmente aqueles a que eu pertenci ( Comandos), quem travou a extrema esquerda, e não as patacoadas do Soares. “

Fez fez. Soares fez o seu papel, como político! Não se pode é esperar que faça tudo sozinho: que seja ele a conduzir os tanques, a pilotar os aviões, a manejar as metralhadoras, a estipular a estratégia militar, no caso da coisa dar pró torto - esta parte cabe aos militares, cada um tem a sua função.

Assim como no Egipto, em que os militares já estão há duas semanas a secar ao sol à espera que apareça um Soares, ou um Ieltsin - um político, que defina o rumo dos acontecimentos. De outra forma não passa de um vulgar golpe militar…

Unknown disse...

Carmo da Rosa disse:

"Na Wikipédia tem o curriculum completo "

Okapa, Manuel Alegre era do PCP. Não que isso me interesse muito pois nunca fui à bola com os versos dele...

"eu fazia parte da célula holandesa da FPLN, da qual Manuel Alegre e Fernando Piteira Santos eram os dirigentes radicados em Argel…"

Okapa, pecadilhos da juventude... está desculpado...

"Não pudemos duvidar de uma pessoa a vida inteira porque na sua infância roubou chocolates na mercearia!!!"

Claro. Eu roubava uvas na frutaria e não sinto remorsos por isso. O pior foi quando uma abelha estava escondida nas uvas...

" O mesmo em relação a Durão Barroso e o MRPP."

Aqui já não concordo... a acção de Durão Barroso e do MRPP foi extremamente prejudicial e acabou ajudando a provocar um banho de sangue em África.
Nos acordos de Alvor estava previsto que as tropas portuguesas continuassem em Angola durante alguns anos após a independência mas, com a guerra que o MRPP fez de nem mais um soldado para as colónias não havia tropa para mandar.
E, depois o Durão teve a lata de dizer na TV que só tinha ido para o MRPP para melhor combater o PCP! Hipócrita até ao fim!

"nunca preconizaram ou implementaram ideias comunistas para o país."

Entre o comunismo e a UE venha o diabo e escolha!


"‘Lado correcto’ não é bem o termo - deveria ter utilizado lado certo."

??? Não vejo muita diferença. A História é a História, não tem nem sentido nem objectivo. Dá-me a sensação de que ainda não se desligou completamente das ideias marxistas da juventude...

"não, isso foi excelente, o restante é que foi um desastre!"

Exacto! Eu não conseguia exprimir tão bem o meu pensamento.

"Altamente corruptos? Outro exagero! Há organizações por esse mundo fora bem mais corruptas que a UE.. "

Claro que há. O Primeiro Comando da Capital, aquela organização de criminosos de S. Paulo (Brasil).
Mas os níveis de corrupção na UE são alarmantes, de nenhuma forma estou a exagerar.
Recomendo, por exemplo, leitura de: Brussels Laid Bare de Marta Andreasen (está na Amazon do Reino Unido).

(continua)

Unknown disse...

(continuação)


Carmo da Rosa disse:

"Não percebo nada de economia mas estou inclinado a acreditar que Mário Soares neste caso tinha razão.. Talvez não a Albânia, mas para aí a Roménia..."

Disparate completo! Primeiro, a adesão à então CEE nada teve a ver com economia, foi uma decisão 100% política.
Depois, Portugal, apesar da ditadura, do condicionamento industrial e de uma guerra em três frentes tinha a economia a subir a dois dígitos. Em 1974 faltar-lhe-iam menos de vinte anos para ficar na média europeia. É que a adesão à EFTA foi muito positiva. A EFTA não era o disparate da CEE/UE.

A afirmação do Mário que eu já vi ditas por outros não tem qualquer fundamento, aliás, nunca é explicada. É uma atitude de desespero para quem percebe que os portugueses acabarão por entender que a adesão à então CEE foi um erro e um erro crasso.

"quando os nossos governantes e o nosso povo não souberam aproveitar convenientemente as oportunidades oferecidas pela UE"

??? My God! O CdR é mais uma vitima da propaganda!
Portugal aproveitou, no que lhe foi possível as vantagens da adesão à CEE. Infelizmente com as vantagens vieram as desvantagens, os quatro milhões de Euros diários que é a nossa contribuição para o Orçamento Comunitário, a perca da autonomia, os custos elevados dos bens agro-alimentares, a destruição das nossas pescas, os custos da hiper-regulação, e last but not least o ter uma moeda totalmente divorciada da nossa economia.

"vide Prof. Henrique Medina Carreira"

Já cá faltava... o Dr. Medina Carreira (creio que não é professor), arranjou um nicho de mercado, o profeta da desgraça. Francamente não tenho paciência para o ouvir...

" Na vida real os povos normalmente é que decidem o caminho que querem seguir, e de preferência sem lamentações e arregaçando as mangas. "

Exacto! Só que no caso em apreço uma imensa manobra de propaganda enganou-nos e meteu-nos no buraco em que estamos.
Eu próprio que sou naturalmente desconfiado teria votado "Sim" se em oitenta e tal tivesse havido um referendo sobre a adesão à então CEE.

"Talvez haja outros que preferem de longe baixar as calças a Bruxelas do que aos americanos, russos ou chineses."

Bahhh! Estando de costas não percebemos se são europeus, americanos, russos ou chineses...

" E no início o baixar as calças perante Bruxelas não foi assim tão mau: fartaram-se de nos meter notas de euros pela peida acima e na altura ninguém se queixava… "

Não foi bem assim... alguns aproveitaram bem as migalhas que nos mandaram. Outros nem tanto. Lembro-me bem dos putos da Jota que andavam a fazer propaganda eleitoral ao Cavaco, putos esses pagos por Bruxelas ao abrigo do Fundo Social Europeu...

"que iriam causar mais prejuízos e perda de tempo para o país…"

Nada comparado com os mais de vinte anos que perdemos com a adesão à CEE/UE. Vinte? Sim, mais as dezenas que para aí vêem.

"Teve sucesso porque provavelmente não existia uma alternativa…"

Em política há sempre alternativa...

Lembro-me de um tal Judice que ainda anda por aí, ter dito na TV que, em Portugal não havia alternativa ao Sá Carneiro, isto menos um um mês antes dele morrer!

Quando em política me dizem que não há alternativa eu, por via das dúvidas, estou contra.

"O PCP não tem culpa nem nada a dizer sobre este assunto,"

É óbvio que o PCP é inocente no crime da adesão à CEE/UE. Mas vai ser necessário arranjar um culpado...

"apenas diz não a tudo, como uma criança que faz birra"

Pode-se concordar ou discordar do PCP mas este tipo de criticas é injusto pois o PCP é o mais coerente dos Partidos Portugueses. Infelizmente é muito cobarde...

Unknown disse...

O-Lidador disse:

"um gajo que aos microfones da Radio em Argel, se congratula pela morte de dois compatriotas seus, aviadores que se despenharam por acidente em Angola, "

Isto deve ser falso. Na altura ouvia várias vezes a Rádio Argel. Lembro-me de ele ter lido aos microfones alguns exames finais (creio que do antigo 5º ano) e nunca o ouvi dizer essa dos aviadores como também nunca ninguém me disse que o tinha ouvido dizer. Além de que uma coisa dessas não se coadunava com o seu tipo de discurso.

"O seu "pensamento" é característico de um puto de 17 anos,"

De nenhuma forma. É extremamente inteligente e levou o país para onde queria. Se não fosse ele provavelmente teríamos escapado à CEE/UE.

"Foram os militares, principalmente aqueles a que eu pertenci ( Comandos), quem travou a extrema esquerda"

A actuação dos Comandos no 25 de Novembro foi determinante, lá isso foi.

"Que um atrasado como ele seja considerado um político de qualidade, e tenha sido eleito pelos portugueses, apenas diz algo de nós e nada de que nos possamos gabar."

Não diz nada sobre nós. O Mário tinha a apoia-lo uma máquina poderossissima que, em grande parte moldou o nosso pensamento.
Essa máquina continua em funções. Só que agora, a época é outra e está ao serviço de Passos Coelhos e Cavacos.
Se não fosse essa máquina, o Passos Coelho que tem dado uma data de tiros no pé já estaria feito em picadinho.
Por muito menos acabaram com o Santana Lopes.

Unknown disse...

CdR, é verdade o que diz sobre a falta de impulso político no Egipto.
Mas em Portugal, no PREC, o impulso politico não veio do Soares, isso é um mito, tal como o mito de que foi a esquerda política que fez o 25 de Abril.
Foram os militares que pensaram, decidiram e executaram.
Os políticos foram sempre às dobras e jamais conduziram o processo.

E quanto à sua sofisticação do seu "pensamento", deixo-o com o significado original da palavra "sofisticado", eh, eh.

O homem apenas alinha bordões, uns a a seguir aos outros, e ainda por cima com ligações de teenager.
Sofrível.

Raio, Alegre fez exactamente isso, há provas, eu mesmo as vi e ouvi.
Penso até que durante esta campanha, um ex-militar andou a ver se o processava por traição à Pátria.

Carmo da Rosa disse...

O Raio disse: ”….a acção de Durão Barroso e do MRPP foi extremamente prejudicial e acabou ajudando a provocar um banho de sangue em África.”

Mas o Durão Barroso, coitado do rapaz, no seu período MRPP era um puto mimado que tinha que estar em casa antes das 11 horas da noite, e também ainda não tinha autorização dos pais para ver o filme A Piscina, com a Romy Schneider e o Alain Delon - e você quer-lhe imputar à viva força banhos de sangue em África?

O Raio disse: ”… o Durão teve a lata de dizer na TV que só tinha ido para o MRPP para melhor combater o PCP! Hipócrita até ao fim!”

Alinhar no MRPP para combater o PCP! Se isto é verdade, e não vejo motivos para duvidar, é, além de hipócrita, absolutamente absurdo, mas continua a ser um pecadilho de juventude…

O Raio disse: ”… “Entre o comunismo e a UE venha o diabo e escolha!”

A diferença é realmente de menosprezar, por isso vou só mencionar umas pequenas chatices: na UE toda a gente pode viajar para onde quiser e não há gulags nem psikuchas, não há KGBês nem Statis, nem tão pouco tortura nas prisões. Pelo contrário, há liberdade de expressão e sindicatos livres, internet sem filtro e não é preciso imprimir livros em samizdat.

O Raio disse: ”A História é a História, não tem nem sentido nem objectivo.!”

É verdade, não tem sentido nem objectivo. Mas pode-se perfeitamente julgar moralmente períodos históricos, para não voltar a cometer os mesmos erros. Com o que sabemos hoje da história podemos agora nas calmas dizer que a expulsão dos judeus da península Ibérica, além de imoral e desumana, provocou um atraso económico e científico no nosso país. Da mesma forma sabemos hoje que o período histórico marxista nos países de leste da Europa também não foi um sucesso… etc. etc.

O Raio disse: ”Mas os níveis de corrupção na UE são alarmantes, de nenhuma forma estou a exagerar.”

Está a medir tudo pela mesma bitola! Níveis alarmantes encontram-se, entre outros, no México, na Nigéria e no Paquistão. Há realmente países na UE mais corruptos do que outros, mas também há países em que o nível de corrupção é bastante aceitável… Consulte o Corruption Perceptions Index

O Raio disse: ” Disparate completo! Primeiro, a adesão à então CEE nada teve a ver com economia, foi uma decisão 100% política. Depois, Portugal, apesar da ditadura, do condicionamento industrial e de uma guerra em três frentes tinha a economia a subir a dois dígitos..”

Digamos que foi uma decisão política com implicações económicas. Em relação à decisão política, você preferia neutralidade ou uma adesão ao pacto de Varsóvia?

Carmo da Rosa disse...

O Raio disse: ”Em 1974 faltar-lhe-iam menos de vinte anos para ficar na média europeia...”

É verdade, só vinte anos para estar ao nível da média europeia?

Olhe, dê a culpa ao Lidador. Raio dos militares, metem-se em coisas que não percebem e depois dá buraco! Podemos então concluir que os militares de Abril deram cabo do nosso crescimento económico com a mariquice da democracia e do 25 de Abril…

O Raio disse: ” A afirmação do Mário [Soares] que eu já vi ditas por outros não tem qualquer fundamento”

Já percebi, sem a intervenção militar seríamos agora um tigre europeu…

O Raio disse: ”My God! O CdR é mais uma vitima da propaganda!”

Absolutamente. E o argumento decisivo foi a moeda única. Tive sempre tantas chatices durante as férias: Et merde, já não tenho francos para pagar a auto-estrada; Me cago en la hostia, os bancos em Espanha estão a dormir a sesta e eu sem pesetas…

O Raio disse: ” o Dr. Medina Carreira (creio que não é professor), arranjou um nicho de mercado, o profeta da desgraça. Francamente não tenho paciência para o ouvir...”

Sim, o profeta que profetizou a desgraça. Os outros, os que lhe arranjaram a alcunha, deviam agora, que estão enterrados na desgraça até ao pescoço, ter a decência e a honestidade moral de lhe pedir desculpa…

O Raio disse: ”Em política há sempre alternativa... !”

Das tais frases que num mosaico junto à porta de entrada ficam muito bem, como nas tascas “o fiado morreu de velho”, mas toda a gente sabe que em política as alternativas são escassas.

O Raio disse: ”Pode-se concordar ou discordar do PCP mas este tipo de criticas é injusto pois o PCP é o mais coerente dos Partidos Portugueses.”

Absolutamente. Há anos que diz coerentemente não a tudo como uma criança que faz birra!

Carmo da Rosa disse...

O-Lidador disse: ”Mas em Portugal, no PREC, o impulso politico não veio do Soares, isso é um mito, tal como o mito de que foi a esquerda política que fez o 25 de Abril. Foram os militares que pensaram, decidiram e executaram. Os políticos foram sempre às dobras e jamais conduziram o processo.”

Estou absolutamente de acordo que foram os militares que conduziram e executaram o 25 de Abril, e ainda por cima apoiados inicialmente numa reivindicação puramente de casta, enquanto que Mário Soares e os outros dissidentes estavam lá longe no exílio com muito pouca influência no país. Mas sem os políticos, com as suas reivindicações políticas, o povo não teria apoiado os militares e a coisa não passaria de um golpe de estado militar.

Mas eu não me referia ao 25 de Abril, mas ao período posterior, em que as reivindicações já não eram militares mas políticas. E aqui sim, Mário Soares optou por um socialismo democrático com eleições livres (com o devido apoio de militares que não estavam de acordo que Portugal se tornasse uma ditadura marxista). Poderia ter optado pelo campo oposto, de Álvaro Cunhal (que inicialmente se opôs a que por exemplo os emigrantes votassem – achava-os demasiadamente reaccionários) e do camarada Vasco, ou pelo campo do Otelo Saraiva de Carvalho, mas não, teve juízo no momento exacto. Era apenas isto que queria dizer…

Unknown disse...

"Mário Soares optou por um socialismo democrático com eleições livres "

Optou pelo que podia optar e porque outrem lhe deu condições para optar.
Mário Soares não determinou nada, tudo o que aconteceu foi pensado, decidido e executado pelos militares.
Se o Grupo dos Nove tivesse decidido outras coisas, outras coisas teriam acontecido. Se em 25 de Novembro, Ramalho Eanes não tivesse ido para o Regimento de Comandos para responder ao golpe, Mário Soares nada teria feito ou sequer podido fazer.

Mário Soares foi um surfista. Cavalgou a onda vencedora,apenas isso. Sempre a papaguear generalidades e culatras, música para os ouvidos pouco exigentes do bom povo português.
Tal como agora se vê com Sócrates, que dá ao povo a mesma converseta e lá se vai safando.

Calhordas disse...

Comentários e opiniões de "se isto..." e "se aquilo...", enviesados de muito estrabismo reaccionário de um 25 de Novembro ainda latente. O que não aconteceu, impedido pelos reaccionários dessa data, seria mau, mas o D. Sebastiãon Sá Carneiro "foi-se" e o liberalismo ficou orfão e à mercê de muitos Xuxiais-democratas e outros Xuxialistas, ou seja a roubalheira generalizou-se, e já lá vão mais de 35 anos a dar razão à figura ilustre do Prof. Dr. António de Oliveira Salazar.

Unknown disse...

O-Lidador escreveu:

"Alegre fez exactamente isso, há provas, eu mesmo as vi e ouvi.
Penso até que durante esta campanha, um ex-militar andou a ver se o processava por traição à Pátria."

Se o diz acredito. Mas isso não se enquadrava na sua linha editorial. Pode ter sido mal interpretado ou qualquer coisa falhou.
Quanto a processa-lo por traição à Pátria por ter dito uma frase dessas é tão ridículo como ter-se preso o Al Capone que tinha morto uma data de gente e transgredido tudo o que era lei em Chicago, por não pagar impostos.
Se se quiser acusar o Manuel Alegre de traição à Pátria há muito por onde pegar, num cidadão que foi deputado uma data de tempo e aprovou tudo o que era integração europeia, inclusivé o Tratado de Lisboa!

"Mário Soares não determinou nada, tudo o que aconteceu foi pensado, decidido e executado pelos militares."

De nenhuma forma. Mário Soares foi e é um cidadão muito perigoso e muito do que foi decidido e executado por militares teve o dedo dele.

Unknown disse...

Carmo da Rosa disse:

"Mas o Durão Barroso, coitado do rapaz, no seu período MRPP era um puto mimado que tinha que estar em casa antes das 11 horas da noite, e também ainda não tinha autorização dos pais para ver o filme A Piscina, com a Romy Schneider e o Alain Delon"

Durão Barroso nasceu a 23 de Março de 1956, tinha 18 aninhos feitos cerca de um mês antes do 25 de Abril.
Já tinha idade para chegar a casa depois das onze, ver as maminhas da Romy Schneider na Piscina e até ir às meninas...

A actuação que ele e os seus camaradas do MRPP tiveram em 1974 e 1975 foi extremamente negativa e prejudicial.
Quanto ao Durão podia ser um jovem imberbe mas era muito conhecido e era um dos principais rostos do MRPP.

"Alinhar no MRPP para combater o PCP! Se isto é verdade, e não vejo motivos para duvidar, é, além de hipócrita, absolutamente absurdo, mas continua a ser um pecadilho de juventude…"

É verdade que o MRPP foi extremamente importante no combate ao social-fascismo, como os putos deste partido diziam. A afirmação do Durão Barroso até talvez não seja totalmente destituída de verdade. Resta saber para quem é que estava a trabalhar.

Quanto a ser pecadilho de juventude? Não, se o fosse não tinha dito na TV o que referi. Teria antes pedido desculpa.

"na UE toda a gente pode viajar para onde quiser e não há gulags nem psikuchas, não há KGBês nem Statis, nem tão pouco tortura nas prisões."

My God, não esperava isso de si!
Os gulags, KGB's, deportações para a Sibéria, etc., não são características do comunismo, são características da Rússia! O comunismo soviético limitou-se a manter muito da herança czarista. O KGB, por exemplo, foi o sucessor da Tcheka, criada por Lenine em 1917 que, por sua vez herdou muito da Okrana czarista. Até pessoal que passou de uma para outra incólume.
A vida na URSS melhorou muito com o comunismo, comnparado com o sistema feudal que os czars lá tinham imposto.

"Pelo contrário, há liberdade de expressão e sindicatos livres, internet sem filtro"

Well, wait and see...
A liberdade de expressão na UE lembra-me a resposta de Henry Ford quando lhe perguntaram porque é que os clientes não podiam escolher a cor do Ford-T (eram todos pretos). Ao que ele respondeu que podiam escolher a cor que quisessem desde que escolhessem preto...

(continua)

Unknown disse...

(continuação)

"Mas pode-se perfeitamente julgar moralmente períodos históricos, para não voltar a cometer os mesmos erros."

Exacto, exacto,... por exemplo, a unificação alemã de 1870 deu origem a três guerras, uma no Século XIX em que os alemães ganharam e duas no século XX em que os alemães perderam. Ahhh! E pelo meio umas largas dezenas de milhões de mortos...
Assim, porque é que raio estamos a construir uma União Europeia à imagem da unificação alemã do século XIX?
Não sabemos aprender com os erros?

"a expulsão dos judeus da península Ibérica, além de imoral e desumana, provocou um atraso económico e científico no nosso país."

Pois e transformou a Holanda numa potência marítima... Fala-se muito que criamos o Brasil mas, curiosamente nunca se fala que criamos a Holanda. Se não fossem os portugueses de religião judaica que para lá mandamos a Holanda hoje não passaria de mais um dos Länder alemães.

" Há realmente países na UE mais corruptos do que outros, mas também há países em que o nível de corrupção é bastante aceitável… Consulte o Corruption Perceptions Index"

??? Eu não me estava a referir aos Estados Membros, estava a referir-me à própria UE, Comissão, Parlamento Europeu, etc.
Perante uma Comissão que há uns 13 ou 14 anos não consegue que o próprio Tribunal de Contas Europeu lhe aprove as contas ou um Parlamento Europeu que está mais próximo de um bando de malfeitores do que de uma instituição democrática, a nossa corrupçãozinha caseira é assim um pouco pró ridícula.

Quanto ao Corruption Perceptions Index, ele não mede a corrupção, mede a percepção que os cidadãos têm da corrupção o que é uma coisa muito diferente.

"Digamos que foi uma decisão política com implicações económicas."

Exacto, exacto. E,para mal dos nossos pecados, as implicações económicas foram catastróficas!


"Em relação à decisão política, você preferia neutralidade ou uma adesão ao pacto de Varsóvia?"

Well, well, Irlanda, Finlândia, Suiça eram neutrais e não tiveram, que eu saiba, problemas.

Unknown disse...

Carmo da Rosa escreveu:

"É verdade, só vinte anos para estar ao nível da média europeia? "

Bom, se Portugal continuasse a crescer como estava e a Europa também, creio que nem eram necessários quinze anos para atingir a média.

Mas isso não aconteceria e não por causa do 25 de Abril, não aconteceria por causa do primeiro choque petrolífero.

" militares de Abril deram cabo do nosso crescimento económico com a mariquice da democracia e do 25 de Abril…"

De nenhuma forma. Quem deu cabo do nosso crescimento económico foi Mário Soares e a maior parte da classe política com a mariquice da CEE/UE.

"Já percebi, sem a intervenção militar seríamos agora um tigre europeu…"

Apre!!! Insiste! Eu não tenho nada contra a intervenção militar! Um pouco lateralmente (estava em Angola) até estive metido nela. Pelo menos tive funções que poderiam ser classificadas de revolucionárias.

" E o argumento decisivo foi a moeda única. Tive sempre tantas chatices durante as férias: Et merde, já não tenho francos para pagar a auto-estrada; Me cago en la hostia, os bancos em Espanha estão a dormir a sesta e eu sem pesetas…"

???? Bom, para quem como eu viveu em Macau e, para ir às compras a Hong Kong tinha de trocar de moeda ou para ir almoçar e fazer compras a Zuhai também tinha de trocar de moeda, o que me acontecia quase todos os fins de semana... essas preocupações parecem-me ridículas.
Já agora, sabe o que é que essa comodidade está a custar ao povo português?
Desculpe o que vou dizer, mas não será um pouco de egoísmo só para ter umas comodidades nas férias não se importar de por o país de pantanas?

"Sim, o profeta que profetizou a desgraça. Os outros, os que lhe arranjaram a alcunha, deviam agora, que estão enterrados na desgraça até ao pescoço, ter a decência e a honestidade moral de lhe pedir desculpa…"

Pedir desculpa? De nenhuma forma. Merdi... sorry, Medina Carreira falhou totalmente nas suas previsões e principalmente nas suas causas. O país não está tão mal como ele pinta há não sei quantos anos e, o que há de mal não é pelas causas que ele aponta.

Alguma vez o ouviu chamar a atenção para o erro que foi a adesão ao Euro?

" toda a gente sabe que em política as alternativas são escassas."

De nenhuma forma! A política é a arte de escolher entre as alternativas possíveis, a menos má.

"Absolutamente. Há anos que diz coerentemente não a tudo como uma criança que faz birra!"

???? Diz que sim a muita coisa. Discorda é da política que está a ser seguida e, surpresa, até tem acertado nas previsões.

Não sou comunista mas, entre o Medina Carreira e o Jerónimo de Sousa acho que não há que hesitar. O Jerónimo, no mínimo, até tem colocado bem a questão. O problema de Portugal é a estagnação económica, ao contrário do que o Medina diz. o Medina é um despesofobo...