terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fukushima - Xenon

Tudo continua no bom caminho. O último alerta ocorreu pelo aparecimento de Xenon (1, 2), mas a temperatura dos reactores continua bem abaixo dos 100 graus e a baixar. Tudo indica que o Xenon tem origem no decaimento natural de produtos cindidos.

Entretanto, na Alemanha, começam a fazer-se contas. Não tarda nada reactivam as centrais nucleares.

Últimas sobre Fukushima: Fukushima Status, WNN, MIT NSE Nuclear Information Hub, BNC, WNA, IAEA, ACNEN

3 comentários:

António Pedro Pereira disse...

O Japão queima toda a carne bovina contaminada pela radioactividade

O Japão cumpriu o plano para comprar e queimar toda a carne de bovino contaminada pela radioactividade da central nuclear de Fukushima, a fim de conquistar a confiança dos consumidores. Cerca de três mil cabeças de gado foram abatidas e incineradas, suspeitas de terem sido alimentadas com feno e palha de arroz radioactivos. O ministro da agricultura, Michihiko Kano, declarou que a Tokyo Electric Power (Tepco), empresa responsável pela central nuclear acidentada, terá de pagar o prejuízo que, de acordo com a imprensa local, pode chegar a dois biliões de ienes (cerca de 17 milhões de euros).
(continua)

António Pedro Pereira disse...

(continuação)
A estratégia elaborada pelo sector público definiu a compra de todos os animais que tivessem uma taxa de césio superior ao limite de 500 becquereles (unidade de medida para a radioactividade).
O pânico instalou-se nos consumidores japoneses quando foram encontrados altos níveis de césio radioactivo na carne de vaca proveniente de uma fazenda em Minamisoma, cidade localizada no limite da zona de exclusão de 20 km de raio ao redor da central atómica. Desde então, a notícia espalhou-se por outras províncias onde os produtores vendiam a carne sem saber se estava contaminada.
O governo japonês proibiu de imediato a venda de carne e gado provenientes de toda a região de Fukushima.

RioD'oiro disse...

... como aqui se faz com as vacas com todas as doenças que atingem esse gado E daí?

Durante o próximo ano veremos o retorno da maioria da população. Alguns já voltaram e o processo acelerar-se-há no próximo ano.

Os consumidores japoneses não entram em pânico com essa facilidade. Os japoneses estão habituados a coisas que deixariam em pânico a maioria da população terrestre mas os japoneses são firmes.