Teste

teste

quinta-feira, 14 de junho de 2012

António Lobo Antunes: O Meu Nome É Legião

[aos 8:30 da 2ª parte] - Actualizado

"... ao mesmo tempo houve uma coisa muito boa. Foi no exército que eu aprendi ... nascer tem uma concepção ptolomaica do mundo na qual eu era o centro. Percebi que era apenas um entre os outros e que só sendo um homem, neste caso éramos miúdos, todos, só sendo um homem no meio dos homens é que eu poderia fazer alguma coisa que valesse a pena [confusão] sobretudo enquanto homem foi muito importante. E a camaradagem é um sentimento difícil de explicar a quem não passou por isso. Normalmente as pessoas dizem mal dos militares, género ... do General De Gaulle, por exemplo, diziam, a única coisa pior que um general estúpido é um general inteligente ... Os meus dois avós eram militares. Eu nunca tive um espírito especialmente militarista mas da parte dos oficiais do quadro permanente portaram-se comigo e com os soldados e com os meus camaradas com uma lisura extrema. Não tenho razão de queixa de ninguém. Ninguém."


3 partes que se sucederão automaticamente.