Teste

teste

quinta-feira, 14 de março de 2013

Como os combustíveis fósseis contribuem para que o planeta fique mais verde

Conviria que os professores fossem diversificando as suas fontes de informação para, daqui a uns tempos, não se declararem novamente surpreendidos como no caso e nas consequências da dívida.

------------

- A terra está a ficar mais coberta de vegetação (sem ser plantada e, naturalmente, sem uso de fertilizantes)
- A ligeira subida de temperatura dos últimos 30 anos tem permitido mais chuva e mais verde.
- Metade do aumento de vegetação resulta, em 50% do aumento de CO2.
- O uso de combustíveis fósseis tem permitido tornar a terra mais verde.
- Nos últimos 50 anos a população terrestre aumentou para o dobro e come mais e melhor que anteriormente.
- Usamos hoje 65% menos terreno para agricultura relativamente a 1960. O resto do terreno deixou de ser usado.
- A extinção de espécies, muito alta na transição para o Sec. XX, praticamente deixou de ter lugar desde essa altura.
- A extinção brutal de espécies do fim do Sec. XIX resultou, regra geral, da introdução inadvertida de ratos ou outros predadores no habitat local que da acção directa do homem.
 -  Há 30 anos acampava-se em Spitsburgen (onde o mar gelado nunca chegou) sem qualquer problema, hoje o espaço é dominado e destruído por ursos polares.
 - Os ganços das ilhas daquelas paragens não têm, nos últimos 6 ou 6 anos, conseguido criar uma patinho porque os ursos polares comem-nos todos.
 - A vida selvagem pulula pelo Ártico e pelo Antártico ... porque já não são há muito caçados em virtude dos produtos deles retirados se ter tornado obsoletos por serem muito mais baratos quando obtidos de combustíveis fósseis.
 - Muita da recuperação da vida selvagem deve-se, além das acções de conservação, à tecnologia, o crescimento, o desenvolvimento económico. "O desenvolvimento económico tem sido parte da solução e não parte do problema".
 - O Haiti é muito mais castanho que a República Dominicana. O Haiti depende de energias renováveis, a Republica Dominicana importa combustíveis fósseis e encoraja e subsidia o uso de gás propano como combustível para cozinhar para  que as pessoas não cortem árvores para as transformar em combustível. São os combustíveis fósseis quem preserva o verde da República Dominicana.
 - Estão a desviar-se 5% das colheitas para as transformar em combustível rodoviário poupando 0.6% em combustíveis fósseis. O desvio de colheitas para combustível provocou a subida do preço dos cereais para o dobro. Entretanto, nas zonas mais desfavorecidas do globo muita gente se viu privada de alimentos por os não conseguir comprar. Entretanto, a necessidade de comida provocou o aumento da desflorestação para cultivo sem recursos tecnológicos.
 - Em Inglaterra está a sem implementada a queima de madeira como forma de obter energia renovável ... obrigando à importação (com transporte intercontinental) de lenha para queimar.


Sem comentários: