Porto e Vigo distam cerca de 120 km. A CP «consegue» ter um serviço de automotoras que liga as duas cidades em 3 horas, uma média de 40 km por hora. No final do século XIX, com locomotivas a vapor a viagem conseguia-se fazer por metade do tempo.
It is quite gratifying to feel guilty if you haven't done anything wrong: how noble! (Hannah Arendt).
Teste
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quarta-feira, 6 de julho de 2011
Esse esqueleto não é meu XV
O fim da ligação Porto-Vigo e a incompetência extrema da CP
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Alguém me explica porque têm a GNR e a justiça(?) que meter o nariz para saber se quem trabalha na pastelaria lá está dentro ou não?
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Um dos pilares do liberalismo e do mercado livre, é a constatação, colhida da prática, de que a concorrência, a livre formação dos preços, ...
13 comentários:
Ah bem. É bom que se privatize, para não serem os contribuintes a suportar o prejuizo. Depois quero ver como a AIP vai rentabilizar a linha, com um prejuízo de 232 mil euros por ano na ligação Porto-Vigo, e que levam a CP a "suspender" o serviço entre Valença e a cidade galega. Entre Valença e Vigo viajam anualmente 15.500 passageiros - uma média de 11 passageiros pagantes por comboio diz a cp não chega a um autocarro. Noa anos 70 havia varias linhas exploradas com sucesso eu viajava numa delas, fechou nos anos 80 devido a falta de passageiros porque os expressos tiraram a clientela a cp e os automoveis particulares ajudaram na mesma medida, as linhas fecharam as populaçoes protestaram mas não as utilizavam queriam é que estivessem abertas mesmo que não tranportassem ninguém. A moda passou a a gente habituou-se. É bom que os privados peguem nesses negocio e invistam nele e o rentabilizem sem precisar do estado para os ajudar e verem se conseguem por as pessoas a ocupar os comboios como no passado.
Msa não é so esta linha dizem:
“Os 232 mil euros de prejuízo na ligação Porto-Vigo são, porém, uma gota de água comparados com os dois milhões de prejuízos anuais da ligação Lisboa-Madrid e dos quase sete milhões de euros de prejuízos do Sud Expresso (Lisboa-Hendaya). José Benoliel, presidente da CP, disse ao PÚBLICO que a empresa não aguenta estes encargos financeiros e que está, com a Renfe, a encontrar uma solução conjunta que permita minimizar estes custos "sem pôr em causa a manutenção destas ligações".
Mas é melhor fechar a linha, ou re-animar a linha? O importante aqui acho que é saber, se tem ou não mercado? E estudo de mercado? Se fosse a 80km/h tinha mercado? E se fosse 240? Tinha mercado?
É prerrogativa do estado dar prejuízo.
"porque os expressos tiraram a clientela a cp e os automoveis particulares ajudaram na mesma medida"
Porque o serviço da CP era tão mau e caro que os expressos tomaram conta do negócio.
Assim é, relativamente ao pendular que apenas subsiste graças à limitação de velocidade nas auto-estradas. O pendular custa sensivelmente o dobro do transporte rodoviário.
As contas têm que passar a ser o que são. Os custos reais têm que ter o peso que devem ter. O contribuinte não pode estar sistematicamente a ser chamado a pagar as brincadeiras dos peritos em social ... sob pena de serem os mais pobres os primeiros a passarem fome. Isto tem que ser assim para os futebois, para os transportes, para o BPN-BCP-BPP-CGD, RTP, etc.
A primeira vergonha deste governo foi ter recuado quanto à RTP. Ninguém a compra? Fechem-na.
"E se fosse 240? Tinha mercado?"
Que quem decide arrisque o seu dinheiro.
"E se fosse 240? Tinha mercado?"
E os autocarros têm mercado?
“Mas é melhor fechar a linha, ou re-animar a linha?”
Boa pergunta, mas como ja disse nas actuais circunstancias não é possivel fazer isso, porque a questão subjacente não tem a ver só com má gestão da cp, mas com factores externos, que tem a ver com questoes demograficas. Despovoamento do interior deslocação dessas populaçoes que não voltam, a não ser em ferias, aquisição de novos habitos e qualidade de vida como automovel próprio para se deslocar e boas condiçoes de rodovia que permitem facil acessos automoveis, isto a nivel particular, depois a nivel de empresas de camionagem, nos anos 70 faziam ligação a cp e a cp completava o resto do percurso as estradas eram más, a partir do anos 70 passaram a fazer concorrencia a cp ou seja empresas de camionagem locais concelhias que faziam a ligação a ferrovia, passaram fazer expressos para qualquer local do pais e estrangeiro que fosse rentavel, eu tenho um vizinho que faz todas as semanaas viagens para paris com expressos lotados e dentro do pais igualmente, todos estes factores liquidaram parte da clientela da ferrovia. Por isso deve ser privatizada e os privados reanima-la se forem capazes sem pedinchar subsidios ao estado nem os contribuintes suportarem esses prejuizos, os privados é logico que se não der lucro fecham logo, mas, não devem ser os contribuites a manter ligações só porque no passado existiram e foram rentaveis mas agora já não são rentaveis, embora nós as queiramos abertas porque sim. De resto a ligação porto-vigo, esteve quase a ser interrompida em 2005, foram protestos em espanha que obrigaram, então, a cp a recuar.
Caro José Damião,
Haverá todas as explicações possíveis e imaginárias que justifiquem que não haja clientela.
Pode haver as explicações possíveis e imaginárias para que a velocidade média seja de 40Km/h, como por exemplo - não matar mosquitos.
Uma coisa é certa. Nos dias de hoje e no percurso em causa (nos Himalaias seria diferente), uma marcha à velocidade média de 40Km/h é suficiente para matar a coisa.
Repare, aliás, que métodos alternativos de transporte florescem e parece difícil acreditar que as condicionantes sejam substancialmente diferentes entre os casos.
Caro José Damião,
... no fulcral concordo consigo, com o acessório não valerá a pena perder muito tempo.
“... no fulcral concordo consigo, com o acessório não valerá a pena perder muito tempo. “
Concorda comigo quando faz um post partindo de permissas totalmente diferentes e opostas das minhas. Oh oh oh.
Dedique-se a faxina
JD,
Experimente ler o post e ler o que lá está escrito por oposição ao que vai na sua cabeça.
Já agora, uma das razões porque se não privatiza a tempo e horas prende-se com a necessidade de matar completamente o projecto não vá dar-se o caso do privado conseguir rentabilizar e ficar assim aberto um "grave" precedente.
Concorda com esta ou também há "permissas"?
Dedique-se a faxina de vez.
Ja agora convem esclarecer quem não sabe que o que foi encerrado foi troço valença vigo,( embora os turistas acidentais os tais onze ou doze que iam até vigo so possam ir ate valença e ficassem privados do resto da viagem) o troço do lado espanhol é que foi encerradoe não qualquer troço portugues da linha do minho que não foi encerrado mas que se mantem em funcionamento, se era tão apetecivel o troço espanhol, a renfe nunca pensou em tal nem em satisfazer as pretensões dos galegos e assegurar a sua manutenção ate valença ou ate ao porto porque nao. Mas a meu ver pelo andar da carruagem também no futuro pode vir a ser equacionada a manutenção do restante troço acima da cidade de viana e ate valença, como aconteceu primeiro com o troço de monção e agora o valença vigo. O privado de facto vai animar genero linha do douro com as marias fumaças do seculo passado, é engraçado e eu estou disposto a fazer uma viagem dessas.
Dedique-se a faxina e ao apagar comentarios
Como se percebe o JD não tinha nada a contrapor. Apenas queria deixar uma fumaça de alternativa, uma espécie de comentário de quem não comenta nem deixa de comentar, apenas marca presença.
Caramba Rio...só por questões de ordem psiquica é que não percebe o que o JD está a dizer.
deixe lá o privado pegar naquilo e lhe dar outro conceito totalmente diferente que vai ver aquilo a bombar.
Tal como agora o fazem no Douro com os barquinhos.
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