Teste

teste

terça-feira, 31 de maio de 2011

O Estado incompetente


Não bastava ter havido caldinho com o Estado, a internet e as eleições presidenciais, há agora também caldinho com o acesso ao site das Finanças: está encravado há horas.

Nem para um lado nem para o outro. Não se consegue entrar (não se consegue, sequer, fazer uma consulta), não se consegue carregar uma declaração pré-preenchida, não se consegue enviar uma declaração.

7 comentários:

Agreement debts disse...

Os idiotas portuguesinhos continuam igual a si mesmos, deixam tudo paro o fim e depois ai vai a chusma toda ao mesmo tempo. Ora o que é que acontece? Acontece que bloqueiam tudo, mas a culpa é do sistema. ( até ao dia 25 qualquer um se podia recrear pelo site das finanças. Depois temos os profissionais do aproveitamento, “ Tecnicos de contas ameaçam entupir com declaraçoes de contribuintes”). Com estes idiotas de última hora só se pode lidar de uma maneira, a entrega de declaraçoes por ordem alfabética, até a letra tal, entrega até tal dia, e por ai fora até ao fim do alfabeto.( julgo que mesmo assim esses deixavam tudo para o fim desse dia).Mas aprendiam a não bloquear os sistemas ou pagavam uma multa. Mas a culpa é das finanças, só se ve lesmas.

RioD'oiro disse...

Caro Alarcão,

Você anda distraído. Desconhece que o sistema contabilístico mudou e que a necessidade de acessos aumentou exponencialmente por causa disso.

Desconhece ainda que o próprio estado foi afectado, nesse contexto, pela sua própria decisão e aquilo que figura nos servidores do estado está incompleto, atrazado, etc, o que faz com que ocorra um tremendo número de acessos para tentar coadunar as coisas.

"a entrega de declaraçoes por ordem alfabética,"

Seria excelente se cada 'letra' não ficasse pendurada no desempenho não atempado do estado.

Ainda hoje ouvi um colega que anda à chapada porque as contas dos seguros dele e as que o estado tem sobre ele não batem certo. Já foi meia dúzia de vezes às finanças e ainda está encravado. Ele tem documentação comprovativa que exibe às finanças, o sistema das finanças não tem toda as verbas dessa documentação e ... ou ele prescinde do desconto de alguns dos seguros ou tem que andar à porrada com as finanças.

Portanto, meu caro, se há aqui idiotas será o caro Alarcão.

RioD'oiro disse...

Entrar no site da DGCI para entregar ou consultar a declaração de IRS foi ontem uma missão quase impossível. A dificuldade em aceder a este portal já foi denunciada na semana passada pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e deverá intensificar-se hoje, devido aos mais de meio milhão de declarações que estão ainda por entregar.

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=266391

Streetwarrior disse...

Granda barrigada de rir que agora dei...
Resumindo....Estava a preencher ( tentar ) uma declaração de uma amiga minha que é para entregar este mês e a pobre coitada, não conseguia entrar na pagina...estavamos aqui a tentar e eu não conseguia também.
Foi-se embora, prometendo voltar mais tarde, pois a pagina não abria e como este PC onde estou é um pouco lento, combinamos mais tarde ir a outro.
Ela foi-se e eu vinha ver as respostas ao meu ultimo comentario do papel higienico.
Qual não é o espanto, quando aqui entro, aparece-me a desenho do Post a dizer que ouve um error no carregamento da pagina...e eu vá de carregar no OK a ver se saia...e eu já bufava, pois quando carreguei no OK, é claro que passou a imagem(no canto sup do ecrã...e raios que não saia dali.

Tive 5 minutos nesta treta ...já tava para desligar o PC....eheheheh há sincronias do caraças....mistérios....conspirações...a bem dizer.

LOL

Agreement debts disse...

"atrazado"
Estas atrasado estás, o sistema informatico mudou há um mes, ja se sabia disso.

LGF Lizard disse...

É por isso mesmo que entreguei o meu IRS no dia 2. E de noite.

Assim, não há chatice nenhuma. E ainda recebo mais cedo....

Nem com esse bónus a malta vai lá. Deixam sempre para as últimas. Depois... não há milagres.

RioD'oiro disse...

"É por isso mesmo que entreguei o meu IRS no dia 2. "

Para o particular em geral é fácil adiantar-se. Para as empresas de contabilidade é bastante mais difícil. Começam, normalmente por entregar as empresas mais pequenas mas a papelada das maiores demoram mais tempo a preparar, processar, corrigir, etc.

O novo modelo de contabilidade agora introduzido (e há pouco tempo clarificado) provocou naturalmente uma muito maior tentativa de entregas o que levou o sistema ao colapso.

Era bom de ver que iria acontecer, mas o estado nunca nada vê ... mesmo avisado.

Para os privados, as páginas das finanças são estúpidas. Por exemplo, quando um gajo quer pagar uma coisa não clica em "pagar". Clica em "obter". Porquê? Porque vai obter uma guia de pagamento para pagar. Cada operação que um privado tenta fazer resulta numa quantidade enorme de clicks até encontrar o que precisa.