Teste

teste

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Quanto mais estado ... mais chamuscado.


O
sistema de justiça de Portugal está em calamitosa arruaça incendiária.

Juízes, procuradores, polícias (várias), advogados, governantes, sindicatos (vários), etc, entregam-se à gloriosa tarefa de trocar cocktails Molotov não só entre si como entre grupelhos dentro das próprias instituições, no mesmo escalão ou entre escalões.

Vale tudo e tudo vale a pena porquanto o salário lhes continuará a caír no regaço, regularmente, no calendário previsto.

Proença de Carvalho alerta, há muitos anos, para a falta de controlo democrático dentro da justiça. Sendo verdade que a ideia de haver um órgão de justiça soberano é apelativa, torna-se patente que a instituição se tem tornado um estado dentro do estado como cancro que come o próprio organismo que lhe permite subsistir abocanhando todos os recursos que para as catapultas que seria suposto serem usadas na sala de audiências em causas entre cidadãos, singulares ou colectivos.

A história das "garantias" pela via acima referida é hoje uma falácia e os olhares vão-se, pouco a pouco, virando para o Presidente da República esperando dele aquilo que a sacrosanta constituição garantística garante que ele não pode fazer.

Muito embora ele tenha (caso do estatudo dos Açores) já largado umas quantas discursivas bombas de napalm, não parece que consiga mais que as causar estragos ao éter e suscitar, às araras do costume, "incomodidades".

Salvo urgentes desenvolvimentos em sentido contrário, esta república será, brevemente, um destroço.

#RoD, esquerda, estúpidos, socialismo, estado, justiça, república, garantismo, soberania

20 comentários:

Anónimo disse...

O proença de Carvalho não é aquele que anda a defender a reputação virginal do engenheireiro? E que pertence (ou pertencia, com tal volatilidade de paixões já nem se percebe) ao mesmo partido que o Judíce (aquele que foi nomeado presidente da APL)?
Andam todos ao mesmo, e falam destes assuntos como se não tivessem nada a ver com eles...
O que é preciso é sacar, sacar e sacar.

RioDoiro disse...

"O proença de Carvalho não é aquele que anda a defender a reputação virginal do engenheireiro?"

E o engenheiro não tem direito a defesa da virgindade?

Anónimo disse...

Claro que tem, tal como a Cioccolina.

Anónimo disse...

Ha! E não é engenheiro! É mesmo engenheireiro, como podia ser mêdhico, ou architetu.
Aliás com as novas oportunidades até pode chegar a Professor Doutor, e com certeza que o Mário Soares lhe dispensa uns honoris causa em caso de necessidade.

RioDoiro disse...

"Claro que tem, tal como a Cioccolina. "

Ainda bem que nos entendemos.

JTeles disse...

Estou de acordo consigo, Range-o-Dente. E com o Proença de Carvalho, que defendeu no PREC, quando era preciso tê-los no sítio, os "implicados" de "Cinco Casos de Injustiça Revolucionária" (estes anónimos deviam ler o livro!) e ganhou. Os sindicatos de magistrados, em roda livre, sem controlo democrático, são os novos sovietes.
Parabéns a todos no Fiel Inimigo, um grande blogue.

Anónimo disse...

O facto de alguém ter feito uma coisa bem feita na vida, revelando até uma coragem assinalável, não constitui motivo - para mim - para lhe ser outorgado um salvo-conduto para os disparates que resolva fazer no resto da vida.
Exemplos (que o espaço é curto e a lista interminável):
- o Mário Soares opôs-se à tomada do poder pelo Cunhal; mas devia estar preso pelas trapalhadas de Macau, pelas trapalhadas reveladas nas «Memórias de um PS desconhecido», pelas negociatas com o Carlucci (estou a ser muito comedido: normalmente trato esta criatura de ladrão e imbecil para baixo).
- o Otelo organizou e participou no 25 de Abril; mas depois entre outros, participou no atentado de S. Manços, antes já tinha passado os mandatos de detenção em branco (também estou a ser comedido na linguagem com este).
Como não me consta que o Proença tenha uma pistola apontada às costas para defender o engenheireiro, está a fazê-lo porque quer. Gente honesta não se mistura, porque quer, com ladrões e vigaristas. Tudo o que mais se apresentar a este caso, são pérolas de retórica sem puto de substância. Alguma coisa lhe tem calhado, e lhe vai calhar no prato.
Falta acrescentar que a Ciocciolina é a personagem mais séria dos meus posts, porque mesmo quando faz de virgem - se é que fez - todos sabem que ela não passa de uma actriz. Além disso para ganhar a vida não rouba e ainda tem de trabalhar. Só não sei - mas desconfio que o fez - pagou integralmente a sisa da sua casa (paga com os rendimentos do seu trabalho)…

RioDoiro disse...

"Gente honesta não se mistura"

Isso traria um precedente um bocado dramático: toda a população teria que se suicidar.

.

Anónimo disse...

«Isso traria um precedente um bocado dramático: toda a população teria de se suicidar.»

Excelente exemplo do que caracterizei por «pérolas de retórica sem puto de substância».

Mas faço-lhe a justiça de dizer que sabe isso, tão bem, como eu.

JTeles disse...

Juízes destes nem nos tribunais plenários do fascismo! Assim se condena hoje em Portugal. Com base na má língua e na má fé. A coberto do anonimato. Desgraçado País!

RioDoiro disse...

"Excelente exemplo do que caracterizei por «pérolas de retórica sem puto de substância»."

O anónimo vê tão bem como eu onde quero chegar: o seu discurso é uma «pérolas de retórica sem puto de substância».

Quanto a si, haveria de desterrar para Goulag, sem hipótese de defesa, todo e qualquer vigarista, e quem o ousasse defende devera seguir idêntico destino. Enfim, a especialidade de Estalin e Mao.

Anónimo disse...

Quando citar sugiro-lhe o uso de aspas assim: «…», em vez de "…". Em caso de dúvida consulte uma gramática, mesmo elementar.
O pseudo-intelectualismo com que disfarça a prosa flatulenta sobre o passado recente deste país, encobre uma memória selectiva - essa sim -característica de quem sempre defendeu GULAGs, e que até dava para eliminar adversários de fotografias.
Quanto ao Proença de Carvalho e ao José Miguel Júdice reconheço que seu contorcionismo ainda não lhes gerou os êxitos conseguidos pelo Freitas do Amaral. Como se lê, com grande consternação dos respectivos amigos…
Finalmente informo-o que nunca fui comunista ou socialista. Nunca serei comunista ou socialista. Mas como tenho de ir vivendo em Portugal, já não sou capaz de lhe dizer se nunca serei terrorista.

Anónimo disse...

Caro JTeles,
No dia 25 de Abril de 1974 entre presos políticos e presos de delito comum, existiam menos de 1200 detidos em Portugal. Hoje em dia o número está multiplicado por 10, não há presos políticos, e ainda temos de libertar - e até manter no Governo - quem devia estar preso! Sobre a eficiência e eficácia do sistema não acrescento mais nada, até porque sempre tive uma enorme incapacidade em lidar com leptocéfalos.

RioDoiro disse...

"Quando citar sugiro-lhe o uso de aspas assim: «…», em vez de "…". Em caso de dúvida consulte uma gramática, mesmo elementar."

Sugira à vontade. Pela minha parte terá que comer com elas.

"Como não me consta que o Proença tenha uma pistola apontada às costas para defender o engenheireiro, está a fazê-lo porque quer. Gente honesta não se mistura, porque quer, com ladrões e vigaristas."

"Finalmente informo-o que nunca fui comunista ou socialista."

Socialismos e comunismos são apenas tiranias, um grupo mais vasto de que o anónimo fará parte. Gente para quem direitos poderão apenas ser exercidos se forem da sua particular conveniência.

.

Anónimo disse...

O seu comentário deixa-me apenas uma dúvida: é o espelho da ignorância no seu estado mais bruto, ou uma manifestação de um QI de galináceo?

RioDoiro disse...

"O seu comentário deixa-me apenas uma dúvida:"

Eu bem me parecia que o resto era 'de caras'.

RioDoiro disse...

Já gora, caro anónimo, sente muita falta dos tribunais plenários? Ou a presença dos advogados era tão incómoda como as picadas dos mosquitos?

Anónimo disse...

Atenção que não sou o outro anónimo, para não haver confusões!
Como diz um amigo: às vezes a gente não consegue mesmo suster o vómito!.... aqui vai.
Mas você tem a mínima dúvida que a justiça funciona muito, mas muito pior (!!!!!!), hoje do que antes do 25 A????....
Não confunda algumas leis, mesmo imorais e absurdas, com o sistema!...
Já olhou e reflectiu bem sobre os números da população prisional referidos noutro comentário?
Já reparou que a população do país é sensivelmente a mesma?
As cadeias são as mesmas (até há aquela aberração do Monsanto sobre a qual o Guterres anunciou com pompa e circunstância o respectivo encerramento, e que permanece aberta!...)
É autor de alguma acção que se arraste pelos tribunais há mais de 10 anos como eu e muitos outros?
Alguma vez o Fisco o roubou antes do 25 A?
De que é que serve falar se não há justica? e vamos a ver se não estamos a caminho de não haver pão....
O país está a transformar-se num Brasil ou num Zimbabué, até já temos um tiranete a mandar, com um curso tirado na farinha Amparo, rodeado de gentinha servil e sempre pronta a agradar – mesmo que à custa de oprimir os concidadãos. Ao menos antes eram Doutorados a sério!... Um Juiz era um juiz a sério, a polícia era uma polícia a sério, e o segredo de justiça era segredo de justiça. Havia algum candidato pela ANP que se atrevesse sequer a pensar (!!!!!!!) que se estava a cagar no segredo de justiça ou em qualquer elemento constituinte do sistema judicial????? Quantos casos conhece de servilagem e carreirismo na justiça antes e depois do 25 A? Faça a comparação absoluta e em percentagem...
Os ministros eram funcionários bancários, ou ajudantes de trolhas em empresas de construção civil, ou de cobrança de portagens?
Oposição política? Mas que oposição? A que gerou o bando de mafiosos que nos desgoverna hoje em dia???? Mas o que é que estes gajos da AR e das autarquias merecem todos? Espetá-los no Tarrafal a fazer trabalhos forçados ainda era curto!... É no mínimo elementarmente moral nacionalizar-lhes as fortunas; e olhe que politicamente eu sou um liberal na acepção económica do termo, veja bem como estou completamente ... com esta gatunagem!!!...
Uma coisa é acreditar no dia 25 de Abril de 1974 que muito iria mudar para melhor em Portugal. Outra é volvidos 25 anos sobre a revolução, continuar a acreditar no regime que ela pariu...
Para pagar a festa da política, o dinheiro que nos roubam através dos impostos não chega!!! Ainda precisam de nos endividar ao ritmo de 50.000.000 €/dia !!!!!!!
Debita umas generalidades sobre comunistas para chegar aonde? À defesa do centrão!?!... De dois males não escolhas nenhum! Nunca lhe ensinaram isto?
Tomara você, e tomáramos todos, voltar ao tempo dos tribunais plenários. Era mais fácil por tudo nos eixos a partir daí, do que do sítio onde estamos. Negar isto tem o mesmo valor que acreditar em marcianos...
Ponha lá um aviso no início do blog a informar que é do PSD, com carreira feita na jotinha, para evitar que os incautos e os que não votam como eu, percam sequer tempo a ler as barbaridades que para aqui escreve.

Anónimo disse...

«'De caras'»? Então tome lá um ferro curto: está a confundir-me com o seu pai.
Ass.: o anónimo das aspas.

RioDoiro disse...

"está a confundir-me com o seu pai."

Não é possível. O meu pai só tem um chifre, a meia nau, evidentemente.