A melhoria das condições dos trabalhadores ao longo do século XX não se deveu à acção dos sindicatos..
[...]
A razão pela qual os suecos hoje produzem 30 vezes mais riqueza do que produziam há 150 anos não tem nada a ver com sindicatos. Tem a ver com poupança. Os suecos, ricos e pobres, sempre pouparam parte do seu rendimento. E usaram a poupança para reinvestir em melhores instituições, mais educação, melhores fábricas, melhores vias de comunicação. Foi a poupança, e não os sindicatos, que permitiu melhorar a capacidade produtiva da Suécia.
It is quite gratifying to feel guilty if you haven't done anything wrong: how noble! (Hannah Arendt).
Teste
teste
sábado, 1 de maio de 2010
O mito dos sindicatos
No Blasfémias,
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
Alguém me explica porque têm a GNR e a justiça(?) que meter o nariz para saber se quem trabalha na pastelaria lá está dentro ou não?
-
Um dos pilares do liberalismo e do mercado livre, é a constatação, colhida da prática, de que a concorrência, a livre formação dos preços, ...
3 comentários:
Pois poupam, porque ganham muito mais do que nós.
Está escrito "pouparam". Pouparam e usaram a sua poupança para seu desenvolvimento.
De facto não teve a ver com sindicatos mas teve a ver com a idéia de usar a "política social", como um meio para se obter a eficiência económica. O estado de bem estar social.(welfare state), onde o conceito ressurgiu durante a Grande Depressão dos anos 30. Com apoio nos movimentos de trabalhadores, e onde o sociólogo e economista Gunnar Myrdal dizia que as modernas políticas sociais diferiam totalmente das antigas políticas de auxílio à pobreza, uma vez que eram investimentos e não custos. As políticas sociais modernas seriam eficientes e produtivas devido à sua acção profiláctica e preventiva, direcionada para evitar o surgimento de problemas nos organismos político-sociais.
Enviar um comentário