Teste

teste

sábado, 29 de maio de 2010

Lula, Erdogan, Obama e Ahmadinejad


Como todos recordamos, Obama foi histericamente louvado, aplaudido, premiado e santificado por excitados crentes, não só por ser “afroamericano”, como se diz em linguagem de trapos, mas também pela apregoada nova e inteligente postura dos EUA, nas relações internacionais.

Uma postura evangélica, “multilaterialista”, de “mão estendida”, de diálogo, etc. Tudo de bom, passarinhos, primavera, ninhos, salvar o planeta, paz mundial, e tudo o mais que as misses declamam de um lanço quando lhes metem um microfone à frente

Os gestos de Obama foram inequívocos. Humilhou-se perante todos os inimigos da “América do Bush”, pediu repetidas desculpas pelos “agravos” e “injustiças”, e num mesmo gesto, deu tratos de polé a velhos aliados, como o Reino Unido, a Polónia, a República Checa, Israel, as Honduras, etc.

Na semana passada, o Brasil e a Turquia foram ao Irão fazer um “acordo” com o Irão, e as fotos de Lula e Erdogan e Amadinejad, sorridentes e de mão dada, dão uma primeira ideia do sucesso da nova postura dos EUA.

Como já se sabe pelos pormenores o “acordo” não resolve nada e na prática trata-se de uma ajuda de “aliados” dos EUA a um dos seus mais figadais inimigos, tentativa óbvia e conseguida de torpedear as sanções que o o Ocidente queria ver aprovadas.

O que importa aqui salientar é o à-vontade com que Lula e Erdogan preferem ajudar os aiatolas, não hesitando em dar óbvios coices nas partes baixas de um país “amigo”.

Esta situação e aquela foto, são uma excelente ilustração dos méritos da política externa de Obama, cujos efeitos se verificam também na Península da Coreia, com o Querido Líder a aproveitar ao máximo um espaço de provocação que lhe foi entregue de mão beijada pelo obamismo, que fala apologeticamente e mostra aos seus inimigos que isso é o máximo que está disposto a fazer.

Lula e Erdogan em Teerão, a irredutibilidade negocial dos palestinianos, as acções bélicas do Querido Líder, e a continuada truanice do “bolivariano” de Caracas, são um claro veredicto sobre a eficácia da politica de appeasement de Obama que, recorde-se, passou o 1º ano do seu mandato a pedir humilhantes desculpas a todo o bicho careta, a fazer vénias aos piores inimigos do seu país e do Ocidente e a ser até incapaz de expressar apoio verbal aos iranianos que, nas ruas de Teerão, morreram na contestação à fraude eleitoral de Amadinejad.


Estes inimigos já entenderam que estar contra o Ocidente, e contra a América, não envolve qualquer risco, bem pelo contrário.

Não podem deixar de ter reparado no modo como Obama meteu o rabo entre as pernas face ao avanço de Moscovo na Geórgia e na Ucrânia.

Não podem deixar de ter reparado no modo como a Síria, estado cliente do Irão, foi tratada com respeito, apesar de continuar a armar o Hezbolah e o Hamas e a fazer manguitos.

Não podem deixar de ter reparado no facto de Obama não ter apoiado o Reino Unido no recente bravejar dos bolivarianos argentinos ( o casal Kirchner) relativamente às Falkland.

Não podem ter deixado de reparar na forma como as Honduras, um velho aliado, foram tratadas, e Obama preferiu colocar-se ao lado de mais um aspirante bolivariano que ali se preparava para fazer ninho, manobrado por Chavez.

A maior parte destes erros não se deve e a incompetência, mas antes a uma visão neomarxista do mundo.

É perfeitamente claro que Obama adoptou uma narrativa terceiro-mundista que retouça na condenação dos erros e pecados do Ocidente malvado e explorador, face à inocência e bonomia dos pobres, dominados, injustiçados e explorados (os outros todos).


Face a esta cosmovisão suicida de quem não se sente bem sendo quem é, de quem vive no remorso de ser essencialmente mau e pecador, o Brasil, a Turquia e a Coreia do Norte, agem com natural racionalidade. Se não há nada a recear de Obama, e tudo a ganhar em estar do lado dos que são contra o Ocidente, é esse o caminho.

38 comentários:

Diogo disse...

Lidador,

Reconheço-te duas qualidades e um pequeno defeito.

Sabes escrever bem e tens um enorme sentido de humor. O teu problema é a capacidade de raciocínio…

Abraço

EJSantos disse...

O que é feito do Carmo da Rosa?

Anónimo disse...

"Se não há nada a recear de Obama, e tudo a ganhar em estar do lado dos que são contra o Ocidente, é esse o caminho."
Mais, não só há mais ganhar em estar contra os inimigos da civilização ocidental, começa a ser muito perigoso não o fazer.

E como dizia alguém... para que o mal vença é apenas necessário que os homens bons não façam nada...

Parabéns Lidador, a sua visão é premonitória.

Anónimo disse...

Meu caro, percebo a sua fúria. Neste caso a fúria das suas palavras. Deveria era exprimi-la sem rodeios. Assim poder-se-ia reconhecer mais uma virtude à sua prosa: qualidade de escrita, humor e… coragem. Já se percebeu que consigo, tudo o que não seja seja a lei da bomba é a lei dos fracos. Mas se é assim porque é gasta tanto tempo a tentar justificar a alegada hipocrisia dos que gerem a tensão internacional de outra forma. Bomb first then ask. Já todos entendemos o que a Stars and Stripes quer fazer ao Irão, tenha ou não armas de detruição massiva nucleares, fisgas ou estalinhos de carnaval. O problema é que já ninguém acredita muito nessa conversa do bicho papão. E essa desconfiança absolutamente inaceitável -e absolutamente ingrata dos povos que devem a sua segurança à moral, verdade e ética norte-americana- deriva essencialmente de dois factores: para puxar só à memória recente.
1. A percepção de que a credibilidade internacional dos EUA para justificar e conduzir um conflito está seriamente minada desde o episódio cómico do Mr. Powell a abanar uma proveta de destruição massiva perante a AG da ONU.
2. À excepção dos EUA e dos interesses corporativos que representa - e já agora os da velha e nova Europa que se arrastam de mão estendida - não há quem ganhe, objectiva ou subjectivamente, com as guerras que os americanos inventam.
E percebe-se a sua fúria quando se percebe que começa a haver sinais nítidos de quem esteja farto disso.
Sabe como se diz: não há bracinhos, não há bolachinhas… é típico dos impérios que começam a perder centralidade económica e não o querem compreender. Alzheimer à escala mundial. Presos a um mundo que já não é… vá-se habituando. A moral já foi, só lhe restam as bombas. Já agora, qual é que prefere arrasar primeiro? O Brasil ou a Turquia? O Brasil, talvez? Sindicalista metalúrigo, recupera a Amazónia… grande negócio. A Turquia é mais complicado, tinha de virar o artº 5 ao contrário. Mas os sionistas davam-lhe aí uma ajudinha… que diz?

Unknown disse...

" a tentar justificar a alegada hipocrisia dos que gerem a tensão internacional"

Não me recordo de ter alegado nada e muito menos de ter tentado justificar alegações. Importa-se de explicar?

" Já todos entendemos o que a Stars and Stripes quer fazer ao Irão"

Não é difícil: evitar que adquira armas nucleares. Eu acho boa ideia. E você, tb devia achar.

"O problema é que já ninguém acredita muito nessa conversa do bicho papão."

A fé e as crenças são respeitáveis. Mas é o próprio Irão que afirma, pela boca dos mais altos responsáveis, o que pretende fazer, nomeadamente "erradicar a entidade sionista". E de resto tem feito o que pode.

"A percepção de que a credibilidade internacional dos EUA para justificar e conduzir um conflito está seriamente minada"

As suas "percepções" são que são e não são grande coisa.

" À excepção dos EUA e dos interesses corporativos que representa "

Gostaria que detalhasse este tipo de generalidades ocas. Quais interesses? Corporativos porquê?

"não há quem ganhe, objectiva ou subjectivamente, com as guerras que os americanos inventam."

O meu amigo acredita então que os americanos inventam guerras. E que, sem americanos, não haveria guerras, sei lá.
Não sei se reparou, mas há guerras onde não há americanos e, pasme-se, houve sempre guerras, mesmo quando não havia americanos. Como explica tal fenómeno?

"E percebe-se a sua fúria"

Se percebeu fúria no meu poste, entendo agora a razão pela qual não percebe patavina do que se passa à sua volta.


"A moral já foi, só lhe restam as bombas."

Temo que esteja a confundir moral com ética.

"Sindicalista metalúrigo, recupera a Amazónia…"

Está a falar do LUla? O que ria e cantava enquanto morriam prisioneiros em Cuba, às mãos do seu amigo Castro?
O que deu cabo da excelencia da tradição diplomatica do Brasil, ao proteger na sua Embaixada em Tegucigalpa, um ditador bolivariano?
O que faz tudo em prol das jurássicas ideias colectivistas? O que introduziu a corrupção generalizada no GOverno brasileiro?
É esse o seu herói? O da cachaça e das asneiras cada vez que abre a boca?

"Mas os sionistas"

Ah, os "sionistas". Sabe o que é um sionista? É esse ódio que o cegam não é?
Lamento informá-lo que se limita a replicar um padrão milenar. Os judeus, não é? Os sacanas dos judeus.
Juden Raus, é claramente a frase que lhe apetece dizer..

Anónimo disse...

Sabe o que é um sionista?

É isto

Israel atacou uma frota de ajuda humanitária que tinha Gaza como destino. Último balanço indica 19 mortos. A ONU diz estar chocada e vários países classificam o ataque como "inaceitável” e "desproporcional”.

e escusa de dizer mais nada das suas lenga lengas.

RioD'oiro disse...

"Israel atacou uma frota de ajuda humanitária que tinha Gaza como destino."

O Hamas já veio assinar coisa decretando mais uma guerra santa.

RioD'oiro disse...

"A ONU diz estar chocada"

Qual ONU? A ONU da Líbia?

Anónimo disse...

Suspeito que o verdadeiro nome do lidador será Pereira ou qualquer outro parecido dos convertidos cristãos-novos.

Anónimo disse...

E o do rio douro será Penedo, Souza ou Castro. Somos de facto um ilustre país de judeus "undercovered".

Unknown disse...

Israel fez mto bem, e só é pena as que caíram no chão.
A marabunta sabia ao que ia. Os activistas islâmicos e da esquerda folclórica que organizaram o festim, preparam a coisa ao milímetro. Os idiotas úteis que iam a fazer de carneiros, e foram utilizados como carne para canhão, só tem de se culpar a si mesmos pela idiotice com que nasceram dotados. Isto é a mesma carneirada que se foi oferecer como "escudos humanos" ao Saddam.

Recusaram ordens de uma força armada e tiveram a lata de atacar soldados armados. Estavam à espera de quê?
Mas em que universo é que esta malta vive.
Isto vai ter consequências. Os "activistas da paz", na próxima já lá não metem o cu. Tal como não metem o cu no activismo contra países que não hesitam e tratar-lhes da gorja. (China, Zimbabwe, Cuba, Rússia, etc,etc).
Confesso que fiquei contente...o mundo ficou com menos alguns idiotas e pode ser que os outros a partir de agora o sejam menos.

Anónimo disse...

idiota e grunho é o senhor,

estavam em aguas internacionais, recusaram ordens diz ele.

e vem aqui o idiota falar em etica e moral.

cale-se estupido, para si é a lei da bala.

Anónimo disse...

o grunho nem se da conta que israel violou o direito internacional, pirataria, mas isto é gente com quem se possa falar.

Unknown disse...

Tenha calma meu caro. Não é por ejacular insultos que a sua posição ganha força. Ao espumar pela boca, apenas dá conta do facto de que não é a racionalidade que o move.
Acalme-se e seja civilizado.

Anónimo disse...

o meu caro idiota o senhor é um néscio, para alem de pirataria ha um ataque a um pais da nato, a sua cegueira pro israelita não deixa ver que que ha crimes nas condutas.O senhor é uma triste figura.

Unknown disse...

Meu caro, se continua a espumar, fica a falar sózinho, porque não é possível conversar racionalmente consigo.
Controle-se,por favor.

Anónimo disse...

Lidador, eu anónimo reconsidero a minha opinião de há pouco, porque realmente se a marinha holandesa e dinamarquesa, que anda a controlar a costa da Somália, fizesse o mesmo que Israel já a pirataria tinha acabado há muito tempo.

Assim a coisa continua, e continua, e continua….

Unknown disse...

"já a pirataria tinha acabado há muito tempo."

Exactamente. De resto tem diminuído bastante, porque russos e chineses não se deixam limitar por constrangimentos castradores e tratam os piratas com a força. Ainda há dias, os russos limparam o sebo a 12 ou 13.
A força só pode ser enfrentada com a força. A aliança esquerdista-islamista que odeia os judeus e quer destruir Israel, só entende esta linguagem.

Anónimo disse...

O senhor é que como ignorante, só entende a linguagem da selva, dos animais, e não pesca nada do direito, neste caso direito internacional publico.

"russos e chineses não se deixam limitar por constrangimentos castradores e tratam os piratas com a força.”

O que se deve fazer aos piratas israelitas? A turquia que ve os seus navios em alto mar invadidos, é pirataria, acto de guerra? E a nato da qual a turquia faz parte, o que faz, se esta decidir retaliar?

O senhor não entende linguagem nenhuma.

Unknown disse...

"O senhor é que como ignorante"

Conversa terminada, meu caro. Espume a sua raiva em privado.

Anónimo disse...

raiva? de que? de quem? da sua defesa de crimes e ilegalidades? por ser pró.
continue que vale a pena le-lo so para gozo pessoal. idiotices.

RioD'oiro disse...

"E o do rio douro será Penedo, Souza ou Castro"

Castro-não-Fidel. Fidel, o tal que tem, em Cuba, masmorras pejadas de gajos que nunca carregaram um gatilho.

Anónimo disse...

Se calhar também devias lá estar.

Carmo da Rosa disse...

.... ou no Campo Pequeno, ou no Gulag, ou nos killing fields! Na realidade vai tudo dar ao mesmo: campos de férias para dissidentes.

RioD'oiro disse...

"Se calhar também devias lá estar."

... um portentoso "amigo" do povo.

Anónimo disse...

Parte um.
Em primeiro lugar quero agradecer-lhe a atenção e o cuidado na resposta. Visto que seleccionou partes da minha réplica ao seu texto, presumo que estas são as que mais o chocam e, portanto, as que são dignas de polémica. Registo com agrado o silêncio quanto às outras. Acusa o Brasil e a Turquia de irem com mão estendida ao Irão buscar um “acordo” de mão estendida, alegando que essa postura capitulacionista e hipócrita de quem ficar bem na fotografia só impediu que as reais sanções fossem aplicadas. Algo que todo o Ocidente quereria. Pois vou tentar ajudá-lo a ultrapassar o seu problema de expressão, meu caro Lidador. Em primeiro, continua a resistir em afirmar com clareza que da sua parte nenhum acordo com o Irão é possível ou desejável. Sabe que esta frontalidade ficava-lhe melhor do que a postura sonsa porque já todos percebemos que sabe muito mais do que o que diz. Depois não confunda o Ocidente com os EUA. Fica-lhe mal. Imagino que tenha esse desejo muito dentro de si. Mas não ajuda a credibilizar as suas posições. "Já todos entendemos o que a Stars and Stripes quer fazer ao Irão": quer fazer ao Irão aquilo que não tem coragem de exigir a Israel, ou de impor à Arábia Saudita ou ao Egipto. Percebe que o problema do bicho papão dos inimigos do mundo livre é quando incham e desincham como o treçolho. Anteontem foram bons, como o Iraque, ontem já são maus. Os taliban foram bons contra os russos agora são maus. Os extremistas islâmicos são maus a não ser que sejam kosovares. Percebe a piada do bicho papão? Já ninguém acredita. E não tem a ver com o Bush, rest in peace, nem com o Obama. É com um projecto de expansão da liberdade e da democracia de geometria variável que está esgotada. Porque apesar do seu admirável exercício retórico, se pensar duas vezes, ou vez e meia, já que se percebe que raciocina com fluidez, verá que espremida a promessa do paraíso da paz e da liberdade no mundo depois da tirania comunista ter desaparecido da face da terra desenvolvida, sobram as guerras americanas na Jugoslávia (sim, podia dizer ocidentais mas utilizemos a sua terminologia), no Iraque, no Afeganistão, ajude-me lá… Quer que detalhe quem ganha com estas guerras? Ó meu caro, não brinque comigo, eu mando-lhe o mail do Mr. Rumsfeld e pergunte-lhe a ele. Mas pergunte com carinho. Sabe que ele está a passar uma fase má e o riso provoca alguma incontinência.
(to be continued…)

Anónimo disse...

Parte dois.
Quanto à entidade sionista, o seu humor é impagável de novo, só ultrapassado pelas suas piruetas quanto à superioridade moral do Ocidente civilizado. É irónico que tanto mal estes islamitas, sobretudo os sírios e os iranianos, têm feito aos israelitas, coisas terríveis, inenarráveis, e que nunca, como hoje, tanto território foi alienado pelo pobres coitados, riquezas naturais etc etc. Muros construídos, casas destruídas e comunidades enjauladas, extermínio de dezenas de milhar de terroristas (homens, mulheres e crianças). Enfim, há lá cada paradoxo. São de facto umas vítimas de chorar as pedras da calçada, estes israelitas. 

Sabe que isto deixa-me um pouco triste consigo. Quer passar uma imagem de superioridade moral e ética contra tudo e todos que não vejam no Born in USA uma imagem do paraíso na Terra e não abram as perninhas para as copiar a papel químico. São colectivistas, comunistas, islamitas radicais ou fornicadores de galinhas. E esse discurso é velho demais, é o que lhe digo. Veja o mundo a mudar. O Obama veio porque o discurso velho e gasto do Velho Oeste já não dava, ninguém lhe pegava. E este senhor Obama faz-lhe um favor fenomenal, passa esta imagem de dialogante quando duplica, como sabe, o orçamento de Guerra. Por isso você sabe que isto é só uma questão de tempo até lhe começar a saciar a sede. Só que o que lhe custa é ver o terreno a fugir dos pés na América da Latinha, no Extremo Oriente e mesmo em África. Não só para os chineses comunistas e para os aiatolas iranianos como para os ingratos aliados. É tramado. Mas sabe que o dolar já não é o que era. E que o mundo já não é o que era. Primeiro vai a centralidade económica. Depois vai a superioridade moral e é o salve-se quem puder em menos que um fósforo.
And the winner is… Turquia! Diga lá qu não sabe bem ter uma réplica premonitória no seu blog? Tivesse eu esta sorte no euromillions.

Unknown disse...

"que da sua parte nenhum acordo com o Irão é possível"

Um acordo é algo com que, por definição, todas as partes concordam. Assim sendo, os factos mostram que só haverá acordo se o Irão ceder. O que até agora não fez.

"Depois não confunda o Ocidente com os EUA."
Não confundo. Os EUA ainda estão a orbitar Marte. A Europa já há muito pensa estar em Vénus e acredita viver num condomínio kantiano. Mais ou menos como o Império Bizantino antes de acordar sob a pata otomana.

"quer fazer ao Irão aquilo que não tem coragem de exigir a Israel"

Impedir que tenha armas atómicas? Claro que quer. E você tb devia querer porque está do lado errado dessas armas. É "infiel", queira ou não queira. Se fosse racional, perceberia que as armas nucleares de Israel, dos EUA, da FRança, do Reino Unido, não estão apontadas a si. É como na rua. As armas da polícia destinam-se a protegê.lo. As dos bandidos não. E como você n
não é marciano, devia tentar perceber onde pertence.


" Os taliban foram bons contra os russos agora são maus"

Nem mais. Os americanos ajudaram Estaline contra Hitler. Se não entende esta racionalidade, não o posso ajudar.

" É com um projecto de expansão da liberdade e da democracia de geometria variável que está esgotada."

Curiosamente, lançado por Clinton. Um bom projecto aliás. Pena que tenha falhado. Pena para eles e pena para nós.

"sobram as guerras americanas na Jugoslávia"

A pedido da Europa, se bem se lembra. É que quando é preciso, o condomínio kantiano pede ajuda.

"Quer que detalhe quem ganha com estas guerras?"

Se prometer não vir para aqui com teorias de taxista, faça favor.

"à superioridade moral do Ocidente civilizado."

Ainda bem que reconhece. Abdicar do relativismo é um primeiro passo para sair do buraco niilista em que parece atascado.

" tanto mal estes islamitas, sobretudo os sírios e os iranianos, têm feito aos israelitas, coisas terríveis, inenarráveis,"

Narráveis, meu caro. Desde que Israel existe não teve um dia de descanso. Mal declarou a independencia, foi atacado por 6 ou 7 exércitos árabes.
Mas os "sionistas" são pérfidos e recusam morrer para que o meu amigo se sinta bem.

"Muros construídos, casas destruídas e comunidades enjauladas"

Ah, parece que se esqueceu das bombas em cafés e escolas israelitas, que levaram à separação física. Memória curta, obviamente.

" São de facto umas vítimas de chorar as pedras da calçada, estes israelitas. 
"

Não são. Defendem-se e lutam, para raiva de pessoas como você, habituado aos judeus indefesos dos pogroms. Habitue-se.

Anónimo disse...

A única utilização de armas nucleares contra populações partiu dos americanos. Até prova em contrário, são os únicos que exprimiram efectivamente o terror nuclear. Contra desgraçados. Sobra a sua retórica infinita acerca dos relativismos. E os tons com que pinta o seu supremo interesse magnânime pela liberdade e pela democracia no planeta. Toda a gente tem armas apontadas a toda a gente. Vá lá, mais uma vez… pode melhor que isso. Finalmente começo a perceber o seu raciocínio pró-sionista. Tem a consciência pesada do Holocausto, não é? Essa tese de que os americanos ajudaram Estaline contra Hitler é bastante reveladora. E muito sua. Custa-lhe perceber que as câmaras de gaz foram patrocinadas com a riqueza moral e material anlo-saxonica, cujos lideres profundamente admiravam a civilização avançadissima do Terceiro Reich, até 1936. Amplamente documentado, o apoio moral e os empréstimos. Já sem falar de Munique. Enfim. Lembra-se de Klaus Barbie, Walter Rauff, Reinhardt Gellen, os especialistas das câmaras de gaz? Foram todos transportados para o quintal dos EUA depois da guerra acabar. E cheira-me que você sabe mais disto dos que os paspalhos que glorificam a Normandia.
Ultrapasse isso. Ninguém tem culpa dos seus traumas. Mas perceba uma coisa. O terrorismo de Estado israelita, como o que assistimos hoje, continuará a rebentar nas mesas de cafés e mercados e escolas. Quem semeia ventos colhe tempestades. É uma pena que gente tão sábia tenha memória tão curta.

Anónimo disse...

Ò Rio Doiro, vai-te lá meter em Cuba com os teus amigos americanos. Para virem corridos como do Vietnam. Bombas há muitas mas quando elas doem vêm de rabinho entre as pernas. Não têm miolos e gente ignorante como a vossa nem com westpoint chegaram para o grande Vo Giap. Nem chegam para o Castro. Qualquer deles. O Castro e o Povo dele tratam por tu essa guerrinha amaricada que vocês andam a fazer pelo Iraque e pelo Afeganistão. E por alguma razão vocês nunca se meteram naquela ilha. Verga-te quando falas desses grandes senhores. Porque eles não se vergam com a vossa cobardia.

Anónimo disse...

Meu caro Lidador, como já disse e vou repetir, a tese de que os americanos ajudaram Estaline contra Hitler é bastante reveladora.

Reveladora da maldade dos Americanos: porque se fossem gente decente, teriam ajudado o Hitler contra Estaline… Essa é que é essa!

Anónimo disse...

Não têm miolos e gente ignorante?

Quer dizer, se eles [americanos] são ignorantes – sem eles não estavam prá aqui a estas horas a dizer asneiras através da INTERNET – que fará a gente!

Este anónimo quer, sem se dar conta, criar um complexo de inferioridade nacional e ao mesmo tempo dar cabo da reputação dos anónimos, que já anda pelas ruas da amargura.

Rio Doiro, por favor não vá na conversa deste anónimo, não creio que seja um verdadeiro anónimo. Deve ser um agente provocador ao serviço do Imperialismo Internacional?

Além disso ouvi uns boatos que os cubanos não querem de maneira nenhuma defender a ilha, como este 'anónimo' sugere, o que eles querem é fugir o mais depressa possível do paraíso para a terra dos desmiolados americanos… Porquê? Não faço a mínima ideia…

Anónimo disse...

Tentaram tentaram, com o Tratado de Munique. Mas nem a tropa toda do Hitler mais o apoio moral do Ocidente foram adversário à altura para o grande Estaline e o Povo dos Sovietes.
Claro que quando os cobardes americanos que ficaram escondidos a guerra toda perceberam que os soviéticos derrotaram os nazis vieram com as encenações habituais e o desembarque da Normandia e afins. Enfim. A cobardia que se conhece.
Mas como agora podem lavar a história com os detergentes que melhor servem, dizem o que for preciso para crescer aos olhos da humanidade. A mentira é o recurso dos fracos como se sabe, e é natural que as lideranças de um povo sem história como o americano precise de forjar os seus mitos para parecer maior do que na realidade é. E para atiçar os seus cães de guarda, naturalmente.

Unknown disse...

"Mas nem a tropa toda do Hitler mais o apoio moral do Ocidente foram adversário à altura para o grande Estaline"

Parece que nunca houve um Tratado Molotov-Ribentrop.
Parece que os russos e os alemães não invadiram a Polónia ao mesmo tempo e de comum acordo.

Anónimo disse...

Certamente que percebe isso, com o seu imenso poder relativista...

Anónimo disse...

"um povo sem história como o americano"

O que é preciso compreender é que mais vale um povo sem história mas com uma boa ligação à internet, do que uma porrada de povos a contar histórias da carochinha…

Anónimo disse...

O pudim até que não estava mau.

Anónimo disse...

Ui, temos a presença do ex-primeiro Guterres aqui neste prestigiado blog! Empregos? Para quê? Precisamos é de computadores com internet! Cada computador com internet é um posto de trabalho. Greetings, mr. Gu.