Teste

teste

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ISABEL ALLENDE



Pena que a Isabel Allende tenha maculado este fantástico discurso com uma referência aos abusos de poder em Abu Ghraib, que foram fortemente condenados, os responsáveis presos e até é possível expor pinturas sobre o assunto nos museus do país responsável – EUA.

Enquanto há inúmeros países em que este tipo de abusos são bem mais graves, não são expostos, não são condenados e ninguém é preso. Ou melhor, são presos, torturados e mortos aqueles que têm a coragem de criticar estes abusos de poder…

6 comentários:

Streetwarrior disse...

Oh Carmo, por isso é que há países onde as liberdades com a evolução dos tempos vão servindo de modelo a outros.
Esta posta nem parece de uma mente tão iluminada...enfim, é o tal problema, quando a xenofobia começa a toldar a vista, tendemos a deixar de ser racionais.

Se calhar queria como no Bangladesh se corta dedinhos que o mesmo também fosse legal nos States.

Podemos matar os pretos....e os castanhos claros...os brancos não...epá...isso é inaceitável.
( Ironia )

RioD'oiro disse...

"Podemos matar os pretos....e os castanhos claros"

Não podemos porque os não haveria de sobra. Os pretos são para ser mortos por pretos e são-no até cheirar a queimado, os castanhos são-nos pelos castanhos e até fartar.

Mas tudo isso é alter-interacção intra-cultural.

RioD'oiro disse...

No caso do Chile, o país foi retirado da fossa pelo ditador que se seguiu à donzela-1ªdama. Com chaves será provavelmente o mesmo. O culpado da ressurreição da Venezuela do reino de estado exíguo será o ditador que se seguir a Chavez, partindo do princípio que a dinastia não se prolongará.

Carmo da Rosa disse...

Streetwarrior disse: ”por isso é que há países onde as liberdades com a evolução dos tempos vão servindo de modelo a outros.”

Precisamente, por isso é que nos EUA, nos tempos que correm, o Michael Moore pode fazer os filmes que quiser, viver tranquilo e até engordar à vontade, enquanto por exemplo na Rússia, a jornalista Anna Polittovskaia foi assassinada e o maior oponente de Putin, Michaïl Chodorkovsky apanhou mais 14 anos de cadeia num processo puramente político. Na China Liu Xiabo, que de maneira nenhuma pode ser considerado um revolucionário – ainda por cima é praticamente desconhecido no seu país -, vai passar 11 anos na cadeia por ter escrito uma série de medidas para democratizar o partido.

Streetwarrior disse: ” quando a xenofobia começa a toldar a vista, tendemos a deixar de ser racionais..”

Onde é que está a xenofobia? Quem é que quer matar pretos? Espero uma resposta racional e que se perceba logo à primeira…

E já agora, creio que o mais importante era o discurso da senhora, mas o ódio ideológico tolda a vista dos comentadores e perdem-se quase sempre em futilidades...

Streetwarrior disse...

Carmo, o exemplo dos pretos foi Ironia minha, não foi dado como exemplo por si....

Aquilo que eu me referia, era o Carmo está a desconsiderar ela ter feito menção ao que se passou em Abu Ghraib só porque noutros países se passam coisas bem piores.

Essa parte foi desnecessária

Carmo da Rosa disse...

Streetwarrior disse: ”o Carmo está a desconsiderar ela ter feito menção ao que se passou em Abu Ghraib só porque noutros países se passam coisas bem piores.”

Sim senhor, estou a desconsiderar. Porque me irrita a pseudo-coragem. Falar de Abu Ghraib é mais fácil, porque não se corre riscos – nem físicos, nem financeiros. Porque se ela abordasse o que é pior, o que me parece normal – já que temos que falar, o melhor é falar do mais grave -, iria ter sérios problemas. No caso da China, só para dar um exemplo, provavelmente ela dificilmente iria conseguir no futuro um visto para visitar o país, e os seus livros seriam retirados das livrarias…