Pelo menos é o que esse fantástico jornal, referência do jornalismo sério e rigoroso, publica.
http://port.pravda.ru/mundo/04-03-2011/31347-kadafi_benfeitor-0/
Parece que existem certos vícios que não desapareceram com a queda do comunismo....
Entretanto, os franceses já se decidiram que nada querem com o tirano líbio e que reconhecem a oposição como legítima representante do povo líbio. A coisa não está fácil para este ex-herói da esquerda ocidental.
It is quite gratifying to feel guilty if you haven't done anything wrong: how noble! (Hannah Arendt).
Teste
teste
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
Um dos pilares do liberalismo e do mercado livre, é a constatação, colhida da prática, de que a concorrência, a livre formação dos preços, ...
-
Crise. Recessão. Depressão. Agora é que vai ser: os EUA vão entrar pelo cano e nós atrás deles. Talvez para a próxima. Para já, e pelo trigé...
8 comentários:
Bem vindo LGF,
O silêncio de Berbardino Soares vai ser visto como uma traição a mais um herói das conquistas da humanidade.
Berbardino:
http://diario.iol.pt/noticia.html?id=96433&div_id=4071
.
Boa entrada, LGF!
Só faltou ao colunista lembrar o apoio dado pelo coronel ao gourmet requintado que foi Idi Amin. Não tendo sido em favor dos povos do Uganda, tê-lo-á sido, pelo menos, em prol da boa gastronomia.
Muito obrigado pelas boas-vindas. Cumprimentos a todos.
kadafi derrubou ou não derubou uma monarquia corrupta? A Líbia era ou não um dos países mais pobres do mundo antes de kadafi? Kadafi modernizou ou não o país? conquistou ou não o melhor IDH da África?
A que se deve aqueleles milhares de refugiados egípcios, argelinos, tunisinos e somalis? Que estavam eles a fazer no país de tão "sanguinário ditador"?
"dora disse...
kadafi derrubou ou não derubou uma monarquia corrupta? A Líbia era ou não um dos países mais pobres do mundo antes de kadafi? Kadafi modernizou ou não o país? conquistou ou não o melhor IDH da África?
A que se deve aqueleles milhares de refugiados egípcios, argelinos, tunisinos e somalis? Que estavam eles a fazer no país de tão "sanguinário ditador"?"
É preciso ter muita paciência. Existe quem troque a liberdade por outra coisa qualquer.
Lá por Kadhafi ter desenvolvido o país (coisa tornada mais fácil, dado ter a ajuda do petróleo), isso dá-lhe direito a ser ditador? Isso dá-lhe direito a poder prender, torturar e matar os seus opositores? Isso dá-lhe o direito a negar a liberdade aos seis cidadãos?
Essa treta de haver ditadores "bons" e ditadores "maus" tem de acabar. Existem ditadores, ponto final. E utilizam todos os mesmos métodos para se manterem no poder.
1-kadafi derrubou ou não derubou uma monarquia corrupta?
Derrubou e instaurou outra.
"A Líbia era ou não um dos países mais pobres do mundo antes de kadafi?"
Confusão entre relação e correlação. A riqueza do país ( mas não a da população) surgiu, não com Kadafi, mas com o petróleo.
" conquistou ou não o melhor IDH da África?"
Tretas. O indicador é uma boa merda e baseia-se em dados estatisticos fornecidos pelo próprio país. À Líbia basta o PIB per capita para ter um IDH do caraças. País com muito menos habitantes do que Portugal e a vender petróleo e gás aos montes, tem um PIB alto...na carteira dos monarcas..
"Que estavam eles a fazer no país de tão "sanguinário ditador"?"
A trabalhar. Nenhum "sanguinário ditador" é sanguinário para com aqueles que não o contestam.
Milhões de russos trabalhavam na Rússia, mesmo depois de Estaline ter morto milhões.
Que estavam a fazer tantos comunistas portugueses na Rússia, no país de tão sanguinários ditadores?
Já agora, será por acaso que a maioria dos diplomatas e pessoal das embaixadas da Líbia se pôs, de imediato, do lado dos revoltosos?
Eu próprio conheci, em 1982 (salvo erro), um funcionário da embaixada líbia em Lisboa que dizia cobras e lagartos do regime de Kadhaffi. Tornara-se amigo de um amigo meu, electricista e militante do PCP, que o conhecera numa festa do partido. Esse meu amigo veio a rasgar o cartão dois anos mais tarde porque esteve a trabalhar alguns meses na URSS, ao serviço de uma empresa portuguesa e o que viu foi marcante para o resto da sua vida. A indigência e o atraso a que tinham levado as "grandes conquistas da revolução proletária" eram tais que, para seu grande espanto, havia gente, na zona onde ele estava, que nunca tinha visto... um isqueiro, daqueles que qualquer pobre aqui possuía!
LGF, que seja o primeiro de muitos e bons posts. Bem vindo.
Enviar um comentário