Explico:
Parece claro que a situação militar é complexa e que, apesar de as forças antigovernamentais seres mais numerosas, a supremacia aérea da Kadaffi, a sua maior organização e a grande dimensão do Teatro de Operações, dão vantagem a Kadaffi, à medida que o tempo for decorrendo.
Por outro lado a própria oposição não é monolítica e há demasiados galos no galinheiro.
Face a isto, os cenários mais prováveis são, ou de um impasse, seguido da balcanização da Líbia, ou uma vitória lenta de Kadaffi, a ferro e fogo.
A única maneira de evitar isto seria uma intervenção externa que, no mínimo, anulasse a supremacia aérea de Kadaffi, como a "no fly zone" de que se vem falando.
O problema é que aqueles que andaram anos a fio a largar perdigotos indignados contra "o Bush e o Blair", por terem decidido avançar com uma operação militar "unilateral" no Iraque, sem mandato das Nações Unidas, estão agora presos nas suas contradições, incluindo o Presidente Bobama.
Isto porque a possibilidade de a China ou a Rússia aprovarem uma intervenção da ONU é quase nula tendo em conta os seus próprios interesses e as posições que normalmente defendem neste tipo de assuntos.
Face a isto, qualquer intervenção militar terá de ser unilateral e americana, o que faz com que muitos iluminados que por aí andam, suem suores frios, pelo óbvia similitude com "o Bush e o Blair" , e por se verem na desagradável contingência de terem de engolir alguns sapos do tamanho de elefantes.
Uma "intervenção humanitária" como a do Kosovo, clamam alguns, fazendo de conta que superaram as contradições.
Claro que se fossem intelectualmente honestos, saberiam que, na prática, o que estão a advogar, é que o critério para que os americanos intervenham e arrisquem as vidas dos seus cidadãos, seja aquele que as suas iluminadas cabeças decidem como "bom".
Ah, e teriam de ser os americanos, claro, esses odiosos unilateralistas, porque a Europa não tem garras, nem vitalidade à altura da retórica, mesmo sendo evidente que a situação na Líbia afecta sobretudo a Europa.
O problema é que Bobama, para intervir sem mandato, terá de fazer o pino relativamente àquilo que andou a arengar.
A falta que fazia agora "o Bush e o Blair", não é?
Quanto a Kadaffi, o seu a seu dono. É uma besta, mas está a colocar certos "progressistas" europeus face a face com as suas contradições.
32 comentários:
Lidador:
"teriam de ser os americanos, claro, esses odiosos unilateralistas, porque a Europa não tem garras,"
Mas ainda se podia fazer uma intervenção multilateral com americanos e espanhois. Os americanos ficavam lá, os espanhóis fugiam.
http://www.youtube.com/watch?v=fLYryzLdagM
Mas afinal o que é que se passa?
Terão os Ayatolas mesmo a bater palminhas com a situação ?
Alguém anda a faltar á verdade
http://www.youtube.com/watch?v=p5UBEeepO1g
Isto é tudo muito estranho...sem duvida
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/africaandindianocean/libya/8350968/Libya-African-mercenaries-immune-from-prosecution-for-war-crimes.html
já sabiam disto?
Streetwarrior disse...
"Mas afinal o que é que se passa?"
Pura e simplesmente uma rebelião de várias tribos líbias contra a tribo de Kadhaffi. Simples.
"Terão os Ayatolas mesmo a bater palminhas com a situação?"
Claro que sim.
Streetwarrior disse...
"http://www.youtube.com/watch?v=p5UBEeepO1g
Isto é tudo muito estranho...sem duvida"
Este idiota não consegue deixar de por os judeus por detrás de qualquer merda que aconteça no planeta? Não terá ele cabeça para pensar?
Basta pensar que os israelitas não têm nenhum interesse em interferir na Líbia. Como está é mau, se mudar poderá ser para bem pior ou para melhor.
Até parece que o coitado o Kadhaffi não tem capacidade para recrutar mercenários. É pobrezinho, sabem....
Streetwarrior disse...
"http://www.youtube.com/watch?v=p5UBEeepO1g
Isto é tudo muito estranho...sem duvida"
Ainda mais, a merda do vídeo é da Press TV.
Para quem não sabe, a Press TV é uma estação de TV iraniana. Useira e vezeira em transmitir boatos, conspirações sionistas e demais baboseiras anti-semitas.
Uma TV que só os idiotas anti-semitas acreditam.
"http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/africaandindianocean/libya/8350968/Libya-African-mercenaries-immune-from-prosecution-for-war-crimes.html
já sabiam disto?"
A razão é esta.
The move was seen as an attempt to prevent a precedent that could see Americans prosecuted by the ICC for alleged crimes in other conflicts. While the US was once among the signatories to the court, George W. Bush withdrew from it in 2002 and declared that it did not have power over Washington.
Simples.
LGF disse...
"Este idiota não consegue deixar de por os judeus por detrás de qualquer merda que aconteça no planeta? ""
L ( Larga) G ( Gósma) ao F (Falar )
Não precisa de se colocar em bicos de pés e a mandar adjectivos para o ar para se fazer notar, basta escrever normalmente.
A noticia fala de Israel....onde é que voçê lê ou vê Judeus?
LGF,Durma lá descansado, não seja cromo e pare lá com essa treta do antisemita.
Eu para ser antisemmita, não podia simpatizar com os palestinianos, pois eles também são semitas oh seu Gósma
SW:
"A noticia fala de Israel....onde é que voçê lê ou vê Judeus?"
Pois. O Sw está implicitamente a falar dos israelitas de origem árabe e "palestiniana", os tais têm uma herança cultural idêntica aos milhões de outros que, contrariamente a estes "palestinianos", vivem em ditadura.
Epa, deixem-se de tretas.
Eu falei de israel, ponto.
O que é que Sionismo, anti-semitismo, arabes , ditadura t~em a ver com os videos que postei.
vai lá vai, depois eu é que faço conspirações em tudo.
http://port.pravda.ru/mundo/07-03-2011/31350-otan_libia-0
Mais outro link com outra visão sa coisa
"A noticia fala de Israel....onde é que voçê lê ou vê Judeus?"
É que Israel é conhecido por ser um estado judeu. Logo, para a malta anti-semita, falar de judeus ou israelitas, é exactamente o mesmo.
Porra que este Streetwarrior escolhe as fonte a dedo. Press TV e Pravda. Exactamente duas fontes confiáveis, onde se pratica bom jornalismo e onde só se publicam notícias relevantes, não havendo lugar a mentira, especulação, boatos ou rumores....
Artigos do Pravda:
Kadafi é um benfeitor da humanidade
http://port.pravda.ru/mundo/04-03-2011/31347-kadafi_benfeitor-0/
Artigo escrito obviamente por um amante da liberdade.
A OTAN está na Líbia?
http://port.pravda.ru/mundo/07-03-2011/31350-otan_libia-0/
Artigo escrito por um idiota que não sabe a diferença entre a NATO e os EUA. Quem diz que a NATO esteve a combater no Iraque...
E basta ler os comentários. Digamos que são do mais anti-americano e anti-semita que já vi.
LGF:
"Porra que este Streetwarrior escolhe as fonte a dedo."
A militância anti-semita tem dessas coisas. O SW fica ainda muito chateado porque a malta não visiona os "filmes" dele.
LGF
"" Logo, para a malta anti-semita, falar de judeus ou israelitas, é exactamente o mesmo. ""
LGF, tens uma piadas muitas giras, tens tens !
Até parece que em Israel não existem outras religiões.
Que Tentativa frustrada de colar anti-semitismo a outros...até parece que em Israel não há Judeus a condenar os próprios Judeus Sionistas...também são anti-semitas eheheh
"" este Streetwarrior escolhe as fonte a dedo. Press TV e Pravda. Exactamente duas fontes confiáveis, onde se pratica bom jornalismo e onde só se publicam notícias relevantes, não havendo lugar a mentira, especulação, boatos ou rumores....""
LGF, é um só rir.
Se fosse na CNN, FOX, France press etc, tudo fontes que não induzem á mentira, aos boatos, rumores, pois por estas agencias de propaganda só colocam a verdade, só a verdade.
Tanso.
Será que essa cabecinha ainda não percebeu que ambas fazem propaganda e são mentirosas, ou é só as que colocam o que não gosta de ler?
Quer dizer, quando Kadafi dava jeito e a FOX , CNN, Reuters, davam noticias de tão generoso que ele era, já não eram mentiras.
Cura-te pá.
Rio, essa da militância também se adapta bem a si...
"" O SW fica ainda muito chateado porque a malta não visiona os "filmes" dele.""
Isto é uma pergunta?
Uma afirmação?
Ainda?
Para mim " ainda " é irrelevante, já se sabe, há pessoas que insistem em ouvir-se só a si próprias e quanto a isso, não há nada a fazer.
Seu militante das novas cruzadas.
É verdade, já agora, as noticias da CNN e da FOX acerca do grande lider da Arabia Saudita, do Baraihn, do Qatar etc, esses grandes nomes de Irmãos democratas dos EUA também são confiaveis?
SW:
"Rio, essa da militância também se adapta bem a si"
Já devia saber que militância e esquerdalha andam de mãos dadas. Quem não é esquerdalho é desconfiado, logo pouco dado a militâncias. Quem não é esquerdalho não alinha em fés fora da fé (que, ainda por cima, não é o mau caso).
"Que Tentativa frustrada de colar anti-semitismo a outros..."
Até parece que o Streetwarrior nunca postou nenhum vídeo de uma qualquer conspiração sionista (ou judaica)...
Bolas, que virgem ofendida...
"Se fosse na CNN, FOX, France press etc, tudo fontes que não induzem á mentira, aos boatos, rumores, pois por estas agencias de propaganda só colocam a verdade, só a verdade"
Ao pé do Pravda e da PressTV, a Fox News passa por canal respeitável e isento....
Além disso é exagerado pôr no mesmo pé a CNN e a FOX NEWS...
"Além disso é exagerado pôr no mesmo pé a CNN e a FOX NEWS..."
Claro que é. A FOX chama os bois pelo nome, a CNN usa Newspeak.
De qq modo, o facto de esta criatura que por aqui anda a recitar as ladaínhas clássicas do anti-semitismo, tentar comparar aquilo que é uma imprensa livre de um país livre, com pasquins da mais obtusa propaganda, teledirigidos por bestas autocráticas, revela que falta algo naquela cabeça.
A estupidez é uma grandeza insondável, garantia Einstein. Mas antes era envergonhada, tinha uma vaga consciência de si mesma. Hoje é tão estúpida como antes, mas faz questão de se atirar aos olhos das pessoas, impúdica, redonda e grossa.
Na verdade nem sequer tem consciência de quão estúpida se mostra...
Lidador:
"Mas antes era envergonhada, tinha uma vaga consciência de si mesma. "
O que era, do mal, o menos.
"" A estupidez é uma grandeza insondável "
... principalmente quando só a procuramos fora de nós....olhando para tudo e para todos.
O EGO tem coisas dessas, é típico dos déspotas acharem que a verdade só se encontra dentro deles e que mal vai o mundo se não tivesse iluminados como vocês a tomar conta de nós.
Quer dizer que a FOX e a CNN...é a confiança comparado com a outra propaganda, apesar de reconhecerem que também ela é ....propaganda.
É por isso que PT está como está, é porque ao terem medo de andarem para a frente, não vá o passado repetir-se, é preferível continuar a pisar ovos no mesmo sitio.
Não criatura, a CNN a e FOX e os media dos países democráticos não são a pedra filosofal da verdade. Dão notícias baseadas em fontes mais ou menos credíveis. Como têm que as vender, é como quem vende pão: há que fazê-lo com um mínimo de qualidade. Cabe-nos a nós olhar para as notícias e tirar conclusões.
Mas aquilo em que você baseia as suas tresloucadas ideias, é pura e simplesmente lixo.
Que você se besunte nele e goste, é algo a que tem direito.
Mas merda é merda, pinte-a você como quiser.
E quem a consome com a avidez que você a deglute, não me merece qq consideração.
Você é um idiota anti-semita, um racista de 1ª água, uma besta primária, um ignorante, mas não tem a mínima consciência disso e, pelo contrário, acredita, como todos os idiotas, que viu a luz no fundo de um caixote de lixo.
Por favor, vá espadanar a sua porcaria para outro lado.
È demais este lidador, só um gajo muito inteligente para por um estupido no seu devido lugar.
belabatata
De facto, usar o Pravda e a PressTV como fontes não abona nada....
LGF:
"belabatata"
Excelente. Boas notícias.
Nota: para quem não perceber, trata-se de conversa cifrada entre a CIA e a Mossad. Basicamente está-se a tentar perceber quem é da CIA e quem é da Mossad. A Ana Gomes há de esclarecer.
"RioD'oiro disse...
LGF:
"belabatata"
Excelente. Boas notícias.
Nota: para quem não perceber, trata-se de conversa cifrada entre a CIA e a Mossad. Basicamente está-se a tentar perceber quem é da CIA e quem é da Mossad. A Ana Gomes há de esclarecer."
Eu sou da CIA ou da Mossad?
Lol
P.S. - Daqui a bocadinho aparece o Sw a conspirar que a CIA e a Mossad já corromperam portugueses para se infiltrar no país.
Uma conspiração sionista, decerto.
Enviar um comentário