Teste

teste

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O Mao até não foi mau

A Voz Portalegrense colocou online a reportagem publicada na revista Sábado da semana passada, sobre o que é ensinado nos nossos manuais escolares de História. O artigo está dividido por cinco posts, cada um deles mais assustador que as sobrancelhas do Álvaro Cunhal.



I - O comunismo foi positivo para a economia, o Exército Zapatista é um “movimento social” e a globalização quer transformar o mundo num “vasto casino”.

II - “Se, na URSS, a acção de Estaline provocou milhares de mortos e a deportação de milhões de pessoas para campos de trabalho forçado na Sibéria, nos EUA a perseguição ao suspeitos de simpatizarem com o comunismo e de promoverem actividades antiamericanas transformou-se numa verdadeira “caça às bruxas” que ficou conhecida por maccarthismo.” in Novo História 9, Texto Editores

III - "Os EUA possuem as armas mais poderosas da terra, um assustador arsenal de alta tecnologia que lhe oferece várias opções para aniquilar o inimigo." in Caminhos da História, 12° ano, ASA, volume III

IV - “A ‘revolução cultural’ saldou-se em dois milhões de mortos, cem milhões de perseguidos e vinte milhões de jovens enviados, após o fim do movimento, para campos de reeducação.” in O Tempo da História, 12° ano, Volume II Porto Editora

Uns meros 2 milhões. O Hitler foi muito pior!

V - "Actualmente, Fidel Castro continua a ser o dirigente de Cuba. O país atravessa sérias dificuldades devido à continuação do bloqueio e tenta ultrapassá-lo através de uma aproximação à Europa.” in Novo Clube de História 9, parte II, Porto Editora

Aguardamos ansiosamente a reacção da D. Palmira.

39 comentários:

Unknown disse...

Caro LUIs Oliveira, tomei a liberdade de seguir o link da Palmira e espetei-lhe com o seu post na caixa de comentários.

A Palmira é uma excelente cientista, mas falha-lhe bastante o raciocínio quando a ideologia a chocalha.
De resto, já tinha lido esta reportagem na Sábado. Não é novidade. De vez em quando dou uma vista de olhos aos livros da minha filha e até me arrepio.

Anónimo disse...

O ensino de história deve ser factual.
Dizer que Cuba sofre um bloqueio é factual. Dizer que o bloqueio é causa única das dificuldades já é normativo.
Sobre o assassinato/suicídio de Allende. Não há prova de facto e só se especula.
Que os EUA possuem o melhor armamento, é factual.
Sobre as purgas soviéticas e as vítimas nos gulags, os números oficiais são os dos arquivos soviéticos e dos autores que os estudaram. O resto é lixo.
Sobre Mao, confesso a minha ignorância. Mas a Sábado não se lembrou de retirar a bibliografia para isto? “A ‘revolução cultural’ saldou-se em dois milhões de mortos, cem milhões de perseguidos e vinte milhões de jovens enviados, após o fim do movimento, para campos de reeducação.”.

Cumprimentos

Unknown disse...

"Dizer que Cuba sofre um bloqueio é factual"

É falso. Sofre um embargo económico. Um bloqueio é uma coisa bem diferente.

Sobre Mao, que não seja por aí

Uma ajudinha:

“a paz duradoura é insuportável para o ser humano e ondas de perturbação têm de ser criadas neste estado de paz” (Mao)

"Manter o controlo do partido a nível nacional implica a necessidade de provocar um reinado de terror em todos os condados” (Mao)

"todos os que estão contra mim são oportunistas da ala direita” (Mao)

"se os detidos são incapazes de aguentar a tortura e fazem confissões falsas isso prova que são culpados de anti bolchevismo. Como é possível que revolucionários leais façam confissões falsas para incriminar outros camaradas?” (Mao)

“Temos de prender 1,5 milhões de contra-revolucionários em 5 anos. Sou todo a favor de mais detenções" (Mao)

"a província de Hunan denunciou cem mil direitistas, prendeu 10 000 e matou 1000. As outras províncias fizeram o mesmo. Assim os nossos problemas foram solucionados”. (Mao)

"qualquer localidade que não prenda e elimine os membros anti bolchevistas do partido dessa zona, deve ser também anti bolchevista e deve ser tratada como tal. Muitas localidades não ousam matar contra-revolucionários em larga escala. Esta situação tem de ser alterada. Alguns dos nossos camaradas têm demasiada misericórdia, não têm brutalidade suficiente, o que significa que não são marxistas.” (Mao)

“as mortes são extremamente necessárias porque só quando a Purga for adequadamente efectuada pode o nosso poder estar seguro” (Mao)

“os contra-revolucionários constituem cerca de 5%. Há que prender." (Mao)

“as mortes têm benefícios. Podem fertilizar o solo” (Mao)

“O meu princípio é justamente fazer aos outros o que não quero que me façam a mim.”
(Mao)

P.S. Citações retiradas da volumosa biografia de Mao-Tse-Tung

Caturo disse...

A obscenidade politicamente correcta no centro da União Europeia:

http://gladio.blogspot.com/2008/09/blgica-entre-os-dois-maiores-inimigos.html

Anónimo disse...

Cuba é que de facto está a embargar a liberdade a mais de 10 milhões de pessoas e a prejudicar gravemente a economia americana como se vê.
De resto parece que o comunismo só existe desde que o capitalismo pague as suas contas.

Palmira F. da Silva disse...

Caro Lidador e Luís Oliveira:

Já tinha respondido ao repto na dita caixa de comentários mas como não foi entendido deixo o link para o que penso, não em relação a História mas a Química.

Mas de qualquer forma, como aparentemente seguir links que destruam maniqueísmos é complicado copio parte do que escrevi em Abril no De Rerum Natura:

«Esta abordagem CTSA (Construção Total de uma Sociedade de Analfabetos) é uma ilusão de ensino científico que não ensina, pelo contrário, imuniza os alunos contra a ciência. Aliás, o seu objectivo não é o ensino de ciência mas sim «uma desejável educação para a cidadania».

Mesmo antes de entrar no programa propriamente dito, para mim uma aberração total, considero que este ultrapassa largamente os limites da acção do Estado ao pretender condicionar os alunos para um pensamento único, o seu, e para uma única interpretação de cidadania, a sua.

Neste ponto estou completamente de acordo com Humboldt e considero que todos têm o direito social a uma educação que forme cidadãos capazes de pensar por si próprios, direito social que assegura os direitos político e cívico em que supostamente assenta o nosso estado democrático e moderno. Para mim, a formatação do pensamento que este programa constitui é um atentado às nossas liberdades individuais. Acho especialmente perverso que seja utilizado o ensino de ciência para impôr aos alunos uma qualquer mundivisão, mesmo que essa mundivisão seja a minha. O ensino em geral e da ciência em particular deve ser neutro, factual e não colorido pelo deslumbramento de ideologias sortidas!»

Se quiserem ver melhor as minhas falhas de raciocínio ideológico aqui fica o link para um dos posts (que linka os restantes)

http://dererummundi.blogspot.com/2008/04/qumica.html

Anónimo disse...

Sim, tem razão. É um embargo.

Em relação a Mao. Convenhamos que essas citações não são um estudo com base em registos e documentos que agreguem o número de opositores mortos. O que eu queria é a bibliografia e as fontes desses números.

Cumprimentos

Luís Oliveira disse...

"O que eu queria é a bibliografia e as fontes desses números"

Já experimentou carregar no link que deixei em "uns meros 2 milhões"?

Luís Oliveira disse...

Cara Palmira SIlva,

No plano teórico, completamente de acordo consigo.

Mas quando se trata de denunciar exemplos concretos, qual dos casos considera mais grave, o do colégio privado espanhol, ou o que se passa no ensino público em Portugal com o ensino da História?

Unknown disse...

Bom post o seu, Palmira, no De Rerum Natura. Subscrevo INTEGRALMENTE.
Está à altura do blogue que é excelente (como de resto seria de esperar, dada a constelação de sumidades que ali escrevem)
Mas parece dar-se no 5Dias o caso de a fraca gente fazer fraco o forte rei.
Alguns dos seus posts no 5Dias parecem escritos por outra Palmira, uma Palmira ideologicamente comprometida.
Dr Jekyll e Dr Hyde, ou o síndroma das más companhias (nem todas, reconheço....)

É no 5 Dias que encontro as tais "falhas". Não no De Rerum Natura.

No De Rerum Natura, a Palmira escreve com a objectvidade de um paper académico.
No 5 Dias,a latitude parece ser outra.

Palmira F. da Silva disse...

Caro Luís:

Para não dizerem que estou a dar flic-flacs ou afins ou que estou a tentar dar a volta ao texto :) deixo-o mais uma vez com o que já escrevi, desta vez há mais de uma ano sobre um tema análogo:

«Pessoalmente tenho dificuldade em decidir qual é mais perniciosa, se a censura moral e religiosa, que espartilha a liberdade de pensamento, ou esta censura de palavras e de conceitos que não mutila a liberdade de pensamento porque nem sequer permite que esta se desenvolva.»

http://dererummundi.blogspot.com/2007/08/polcia-da-palavra.html

Diogo disse...

Jon Stewart - a propaganda do Pentágono sobre a guerra do Iraque

Jon Stewart, do Daily show, com uma excelente dose de humor, desmascara a propaganda do Pentágono acerca da guerra do Iraque. O alvo são os falsos “analistas militares”:

Stewart: “Pois parece que muitos destes ex-militares não eram assim tão “ex”, trabalhando para empresas de armamento e para o Pentágono. Enquanto os canais televisivos lhes chamavam “analistas militares”, o Pentágono, em memorandos vindos a público há pouco tempo, refere-se a eles como “multiplicadores de mensagens”. O que soa muito melhor do que velhos matreiros.”

"Olhem para estas adoráveis e bondosas ex-máquinas de matar. Os canais televisivos contrataram-nos para dar opiniões de especialistas acerca do esforço bélico do nosso país."


Analista 1: “Estamos a vencer a guerra contra o terrorismo.”

Analista 2: “Esta é a força mais bem preparada que já tivemos.”

Analista 3: “Esta é a melhor liderança que os militares já tiveram.”

Analista 4: “Quando pergunto a amigos meus de longa data do exército que não vão mentir-me, como estamos a sair-nos, e se estamos a ganhar ou a perder, eles dizem que estamos a ganhar.”


Stewart: “Esta gente é idosa e de confiança. Como o meu avô que esteve na 2ª Guerra. Eles não iriam mentir-me. Pois não avô? O avô matou o Hitler, não foi?. E nunca enganou a minha avó com uma prostituta francesa.”


Vídeo (legendado em português) – 2:14m

Palmira F. da Silva disse...

Caro Lidador:

Quando escrevo sobre ciência, a minha escrita é necessariamente neutra, factual e não colorida pelo deslumbramento de ideologias sortidas :)

Quando opino sobre qualquer coisa normalmente essa opinião não pode ser neutra (caso contrária seria dificilmente opinativa) mas tento ser factual e tento igualmente não deixar a minha análise ser colorida ideologicamente (ou quejandos).

Aliás, já mantive algumas discussões muito interessantes com pessoas que têm opiniões completamente diferentes das minhas, mesmo no espaço de debate do DRN. Mas essas pessoas não deturpam factos nem recorrem a desonestidade intelectual (isso é o que me irrita e às que o fazem não respondo porque não há discussão possível).

Acho normal, mesmo desejável, que se tenha leituras e análises diferentes dos factos. Acho pouco saudável que se aldrabe factos, se ignore totalmente os factos que não interessam ou se assente uma opinião no facto de que se a «esquerda» (ou vice-versa) é a favor eu sou contra.

Anónimo disse...

"já experimentou carregar no link"

Já e atribuem-se à revolução cultural, números para todos os gostos. De 50 mil a 10 milhões (depois é só fazer a média...)
Eu não quero uma colecção de autores. Eu quero um estudo com base em registos ou dados populacionais, para se saber quantos opositores foram mortos. Ou então, caso não haja um mínimo de rigor, é preferível não embarcar nesta contabilidade criativa de cemitério e excluir isso do Manual.

Cumprimentos

P.S. Pelos vistos, até dados completamente desfasados da realidade aparecem naquela lista. Ver que lá aparece "Solzhenitsyn, Aleksandr: 60 million." para o período 1924-1953. Enfim...

Unknown disse...

"Sim, tem razão. É um embargo. "

POis é. Mas você aprendeu que é um "bloqueio", tem o desplante de jurar que é "factual" e não se indigna que um manual de história minta descaradamente.

"essas citações não são um estudo com base em registos..."
São. A Biografia de Mao escrita por Jung Chang tem mais de 800 páginas e baseia-se em milhares de documentos.

"eu queria é a bibliografia e as fontes desses números."
Vá à Fnac e compre. Ou a uma Biblioteca e procure.
E só depois abra a boca. Evitará muitas asneiras com este método simples.

NachtEldar disse...

À equipa:

Além dos neo/cripto do costume, hoje têm a visita de morraça de outras latitudes ideológicas...

Anónimo disse...

Parabéns.

É por isto que eu continuo a visitar este blog. É que apesar de serem de Esquerda, por vezes desmascaram a própria Esquerda sem remorsos.

Bem jogado. É pena é dizerem-se chocados. Vós queríes que "o movimento" fosse mais subtil, para que não vos topásseis, hã? Lixaram-se mas pelo menos lixaram quem vos lixou.

Anónimo disse...

Acho estranho, tanta gente fala do embargo dos EUA a Cuba. Não sei porque raio o Regime quer produtos dos malvados capitalistas exploradores...De qualquer modo não foi isso que me fez escrever isto mas o facto da Europa(e em menor escala os EUA) fazem um embargo aos produtos Africanos e ninguém fala disso a não ser uns neoliberais...

lucklucky

Anónimo disse...

Todas essas falsas ou tendenciosas informações fazem da guerra cultural contra o mundo livre.
Olavo de Carvalho explica isso muito bem.

Anónimo disse...

Fazem parte

osátiro disse...

o pcp e aliados tomou o minist da educa de assalto no pós 25 Abril. Aindam controlam a pedagia, com idiotas úteis do ps. A fenprof é pcp. Logo, os programas tinham d ser isto, e mais a ileteracia e a ignorância dos recem universitários.

osátiro disse...

a treta do embargo/bloqueio a Cuba é um alibi para a incompetência e corrupção do regime e uma falácia para alimentar o anti USA doentio e parolo. No ano passado, Adolfo Perez Roque, min dos neg estrangeiros d cuba gabou-se na festa do avante k Cuba tinha relações comerciais com perto d 150 países. E mesmo assim ainda precisam d negociar com os USA, símbolo da podridão capitalista??? Mas os milhões d US$ k os exilados cubanos enviam para as famílias em Cuba já não são blqueio. Isto está bem explicado no meu blog.

Mário Casa Nova Martins disse...

Penso que factos como este que a revista SÁBADO trouxe na edição da passada semana mostram quanto urgente é olhar para a Escola, apesar das contínuas experiências pedagógicas.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

o pcp e aliados tomou o minist da educa de assalto no pós 25 Abril. Aindam controlam a pedagia, com idiotas úteis do ps. A fenprof é pcp. Logo, os programas tinham d ser isto, e mais a ileteracia e a ignorância dos recem universitários.

caro sátiro, estas suas poucas linhas dão para perceber que o problema da iliteracia é realmente grave em Portugal.

Diga-me uma coisa, a ICAR já permite que se pragueje em vão?

RioDoiro disse...

Cara ML,

Eu, de ICAR, não percebo nada. Mas diria que de praguejar em vão ... em vão, não deve haver problema.

É assim como quem range mas não morde.

:-)

Mas eu mordo ... se me deixarem. Elas correm muito.

.

Anónimo disse...

caro dente

Este blogue corre sérios riscos de se tornar um espaço confessional.

Enquanto se mantém generalista, sempre lhe digo que Deus leva muito a mal o que se faz em vão, principalmente quando se incorre num dos 7 pecados capitais.

RioDoiro disse...

Cara ML,

"incorre num dos 7 pecados capitais"

7? Aquele da mulher do próximo não tinha sido substituído, por proposta do BE, por um outro que permitia a mulher do próximo mas mantinha o pecado no caso da minha?

(há que dar enter que ela vem aí)

.

Anónimo disse...

É por estas e por outras que em Espanha (EpC) e no Brasil (pais a educarem os filhos em casa com muito mais sucesso escolar e legitimidade do tribunal) as pessoas se começam a revoltar contra a colonização das consciências que a esquerda descarada e estéril faz sobre os nossos filhos.

Anónimo disse...

caro dentinho

Tenho que me despachar pois o seu próximo post vai já decerto obedecer às novas orientações do blogue e eu sobre vidas alheias nada tenho a dizer.

Eu referia-me ao pecado da Ira, e isto ainda a propósito das invocações do caro sátiro.

RioDoiro disse...

Cara ML,

Estou a pensar dar mais uma cabazada no Aquecimento Global (Búúúúúú, olha o papããããão).

.

Carmo da Rosa disse...

Luís,

Excelente poste. Não sabia que a coisa em Portugal ainda fosse tão grave! Com o ‘ainda’ quero dizer que já passaram uns anitos depois do período revolucionário a seguir ao 25 de Abril. Mande sempre dessas para informar a imigração.

Li os artigos da senhora Palmira, excelentes.

Ofereci a biografia do Mao (o lidador faz a certa altura referência ao livro) à minha mulher com a intenção de a ler mas ainda não o fiz. Vai ser o próximo projecto.

Osátiro tem toda a razão quando diz que a treta do embargo/bloqueio a Cuba é um alibi para a incompetência e corrupção do regime e uma falácia para alimentar o anti USA doentio e parolo (…). Mas os milhões d US$ k os exilados cubanos enviam para as famílias em Cuba já não são blqueio

Para a coisa ser completa Osátiro devia ter falado no outro bloqueio, o bloqueio cubano para evitar a fuga de toda a população da ilha para os EUA. Talvez o tenha feito no seu blogue, vou ver.

O eterno Diogo continua completamente off-topic e agora deu-lhe para enfiar o Jon Stewart à laia de comentário em todos os postes – tratem eles de islamismo ou de lagares de azeite é igual ao litro!!!

Eu consigo compreender que o Diogo goste assim tanto de Jon Stewart, porque o Jon Stewart tem bastante piada, mas ao mesmo tempo é preciso enfiar na cornadura que os Jons Stewarts de todo o mundo têm todo o interesse em que os EUA continuem a ter um Pentágono forte, com um serviço de propaganda bem estruturado e com armas mais modernas e mais poderosas do que a concorrência… para poderem sobreviver. Eles e nós e o Jon Stewart e o Michael Moore e o Pat Condell e o Diogo.

Anónimo disse...

caro dente

Dê as cabazadas que entender, o aquecimentismo ou o arrefecimentismo não se desviam um grau da própria rota.

Observando o tabuleiro dos peões e dos interesses cruzados, tenho cá as minhas desconfianças, mas nada mais.
A informação que colhemos do actual desmoronar das teorias 'auto-reguladoras' vai muito além da actuação dos mercados financeiros. Comprova a insaciabilidade.

Anónimo disse...

"O Mao até não foi mau"

Já só falta a 'Sábado' publicar a listinha das pessoas que em Portugal andaram de bandeirinha a criar a imagem de que 'Mao até é bom' e hoje assobiam e publicam nas Sábados, nas Domingos e em todos os dias da semana.

Não é difícil encontrá-los, são os mais fanáticos nas acusações.

Unknown disse...

Tem razão ml, mas o fenómeno não é estranho. Por exemplo, outro dia vi um ex-toxicodependente a referir que houve uma altura em que gostava de se drogar, mas que tenciona nunca mas mais o fazer, porque sabe do que fala.
Eu próprio reconheço que gostava bastante de batatas fritas e agora as evito.

De resto estou com o Alberto Gonçalves: é bom que estas patacoadas sejam dadas nas escolas. A malta com mais de dois neurónios percebe que está a ser doutrinada e acaba a rejeitar a papa.
Os infelizes a quem a natureza não premiou, acreditarão na baba e acabarão no BE, no PCP e na ala alegrista do PS, sendo bem precisos para colar cartazes e ajudar a limpar as cagadeiras da Festa do Avante.

Anónimo disse...

Pois, pois. As drogas e as batatas fritas... Afinal todos os pecadores têm redenção, daí a sanha contra os drogados e os batata-fritados, passados e actuais, seja um fenómeno apaixonante para estudo.
Quanto a mim é mesmo isso, os neurónios foram danificados.
O Alberto Gonçalves, o 'psicólogo', segundo leio por aí, esqueceu-se dos efeitos permanentes das drogas e das batatas fritas nos ex-adictos.

Anónimo disse...

Era eu, é claro.

Unknown disse...

Parece que a sanha se justifica, porque segundo fontes bem informadas, tanto as drogas como as batatas fritas em excesso fazem mal como o caraças e matam que se fartam.
Como o maoismo, afinal.

Quanto ao Alberto Gonçalves, é sociólogo e a fina ironia com que escreve ( na Sábado), ajuda a equilibrar a má opinião que tenho dos sociólogos em geral, culpa das idiotices e das imposturas do sociólogo Boaventura Sousa Santos, cujo problema neuronal o empurrou ali para a zona do BE.

Anónimo disse...

A 'sanha evangélica' até pode explicar-se dentro do quadro mental de alguns ex-adictos, o fenómeno está estudado. Uma penitência que não tem fim.

E mostra-nos o mundo à volta que essa penitência nunca é individual, necessita de apontar a dedo novos pecadores. A Inquisição, na sua infinita finura de maldade, percebeu isso na perfeição e transformou-se na fábrica de judeus que sabemos.

O que indicia que afinal alguma coisa se lhes rompeu definitivamente lá no sotão é a necessidade de ataque permanente a ex-colegas de seringa e de pacote de batatas, por práticas passadas que todos partilharam.

Nem o 'sociólogo' Gonçalves consegue justificação para esta simples falta de instinto de preservação, a não ser por corrupção neuronal permanente.
Nem ele negará decerto o aforismo popular, 'Livre-nos Deus dos convertidos'.

日月神教-向左使 disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.