Teste

teste

domingo, 7 de junho de 2009

Notas rápidas

A primeira ilacção que me apraz tirar dos resultados ainda provisórios é a seguinte: o Parlamento Europeu vai virar significativamente à direita. Depois de épocas longas de domínio claro por parte de euro-entusiastas, o Parlamento Europeu vai adireitar-se.

Os resultados em Portugal mostram, de maneira elucidativa, o porquê do nosso país estar na cauda da Europa: a extrema-esquerda com 25% dos votos é coisa de que nos devemos orgulhar. Somos, mesmo, um país único...

22 comentários:

ml disse...

Depois de épocas longas de domínio claro por parte de euro-entusiastas o Parlamento Europeu vai adireitar-se.

Ora aí está uma proposta interessante a considerar: os melhores construtores europeus são os menos entusiastas, mas ainda assim não tão bons como os 'orgulhosamente sós'.

RioDoiro disse...

ML,

O parlamento europeu tem estado cheio de construtores de castelos de cartas.

Orgulhosamente sós têm estado os construtores de castelos de cartas. Ficaram-no agora a saber.

Sérgio Pinto disse...

Orgulhosamente sós têm estado os construtores de castelos de cartas. Ficaram-no agora a saber.

... tenho a impressão que as aglomerações de extrema direita continuam minoritárias. De certeza que não bebeu aquelas mistelas estranhas que o Porto emborca com frequência?

Carmo da Rosa disse...

@ Sergio Pinto: “tenho a impressão que as aglomerações de extrema direita continuam minoritárias.”

Correctíssimo. Em relação à Europa e em relação à Holanda, o que me diz mais respeito.

O fascismo verde (imagino que ao falar em extrema-direita se refira a esta gente) levou ontem uma porrada nas eleições que dificilmente se vai recompor.

Veja lá que até o meu partido, o PVV (partido dos trabalhadores holandeses), novato nestas andanças europeias obteve 17 por cento dos votos! Bem, passou a ser o segundo partido do país...

Renato Bento disse...

"os melhores construtores europeus são os menos entusiastas"

Mas quem é que disse que a Europa precisa de continuar a sua construção? Acho que os resultados de hoje das urnas demonstraram, mais uma vez, que os povos Europeus querem uma união económica forte, não uma união política e social.

Eu, por exemplo, fico muito desagradado por ter, no meu passaporte, União Europeia antes de Portugal. É contra este tipo de coisas que muitos partidos Europeus, considerados sabiamente pelos euro-estúpidos como contra a Europa e, no melhor dos casos, Eurocépticos (ser Eurocéptico é 1 pecado mortal), se insurgem. Os resultados, como disse, estão à vista.

E estes partidos, cito por exemplo os Conservadores Ingleses ou o PVV Holandês, não são contra a União Europeia, antes pelo contrário. São contra, isso sim, os devaneios de uma certa esquerda que ousa querer apagar a história, os Estados Soberanos, as rivalidades estatais, a autonomia estatal. Eu sou contra esta União Europeia, mas não sou contra a CEE criada em 1957 nem contra a CEE para a qual entramos em 1985 (tal como não sou contra algumas, poucas, medidas políticas que uniformizam os Estados Membro da UE)

E esta vaga tem o apoio curioso de muitos países de leste: Polónia, Hungria, Bulgária, etc, todos eles se mostram pouco receptivos a uma maior integração social e política. Eles entraram para a União Europeia com intenções de integração económica e estão agora a levar com a intervenção política. É óbvio que, depois de 50 anos de ingerência Soviética nos seus assuntos, não olhem a isto com bons olhos...

ml disse...

Oh RB, não acha que isto é demasiado transitório, divergente e imprevisível para um discurso com tantas certezas? E que a oscilação das votações é uma constante? E que as pessoas que votaram ontem são sensivelmente as mesmas que votaram hoje?
Quem lá pôs os euro-estúpidos é quase a mesma gente que hoje os tirou de lá e colocou os estúpidos-estúpidos. Bastou mudarem as circunstâncias, que daqui a quatro anos serão outras.
Não se desgaste, os alcatruzes não param.

RioDoiro disse...

Sérgio Pinto:

"... tenho a impressão que as aglomerações de extrema direita continuam minoritárias."

Nós aqui chamamos-lhes estrema esquerda kaviar.

Carmo da Rosa disse...

Caro Sérgio Pinto,

Para evitar mal-entendidos, quando eu digo fascismo-verde não me refiro aos movimentos ecologistas, que merecem o meu respeito e aprovação, mas sim a religião da paz...

E é evidente que o fascismo-verde não participou directamente nas eleições europeias, mas infelizmente muito indirectamente, através de partidos sociais-democratas ingénuos...

ml disse...

... tenho a impressão que as aglomerações de extrema direita continuam minoritárias.

Sérgio

É claro que é preciso olho neles, mas a Europa, depois da devastação de há 70 anos, tem estado atenta e vai matando a serpente no ovo. De vez em quando lá surge uma deriva de extrema-direita, que nunca vai muito longe. Anda por aí, ganha uns votos, incha o peito e volta ao lugar que lhe cabe.
Primeiro foi o Le Pen, toda a neonazinagem embandeirou em arco, que os imigrantes isto, rebéu-béu-béu aquilo. O Le Pen agora arrasta os pés pelo parlamento, a França lá mantém a mesma situação sem que os Le Pens tenham feito o que quer que seja para resolver os problemas, pelo contrário, apenas cumpriram o seu papel, atear fogos para se arvorarem em bombeiros.

Depois o Haider, mais re-béu-béu-béu, muito imigrante, muita palha, muito papel, muito dó de peito, ao fim de algum tempo já o senhor estava confortavelmente reduzido à Caríntia e a Áustria lá continua de pé.

Agora mais dois partidos assomaram à luz do dia. Se o paradigma se mantiver, nas próximas eleições descem para metade dos votos e daqui a uma década andam de pantufas e andarilho.
Todos os países cometem erros, tomam decisões desacertadas mas duvido que, passada a conjuntura, a velha Europa, que se habituou à paz e ao conforto, lhes permita ir longe. É agitação demais para a velha senhora.

PS: os 'nossos' andam felizes com os 0,37% do PNR, mais uns pós do que nas últimas eleições. Pobrezinhos e agradecidos.

Stran disse...

Rod,

"O parlamento europeu tem estado cheio de construtores de castelos de cartas."

E o que se faz nesta altura dá-se mais poder a quem já estava no poder, sem duvida um rasgo de inteligência que não consigo alcançar.


Caro CdR
"Bem, passou a ser o segundo partido do país..."

Mas a ala liberal (que na holanda tem dois partidos) levou mais deputados, 6 ao todo, ultrapassando em mais 50% o PVV.

" mas infelizmente muito indirectamente, através de partidos sociais-democratas ingénuos..."

Bem isto é que é esticar a realidade ao limite...

"E estes partidos, cito por exemplo os Conservadores Ingleses ou o PVV Holandês, não são contra a União Europeia, antes pelo contrário."

Esses Ingleses não eram os da EFTA? O que é feito dela? Um caso estrondoso de sucesso sem duvida...
(e está a caminho de perder mais um membro)

ML,

"...Anda por aí, ganha uns votos, incha o peito e volta ao lugar que lhe cabe."

Julgo que agora é um pouco mais preocupante pois começa a existir uma aceitação e normalização do discurso de extrema direita. Por exemplo em Portugal, o problema não é o PNR ter alguma visibilidade, mas o PSD o CDS e o PCP terem acrescentado uma costela nacionalista nos seus discursos...

RioDoiro disse...

Stran:

"E o que se faz nesta altura dá-se mais poder a quem já estava no poder,"

Dá-se mais poder a quem merece confiança. Não se dá mais poder a quem não merece confiança.

Aliás, se o Stran acha razoável que se dê mais poder a quem não merece confiança, então dê graças pelo resultado das eleições. A coisa desenrolou-se a seu gosto.

"sem duvida um rasgo de inteligência"

Muito obrigado.

" que não consigo alcançar."

Já alcançou. Tem mais poder quem o Stran acha que não devia ter. Tudo bem, portanto.

Sérgio Pinto disse...

Range o Dente,

Por mim, está à vontade para olhar para uma cadeira e dizer que é uma mesa. Mas, enfim, para os restantes 99,999999% das pessoas a cadeira continua a ser uma cadeira.


Carmo da Rosa,

Sabe perfeitamente que me estava a referir à extrema direita racista, xenófoba, com discursos incendiários e mensagens de ódio e exploração do medo.
Confesso que não percebo o seu fascínio pelo Wilders, mas é precisamente como a Ml diz: espere uns anos e vai vê-lo a reentrar no buraco de onde saiu. Gente que se baseia em discursos de ódio raramente tem soluções para os problemas reais e, ao aumentarem o número de deputados e a visibilidade torna-se também difícil ocultar que aquilo sobrevive apenas à conta da exploração de medos básicos.


Ml,

Como de costume, concordo completamente. Já lá ia algum (muito) tempo, é sempre bom reler-te.

Stran disse...

"Aliás, se o Stran acha razoável que se dê mais poder a quem não merece confiança..."

Lá está você a tresler, eu explico, as pessoas por terem decidido localmente acabaram por afectar o PE de uma forma no minimo sui generis...

RioDoiro disse...

Sérgio Pinto:

"Por mim, está à vontade para olhar para uma cadeira e dizer que é uma mesa. Mas, enfim, para os restantes 99,999999% das pessoas a cadeira continua a ser uma cadeira."

Nenhuma força política é mais cacique que o BE. Ainda por cima adoram sentar-se nas mesas e por as patas nas cadeiras.

RioDoiro disse...

Stran,

"E o que se faz nesta altura dá-se mais poder a quem já estava no poder, sem duvida um rasgo de inteligência que não consigo alcançar."

"Lá está você a tresler, eu explico, as pessoas por terem decidido localmente acabaram por afectar o PE de uma forma no minimo sui generis..."

Você não consegue alcançar e eu ... tresleio. Hmmm.

Oh Stran. Você tem a certeza que, se fosse ao contrário, diria o mesmo?

Sérgio Pinto disse...

Range o Dente,

Como é evidente, você é livre de ter a opinião que entender acerca do BE. Mas imagino que o que lhe cause mesmo comichão seja ver um partido de Esquerda em ascensão continuada e sustentada.

ml disse...

Julgo que agora é um pouco mais preocupante pois começa a existir uma aceitação e normalização do discurso de extrema direita.

Deus não te ouça, Stran.

Estas eleições foram curiosas porque, salvando três ou quatro casos, todos os outros países votaram contra o governo que está no poder. E se a extrema-direita subiu em alguns (o caso mais grave é o da Holanda, que quer 'rebentar o PE por dentro'), tal aconteceu também com a esquerda não tão institucional, como os ecológicos do Cohn-Bendit ou os verdes suecos.
E os manos Kaczynski, durante tanto tempo agitados como os verdadeiros representantes dos estúpidos-estúpidos contra os euro-estúpidos, ficaram apenas em 2º lugar. E o partido da extrema-direita austríaca, que em 2004 atingiu o zénite, vai já na rota descendente, como outros.

Acho que nestes dias que correm andam as penas muito agitadas no ar, quando assentarem logo se vê o que permanece. A extrema-direita, que não consegue mais do que aproveitar-se das crises e dos medos, desincha e volta aos nichos.

RioDoiro disse...

Sérgio Pinto:

"Como é evidente, você é livre de ter a opinião que entender acerca do BE. Mas imagino que o que lhe cause mesmo comichão seja ver um partido de Esquerda em ascensão continuada e sustentada."

E daí?

Sérgio Pinto disse...

E daí que o ódio ao BE resulta do que referi.

Carmo da Rosa disse...

@ Sergio Pinto: “Confesso que não percebo o seu fascínio pelo Wilders,”

É muito simples. Eu explico-me:

Wilders é um parlamentário que é de opinião que o Islão é uma ideologia fascizante e que o Corão é comparável ao Mein Kampf, por isso acha que se deve limitar a influência do Islão na Holanda.

Para você perceber que o Islão é uma ideologia fascizante não creio que seja necessário eu escrever um ensaio, basta você ler os jornais e seguir as notícias na televisão...

Acerca da comparação entre o Mein Kampf e o Corão não estou de acordo com Wilders, digamos que o fascínio neste caso levou uma ligeira amolgadela, porque eu creio que o Corão é bem pior que o Mein Kampf...

Ora, o parlamentário Wilders, por ter uma opinião legítima – há quem tenha opiniões muito mais absurdas, como por exemplo que o José Estaline foi um grande estadista; que nas ditaduras comunistas quem manda é o proletariado e o campesinato (por turnos!); que o Islão é uma religião de paz e amor ao próximo; que o holocausto nunca existiu; que a Nossa Senhora apareceu em Fátima, antes de ter sido violada pelo Espírito Santo; que Portugal se vai qualificar para o Mundial de futebol em África – é ameaçado de morte e obrigado a viver protegido de dia e de noite (aliás como outras pessoas neste país pelo mesmo motivo).

Além disso é acusado, injustamente e sem qualquer prova, de xenofobia, racismo e fascismo, na maior parte dos casos por pessoas que deviam meter a puta da viola no saco antes de abrir a boca, porque já se esqueceram da quantidade de verdadeiros ditadores e Gulags que eles apoiaram ou ainda apoiam.

Além disso, uma parte do parlamento, sobretudo a mais esquerdina, em vez de se solidarizar com um colega numa situação de perigo de vida, tentou a cobarde arma do cordão sanitário...

Além disso, é constantemente assediado com tentativas de processo por alegado insulto a uma minoria. Até hoje sem sucesso.

Tudo isto o nosso Geert suporta de costas direitas sem ceder um milímetro...
É apenas isto o meu fascínio pelo Wilders – uns tomatões do caralhão!

Olhe, transplantando este fenómeno para o palco nacional, de forma que você perceba ainda melhor, é precisamente o mesmo fascínio que sinto pelos forcados amadores de Vila Franca.

RioDoiro disse...

Sérgio Pinto:

"
E daí que o ódio ao BE resulta do que referi. "

Meu caro, não nasci ontem mas você parece que nasceu.

Umas das características da esquerdalha parola é pensar que descobriu o mundo que, estando 'por estrear' precisava, como pão para a boca, as doutas moralidades da esquerda.

Não lhe ocorreu dar uma vista de olhos ao início deste blog? E não lhe ocorreu dar uma outra a este outro?
http://range-o-dente.blogspot.com

Você acha que descobriu a pólvora?

RioDoiro disse...

Já que discutimos caudilhos, este é da mesma família (literalmente falando).

É talvez o gajo que mais esqueletos tem coleccionados e escondidos por todo o lado.

http://blasfemias.net/2009/06/09/para-que-serve-o-cds/

.