Teste

teste

domingo, 28 de março de 2010

Celibato, pederastia, homossexualidade e satirismo

Clérigos da Igreja Católica estão sob fogo cerrado, um pouco por todo o mundo, por haverem cometido e/ou encoberto crimes de pedofilia.

É um assunto gravíssimo e de terríveis consequências, para as vítimas e para a própria ICAR.

Os autores destes crimes são uma minoria, mas isso não desvaloriza o problema e é quase automática, aos olhos da opinião pública, a generalização das imputações de pederastia aos “padres” e à ICAR.

Coisa desastrosa num mercado onde a “autoritas” e a confiança numa superioridade moral são os valores supremos.

Sendo também verdade que os casos que envolvem a ICAR suscitam de imediato o reflexo pavloviano da esquerda anticlerical, a que alguns chamam o “socialismo dos imbecis”, a hierarquia católica deveria encarar o problema e ir às raízes.

Em tempos li “Manhã Submersa” de Virgílio Ferreira e não alimento muitas dúvidas de que o problema está no celibato, na homossexualidade (os crimes são quase sempre deste tipo) e na repressão de uma sexualidade normal.

Há aqui uma selecção do tipo darwinista.

O celibato afasta do sacerdócio as pessoas que encaram a sexualidade normal e a família, como coisas de que não querem abrir mão.

E atrai os outros. Não estou a dizer que todos os padres são homossexuais, pederastas ou sátiros, mas parece-me óbvio que a exigência de celibato tende a aumentar a frequência destes desvios na população em questão.

Tanto quanto sei, o celibato não é uma questão de dogma, mas de interpretação, A Igreja já funcionou sem ele durante vários séculos. O primeiro padre da Igreja, S. Pedro, era casado (Mateus, 8:14-15).

S.Paulo escrevia que “ Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher,…” (I Tim, 3:1-3) e que “governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.” (I Tim, 3:4-5).

É verdade que há passagens bíblicas que apontam noutro sentido mas, lá está, é uma questão de escolha. A hierarquia católica pode escolher acabar com o celibato, não está tolhida por questões “constitucionais”.

Na minha opinião deveria fazê-lo. Num determinado contexto histórico a imposição do celibato pode ter sido útil, mas hoje as coisas são diferentes e a exigência transformou o sacerdócio num armário de sexualidades desviantes, com má aceitação social e cultural.

Se os padres pudessem casar, certamente não iriam acabar todos os casos mas a sua ocorrência tenderia para valores estatisticamente “normais”.

37 comentários:

Anónimo disse...

(“Não estou a dizer que todos os padres são homossexuais, pederastas ou sátiros, mas parece-me óbvio que a exigência de celibato tende a aumentar a frequência destes desvios na população em questão....... Se os padres pudessem casar, certamente não iriam acabar todos os casos mas a sua ocorrência tenderia para valores estatisticamente “normais”.”)

Ora nem mais, o caso agora é que é necessario partir muita pedra para chegar ao fossilizado “cerebro” que criou as raizes do celibato que nem é ensinamento biblico de cristo nem dogma.

Não se pode dizer que o celibato esta relacionado com a pedofilia mas também não se pode categoricamente afirmar o contrário. Daí a inferir uma causalidade entre o celibato e a pedofilia não procede como lógica. Já muito se tem repetido que a maioria dos crimes de pedofilia acontece no interior das famílias e muitas vezes cometidos por pais e padrastos, ou instituiçoes a cuja guarda estão as crianças, e portanto, sem ter a ver com o celibato, numa relação matematica causa efeito.

Mas se virmos bem este portanto pode começar, com jesus, que deixou claro que há eunucos de vários tipos, mas que os verdadeiros eunucos são os “feitos” pelo reino dos céus. Quando um jovem recebe o sacramento da ordem, tornando-se padre, ele não se transforma em eunuco, como que por encanto, num desses eunucos santos, e deixa de ser homem. Reside aí a questão. Esse padre pode entrar numa forte crise existencial, porque a sua vocação sacerdotal pode ter sido uma ilusão, ou seja, fruto de um idealismo próprio da imaturidade dos jovens. Caso bem recente acontecido no norte do pais num jovem acabado de formar padre e que em contacto coma realidade não resistiu as paixões da vida, fugindo com a amada logo que esta completou a maioridade. Mas assim, eles estão sujeitos a aventuras amorosas, ou então, mais raramente, passarão a sofrer distúrbios psicológicos, que podem levá-lo às tendências homossexuais ou pedófilas. Isto para quem admite que o ambiente para além de outros factores tem peso nestas questões.

Como diz a biblia

“Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.” (I Coríntios 7 : 9)

Luís disse...

daqui:
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?cmm=44668&tid=5453306889360720913

Lázaro
a meta é destruir bento xvi
Revistas alemãs oferecem prémios a quem acusar falsamente o Papa de abuso
26.03.2010 - A revista alemã, originalmente nazista, “Der Spiegel” está a oferecer 1 milhão de euros a quem acusar, falsamente, o Santo Padre de abusos sexuais. Isso porque o objecto declarado é levantar rumores difamatórios.
Enquanto isso, a Revista Schmiermagazine oferece a mesma quantidade a seminaristas dos anos 60 e 70 que tenham estudado com o Papa que o denunciem como pedófilo.
Do mesmo modo, não se faz questão de veracidade.
A revista Stern oferece “somente” 50.000 euros a quem acuse o Papa.
Uma reportagem sobre isso foi feita
pelo site católico de vídeos «Gloria.tv».
É deveras lamentável este tipo de conduta. Depois, os do costume ainda nos atacam por discordarmos pontualmente do Santo Padre em questões concernentes à Fé. Mas ninguém os vê a atacar publicamente os progressistas que tanto mal causam à catolicidade.

ml disse...

Mais palavreado ‘espessura de folha de papel’ que nunca vai ao assunto e se limita a pregar sobre formalismos. Aquilo que alguns apelidam de o universozinho dos imbecis.

O que é que o celibato tem a ver com pedofilia? A pedofilia, tanto quanto leio e ouço, envolve solteiros, casados, divorciados, viúvos porque é uma parafilia, não uma alternativa sexual à falta de melhor. Fora da igreja os maiores abusadores são os pais, padrastos, tios, amigos e vizinhos, não os celibatários.
Para o bispo de Leiria-Fátima, e não sei se não com alguma razão, o casamento limitar-se-ia a adicionar a própria família às vítimas que confiam em tal gente. Nunca deviam é ter oportunidade de pousar as mãos numa criança, quanto mais pôr-lhes uma família dentro de portas!

O que o celibato em si tem provocado ao longo dos séculos é uma corrida de beatas e beatos à sacristia, mas as namoradas e os namorados são uma questão interna, que interessa apenas à instituição, hoje já nem sequer existe a figura do filho ilegítimo. São adultos, que se amanhem lá com as chefias.
E tem provocado, cá fora, o ridículo de ver gente perorar e aconselhar doutoralmente sobre um assunto que doutrinariamente é obrigada a desconhecer, mas o grau de obediência tb sabemos qual é.
Mas, continuo na minha, desde que não tentem intrometer-se na vida civil, por mim...

A pedofilia dentro da ICAR é um caso de polícia, de psiquiatria e de redes de cumplicidade cobarde que vão até ao topo. Se é lapalissiano que o celibato afasta do sacerdócio as pessoas que encaram a sexualidade e a família como normal, seria bom é que se reflectisse porque é atrai os outros, porque é que tantos desses aleijões humanos se acobertam especialmente na ICAR e não nas outras igrejas.

Se calhar, entre outras razões, porque a ICAR tem sido um lugar seguro, de aceitação e encobrimento do pior dos crimes ao longo dos séculos, não?
Talvez as outras igrejas sejam exigentes, sei lá.

Unknown disse...

"Talvez as outras igrejas sejam exigentes, sei lá"

Não o costumo fazer, mas deixo aqui uma parte de um mail que um amigo, pastor evangélico, me enviou:

"... acrescentaria só uma coisinha ao seu texto. Para mim, não há nenhuma passagem bíblica que promova o celibato. Apenas uma que confirma o facto de que se alguém conseguisse viver sozinho, eventualmente teria mais tempo para o “ministério” pois não teria outra distracção com a família (I Coríntios 7). Paulo diz até “mais vale casar do que abrasar” I Coríntios 7:9



Graças a Deus que sou casado e feliz, e isso nunca impediu que o minha função de “pastor” fosse dificultada, antes pelo contrário, quanto a assuntos de família, posso aconselhar com autoridade, pois tenho uma!"

ml disse...

Ok, prezado, opiniões pessoais não adiantam nem atrasam, casamento ou celibato é lá com eles. Não me incomodam nem tenciono intrometer-me em princípios doutrinários que não aquecem nem arrefecem a vida dos outros.

O que eles têm que resolver, porque as consequências sobre terceiros são dramáticas, especialmente em crianças, é muito simples: porque é que indivíduos reconhecidamente com distúrbios sexuais e criminalmente imputáveis, têm a cobertura plena da hierarquia católica.
Na vida civil, cada qual responde pelos seus actos. Ali, a impunidade total, o melhor atractivo que esta gente podia desejar.

José Gonsalo disse...

ml:
Concordo quase inteiramente com aquilo que diz sobre o assunto, menos quanto à exigência de outras igrejas.
Mas há uma coisa que me faz suspeitar deste súbito (ou nem por isso) boom de escândalos ligados à Igreja Católica: trata-se do escamoteamento ou, pelo menos, da vista grossa permanente sobre as percentagens. Já alguém deu a devida atenção à percentualidade dos casos ocorridos com sacerdotes católicos em relação ao todo? Recordo-me de um número que passou pela SICNotícias dias atrás e que era(se a memória não me falha)de 300, num total de 210.000 detectados desde 1995 até hoje. É claro que se pode falar em muitos casos escondidos que agora se irão revelar, mas mesmo assim...

Unknown disse...

" porque é que indivíduos reconhecidamente com distúrbios sexuais e criminalmente imputáveis, têm a cobertura plena da hierarquia católica.
Na vida civil, cada qual responde pelos seus actos. Ali, a impunidade total, o melhor atractivo que esta gente podia desejar."

Esta linha de argumentação é francamente primária.
Porque é que a hierarquia encobre? Não sendo da "hierarquia",a resposta parece-me óbvia: porque nenhuma hierarquia, seja de que organização for, entende vantajoso lavar a roupa suja em público.
Todas as hierarquias procuram salvaguardar o seu negócio, desde a fábrica de chouriços ao Partido Comunista.
Não sei se a sua pergunta é retórica ou se a incapacidade de perceber é mesmo genuína.

Quanto a responder pelos seus actos, a mesma coisa. Os padres não estão acima adas leis civis, que eu saiba as leis aplicam-se-lhe ipsis verbis.

O resto é o normal corporativismo, com as mesmas razões que levam as organizações de médicos a procurarem encobrir os casos de negligência.
Não há aí nada de sinistro ..é a natureza das coisas.

Eu mesmo reconheço que provavelmente tentaria encobrir, se pudesse, uma falha de um filho meu.

É imoral?
Pois será, mas na vida real somos quase todos assim.
E você provavelmente também.

José Gonsalo disse...

Lidador:
A sua perspectiva é óbvia, nenhuma instituição, no sentido da autopreservação, pode dar o flanco a esse ponto.
Todavia, se virmos no Cristianismo algo de verdadeiramente diferente, poderíamos pensar, como Chesterton, que (cito de memória, do seu The Everlasting Man) "os cristãos não foram nem são piores do que os outros [quanto às barbaridades que cometeram]; só são piores na medida em que deveriam ser melhores". E aí, que tipo de instituição deveria ser a da Igreja? E lembremo-nos de que Chesterton sempre a defendeu, apesar de tudo.
Não sei se é a isso (duvido) a que a ml se refere. Refiro-me eu.
Abraço.

ml disse...

Gonçalo, eu nem sequer descarto a hipótese de também haver noutras igrejas. Mas olhe que se tal acontecesse, nestas dimensões, tanto na Europa como nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, etc., depois do que tem sido dito da ICAR, já tudo estaria há muito no trombone. O Reino Unido, por ex., é particularmente impiedoso com a igreja anglicana.
Mas que não ponho as mãos no fogo, não ponho. A hipocrisia funda é uma das matrizes de todas as igrejas.

Agora os seus números – 300 – é que são completamente desconformes com o que tenho sabido. Só a diocese de Boston, rica, riquíssima, abriu falência, há um par de anos, com as indemnizações que teve que pagar, que nisso os tribunais americanos não vão em conversas. Descobriu-se, julgou-se e sentenciou-se.

E a Irlanda está neste momento a braços com 25 000 casos, já depois de depurados de falsas queixas e oportunismos. Mesmo que isto fosse a tribunal e descesse para 2/3 ou metade, não há país nenhum, que eu saiba, onde existam nem de perto nem de longe tantos casos. E isso apesar de a vigilância e denúncia civis funcionarem, o que não acontece na ICAR.

Não sei que lhe diga, a não ser que estou plenamente convencida de que foi o encobrimento sistemático até ao nível do Papa que conduziu a isto. Segundo o tal bispo de Leiria, há registos de casos de pedofilia desde sempre dentro da ICAR, mas que tb desde sempre foram calados. Ora não sendo as hierarquias da ICAR destituídas de gente fina e até honesta e bem intencionada, podiam ter posto a inteligência a funcionar e ter percebido a tempo que, por muito que fosse conveniente calar, esta gente não só minaria os alicerces da igreja ‘do bem’ através de uma rede de cumplicidades perversas como, uma vez descoberta, arrastaria a igreja para o fundo, como está a acontecer.
Quanto a mim, ficaram amarrados de pés e mãos e dificilmente terão autoridade fora do rebanho nos tempos mais próximos.

ml disse...

Caro Gonsalo, é tb a isso que a ml (eu) se refere, não tenha dúvidas, espera-se sempre que os pregadores sejam consequentes.

ml disse...

Prezado, não tem mais nada a dizer, pois não?, a não ser as banalidades habituais?

Deixe lá, tb não espero grande coisa de uma pessoa para quem o socialismo vai assim desde o Estaline, Hitler, Mussolini, sistema social dos países nórdicos até à reforma da saúde do Obama.
Com acutilâncias destas, espera-se discutir o quê?
Impressões e estados de alma.

As suas inquietações estão respondidas no comentário ao comentário do Gonsalo: perspicácia, inteligência, previsão. Bondade e ética, confesso que não espero das hierarquias da ICAR ou outra.

Anónimo disse...

O problema não é o celibato nem o casamento. O problema é que a cabeça do papa Bento XVI está literalmente a prémio. O papa e a igreja católica estão a ser vítimas de uma das maiores campanhas de difamação de que há memória. O objectivo é destruir uma das últimas forças morais do Ocidente. Dos comentários verifica-se que alguns pontos desta campanha já são aceites como "verdades", por exemplo que os casos de pedofilia são mais numerosos entres os padres católicos do que entre ministros de outras religiões ou que o celibato "induz" a pedofilia. Existem estudos científicos credíveis sobre isto?
Um dos casos exemplares desta campanha é a do padre Murphy que alegadamente abusou de 200 surdos mudos. Na realidade ele foi denunciado pela igreja às autoridades civis, mas os tribunais civis não conseguiram chegar a uma condenação e a única intervenção neste da caso da congregação chefiada pelo então cardeal Ratzinger, foi, 20 anos depois, a resposta à pergunta de um bispo sobre o que fazer sobre determinada infracção em termos de direito canónico, tendo respondido que se deviam aplicar as normas previstas no código de direito canónico.
A isto chama o New York Times de encobrimento, que depois os media internacionais amplificam, naturalmente ocultando os pormenores "inconvenientes"...
F.G:

Unknown disse...

Sim José Gonsalo, uma organização que se move num negócio destes, tem como activos principais determinados valores morais.É do seu interesse salvaguardá-los.
Na minha opinião devia fazê-lo aceitando a natureza humana tal como é e acabando com o celibato e com a selecção sexual que essa instituição implica.
Opta por fazê-lo pelo encobrimento.
É um erro, eu pessoalmente penso que não é o caminho certo, mas uma coisa é entender que é "errado", e outra é recusar entender a lógica que leva ao encobrimento.

Perceber uma coisa não implica que se concorde com ela.
Eu entendo o terrorismo islâmico e o socialismo, mas não concordo com eles.

O discurso das ml deste mundo é sempre esta indigesta mistura de indignação moral, hipocrisia qb, fanatismo e falta de bússola racional.

Digo "das", ml, porque se trata de um tipo da mentalidade muito comum de uma certa burguesia pós-moderna, meninos bem, intelectuais de aviário, etc.

José Gonsalo disse...

ml:
Não se trata somente de coerência em sentido estrito. Tem a ver com uma disposição intrínseca. Se ler a obra do Chesterton a que me refiro, perceberá o que quero dizer. Se não leu, leia que vale bem a pena, nem que seja pelo lado puramente literário e estilístico.

Lidador:
Só falei disso para levantar outra perspectiva. Em última instância estará o que extremamente positivo e, mais, decisivo, em termos civilizacionais, que a instituição representa. É claro que, agora, irão falar por aqui em dois pesos e duas medidas em relação à esquerda. O problema remete para o que significa o marxismo e a esquerda em geral, do ponto de vista histórico e social. Mas a isso, pela minha parte, só poderei dar resposta quando tiver recuperado totalmente.

Anónimo disse...

É errado sim senhor e tem a ver com sermos seres humanos termos uma sexualidade e buscarmos prazer através dela. Por serem padres ou pertencerem a uma instituição como a igreja que prega virtudes é sinonimo de santidade e de virtudes para todos os seus membros? O homem não tem um percurso terreno e uma materialidade sujeita a tentaçôes e vicios e prazeres? Nem todos são santos, manchando por isso uma institução em que os seus membros deviam pugnar por isso. Como se não se soubesse que onde há instituiçoes humanas há pessoas sujeitas a errar, as pessoas sabem isso, a igreja sabe isso, mesmo que não fossem noticia ou estivessem ocultados devia sempre haver essa desconfiança. Não quer dizer que não devam ser denunciados e punidos, mas é ingénuo imaginar que não possa existir isso nessas instituiçoes só por serem igreja como sendo sinonimo de imaculaçãoe pregação e defesa de certos valores. Pois é a igreja é feita de homens, e os homens nem todos são santos apesar de frequentarem uma casa que prega as virtudes. Estes casos sempre existirão apesar de ser “suposto” que em instituiçoes que pregam certa moralidade não existissem, precisamente na igreja, são humanos por isso é preciso "vigilancia" também ai onde é suposto. As suposições quando a castanha estoura é esconder a "bomba" pelos danos morais do tal suposto. Estes casos são inevitaveis sem vigilancia. Haverá sempre casos e tem a ver com sermos humanos.

ml disse...

Não se trata somente de coerência em sentido estrito. Tem a ver com uma disposição intrínseca.

Gonsalo, eu entendo muito bem o Chesterton, o Graham Greene e outros católicos que apesar das desilusões não deixaram de o ser. A Madre Teresa ainda foi mais longe, chegou a duvidar da existência de deus sem nunca ter tido coragem de abandonar o catolicismo.
Para esses que são exigentes com a sua pp gente é mais duro, porque partem do patamar mais elevado em que julgam estar a superioridade moral dos cristãos, para caírem na maior das desilusões. Quanto mais alto se sobe, maior é a queda.
Mas isso acontece com todas as igrejas, não acha? Qual é a que não se considera a verdadeira, a única mensageira de Deus e do ser moral?

Quem está de fora é diferente, não espera mais dos religiosos e crentes do que de outra pessoa qq. O que não aceita nem deixar passar em branco é o comportamento desta gentinha e instituições que fustigam, apontam a dedo, perseguem, desfazem vidas por pecados que eles próprios cometem, como se a eles o tal deus os dispensasse. E neste caso nem de pecado se trata, quero lá saber disso, mas de um crime com implicações de outra ordem. E eu não sou neutra. Há aqui, independentemente da entorse sexual, uma entorse moral funda, mais inaceitável ainda em que se arroga a si mesmo como ‘gente de Deus’ e se aproveita desse estatuto.

ml disse...

Digo "das", ml, porque se trata de um tipo da mentalidade muito comum de uma certa burguesia pós-moderna, meninos bem, intelectuais de aviário, etc.

Estimado prezado, não se preocupe tanto com diatribes contra mim e o meu grupo ‘taxionómico’ mas sim em perceber que o mundo medieval, do ‘vós’ uniforme e caricaturado a traço grosso, morreu com o Renascimento. As Moralidades simples e um tanto ‘naïves’ com que pretende explicar o universo ficaram lá para trás quando se percebeu que a humanidade era afinal um bocadinho mais complexa do que as alminhas simples previam.


_______________________________


O objectivo é destruir uma das últimas forças morais do Ocidente.

Ai, balhamedeus, mais uma conspiração! Vai ver que a pedofilia no seio da ICAR é praticada por ateus e muçulmanos infiltrados.
Caro FG, por acaso não se chama Sócrates?

Anónimo disse...

Vai ver que a pedofilia no seio da ICAR é praticada por ateus e muçulmanos infiltrados.

Segundo alguns sim, pelo menos parcialmente, e referem documentação sobre isso.
Dizem que a ICAR está infiltrada até ao nível de Cardeal.
Que já na década de 30 os marxistas infiltraram a Igreja com 11 mil dos seus e depois gabaram-se disso.
Que na selecção dos futuros sacerdotes, os infiltrados, afastavam os que tinham verdadeira vocação e punham aqueles que mais lhes convinham, incluindo os de tendências reprováveis.

E que há muitos que aparentam ser da igreja mas que na verdade e secretamente estão ao serviço do islão.
Caso do príncipe Carlos.

Que as notícias não valem só por si, mas pela repetição.
Se todos os dias repetirem estes casos de um e de outro modo, as pessoas acabarão por pensar que é só na Igreja que isso acontece.

E já agora, quando certos de certa esquerda fazem o mesmo ou pior, não falam em pedofilia, mas em relacões ...intergeracionais.

ml disse...

Segundo alguns sim, pelo menos parcialmente, e referem documentação sobre isso.

Caro anónimo, estou elucidada, não preciso de saber mais nada, já vi o filme todo.

Infelizmente não é só na igreja que isto acontece. Mais do que na igreja, instituição sem maiores credenciais do que outra qq, no interior da família, com o eventual silêncio da mãe, é ainda mais grave, em minha opinião. Aí é que as crianças perdem mesmo o chão porque os laços afectivos fundamentais são defraudados. Para sempre, diz que sabe.

Mas isso não retira um milímetro ao que eu afirmei sobre a 'gente de deus', que actua cobardemente a coberto das sotainas e das sacristias sobre dependentes vulneráveis, nem os intergeracionais. Não sei se estes também se organizam em bandos de cumplicidades como os religiosos ou se são livres atiradores, mas todos juntos fazem um belo ramalhate de gente 'de bem'.

José Gonsalo disse...

ml:
No caso do Chesterton, não é propriamente de desilusão que se trata. Se nunca leu o livro a que me referi, The Everlasting Man, leia. E se ler a seguir Orthodoxy, bem como What's wrong with the World, garanto-lhe que não perde tempo, mesmo que não concorde com o que ele por lá escreveu. Se quiser complementar, leia ainda o que ele diz a propósito de São Tomás de Aquino em Saint Thomas Aquinas: "The Dumb Ox" (para quem não consiga ler em inglês, existem boas traduções destas obras em português). Quem nunca leu nenhuma delas, ficará muito surpreendido, caso esteja à espera de tratados de teologia ou de panfletos doutrinários.
E, por hoje, fico-me por aqui.

ml disse...

Gonsalo, o Chesterton conheço mal, as histórias do padre Brown e pouco mais, mas o S. Tomás de Aquino conheço bem, fartei-me de estudar Patrística e outros filósofos cristãos medievais.
Não estou lá muito inclinada a repetir mais meia dose de cristianismo, mas talvez leia o 'Dumb Ox', já agora quero ver o que Chesterton tem a dizer sobre Tomás de Aquino.

José Gonsalo disse...

ml:
antes de fechar o computador, voltei aqui. Se quiser aceitar o meu conselho e ficar, quanto a mim, agradavelmente surpreendida, leia esse para aí em terceiro lugar. Primeiro leia mesmo o The Everlasting Man, a seguir o Orthodoxy. Só aí perceberá o que a aparente leveza do outro revela em profundidade.
A sério, confie em mim.
Até breve.

Anónimo disse...

"Ai, balhamedeus, mais uma conspiração! Vai ver que a pedofilia no seio da ICAR é praticada por ateus e muçulmanos infiltrados.
Caro FG, por acaso não se chama Sócrates?"
Não me chamo Sócrates, e quem falou em conspirações foi você. Mas também não sou ingénuo ao ponto de pensar que isto são só coincidências...
F.G.

Josephvs disse...

O incidencia pedófila é a mesma na populacao geral! Porquê criticar o celibato dos padres???

O Mario Soares nao é filho de padre??? Imaginem se nao houvesse celibato... :)

Quanto à impunidade ... nao me parece diferente... no caso da Casa Pia só o Bibi se f...eu!

ml disse...

e quem falou em conspirações foi você

Sim? E quem disso isto? E o que quer isto dizer?

O papa e a igreja católica estão a ser vítimas de uma das maiores campanhas de difamação de que há memória.

O objectivo é destruir uma das últimas forças morais do Ocidente.

...os media internacionais amplificam, naturalmente ocultando os pormenores "inconvenientes"...


Talvez não fosse má ideia, antes de se lançar em frente, rever o que escreveu nos comentários anteriores.


Não sei se serão também coincidências ou não, são é factos ocultados durante décadas que finalmente estão a ver a luz do dia. Se não dá jeito agora, paciência, afinal parece que jeito nunca deu.
E qual é a sua? Preferia a manutenção da ocultação e da mentira?
Preferia a continuação dos crimes da ICAR à conta das crianças, só para salvar a face de uma instituição que, vivendo publicamente da moral, a trafica em privado?

Hajadeus! Os crentes deviam ser os primeiros a querer limpar isto e não a esconder debaixo do tapete. Se o tivessem feito a seu tempo, não estariam metidos nestes sarilhos de que dificilmente recuperarão. Há confianças que a desilusão faz quebrar para sempre.

Anónimo disse...

Esconder e assobiar para o lado não são soluções, para isso já basta a Casa Pia.
O problema é que quem assumiu as culpas e tomou medidas para combater este flagelo da pedofilia na ICAR, o papa Bento XVI, é que está a ser o principal alvo desta campanha.
Volto a perguntar, existem estudos que provem que haja mais padres pedófilos ou que os celibatários tenham mais propensão para a pedofilia?

Unknown disse...

"existem estudos que provem que haja mais padres pedófilos ou que os celibatários tenham mais propensão para a pedofilia?"

Caríssimo, existem estudos para tudo e o seu contrário. Mas use a sua cabeça, meu Deus.
Precisa de estudos para saber cartesianamente que a abstinência sexual leva à rebarba?

Vamos lá pensar com calma.

Se você tiver vocação sacredotal, mas tiver uma sexualidade dita normal (gosta de mulheres, pretende ter filhos, etc), não enfrenta um dilema?
E não acha lógico que uma razoável percentagem daqueles que enfrentam o dilema, optem por abdicar do sacerdócio?
Qual é a dificuldade de entender isto?

EJSantos disse...

"Os crentes deviam ser os primeiros a querer limpar isto e não a esconder debaixo do tapete. "

Boa. Consigo concordar com a ML e com o Lidador!

Anónimo disse...

"Se você tiver vocação sacredotal, mas tiver uma sexualidade dita normal (gosta de mulheres, pretende ter filhos, etc), não enfrenta um dilema?
E não acha lógico que uma razoável percentagem daqueles que enfrentam o dilema, optem por abdicar do sacerdócio?"
Mas o que isto tem a ver com a pedofilia?
Uma coisa é concordar ou não com o celibato dos padres, coisa que não é sequer dogma de fé, outra coisa é achar que os problemas da pedofilia são resultado do celibato. Um tipo normal se não aguenta o celibato, com certeza que vai à procura de mulheres, aliás não faltam exemplos de padres a fazerem isto.
Voltando ainda à questão do celibato, as Igrejas Católicas Orientais, por exemplo a Ucraniana Greco-Católica, ordenam homens casados, não sendo menos católicos por este facto.

Unknown disse...

"Mas o que isto tem a ver com a pedofilia?"

Homessa!
Mas você não entende a equação?
Não entende que um indivíduo com outra orientação sexual que tb tenha vocação sacerdotal não enfrenta o mesmo dilema?


Arre!

Agarre em 100 gajos heterossexuais e em 100 gajos qualquercoisassexuais, todos com vocação sacerdotal.
Dos heterossexuais, digamos que 60 resolvem o dilema abdicando do sacerdócio.

Faça as contas chiça: terá 40 padres heterossexuais e 100 dos outros. Que, obviamente não são gajos que jogam com o baralho todo.

Capisce?

Anónimo disse...

Ou seja seja se o celibato deixasse de ser obrigatório em vez de 40 padres "normais" e 100 "qualquer coisa sexuais" teríamos 100 de cada!
Falando a sério, o problema é prevenir que os "qualquer coisa sexuais" se tornem padres, professores ou tenham qualquer actividade relacionada com crianças.
F.G:

Unknown disse...

É isso que lhe estou a dizer desde o inicio. O celibato AFASTA as pessoas com uma sexualidade normal. Mas NÃO AFASTA os outros.

Francamente, acha esta ideia disparatada?

Os padres não são anjos assexuados. De resto para quem acredita na mitologia cristã, Deus escolheu para 1º Papa justamente um homem fraco, mentiroso, cobarde, não muito esperto, casado: Pedro.
Escolheu um HOMEM NORMAL em vez dos brilhantes Paulo e Tiago.

Um homem normal.

Anónimo disse...

(“Escolheu um HOMEM NORMAL em vez dos brilhantes Paulo e Tiago.”)

Não tendo nada a ver com o dialogo que se vem desenrolando,só uma correcção, ou eu estou errado ou esta afirmação anterior esta parcialmente errada

S(P)aulo, não conheceu Jesus pessoalmente mas também é considerado um apóstolo, por isso nunca poderia ser escolhido para o lugar de Pedro por Jesus. Nietzsche e outros teologos até acusam Paulo de ter mutilado os ideais cristãos, transformando uma mensagem libertária de transformação individual e caridade numa religião de culpa cheia de padrões rígidos, o que teria tornado o cristianismo uma negação das ideias de Jesus.

ml disse...

Faça as contas chiça: terá 40 padres heterossexuais e 100 dos outros.

Este blogue é uma maravilha!
Então quer vossa incelência dizer que os qualquercoiso não podem ser heterossexuais?

Ah, bom, assim, sim, os números diminuiriam drasticamente e as meninas estariam a salvo, porque são as maiores vítimas.
Mas isso é apenas a sua ignorância a falar e não os processos da assistência social ou em tribunal, porque a criança-tipo vítima de pedofilia é uma menina entre os 8 e os doze anos e a proporção anda na ordem dos 80%/20%.
Um bocadinho desconforme, não?


Mas NÃO AFASTA os outros.

E...?
Ficavam 200. Os tais cem coisos celibatários e mais 100 casados.

Num universo de 200, haveria uns tantos coisos saídos de ambas as parcelas.
Tudo como dantes no quartel de Abrantes.

Ai essa cabecinha tonta...


_______________________________


Consigo concordar com a ML e com o Lidador!

Ah, bom, temi que concordasse só comigo... :)
Concordar com o nosso amiguito é inerente ao blogue.

Anónimo disse...

Christopher Hitchens contra o Papa

Olavo de Carvalho
Diário do Comércio, 22 de março de 2010

http://www.olavodecarvalho.org/semana/100322dc.html

Anónimo disse...

"Ah, bom, temi que concordasse só comigo... :) "

Oh Cara, por quem sois! ;-)
Também consegues dizer coisas com que concordo!

EJSantos

Unknown disse...

Pe. pedófilos e, se não fosse, poderia ter seduzido uma rapariga,copulado com ela e não teria nada de anomalia, apenas rompido o juramento feito, aliás quem disse que sexo é pecado? Jamais seria Deus,pois a coisa mais prazerosa que Ele deu a humanidade foi sexo. Então que os Pes. começem a romper o dogma e entrem no mundo da sexualidade e não da pedofilia.