Teste

teste

sábado, 12 de dezembro de 2009

Os comissários




Sentem-se, e segurem-se às cadeiras.

Rua António Maria Cardoso, interrogatório a José António Saraiva

Rua António Maria Cardoso, interrogatório a António Balbino Caldeira

(Via Blasfémias)

4 comentários:

o holandês voador disse...

O relato do JAS é digno de Kafka. Se é verdade, o que não me espanta, só prova que há hábitos que nunca se perdem. A intimidação psicológica é uma marca dos espíritos censórios e cinzentos. O que prova, em última análise, que o "chip" salazarista está vivo e recomenda-se. Agora, travestido de socialista moderno. Tenham medo, muito medo, é a mensagem....

Paulo Porto disse...

HV

As suas observações não são próprias de um homem de esquerda, isto é, de um subserviente da neo-aristocracias. O FI anda a fazer-lhe mal?

o holandês voador disse...

PP,

Lamento desiludi-lo, mas eu vivi muitos anos sob uma ditadura, sei o que é repressão e estive muitos anos exilado por causa dela. Se é de direita ou de esquerda, para mim é sempre intolerável. Os métodos de intimidação não são apanágio da esquerda ou da direita, mas de estados ditatoriais. Também é preciso que haja pessoas dispostas a acatar as ordens. Nesse campo, os portugueses têm uma herança pesada: 350 anos de inquisição, 50 de fascismo, muita "bufaria", muita subserviência, muito medo de perder o emprego...está a ver, faz quase parte do nosso ADN. Os actuais governantes não passam de "parvenus" deslumbrados com as novas tecnologias e cultura de Wikipedia. No fundo, bem lá no fundo, não passam de Torquemadas modernaços. Agora já não há fogueiras, mas há escutas, há delações, há despedimentos e processos disciplinares e há humilhações como aquela que o JAS descreve, o que não me espanta. Só me revolta. Para isso, não é preciso ser de esquerda, basta ser um espírito livre.

ablogando disse...

Fiz uma chamada de atenção lá pelos meus lados.
Abraço.