Teste

teste

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

RTP, o canal propaganda

Uma qualquer luminária da RTP, aparentemente ao serviço da Greenpeace, fez uma reportagem (Telejornal das 20h) sobre o lançamento de um balão da estratosférica organização.

A imagem mostra o balão a ser enchido recorrendo ao mais comum método: enorme chama que enche o balão de ar quente substancialmente composto por CO2 (que resulta da queima).

Mas à luminária não bastou falar do balão. Teve que referir que o bojudo foi enchido com ... hélio.

2 comentários:

Semper Ultimus disse...

Já que estamos a falar de propaganda, chamo a atenção para mais uma pérola jornalística, desta vez na Visão:

"Doze perguntas e respostas para perceber Copenhaga

11. Ainda há dúvidas científicas sobre as alterações climáticas e a responsabilidade do Homem no fenómeno?

Sérias, não. Alguns cientistas têm tentado provar o contrário mas, na maior parte das vezes, as suas investigações são aldrabices pegadas, estudos encomendados por companhias petrolíferas com o objectivo predefinido de lançar dúvidas sobre o tema ou trabalhos que não resistem a revisões científicas feitas pelos seus pares.(...)
"

http://aeiou.visao.pt/doze-perguntas-e-respostas-para-perceber-copenhaga=f539443

O estilo do filme de introdução da "cimeira", digno de um certo Joseph G. e consortes, deixou-me algo irrequieto. Temo que a legitimação definitiva desta palhaçada desencadeie num futuro próximo uma verdadeira caça às bruxas. Vou começar a afiar a minha vassoura...

Anónimo disse...

Tipos de balões

Há três tipos principais de balões:

* Balões de ar quente: obtém seu poder de flutuação através do aquecimento do ar em temperatura ambiente. Eles são os tipos de balões mais comuns atualmente.
* Balão a gás: são balões enchidos com um gás não aquecido tal como:

-Hidrogênio - não usado em aeronaves desde o desastre de Hindenburg devido a sua inflamabilidade, mas é ainda utilizado largamente no balonismo amador, alguns grandes balões científicos não tripulados e praticamente usado universalmente em balões meteorológicos.
-Hélio - o gás utilizado para todos os dirigíveis e para a maioria dos balões dirigíveis nos Estados Unidos.
-Amônia - infrequentemente usado devido suas características cáusticas e limite da altura atingida.
-Gás de carvão - utilizado no princípio do balonismo, altamente inflamável.

* Balões de Rozier: utilizam ambos gases aquecidos e não aquecidos para subir. O mais comum uso moderno desse tipo de balão é em recordes de vôos a longa distância tais como as recentes circunavegações em balões.



in, Wikipedia