O centralismo também passa por aqui, por uma economia crescentemente planificada, tanto mais pobre quanto mais dirigida e sujeita aos caprichos pseudo-modernistas de um 1º ministro de cariz fascizante.Só na zona onde moro, 4 pequenas lojas desapareceram.
It is quite gratifying to feel guilty if you haven't done anything wrong: how noble! (Hannah Arendt).
Teste
teste
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
Um dos pilares do liberalismo e do mercado livre, é a constatação, colhida da prática, de que a concorrência, a livre formação dos preços, ...
-
Crise. Recessão. Depressão. Agora é que vai ser: os EUA vão entrar pelo cano e nós atrás deles. Talvez para a próxima. Para já, e pelo trigé...
21 comentários:
Amigo RoD: Pasmo com a sua incongruência.
As dificuldades do pequeno comércio, quer ele seja alimentar,informático ou outro, tem a ver com o crescimento desmesurado das grandes superfícies que podem praticar preços muito mais baixos, esmagando as margens dos fornecedores e com prazos de pagamento superiores a 90 dias. Próprio de um sistema económico liberal.
Claro que o Magalhães foi um óptimo negócio para a Sá Couto. Não me diga que os condena!?
O pior cariz fascizante não é o económico. É o da pedagogia ideológica que os socialistas impuseram nas escolas. O Magalhães é apenas uma das peças dessa pedagogia.
Eurico,
Quem são os cliente das grandes superfícies?
Quantas grandes superfícies há?
Quem é o cliente dos Magalhães?
Porque compra o cliente único ao fornecedor único?
Porque gosta o Eurico de ´únicos´? Não lhe cheira monopólio?
RoD: Monopólio? E se for? A Microsoft também foi acusada de tal e numa escala infinitamente maior. É culpa deles?
De qualquer modo os próximos Magalhães já são fornecidos por outra empresa.
Tudo de acordo com as regras do santo capital. Até vale dar umas luvas a uma pessoa certa...
"A Microsoft também foi acusada de tal e numa escala infinitamente maior."
Deveria haver duas (pelo menos) Microsoft. Uma para aplicações, outra para sistemas operativos. O desmembramento de monopólios já foi feito no passado (petrolíferas, telecoms, etc).
Não. É culpa de um estado que a não desmembra, neste caso nos EUA.
A Sá Couto navega com o vento. Deverei reavivar-lhe a memória acerca da história de quem, num negócio, deve cuidar-se?
Uma das premissas do capitalismo chama-se concorrência, antagónica a monopólios.
Um estado que falha o desmembrar dos monopólios ...
RoD: Quanto mais estado mais estrago!
Pensei que era esta a máxima!
Acho que o meu amigo está mudado...
;oD
A economia é dirigida centralmente mas não por quem você pensa. A economia é dirigida pelo Grande Dinheiro. Sócrates é apenas um peão aldrabão.
EM:
"RoD: Quanto mais estado mais estrago!
Pensei que era esta a máxima!"
Era e é. Para desfazer um monopólio basta um punhado de gajos.
O estado deve ter apenas o monopólio da justiça da defesa e da segurança. Mais nenhum monopólio deve existir. É fundamental que assim seja para que o capitalismo/liberalismo permitam o progresso das sociedades. Monopólios e cartéis, bem entendido.
Repare, bastou Reagan para mandar às urtigas uma dúzia de estados socialistas (muito embora, em oa verdade, fosse um disfarçado em vários - uma espécie de Verdes e PCP)
"Acho que o meu amigo está mudado..."
Quem está a mudar é o EM. E a ficar mudo.
Eurico Moura, responda-me, por favor a estas questões:
1-Acredita que as pessoas que compram nas grandes superfícies o fazem porque são obrigadas?
2-Acha que as pessoas não devem ter liberdade para escolher onde gastar o seu dinheiro?
3- Entre os interesses ( legítimos) de 1000 pequenos proprietários e os interesses (legítimos) de 100000 consumidores, pelos quais optaria? Proteger o negócio dos pequenos proprietários ou proteger o poder de compra dos consumidores? ( não vale dizer que fazia as duas coisas, porque sol na eira e chuva no nabal, está provado que não é possível)
P.S. Já agora...é a mecânica capitalista que tanto parece detestar, que lhe permite estar aqui a discutir e a trocar ideias. Renega-a tb com acções, ou fica-se apenas pela retórica?
Como aqui, independentemente do post, o assunto acaba por descambar no mesmo, aqui deixo igual comentário:
Quando já não houver países atrasados para o capitalismo salvar, irão, talvez, para Marte deixando por cá os párias desempregados junto com os pequenos comerciantes.
Acho que os senhores RoD e Lidador já lá moram. Que 2010 os inspire!
PS:
Lidador: Por acaso já se deu conta que os consumidores e os pequenos comerciantes e empresários possam ser as mesmas pessoas?
Lidador:
P.S. Já agora...é a mecânica capitalista que tanto parece detestar, que lhe permite estar aqui a discutir e a trocar ideias. Renega-a tb com acções, ou fica-se apenas pela retórica?
Só para satisfazer a sua curiosidade esclareço que sou um furioso utilizador de tecnologia: 3 PC´s, 4 teleles, equipamentos de som e imagem que bastem, actividades profissionais entre os audiovisuais e a informática...
Satisfeito?
Mas há 30 anos atrás eu vivia sem quase nada disso e contente da vida. Se tivesse que regressar a esse nível tecnológico e de consumo e à convivência com os amigos, que praticava à data, não hesitava.
EM, não respondeu a nenhuma questão, o que é sintomático da incapacidade de enfrentar a realidade tal como ela é.
Quanto à sua vontade de regressar ao útero de uma imaginária utopia, a retórica é barata e aplica-se a velha lengalenga de Frei Tomás, ouve o que ele diz, não faças o que ele faz.
O que o impede de se livrar dos computadores, da electricidade, da tecnologia, dos medicamentos, do consumo, do dinheiro, senão a sua vontade?
O que o impede de ir para a Serra da Malcata, fazer uma cabana de ramos e viver feliz, sem o malvado capitalismo?
Mas não o faz, pois não?
Pois é...é por isso que existe a palavra "hipocrisia".
O Eurico parece gostar imenso de gadjets desenvolvidos por economias livres por cientistas de países livres. Se quisesse postar sem estas tecnologias podia aparelhar um burro e um carroça carregada de fardos para levar mensagem ao destino antes de envelhecer.
Mas pode sempre ir para a Coreia do Norte adorar o complexo militar e esgravatar raízes para comer. Se telefonar para o estrangeiro até será fusilado para alcançar mais rapidamente o paraíso da sociedade sem classes.
EM:
"e à convivência com os amigos"
Dê uma vista de olhos à longevidade e logo vê que hipóteses teria sem os desenvolvimentos dos furiosos capitalistas, aqueles que desenvolvem medicamentos procurando apenas lucro para eles.
Eu já sabia que os senhores iam gostar! Abri um pouco a defesa e, vá de morder. Mas podem morder à vontade que aqui há carne e osso humanos, fruto do mundo real, com espírito crítico e também incongruências. Esta carne tem nome e ideias. Nada de soldadinhos, com ervinhas no capacete, atrás de nicks medievais e bacocos, disparando disparates fascizoides e xenófobos pintados de estrelinhas de david, em adoração aos bezerros dourados e ocos do decrépito capitalismo.
Mordam, camaradas, que não fazem mossa nas convicções de quem vê o adorado capitalismo, com as suas vantagens e ignomínia que a ganância desmedida provoca, como sistema em falência que, tal como o socialismo, implodirá por exaustão dos recursos ou revolta da mole explorada. São as críticas, não a adoração, que fazem progredir.
Caro Eurico,
Já percebi. Sou cão.
RoD:
Há duas coisas que me passam:
1-Uma ressaca.
2-Um desconhecido chamar-me nomes.
Caro Eurico,
Em relação ao ponto 1, não tenho o prazer de saber do que fala. Nunca apanhei uma.
Quanto ao 2, até nazi já me chamaram, coisa que me parece tão grave quanto guevarista.
Olha o Eurico está assanhado. Para quem tem 4 PCs e 4 telemóveis dizer mal do capitalismo é cuspir no prato onde come!
Eu só tenho um telemóvel, um portátil com 4 anos!
Anónido:
Para que queria você mais telemóveis se nem sabe o que diz? Sabe qual é o numero de telemóveis que existe na República Popular da China? Ou você também acha que os tipos são capitalistas?
Enviar um comentário