Teste

teste

sábado, 9 de janeiro de 2010

CARTA ABERTA A EURICO MOURA...




Observações de Ramalho Ortigão depois de uma visita ao parlamento holandês sobre a lusitaníssima mania do discurso (A Holanda, pag. 47)

(…) Assim nas câmaras não há tribuna e não há oradores. Ninguém faz o que se chama – o discurso. Diz cada um do seu lugar o que tem a dizer, simplesmente, precisamente, rapidamente. Muitas vezes se procede apenas por perguntas e respostas. O país tiras as conclusões.
Todo o eleito do povo que se lembrasse de tratar dos interesses da nação pondo-se em pé no parlamento, colocando uma das mãos sobre coração, levantando os olhos ao céu e exclamando: Sr. Presidente, sob estas abóbadas, a minha débil voz, etc., seria, sem perda de tempo, amarrado e submetido pela assistência pública a um tratamento de alienado. O dique basta para produzir todos estes efeitos salutares. O dique é para o holandês a contingência eterna de ter juízo, ou de morrer inundado.

Eurico Moura,

Solene, eu?

Sim você! E além de solene gosta de discursar ex-cátedra, passando completamente ao lado do conteúdo e demonstrando um desprezo autista pela opinião dos outros.

Com esta já é a segunda vez que lhe pergunto para explicar porque razão a minha opinião é um chorrilho de disparates e uma troca de idiotices. Muito possível, mas acho que dizer não chega, não lhe parece? Com muito ou pouco estilo é preciso mais alguma coisinha: onde se encontram precisamente os disparates? Mas sobretudo, porque razão são disparates e idiotices?

Mas nada, você – se não fosse a diferença ‘horária’ até acreditava que tinha servido de exemplo à Ramalhal Figura! - continua a debitar os seus grandes discursos, que ficam muito bem a um hipotético presidente da mesa de assembleia da Associação Cultural e Recreativa da Incrível Almadense, mas que neste caso não dá gaivota com perdigota…

Um exemplo

O que me confrange, um pouco, é assistir à discussão de temas que impactam, negativa e dramaticamente, na vida de milhões de seres humanos, em que são intervenientes pessoas como HV, ML e outros, usando argumentos fundamentados em conceitos e observações que são consensuais para sociólogos, economistas, antropólogos, filósofos etc (…)

Pois é, também a mim há muita coisa que me confrange – aposto que esta hipótese nunca lhe passou pela caixa dos pirolitos -, mas a única coisa que realmente me confrange, e a única que interessa para a discussão, são OS PORQUÊS que acima mencionei.

Mas já que estamos em maré do grande discurso e troca de clichés, outra coisa que me confrange é você não perceber que milhares de “conceitos consensuais de sociólogos conceituados” deram origem à construção da Cortina de Ferro, do Gulag e dos killing Fields, que ao que parece tiveram também assim como que um certo “impacto negativo na vida de milhões de seres…” Mas não tenho bem a certeza, quem mo disse não era sociólogo, nem economista, nem antropólogo e muito menos filósofo – foi a minha vizinha do 2º esq…

As pérolas

Em relação às minhas pérolas e como se diz em bom português je persiste et je signe. E enquanto você, com ou sem discurso, não me convencer do contrário, não penso retirar-lhes sequer uma vírgula. Aqui vai aço:

* Os EUA são o nosso único guarda-costas, a nossa única garantia se queremos viver em liberdade e se queremos ter alguma qualidade de vida. (Gostaria até de acrescentar aqui uma observação consensual do Theo van Gogh, é o que se pode arranjar a estas horas, que diz que sem a intervenção americana na Segunda Grande Guerra não haveria democracia na Europa).

* É óbvio que os neo-Chamberlains, apoiados numa visão infantil e fantasista da realidade, querem-nos entregar de bandeja aos russos, aos chineses, ou, pior ainda, aos muçulmanos….

* A inovação cultural e/ou tecnológica” da civilização URSS:

Cultural: a censura.
Tecnológica: AK 47 (mais conhecida por Kalashnikov)
Espiritual: a luta de classes

Eu adoro o sarcasmo e a ironia, mas com estilo. Já sei que você pode perguntar: então porque volta?

Não lhe vou perguntar de maneira nenhuma porque volta, mas não espere de mim que faça recuar do pé para a mão o meu conceito de estilo e ironia 150 anos no tempo só para lhe fazer a vontade! Não é que me importe, mas não creio que consiga…

16 comentários:

Diogo disse...

Grande Carmo! Nunca tivemos aquela grande conversa frente-a-frente, em Sagres ou algures, frente ao nosso amigo comum e outras testemunhas.

Faz-me alguma confusão que alguém com acesso à Internet tenha antolhos tão apertados. But, what can we do?

RioDoiro disse...

EM:

"Eu adoro o sarcasmo e a ironia, mas com estilo. "

Dito de outra forma, se falamos ou não de algo, não interessa. O que interessa é que se fale pelo correcto' estilo.

Correcto? Não interessa, desde que seja estilo.

Será?

Não interessa.

Invocando o cravo, ... o vácuo bem temperado.

RioDoiro disse...

Bem afinfado, CdR.

Go_dot disse...

Gosto de estar a par das ideias que se opõem às minhas. Se forem mesmo ideias...

Apesar do Se. Tenha cuidado isso pode causar muito desassossego. Acautele-se sobretudo de raciocínios sobre temas indisputáveis largamente fundamentados em conceitos e observações que são consensuais para sociólogos, economistas, antropólogos, filósofos etc. Palpita-me que são os favoritos aqui dos fieis.

remeto o tratamento dos assuntos que me interessam para os meus fóruns...

E tem toda a razão, Isto sem fé é um inferno, gajos sem estilo nem consciência de classe a ultrapassar pela direita. Confrangedor.
Evidentemente que a solução mais adequada é evitar o contagio.

Carmo da Rosa disse...

@ Diogo: "Nunca tivemos aquela grande conversa frente-a-frente, em Sagres ou algures, frente ao nosso amigo comum."

Caríssimo Diogo,

Qual conversa? Qual amigo comum? Quem tem antolhos apertados (“antolhos”, palavra bonita, by the way!)?

Carmo da Rosa disse...

@ Go_dot: "Evidentemente que a solução mais adequada é evitar o contagio.."

Outra solução é a estratégia do Cinco Dias (blog de esquerda): catalogam internamente uma pessoa, no meu caso, de provocador e, por muito educadamente que os abordemos, pura e simplesmente não respondem a opiniões desviantes…

Lá se vão digladiando incestuosamente atirando com nomes tonitruantes às bentas uns dos outros… Aquele que puder citar mais nomes de pensadores com nomes estrangeiros ganha!

Go_dot disse...

...por muito educadamente que os abordemos, pura e simplesmente não respondem a opiniões desviantes…

A esquerda idealista é malta que não gosta que lhe abalroem os dogmas. Usam a internet, mas detestam a horizontalidade, irrita-os a promiscuidade entre licenciados e vagabundos, a dissidência é punida com a indiferença do cordão sanitário.

Carmo da Rosa disse...

Go_dot: ”a dissidência é punida com a indiferença do cordão sanitário.”

Precisamente. Ah, se a esquerda tradicional tivesse inventado a Internet a blogosfera era outra coisa. Não entrava assim qualquer bicho careta, era preciso fazer um exame de admissão, preencher papel selado e ….duas assinaturas de casas comerciais.

RioDoiro disse...

CdR:

"duas assinaturas de casas comerciais"

Dois sindicatos. Casas comerciais são antro de lucro.

Go_dot disse...

…era preciso fazer um exame de admissão, preencher papel selado…

Não se iluda. Os burocratas lá vão fazendo o que podem.
Ao contrario da Holanda em que não há qualquer restrição quanto ao tipo de requerentes de nomes de domínio.nl
Em Portugal a coisa fia mais fino, não é qualquer “bicho careta” que pode registar um domínio .pt
A entidade que regula o registo de domínios impõe condições restritivas para o registo de um domínio com a extensão .pt.

Eurico Moura disse...

Carmo:
Mas que honra! Já não recebo cartas há algum tempo...
Começo a habituar-me.
Eu sei que o meu latim é desejado mas, ultimamente, tenho desenvolvido uma aversão aos longos discursos. Talvez por ver as sessões da Assembleia em que ninguém responde a ninguém, mesmo quando directamente interrogado.
(ironia)

RoD:
Não me refiro ao estilo literário que, de um modo geral e como referi, tem excelentes escultores neste vosso fórum. Ironia e sarcasmo pouco conseguidos, recorrendo aos velhos clichés anti qq: verdes, esquerda, Islão, etc.
Como sabe, as piadas muito repetidas, perdem a piada...

Resumindo:
Gostei da citação de Ortigão:
Subscrevo, humildemente, claro.

Mas deixem-me voltar um pouco atrás ao post cujo comentário desencadeou tudo isto:
O Obama, que tem servido de saco de pancada cá pelo Fiel, é um bom exemplo da vossa atitude. Nunca me posicionei nem a favor nem contra (http://portudo-e-pornada.blogspot.com/2008/11/sade-num-pas-pobre-usa-2-episdio.html) mas tenho assistido na FOX, e seus fãs, a uma campanha que tão de súbito o crisma de comunista como o acusa de ter o mesmo discurso e as mesmas opções de Bush. Em que ficamos? Não querem guerra contra os sarracenos? Aí está ela! Mais 30.000 para bater nos talibans e dar emprego e lucro à pesada economia bélica. Não gostam? Não me digam que é pelo tipo se chamar Hussein e ser preto.

RioDoiro disse...

EM:

"Como sabe, as piadas muito repetidas, perdem a piada..."

Raramente é para terem piada. Por mim, é para chatear. Chingar. Espicaçar.

Carmo da Rosa disse...

@ go_dot: ”A entidade que regula o registo de domínios impõe condições restritivas para o registo de um domínio com a extensão.pt.”

Ai sim! E que tipo de restrições?

@ Eurico Moura: ”Talvez por ver as sessões da Assembleia em que ninguém responde a ninguém, mesmo quando directamente interrogado.
(ironia)”


Eu nunca vi as sessões da Assembleia, mas você (também) não responde directamente, ou então, diz que é mau, ou que até o “confrange”, mas não diz porquê… (gostaria que fosse ironia, mas não é!)

@ Eurico Moura: ”O Obama, que tem servido de saco de pancada cá pelo Fiel,”

Eu já aqui disse no FIEL que fiquei bastante contente que os americanos tivessem votado Obama, e acrescentei que se fosse americano teria votado Obama! Mas talvez você não tivesse lido, ou eu teria dito isto antes de você ter começado a comentar no FIEL.

E estou muito contente que Obama prossiga a luta contra os sarracenos, baixar as calcinhas não é uma opção… Mas se você acha que sim é livre de dizer o que pensa e explicar porquê.

Dizer apenas que a guerra dá emprego e lucro à pesada economia bélica não chega, porque se a luta dá lucro à indústria bélica custa muito dinheiro ao Estado, ao Obama. A indústria bélica tem que ser paga, além disso o Abama não é o patrão da indústria bélica.

Go_dot disse...

Ao contrário dos domínios genéricos (.com/.net/.org, etc) a FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional), entidade que regulamenta o registo de domínios específicos de Portugal impõe umas condições necessárias para o registo de um domínio sob a extensão .pt.

• Podem registar directamente nomes de domínio sob .pt as pessoas colectivas, as entidades públicas com autonomia administrativa, os empresários em nome individual, os profissionais liberais e ainda os titulares de marcas registadas em registo nacional, comunitário ou internacional ou de pedidos de registo de marcas junto de qualquer dos registos referidos.

• Em Portugal os domínios .pt são concedidos sempre que o domínio pretendido corresponda à razão social da empresa ou a quem for proprietário de uma marca registada no INPI. Não são permitidos nomes de carácter genérico, a menos que existam como marca registada da entidade que está a pedir o registo de nome de domínio

Eurico Moura disse...

Carmo:
Tem razão e peço-lhe desculpas. Já não é a primeira vez que cometo o erro, talvez justificável, de tomar a parte pelo todo, isto é, pensar que as posições mais assumidas num blog em que há vários editores, é consensual entre eles. Refiro-me ao Obama, claro.
Tentarei afinar a pontaria...

Carmo da Rosa disse...

@ Eurico Moura: "pensar que as posições mais assumidas num blog em que há vários editores, é consensual entre eles."

É verdade as posições não são tão consensuais como se julga. Só numa coisa estamos todos de acordo, sobre os inconvenientes da religião da paz.

De qualquer maneira este seu comentário fez com que você subisse 10 pontos na minha consideração, agora veja lá, não me decepcione...