Teste

teste

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O Interesse Estratégico Nacional

“A primeira base legal do condicionamento das indústrias nasceu da necessidade de proteger a nossa economia industrial no período de crise que alastrou no Mundo […]. Solicitada pelos industriais, essa protecção consistiu na restrição, por via de um licenciamento, da montagem de novas fábricas e de novas máquinas, quando reputada em excesso a capacidade das instaladas, ou da alienação de instalações a favor de cidadãos estrangeiros, quando considerada inconveniente. Se com este instrumento não se encontrou remédio para todos os males, criou-se ao menos uma fórmula para corrigir alguns desvios, com a vantagem de não custar dinheiro ao Estado […].

A ideia do condicionamento tem um certo mérito; […] [É] uma doutrina que hoje como então se reputa justa, se olharmos às características e tendências da nossa produção; o condicionamento apresenta-se como mais um elo natural da cadeia de limitações que o liberalismo económico vem sofrendo há um século, pela necessidade de coibir os defeitos que a sua prática mostrou e os seus teóricos não haviam previsto.”

Quem escreveu este texto? José Sócrates? Francisco Louçã? Jerónimo de Sousa? Mário Soares? Ou terá sido algum ministro da economia da noite negra do fáchismo?

1 comentário:

Carmo da Rosa disse...

Com o link lá enfiado foi fácil responder ! Foi um tal José Nascimento Ferreira Dias Júnior, mas não faço a mínima ideia quem seja nem em que clube joga !

Mas foi ele que escreveu o texto que faz parte do post ?

Em caso positivo, o que quererá ele dizer com «restrição por via de licenciamento », e « alienação de instalações a favor de cidadãos estrangeiros » ?