“A primeira base legal do condicionamento das indústrias nasceu da necessidade de proteger a nossa economia industrial no período de crise que alastrou no Mundo […]. Solicitada pelos industriais, essa protecção consistiu na restrição, por via de um licenciamento, da montagem de novas fábricas e de novas máquinas, quando reputada em excesso a capacidade das instaladas, ou da alienação de instalações a favor de cidadãos estrangeiros, quando considerada inconveniente. Se com este instrumento não se encontrou remédio para todos os males, criou-se ao menos uma fórmula para corrigir alguns desvios, com a vantagem de não custar dinheiro ao Estado […].
A ideia do condicionamento tem um certo mérito; […] [É] uma doutrina que hoje como então se reputa justa, se olharmos às características e tendências da nossa produção; o condicionamento apresenta-se como mais um elo natural da cadeia de limitações que o liberalismo económico vem sofrendo há um século, pela necessidade de coibir os defeitos que a sua prática mostrou e os seus teóricos não haviam previsto.”
Quem escreveu este texto? José Sócrates? Francisco Louçã? Jerónimo de Sousa? Mário Soares? Ou terá sido algum ministro da economia da noite negra do fáchismo?
It is quite gratifying to feel guilty if you haven't done anything wrong: how noble! (Hannah Arendt).
Teste
teste
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
Alguém me explica porque têm a GNR e a justiça(?) que meter o nariz para saber se quem trabalha na pastelaria lá está dentro ou não?
-
Um dos pilares do liberalismo e do mercado livre, é a constatação, colhida da prática, de que a concorrência, a livre formação dos preços, ...
1 comentário:
Com o link lá enfiado foi fácil responder ! Foi um tal José Nascimento Ferreira Dias Júnior, mas não faço a mínima ideia quem seja nem em que clube joga !
Mas foi ele que escreveu o texto que faz parte do post ?
Em caso positivo, o que quererá ele dizer com «restrição por via de licenciamento », e « alienação de instalações a favor de cidadãos estrangeiros » ?
Enviar um comentário