Teste

teste

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Portugal (Brasil 1, Madeira 1, Mendro 1) 3 - República Checa 1




Uf, uma vitória arrancada a saca-rolhas. Continuamos a não perceber que uma baliza tem 2,44 metros de altura por 7,32 de largura, o que implica que um guarda-redes deve ser obrigatoriamente alto! Quem tiver menos de 1,90 pode ser defesa esquerdo, direito, central, médio-atacante, extremo-esquerdo ou árbitro, MAS NÃO GUARDA-REDES.

O Deco pelos vistos desta vez não bebeu, e foi logo o melhor em campo. Moral: quando jogar não beba….. muito.

E da próxima vez Sr. treinador, para isso lhe pagámos, indique ANTES do jogo quem é que está incumbido de apontar os livres do lado esquerdo, do lado direito, os cantos etc. Para não acontecer outra vez aquela cena caricata – marco eu ou marco eu!!! - entre o Simão o Cristiano Ronaldo e o Deco à volta da marcação de um livre, o que obrigou o homem em forma no momento, Deco, a retirar-se e o melhor do mundo a abster-se.


E por falar em brasileiros aqui vai uma citação de Carlos Drummond de Andrade sobre futebol. Na realidade ele refere-se ao Brasil dos anos 50 e em especial ao Mané Garrincha, mas de qualquer maneira ainda é actual e a nós também nos serve como uma luva…


A necessidade brasileira [e portuguesa] de esquecer os problemas agudos do país, difíceis de encarar, ou pelo menos de suavizá-los com uma cota de despreocupação e alegria, fez com que o futebol se tornasse a felicidade do povo. Pobres e ricos param de pensar para se encantar com ele. E os grandes jogadores convertem-se numa espécie de irmãos da gente, que detestamos ou amamos na medida em que nos frustram ou nos proporcionam o prazer de um espectáculo de 90 minutos, prolongado indefinidamente nas conversas e mesmo na solidão da lembrança.


Ora bem!

3 comentários:

RioDoiro disse...

Caro Carmo da Rosa,

O que é uma baliza? E um guarda-redes? O que é um treinador e porque quer apontar 'livres'? Não pode?

Abraço
RoD

Paulo Porto disse...

Já agora, CdR, só mais uma coisinhas:

-Pôr o Nuno Gomes a jogar é jogar com menos 1, porque não se dá por ele, tipo 11 contra 10

-Pôr o Petit a jogar é jogar com menos um do nosso lado, e mais um do lado dos outros, tipo 12 contra 10.

Paulo Porto disse...

CdR

Hummm... então é isso. Bem me parecia que não devia ser nada que tivesse a ver com jogar à bola propriamente dito... rss

Abraço