Teste

teste

domingo, 29 de junho de 2008

Václav Klaus pela Liberdade dos Europeus

Na passada quarta-feira, Václav Klaus, Presidente da República Checa, que se define a si mesmo como um euro-realista, foi entrevistado pelo jornal espanhol 'El País'.

Klaus dá a sua opinião sobre as consequências do ‘não’ irlandês a Lisboa. Mas o mais importante da entrevista é exposição da sua visão de uma alternativa política para a harmonização europeia que não passa pelas decisões obscuras da eurocracia. Uma ideia política para o futuro da Europa que assenta antes no respeito de identidade nacional dos Estados-membros e da vontade dos seus cidadãos. Esta visão de uma Europa de Estados e indivíduos livres está nos antípodas dos desígnios da Constituição Europeia, agora mascarada e renomeada ‘Tratado de Lisboa’.

Klaus não é um opositor da Europa, afinal foi ele quem protagonizou a adesão de Republica Checa à UE; ele é antes um dos poucos políticos europeus contrários às opções federalistas pós-Masstricht. A respeito da alegria de tantos euro-ingénuos na adoção uma identidade nacional europeia inventada pelos eurocratas, atente-se nesta passagem:
“Los checos no entraron en la UE para adquirir el sentimiento de ser europeos. Deberíamos dejar a la gente que vive en el continente europeo que sean checos, polacos, italianos, daneses y no hacer europeos de ellos. Ése es un proyecto defectuoso. La diferencia entre un checo, un polaco, un italiano y un danés, por ejemplo, y un europeo es semejante a la diferencia entre el idioma checo, polaco y danés, y el esperanto. La europeídad es el esperando: una lengua artificial."
É difícil ser mais claro na rejeição da engenharia nacional (uma forma de engenharia social tão aberrante como outra qualquer), que é produzida pela elite política e burocrática desta União Soviética Soft que é a União Europeia.

Václav Klaus é também um destacado denunciante da teoria política das ‘alterações climáticas’. Este tema é abordado no final da entrevista.

(Ler aqui toda a entrevista.)

10 comentários:

ml disse...

Václav Klaus é também um destacado denunciante da teoria política das ‘alterações climáticas’.

Sim? Mas que estranho. O Klaus contra a conspiração climática? Huhm, só pode ser coincidência. Deve ser mais um cientista em questões ambientais que por mero acaso é de direita.


no respeito de identidade nacional dos Estados-membros e da vontade dos seus cidadãos.

Mas este meteorologista é uma caixinha de surpresas. Tão europo-empenhado que pretende para os cidadãos europeus um estatuto de respeito que não concede a 70% dos checos. Os irlandeses e outros europeus sim, são outra loiça, gente no topo do ranking.

But opinion polls show that 70% of Czechs are against the shield, because it is more a threat than an opportunity for the country. Do you think it is possible to go ahead with the project with most people against it?

It will be the Czech Parliament, not the government or the President, who will be deciding.



Umas vezes é das calças, outras dos fundilhos. Homens assim, coerentes, é que os antieuropeistas precisam de tirar da manga.

RioDoiro disse...

ML:
"Deve ser mais um cientista em questões ambientais que por mero acaso é de direita."

Mais um? São todos de direita? Ou são só os que não estão de acordo com o aquecimento global provocado pelo "mundo dito civilizado"?

Dar-se-há o caso da direita estar ligada à realidade e a esquerda à ficção?

Eu gosto muito de ficção, científica ou não. Mas não me passo para a folha de papel.

A propósito de teorias perfeitas: que folhas andará a comer a malta do Zimbabwe?

Deixe lá. ML. Talvez esta semana eu tenha um tempinho par marretar um pouco mais o aquecimento global. Vou dedicar o primeiro artigo à marretadas que os aquecimentistas têm dado aos dados reais, transformando-os em dados de esquerda. Aqui vai uma dica: da uva também se faz vinho.

.

RioDoiro disse...

ML:

"because it is more a threat than an opportunity for the country"

Nisso a ML tem razão. Aceitando o mecanismo de defesa perdem a oportunidade de o negociar. Se fosse aqui, fariamo-nos caros: haveria que esmifrar o "Império". Logo depois de o esmifrar, as "razões correctas" apareceriam.

.

Paulo Porto disse...

ML

Já vi que o RoD resolveu o seu problema ambientalista.

Quanto à sua sondagem; eu já vi por aí muita referência à sondagem de que 70% dos checos são contra a instalação de radares anti-missil. Até aqi tudo banal, O caso fica interessante quando os que levantam a voz pela sondagem anti-radar são os mesmos que são contra o referendo sobre a euro-fraude de Lisboa. Coerências.

ml disse...

Mais um? São todos de direita? Ou são só os que não estão de acordo com o aquecimento global provocado pelo "mundo dito civilizado"?

Caro dente, pegue em papel e lápis e faça um gráfico. Logo verá sem eu precisar de lhe dizer tudo. O próprio Klaus, que é um desbocado, conta como é.
... what is at stake in the debate about the so called fight against global warming is not the climate but our freedom and prosperity, o que toda a gente sabe desde Quioto.

While McCain may not be the change we’re looking for, he’s certainly not playing by the right’s usual rules of engagement on global warming.
(Right Seeing Red Over John McCain’s Green Campaign Swag)

Uma chatice, infringir as regras habituais da direita.


Dar-se-há o caso da direita estar ligada à realidade e a esquerda à ficção?

Não, está desactualizado, anda a tresler a ficção e não tem tempo para a imprensa. Na verdade a direita até se dividiu quanto à tal ‘realidade’ que ninguém sabe qual é. Os aquecimentistas colaram-se ao McCain, ou o McCain se colou a eles, e agora os arrefecimentistas não lhe largam a barra das calças. Others on the right who have grudgingly faced facts have urged McCain to mollify the base by, among other things, changing his stance on global warming. (The Green Conservative)

Sabe, não é por mal que pressionam, nem por gula nem nada disso. A 'far right' gosta é de um um belo bronzeado à torreira do sol. O que se compreende, já viu como são anémicos?


_________________________________________________________________


Já vi que o RoD resolveu o seu problema ambientalista.

Era bom, não era, ficava tudo em casa? Mas mesmo com a ajudinha do dente parece que ainda há umas eco-arestas a limar. Mas não desanime, quem porfia nem sempre vence mas cria endurance.

Viu muita sondagem? Olhe que o Klaus leu-as e não as colocou em dúvida, pelo contrário, desta vez fugiu logo com os fundilhos à seringa. De outras vezes tem sido mais prolixo sobre a incapacidade de o povo checo decidir o que lhe convém. Só o irlandês é que é ilustrado e responsável.


os que levantam a voz pela sondagem anti-radar são os mesmos que são contra o referendo sobre a euro-fraude de Lisboa. Coerências.

E?…
Não sei, não há dados sobre isso nem haverá porque o euro-preocupado Klaus não vai perguntar o que quer que seja aos checos. Sabe como eles vão votar, não sabe? Ali alinhadinhos no Parlamento, como quase todos.

Garganta há muita, inconsequentes também. Querem muito, mas sempre sob protesto, que é o mesmo que passar a batata quente mas dar uma de democrata. E figas atrás das costas para que a construção europeia avance, não é Klaus?

E que incoerência haveria, se fosse o caso, entre ser-se antieuropeista e antiescudista? Em que é que uma coisa exclui a outra?
Agora andar uma criatura a desdobrar-se em entrevistas sobre a falta de democracia de não se ouvir os europeus e despachar os seus cidadãos rapidamente pela porta dos fundos, é o quê? E pior, perante 70% de opiniões contra uma determinada possibilidade, declarar que os assuntos demasiado importantes não podem ficar nas mãos do povo.
Não acha que por recato o homem podia ao menos estar caladinho?


E marretem sempre, meus caros. E em casos extremos, martelo pneumático neles.

Paulo Porto disse...

"Garganta há muita, inconsequentes também. "

É bem verdade, e quem melhor do que a ML para saber isso já que lida consigo mesmo o dia todo. O que lhe vale é que quando dorme não se lembra de nada.


A ML julga o Klaus pela bitola dos federalistas (Sócrates, Brown e outros trafulhas da mesma estirpe)? Faz mal; ainda que isso lhe custe, ainda há gente decente.

Voltando à sua sondagem dos radares. O que isto que lhe resta para jusificar a postura mentirosa dos políticos federalistas? É demasiado pouco. Considere-se batida por KO.

ml disse...

ainda há gente decente.

Há, desde que não sejam os historiadores portugueses que contrariam as suas teses pietistas.


O que isto que lhe resta para jusificar a postura mentirosa dos políticos federalistas?

Mas eu já justifiquei a postura de alguém? Não julgue os outros pela métrica a que está habituado.


Considere-se batida por KO.

Se lhe dão jeito os trocos, pode ser, a mim não me fazem falta.

Paulo Porto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RioDoiro disse...

"Na verdade a direita até se dividiu quanto à tal ‘realidade’ que ninguém sabe qual é."

Então porque puxou a ML a direita para o assunto?

"‘realidade’ que ninguém sabe qual é."

Cara ML: uma cedênciazita? Um recuo estratégico?

.

ml disse...

Então porque puxou a ML a direita para o assunto?

Por uma questão de rigor. Porque sei que individualmente há muita gente, à direita e à esquerda, que perante os dados disponíveis acha mais plausível uma tese ou outra. Mas sei também que, como grupo ideológico, a direita representa aquilo que os green-conservatives denunciam como oil-conservatives. E sei que se existe 'uma posição tradicional de dreita' que os próprios não escondem, não pode ser por simples análise de dados mas por seguidismo em relação aos interesses do sol-da-terra2. E por acaso o idio... o Bush até nem enganou ninguém desta vez, limitou-se a dizer que em nome do nível de vida dos americanos não podia apoiar Quioto. Apenas e só.


Cara ML: uma cedênciazita? Um recuo estratégico?

dentinho, como continua a falar em cedências, arranje um caderninho de apontamentos e tome nota para não se baralhar outra vez: eu não tenho qualquer posição quanto a isso porque não possuo os necessários conhecimentos em física, meteorologia, etc. Vejo as alterações, admito que possam ser causadas por mão humana mas não levaria a peito se soubesse que poderá ser devido a ciclos naturais, a pior hipótese por inevitável e inelutável. Mas como cautelas e caldos de galinha não fazem mal a ningém, acho que tomar algums medidas preventivas só ajudará a minimizar os efeitos, mesmo os naturais. E além disso também para aí temos que caminhar, quanto mais não seja pelas consequências que decorrem da extrema dependência dos combustíveis.

Se prestar um nadinha de atenção, verá que me limito a burilar os autoconvencidos, que devem ser tão conhecedores de fundo como eu.
Sei o que vejo à minha volta, o que leio e a credibilidade que merecem, nada mais. E os oil-conservatives, se não merecem o crédito do McCain... E gente incongruente como o Klaus, que funcionam apenas como descrédito para os arrefecimentistas. E para vender o livrinho, parece que o Al Gore afinal não é o único a arredondar a velhice com royalties das publicações.