Teste

teste

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Leituras complementares sobre o último escarro de Saramago

19 comentários:

Anónimo disse...

Têm que desactivar o vídeo da Máfia Lusitana, porque arranca de imediato logo que se acede ao vosso blog.

Eurico Moura disse...

E qual é o problema, Anónimo?

o holandês voador disse...

Não se percebe essa sanha toda contra Saramago. Ninguém ainda leu o livro e, ao que parece, as opiniões dele não diferem muito do que se pensa neste blog. Aliás, o próprio escritor o disse na apresentação do livro (cito de cor): "o que ele pensa do cristianismo é válido para o islamismo. Ambas as religiões são formas de poder e querem controlar o Mundo"...Onde é que está a novidade?

Unknown disse...

"Onde é que está a novidade?"

Há duas semanas, na Universidade do Porto, numa Conferencia sobre "Ciência e Religião", o Dr Carlos Fiolhais avançou uma resposta, dizendo que a ciência só poderia ter despontado na chamada "Cristandade" e que nunca poderia ter nascido nas sociedades islâmicas.

O Bispo do POrto concordou e falou de cientistas cristãos, como Mendel, Faraday, Copernico, Kepler, Boyle, Mariotte, Kelvin,Maxwell, Pasteur,Von Braun, etc,etc.

Contrariamente a Saramago, esta gente parece pensar que não é tudo a mesma coisa.

Saramago é, na minha opinião, um idiota a que ninguém ligaria nenhuma se não tivesse ganho um Nobel.
Phillip Roth, um escritor léguas acima do pobre Saramago, mas que nunca há-de ganhar um Nobel porque é judeu e americano, disse há dias que nunca tinha lido nada de Saramago, dando a entender que se tratava de mais um escritor obscuro como outros que vão sendo premiados por razões políticas.

Mas pronto, enquanto o homem não morrer, continuará a querer mostrar que está vivo e a melhor maneira que encontrou foi debitar asneiras, de vez em quando.
Já não tem emenda.

Paulo Porto disse...

@ HV
"
"o que ele pensa do cristianismo é válido para o islamismo. Ambas as religiões são formas de poder e querem controlar o Mundo"...Onde é que está a novidade?
"

Realmente, não há novidade. Mas haveria, e muita, se ele tivesse dito que "o Corão é um livro de maus costumes". $ não lhe faltariam razões honestas para o ter dito, o que lhe faltaria certamente era a honestidade e a coragem para o fazer.

Anónimo disse...

O Eurico Moura é algum dos autores do blog?

o holandês voador disse...

Donde se prova que o fundamentalismo e o proselitismo não são apenas apanágio dos islamitas. Assim que alguém criticou a Biblia, aqui d'El Rei que é blasfémia!
Isto tem alguma importância? Ou agora, não se podem ter opiniões livres? Evidentemente que a Biblia, como o Corão, são livros escritos por homens e deturpados ao longo dos séculos. So what?

Unknown disse...

"Evidentemente que a Biblia, como o Corão, são livros escritos por homens e deturpado"

Depende da perspectiva. Na sua e na minha, isso é verdade. Na pespectiva de 1,5 biliões de muçulmanos, o Corão é um livro incriado, a própria palavra de Deus, imutável e imperativa.
Não é deturpado, é uma manifestação do próprio Deus.
Para outros tantos cristãos, a bíblia é isso que disse, um livro escrito por várias pessoas, que terão ouvido de deus uns zuns zuns.

E essa é toda a diferença.

Se o HV fosse menos egocentrico, seria capaz de se colocar na perspectiva de cada um destes sujeitos e perceber a diferença.
Como parece incapaz de tal e julga o mundo a partir da perspectiva do seu umbigo, tudo lhe parece igual.

Sabe, se você é um escaravelho, uma bola de caca de elefante parece-lhe uma montanha de felicidade.
Se você é uma águia e voa alto, o escaravelho, a bola de caca e terreno à volta, parece-lhe tudo o mesmo, um pedaço de terra castanha.

RioDoiro disse...

"O Eurico Moura é algum dos autores do blog?"

Daqui: http://portudo-e-pornada.blogspot.com/

Jorge Oliveira disse...

Caro Range-o-Dente, obrigado. Por sinal já tinha descoberto o Eurico Moura no blog que indica.

É que a interpelação dele (comentário 2) à minha observação pareceu-me um pouco áspera e queria saber se ele tem alguma coisa contra desactivar o raio do vídeo que já está lá no "fundo" e que começa a "tocar" assim que se acede ao blog.

Em todo o caso, devo dizer que apoio totalmente aquela reportagem da TVI. Ainda bem que há quem faça estas reportagens, senão lá continuávamos a viver na paz podre da ignorância.

o holandês voador disse...

Lidador,
O seu argumento não "cola", pela simples razão de que não desculpa aos muçulmanos o que desculpa aos católicos. Se estes se sentem ofendidos por alguém troçar da Biblia, porque é que os outros não podem ficar ofendidos quando troçam do Corão?
Já agora e sobre o Roth, que é um dos meus escritores preferidos: essa de ele ser judeu americano e não ganhar o Nobel é conversa de Calimero. O Saul Bellow também era judeu e americano e ganhou-o.
Relativamente à opinião dele sobre o Saramago, de quem nunca leu um livro, não é muito original. O Lobo Antunes também diz o mesmo. Por acaso, estão ambos há anos na lista dos nomeados. Mas, nunca ganharam um Nobel...
Ah, sobre a metáfora do escaravelho e a águia, tenho a informar que sou "águia". Costumo voar a solo. O que me diferencia dos carneiros.

RioDoiro disse...

Caro Jorge,

Parece que já consegui tratar do autostart.

Não tinha dado por isso porque o meu computador tem um plugin que inibe todos os flash até ordem em contrário, caso a caso.

RioDoiro disse...

Caro Jorge,

Por aqui, e pela parte que me toca, chispo raios e coriscos ao mínimo mosquito. Talvez o Eurico tenha ripostado pela mesma moeda.

Mas ele, que tem absoluta soberania sobre a própria opinião, lho dirá, se bem entender (digo eu).

Resumindo, o povo é sereno mas, em caso de dúvida, eu despacho bazucada.

Jorge Oliveira disse...

Caro Range-o-Dente, já vi que a coisa está resolvida. O Ecotretas também já resolveu.

Eu compreendo o espírito de combatividade e não me dou mal com isso, mas também penso que é preciso ter algum cuidado para evitar o chamado "fogo amigo"...

RioDoiro disse...

JO:

"também penso que é preciso ter algum cuidado para evitar o chamado "fogo amigo"... "

Nem mais.

Eurico Moura disse...

Passo a explicar:
1 - Chateia-me os anónimos. Anónimos há muitos...
2 - O clip só arrancava quando estávamos sobre ele. Quem não cria ver, parava.
3 - Penso que era tão bom que valia a pena, mesmo assim em auto start.

Peço desculpa se me excedi.

Jorge Oliveira disse...

Caro Eurico Moura

Não sei se aconteceria o mesmo com todos os visitantes mas, pelo menos no meu caso, não era necessário estar sobre o clip. Logo que entrava no blog dava-se o arranque e ouvia-se a voz do repórter da TVI.

Deve convir que era chato, embora eu concorde que aquele clip tem muito interesse.

Quanto ao "anónimo" : tratando-se de uma simples chamada de atenção, que não tinha nada a ver com o assunto do post, não me pareceu importante identificar-me.

Sem melindres, assunto esclarecido e, penso eu, arrumado.

Carmo da Rosa disse...

@ HV: «Se estes se sentem ofendidos por alguém troçar da Biblia, porque é que os outros não podem ficar ofendidos quando troçam do Corão?»

Já disse isto tantas vezes! O problema não é os outros ficarem ofendidos, isso é, dada o estado de espírito medieval em que se encontram, perfeitamente compreensível. O problema é eles cortarem cabeças quando se sentem ofendidos...

Anónimo disse...

Conheci o Saramago quando ele tinha vinte e tal anos, morava com a mãe e a agredia para lhe sacar dinheiro. Vizinhos tiveram que acudir à senhora, nomeadamente o merceeiro que tinha a loja em frente e pregou uma tremenda tareia ao querido Nobel. Era por isso que Cunhal (que adorava a mãe) lhe tinha um enorme pó. O homem era um PORCO.