Teste

teste

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A Anti-Religião Alivia a Consciência de Classe

O FI é um dos blogs que promove o novo livro de Saramago. O objetivo é diversificar urgentemente as nossas fontes de rendimento já que a CIA de Barack Obama suspendeu-nos recentemente os pagamentos por razões óbvias. A verdade é que Saramago, tal como nós, precisa de euros para viver, e quantos mais melhor. Daí, e não vá a qualidade da escrita não chegar, um golpe de língua pode fazer a diferença nas tiragens. É bem.

Algumas almas de esquerda mais cândidas dirão que esta campanha publicitária está ao nível da mais pura sofreguidão usurária matutada por um qualquer porco capitalista com o objetivo único e tenebroso de aumentar as mais-valias obtidas à custa do suor dos assalariados rurais que cortaram as árvores com que se faz pasta de papel e dos trabalhadores a recibos verdes miseravelmente pagos à página para paginar em curtíssimo prazo o imenso canhanho e dos operários que sujaram as mãos a olear as prensas em que a mercadoria foi produzida e dos empregados a trabalhar ao fim-de-semana numa qualquer caixa de hipermercado onde finalmente termina o ciclo infernal da publicação literária capitalista moderna e tudo para satisfazer o fetichismo da mercadoria que impele a burguesia a consumir a produção capitalista que não se destina a alimentar as guerras geradas pelo capitalismo internacional como forma de controlar os níveis de pobres em excesso em cada país. Se não acreditam que isto é mesmo assim então leiam 'O Capital'. Não adianta confirmar com Saramago porque, embora ele seja um ‘connaisseur’, desde há algum tempo para cá pôs o tema de parte.

Mas existe uma notícia capaz de curar, de extinguir torturas e revoltas de qualquer consciência de classe: as práticas capitalistas descritas acima NÃO CONSTAM no tal 'manual de maus costumes’ que a luminária agora vem denunciar. Ora, ‘se não está aconselhado na Bíblia é porque não deve ser assim tão mau’. Daqui se passa facilmente a ‘se não está aconselhado na Bíblia é porque é bom’.

Acontece que esta simples atitude de moralidade anti-religiosa é suficiente para que qualquer esquerdista-padrão esqueça as tais massas desprotegidas e exploradas pelos Saramagos desta vida e respetivas hipocrisias.

Acontece também que esta é a lógica laica-socialista-iluminada dos últimos cem anos. Esta é a razão do sucesso na captação dos rebanhos de esquerda em prejuízo de lógicas mais extremistas do internacional-socialismo. Não por acaso a campanha publicitária sarameguenta foi recebida com desdém entre a esquerda não instalada e aplaudida pela esquerda instalada. Pelo mesmo motivo, não por acaso há um par de anos Saramago fez um manguito aos ex-camaradas e abraçou as benesses do socialismo predominante.



P.S. Um mail 'amigo' aconselhou a ter "tento nas teclas", que isto não é na América, pelo que o primeiro parágrafo do post original foi alterado.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=yZM3FXlLMug

errr.. a bíblia é de facto um manual de maus costumes, e que como se vê no filme não é necessário sermos ateus increus e comunistas para nos apercebermos.

bob